Listagem de Estágios

367. Bebidas à base de leguminosas

Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte
Investigador(es): Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte

Descrição: 26 Julho – Manhã: em sala. Contextualização do projecto Legumilk – Desenvolvimento de bebidas alternativas ao leite com base em leguminosas portuguesas (PTDC_BAA_AGR_28370_2017). Composição nutricional das sementes de tremoço e de grão de bico, em estudo. Explicação sobre os efeitos da tecnologia na funcionalidade das sementes: absorção de água, remoção de antinutrientes, activação de componentes bioactivos com impacto na saúde_ sobre a viscosidade das bebidas que devem ser idênticas ao leite de vaca, estabilidade e tempo de prateleira das bebidas. Tarde: visita aos laboratórios e demonstração dos principais métodos de determinação). Indicação de que terão de apresentar no último dia, 1 a 2 páginas no máximo, relatando o que aprenderam neste pequeno estágio e fazer uma apresentação oral ao grupo em 5 minutos.
27 e 28 Julho - Produção de bebidas à base de leguminosas portuguesas (grão-de-bico e de tremoço): demolha de sementes, cozedura, moenda, produção da bebida, pasteurização e refrigeração – 2 dias de acompanhamento das diferentes actividades.
29 Julho - Manhã: Provas sensoriais de bebidas comerciais à base de plantas: soja, amêndoa, arroz, aveia. Sensibilização para a rotulagem e tabelas nutricionais apresentadas nas embalagens. Tarde: Preparação de diferentes bebidas a partir das duas bebidas fabricadas previamente: adição de polpas de fruta e especiarias (canela e baunilha).
30 Julho - Manhã: Prova e seriação das bebidas por ordem de preferência, com preenchimento de uma folha de prova para lhes apresentar a importância da avaliação sensorial em desenvolvimento de produto alimentar. Tarde: apresentações de cada um ao grupo e discussão dos benefícios e falhas da actividade, aproveitando para introduzir as noções de melhoria continua, autoavaliação, follow up, etc.

Observações: N/A

Local de encontro: Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas (DCEB)Edifício Ferreira Lapa 1ºpiso, Tapada da Ajuda1349-017 Lisboa, Portugal Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte

373. Cool crops ” – como regulam a videira e o tomateiro a sua temperatura?

Responsável: miguel costa
Data: de 20-07-2021 a 27-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa, Mariana Mota

Descrição: Com este mini-projecto, o/a participante ficará a saber como é que a videira e outras espécies regulam a sua temperatura e como é que as trocas gasosas ao nível das folhas (transpiração) influenciam o balanço energético das folhas e a sua temperatura.
O/A participante tomará contacto com princípios básicos sobre a transferência de calor, radiação infravermelha, termografia e sobre os processos da fotossíntese e transpiração.
O aluno/a descobrirá as vantagens do uso da imagem térmica na agricultura e na investigação em plantas. Medirão a temperatura de folhas de videira e tomateiro com um ou com vários tipos de câmara térmica (ex. ligada ao telémovel). A medição da transpiração será aferida com um medidor de trocas gasosas. O aluno fará também a observação de estomas nas duas espécies e fará um pequeno relatório (2 páginas) sobre o trabalho realizado.

Observações: N/A

Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia - Tapada da Ajuda Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa

370. Determinação da Vitamina C em matrizes ou alimentos seleccionados

Responsável: Joel Santos
Investigador(es): Joel Santos

Descrição: Os nutrientes são essenciais para a função metabólica e indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais dos organismos vivos. A Vitamina C é um desses nutrientes essenciais. Subsequentemente, o objectivo deste estágio, é o estudo dos métodos de determinação da vitamina C em matrizes seleccionadas, assim como introduzir os alunos às práticas ou técnicas laboratoriais mais básicas.

Observações: Os alunos devem trazer bata laboratorial

Local de encontro: Edifício principal do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joel Santos

366. Higienização de chorume animal para aplicação em horticultura

Responsável: Joana Rodrigues
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Joana Rodrigues

Descrição: Sabias que o chorume animal, pode ser valorizado através da sua utilização como fertilizante orgânico em hortícolas, como a alface, o tomate ou as couves? Neste estágio vais aprender que podemos higienizar o chorume animal, através da modificação do seu pH, com adição de ácidos e bases. Vais aprender novas técnicas e realizar análises físico-químicas e microbiológicas ao chorume tratado, para garantir que é segura a sua aplicação nas culturas agrícolas, como alternativa aos fertilizantes químicos. Finalmente, irás visitar a Terra Grande, na lindíssima Tapada da Ajuda, onde estão a decorrer os ensaios de Campo do Projeto CleanSlurry, e aí terás a oportunidade de medir as emissões de gases com efeito de estufa, provenientes da aplicação do chorume no solo. Em contacto com a Natureza, e neste espaço histórico e privilegiado em Lisboa, vais certamente aprender e divertir-te!

Observações: N/A

Local de encontro: À porta do Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joana Rodrigues

368. Identificação de espécies tropicais pelo seu código de barras genético

Responsável: Dora Batista, Inês Diniz e Maria Manuel Romeiras
Data: de 30-08-2021 a 03-09-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Dora Batista e Maria Manuel Romeiras

Descrição: À semelhança do código de barras de um produto de supermercado, podemos utilizar sequências genéticas para identificar e distinguir espécies de qualquer organismo vivo. O DNA barcoding permite não só "catalogar" a biodiversidade mundial para um melhor conhecimento e conservação, mas também, por exemplo, identificar o agente patogénico de uma amostra infetada ou avaliar se um determinado alimento tem a origem que é descrita na embalagem. Transforma-te num detetive da ciência e vem investigar vários casos da aplicação do DNA barcoding em espécies tropicais de plantas e fungos, aplicando técnicas de biologia molecular como extração de DNA, amplificação por PCR, eletroforese dos produtos de PCR e sua purificação e sequenciação. Vais aprender também como se conservam os espécimens colhidos através de uma visita ao Herbário do Instituto Superior de Agronomia e como se consultam plataformas internacionais de disponibilização dos dados sobre biodiversidade.

Local de encontro: Porta principal do Edifício Central do Instituto Superior de Agronomia Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Dora Batista

369. Produção de embalagens biodegradáveis para produtos alimentares

Responsável: Vitor Manuel Delgado Alves
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Vitor Manuel Delgado Alves

Descrição: O estágio é constituído pelas seguintes etapas:
1 - Introdução acerca dos materiais biodegradáveis utilizados para a produção de embalagens para alimentos, entre os quais se encontram os biopolímeros
2 - Produção das embalagens
3 - Aplicação das embalagens para embalar produtos alimentares
4 - Utilização de materiais que permitem produzir embalagens comestíveis (de fácil reprodução a nível doméstico)

Observações: N/A

Local de encontro: Instituto Supeior de Agronomia, Edifício Ferreira Lapa, Gabinete 1.3 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Vítor Alves

371. Produção de maioneses vegan

Responsável: Sara Simões
Investigador(es): Sara Simões/ Anabela Raymundo

Descrição: Este estágio, inserido no projeto CleanLabel+, tem como objetivo dar a conhecer aos alunos o fundamento da produção de emulsões alimentares, nomeadamente maioneses. Tendo em conta as tendências do setor agro-alimentar, nomeadamente a sustentabilidade e a alimentação plant-based, faz todo o sentido reformular a maionese, um produto muito apreciado pelo consumidor comum, mas que apresenta pelo menos um ingrediente de origem animal, o ovo. Para além de produzir e caracterizar maioneses sem ovo (substituindo-o por proteínas vegetais), estas vão ainda ser adicionadas de produtos fermentados e/ou microalgas, ingredientes que introduzem valor nutricional mas também capacidade de conservação.

Observações: Os alunos devem trazer bata.

Local de encontro: Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Anabela Raymundo

372. Que espécies de heras existem em Portugal e para que servem? Uma pequena viagem pela botânica, biologia, paisagismo e horticultura ornamental

Responsável: Pedro Talhinhas
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Talhinhas

Descrição: Durante este estágio dedicaremos atenção às plantas trepadeiras heras como forma de permitir contacto com abordagens do âmbito da Botânica, Biologia Molecular, Arquitetura Paisagista, Coberturas Verdes e Horticultura Ornamental. O estágio decorrerá no Instituto Superior de Agronomia (ISA), na Tapada da Ajuda (Alcântara, Lisboa), contando também com saídas de campo.
2ª-feira. Trabalho de campo. Prospeção e colheita de plantas de hera em visita a realizar à Serra de Sintra com recurso a georreferenciação e caracterização ecológica.
3ª-feira. Visita ao Jardim Botânico da Ajuda (o mais antigo de Lisboa) e propagação do material vegetal. Utilização de heras em revestimento de paredes.
4ª-feira. ISA. Identificação das amostras colhidas recorrendo à observação de tricomas e à determinação do tamanho de genoma por citometria de fluxo. Extração de ADN e quantificação por eletroforese.
5ª-feira. ISA. Amplificação do ADN usando a Reação em Cadeia da Polimerase para genes com interesse filogenético e sequenciação.
6ª-feira. ISA. Análise dos resultados. Que espécies de hera ocorrem em Portugal? Como as distinguir, preservar e utilizar? Como extrapolar estes conhecimentos para outras situações?

Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia (Tapada da Ajuda, sita na Calçada da Tapada, em Alcântara, Lisboa), portão principal Hora: 9:00:00 AM