Listagem de Est√°gios

533. Qual a rela√ß√£o entre a calcifica√ß√£o e a inflama√ß√£o nos nossos vasos sangu√≠neos e como isto pode afetar a nossa sa√ļde?

Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Respons√°vel: Dina Simes
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Bioqu√≠mica
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Dina Simes e Carla Viegas

Descri√ß√£o: As doen√ßas cardiovasculares como a angina de peito, o enfarte do mioc√°rdio ou o acidente vascular cerebral s√£o uma das principais causas de morte em Portugal e um dos maiores problemas de sa√ļde p√ļblica no mundo inteiro. A calcifica√ß√£o vascular √© considerada um processo din√Ęmico, muito interligado com o grau de inflama√ß√£o vascular, sendo respons√°vel pelo espessamento, endurecimento e entupimento dos vasos sangu√≠neos, contribuindo para o aparecimento de arteriosclerose e/ou aterosclerose.
Um dos nossos maiores desafios é perceber quais os fatores e respetivos mecanismos moleculares que promovem a calcificação vascular e como está interligada à inflamação. Este conhecimento irá levar á descoberta de melhores abordagens terapêuticas e de novos biomarcadores com capacidade de diagnóstico.
Os alunos irão contactar na prática com várias técnicas e metodologias utilizadas na área de investigação da Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, como a quantificação de proteínas e a realização de imunoensaios (e.g. ELISA). Simultaneamente pretende-se estimular o espírito científico e critico dos alunos envolvendo-os na formulação de hipótese, desenho experimental e análise de resultados.

Observa√ß√Ķes: N/A