Listagem de Estágios

533. Qual a relação entre a calcificação e a inflamação nos nossos vasos sanguíneos e como isto pode afetar a nossa saúde?

Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: Dina Simes
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Dina Simes e Carla Viegas

Descrição: As doenças cardiovasculares como a angina de peito, o enfarte do miocárdio ou o acidente vascular cerebral são uma das principais causas de morte em Portugal e um dos maiores problemas de saúde pública no mundo inteiro. A calcificação vascular é considerada um processo dinâmico, muito interligado com o grau de inflamação vascular, sendo responsável pelo espessamento, endurecimento e entupimento dos vasos sanguíneos, contribuindo para o aparecimento de arteriosclerose e/ou aterosclerose.
Um dos nossos maiores desafios é perceber quais os fatores e respetivos mecanismos moleculares que promovem a calcificação vascular e como está interligada à inflamação. Este conhecimento irá levar á descoberta de melhores abordagens terapêuticas e de novos biomarcadores com capacidade de diagnóstico.
Os alunos irão contactar na prática com várias técnicas e metodologias utilizadas na área de investigação da Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, como a quantificação de proteínas e a realização de imunoensaios (e.g. ELISA). Simultaneamente pretende-se estimular o espírito científico e critico dos alunos envolvendo-os na formulação de hipótese, desenho experimental e análise de resultados.

Observações: N/A