Listagem de Estágios

527. Produção de um peixe com baixo teor alergénico e estabilidade das proteínas no músculo da dourada após tempos prolongados de congelação


Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: Pedro Miguel Leal Rodrigues
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 16-08-2021 a 27-08-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Rodrigues


Descrição: O peixe é, de uma forma geral, considerado um alimento saudável e de elevado valor nutricional, sendo um dos produtos de referência na gastronomia Portuguesa. No entanto, estão identificados, pelas autoridades competentes, graves problemas de segurança alimentar, relacionados com a elevada alergenicidade do peixe que afeta entre 2-5% da população mundial adulta com uma maior incidência em crianças e jovens onde esta percentagem ronda os 8%. Na maioria dos casos (95%), a alergia surge devido a uma reação adversa do sistema imunológico a uma proteína chamada parvalbumina.
Este trabalho terá como objetivo quantificar a parvalbumina extraída do músculo de peixe congelado por tempos prolongados. O trabalho envolve, mais especificamente, a extração de proteínas de músculo de dourada utilizando várias soluções e métodos de processamento da amostra. Estes processamentos, tal como, o aquecimento e elevadas pressões são reportados, em conjunto com o congelamento prolongado, para uma diminuição da alergenicidade dos peixes. Após as extrações será realizado uma análise ao perfil proteico através de separação das proteínas pelo seu peso molecular.

Observações: N/A

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Frente ao edf. 7 - campus de Gambelas da UAlg Hora: 10:00:00
Pessoa de contacto: Pedro Rodrigues

Estágio já em curso / terminado