Listagem de Estágios

522. Doseamento de açúcares totais em batidos adoçados com açúcares de diferentes fontes


Instituição: Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School (CEDOC), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: ana.faria@nms.unl.pt
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário:
Investigador(es): Ana Faria


Descrição: _Os hidratos de carbono são a classe de macromoléculas mais abundantes na alimentação humana, e os maiores fornecedores de energia no nosso organismo. A subunidade mais básica desta classe de macromoléculas é o monossacarídeo. A glicose, um monossacarídeo, é o açúcar metabolizado pelas nossas células para a obtenção de energia. É reconhecido que o consumo excessivo de açúcares, nomeadamente, glicose, frutose, sacarose e açúcares mais complexos como o amido, podem levar doença metabólica como a obesidade e a diabetes.
Os mono- e dissacáridos são encontrados naturalmente nos alimentos e têm a capacidade de conferir propriedades adoçantes aos mesmos. Apesar de encontrarmos açúcares em muitas classes de alimentos diferentes (lacticínios, hortofrutícolas, cereais e derivados, etc), a sua unidade básica é semelhante.
Neste trabalho pretende-se executar uma receita de batidos de fruta, adoçados com a mesma quantidade de açúcar de diferentes fontes: mel, açúcar de coco, agave, açúcar de cana. Será feita a prova sensorial dos batidos e será feita a determinação laboratorial, por espectrofotometria, dos açúcares totais presentes no batido._

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Sede da Nova Medical Shcool - Campo dos Mártires da Pátria, nº 130 Hora: 09:30:00
Pessoa de contacto: Ana Faria

Estágio já em curso / terminado