Listagem de Estágios

512. Síntese e caracterização de um BODIPY

Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Responsável: Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Abílio Sobral, Chrislaura Carmo e Juliana Araújo ( Sérgio Rodrigues, coordenação do estágio)

Descrição: O objectivo deste estágio é a síntese, purificação (cromatografia em coluna de sílica e placas de sílica) e caracterização por ressonância magnética do BODIPY.
Os BODIPYs (do inglês boron dipyrromethenes) são uma classe interessante de moléculas orgânicas contendo boro e flúor que apresentam uma grande versatilidade estrutural, excelente estabilidade fotoquímica e boa solubilidade. Estes fotossensibilizadores têm sido estudados em diversas áreas, tendo revelado resultados muitos promissores para a aplicação em células fotovoltaicas orgânicas, OLEDs mas também na medicina, através da terapia fotodinâmica e diagnóstico de tumores.
Um dos pontos de investigação do grupo passa pelo desenvolvimento de BODIPYs para futuras aplicações biomédicas. O BODIPY analisado é um desses compostos sintetizados pelo grupo que está a ser alvo de estudo como um fotossensibilizador para utilização em tomografia por emissão de positrões (PET) e terapia fotodinâmica.

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM