Listagem de Estágios

496. Problemas inversos

Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Nuno Martins
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Nuno Martins

Descrição: A famosa fórmula de Albert Einstein E=mc^2 estabelece uma relação entre energia (E) e massa (m). Neste modelo, é fácil calcular a energia sabendo a massa e vice versa. Este é o chamado problema direto.

No problema inverso, o objectivo é o de reconstruir o modelo a partir de um conjunto de dados. Por exemplo dado um conjunto de medições (massa,energia) como chegar ao modelo de Einstein?

Neste estágio científico vamos ver exemplos de problemas inversos em diversos contextos como matemática, física, engenharia, medicina e iremos reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.

Observações: Os estagiários deverão ter o excel (ou programa equivalente) instalado.
Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM