Listagem de Estágios

461. Químicos Medicinais no combate ao cancro

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Maria M. M. Santos
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Paula Francisco e Maria M. M. Santos

Descrição: O(A) aluno(a) será integrado numa equipa de investigação de química medicinal que sintetiza compostos para inibição de enzimas, e compostos para inibição de interações proteína-proteína, para potencial aplicação terapêutica na área de oncologia. Durante o estágio o(a) aluno(a) irá acompanhar e participar na síntese de novas moléculas com interesse terapêutico para o cancro. Os compostos a serem sintetizados irão ser purificados utilizando técnicas de cromatografia e de recristalização. A identificação e caracterização dos compostos será feita através de técnicas espectroscópicas de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e medição do ponto de fusão. Também irá acompanhar ensaios de estudos de estabilidade de potenciais futuros fármacos por ulta-violeta (UV) e cromatografia líquida de alta resolução (HPLC). No final do estágio o(a) aluno(a) irá apresentar e discutir os resultados alcançados, recorrendo a aplicações multimédia.

Observações: Os alunos devem trazer bata e um caderno para registar as experiências realizadas.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM