Listagem de Estágios

458. O papel da saliva nas escolhas alimentares


Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora
Responsável: Elsa Lamy
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 12-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Elsa Lamy


Descrição: O estudo da saliva tem vindo a crescer de interesse, quer para pesquisa de biomarcadores de doenças, em alternativa ao sangue, quer para avaliação de stress e bem-estar, quer ainda no contexto do comportamento alimentar. De facto, este fluido tem a particularidade de estar em contacto com as estruturas orais e com os alimentos, podendo assim interferir na forma como os mesmos são percebidos. Todos nós temos diferenças, em termos de composição da saliva que temos, para além de, em cada um de nós, essa composição variar com muitos fatores. Assim, essas variações poderão ajudar a explicar porque não temos todos as mesmas preferências alimentares.

Neste estágio vais ter a possibilidade de conhecer melhor a biologia da cavidade oral e a forma como a mesma influencia as escolhas alimentares. Para além disso, vais poder aprender diversas técnicas laboratoriais.
Propomos-te duas semanas com testes de avaliação sensorial, diferentes técnicas laboratoriais, observação de estruturas orais ao microscópio e onde aprenderás mais sobre saliva.
No contexto atual, de pandemia, trabalhar com saliva pode ser um desafio. Mas não tenhas medo, garantimos todas as condições de segurança.

Observações: Necessário o uso de bata

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Colégio do Espirito Santo - Evora Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Elsa Lamy

Estágio já em curso / terminado