Listagem de Estágios

450. Valorização do tremoço

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Raquel Durão
Nº Alunos: 1 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carlos Afonso

Descrição: A Lupanina é um produto natural presente nas sementes do tremoço (Lupinus albus) que apresenta algumas atividades farmacológicas, nomeadamente antimicrobial, anti-hipertensivo, antidiabético e agente hiperglicémico. Neste estágio, os alunos poderão proceder à extração da Lupanina a partir das águas provenientes das sementes do tremoço e ainda acompanhar todo o processo de extração até à formação de alguns dos seus derivados. Posteriormente, estes alunos terão a possibilidade de funcionalizar a Lupanina através de um processo eletroquímico, tanto em "batch" como em fluxo contínuo. A eletroquímica é uma alternativa bastante eficiente, económica e amiga do ambiente em comparação com os processos de oxidação/redução convencionais, pois permite realizar reações de oxidação/redução que envolvem a transferência de eletrões para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. De uma forma geral, neste estágio os alunos poderão acompanhar o dia a dia de um investigador num laboratório de química orgânica, aprendendo e experienciando várias técnicas e métodos laboratoriais.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM