Listagem de Est√°gios

448. Transformação de sais de piridinium usando luz

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Respons√°vel: Jo√£o Sousa
N¬ļ Alunos: 1 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Filipa Siopa

Descrição: Aminociclopentitóis são uma classe de moléculas com um vasto espectro de atividades biológicas, evidenciando-se a sua aplicação como inibidores da glicosidase. Os inibidores da glicosidase já estão no mercado como fármacos contra a diabetes tipo II, a gripe suína e para o tratamento da doença de Gaucher. Uma atrativa abordagem para a síntese de aminociclopentitóis é a transformação fotoquímica de sais de piridínio a aziridinas-bicíclicas, seguida da abertura do anel da aziridina originando aminociclopentenos, um intermediário versátil na síntese de aminociclopentitóis.

Este projeto pretende contribuir nesta √°rea atrav√©s da descoberta de uma nova transforma√ß√£o fotoqu√≠mica de pirid√≠nio assistida por fluxo cont√≠nuo. O impacto deste conceito ser√° enorme nos dom√≠nios da s√≠ntese org√Ęnica assim como na √°rea da fotoqu√≠mica, uma vez que os resultados esperados v√£o originar um novo m√©todo para a s√≠ntese de precursores de aminociclopentit√≥is. Os produtos obtidos abrir√£o uma nova √°rea de compostos biologicamente ativos que podem ser aplicados para desenvolver novas mol√©culas com potencial atividade.

1¬ļ Dia de Est√°gio