Listagem de Estágios

445. Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Maria Alexandra Brito
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Alexandra Brito

Descrição: As metástases cerebrais de cancro da mama são uma situação clínica muito preocupante, pelo facto de estarem associadas a reduzida qualidade de vida e diminuta sobrevivência dos pacientes. O Laboratório Neurovascular dedica-se ao estudo dos mecanismos subjacentes à passagem das células de cancro da mama através dos capilares sanguíneos cerebrais e ao desenvolvimento de estratégias para a sua prevenção de modo a evitar a formação das metástases cerebrais. O objetivo do presente estágio é proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científicos do processo de metastização cerebral, bem como de abordagens experimentais para o seu estudo. Para o efeito, durante o estágio o aluno terá contacto com diversas técnicas de biologia celular e molecular. Entre estas, conta-se a cultura das células de cancro da mama e das células endoteliais que revestem os capilares sanguíneos, isoladamente e em conjunto, bem como a análise da expressão de proteínas de interesse por imunofluorescência com vista a avaliar o efeito da interação e sua modelação. Este estágio permitirá ao aluno acompanhar diretamente o trabalho de jovens cientistas, em contexto real de investigação.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM