Listagem de Est√°gios

443. Conhecer de perto as células imunitárias do cérebro


Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Instituto de Investigação do Medicamento - iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica, Neuroci√™ncias
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Adelaide Fernandes


Descrição: Que células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios e como "conversam" entre si? Este estágio dá a conhecer as diferentes células nervosas, e foca-se nas células da microglia, as células com função imunológica do cérebro, e no seu papel nas doenças neurodegenerativas.

O estágio iniciar-se-á com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.

Os alunos ir√£o contactar de perto com as c√©lulas do c√©rebro, e de como estas podem ser modelos de estudo nas doen√ßas neurodegenerativas onde a inflama√ß√£o tem um papel chave. Poder√£o observar a microglia numa caixa de cultura e como interage com as outras c√©lulas no tecido nervoso, perceber as altera√ß√Ķes da sua morfologia, como reage perante o dano e quais as vias de resposta e disfun√ß√£o, recorrendo nomeadamente √† microscopia de fluoresc√™ncia.

No final os alunos apresentarão e discutirão a informação recolhida numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade.

A participação neste estágio contribuirá para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, integrando diferentes domínios do conhecimento, nomeadamente as Ciências Farmacêuticas e o Medicamento.

Observa√ß√Ķes: Trazer bata

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farm√°cia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

Est√°gio j√° em curso / terminado