Listagem de Estágios

443. Conhecer de perto as células imunitárias do cérebro

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Adelaide Fernandes
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Adelaide Fernandes

Descrição: Que células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios e como "conversam" entre si? Este estágio dá a conhecer as diferentes células nervosas, e foca-se nas células da microglia, as células com função imunológica do cérebro, e no seu papel nas doenças neurodegenerativas.

O estágio iniciar-se-á com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.

Os alunos irão contactar de perto com as células do cérebro, e de como estas podem ser modelos de estudo nas doenças neurodegenerativas onde a inflamação tem um papel chave. Poderão observar a microglia numa caixa de cultura e como interage com as outras células no tecido nervoso, perceber as alterações da sua morfologia, como reage perante o dano e quais as vias de resposta e disfunção, recorrendo nomeadamente à microscopia de fluorescência.

No final os alunos apresentarão e discutirão a informação recolhida numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade.

A participação neste estágio contribuirá para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, integrando diferentes domínios do conhecimento, nomeadamente as Ciências Farmacêuticas e o Medicamento.

Observações: Trazer bata