Listagem de Estágios

439. Bacteriófagos: os vírus devoradores de bactérias

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Sandra Simões
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Daniela Pinto

Descrição: O laboratório PhaBRIC - Phage Biology Research and Infection Control dedica-se ao estudo da biologia dos bacteriófagos e à sua exploração para o desenvolvimento de novas estratégias antibacterianas. Os bacteriófagos, ou fagos, são vírus que infetam bactérias, sendo por isso um dos seus predadores naturais. São importantes modelos de investigação na área da microbiologia e da biologia molecular há mais de 100 anos, tendo estado na base de descobertas científicas revolucionarias. Mais recentemente, devido ao problema grave das resistências aos antibióticos, os fagos voltaram a ganhar importância como potenciais agentes terapêuticos para combater bactérias multirresistentes (terapia fágica). Para além disso, o laboratório PhaBRIC também se dedica ao estudo das proteínas que os fagos usam para explodir as bactérias após se terem replicado dentro delas. Entre essas proteínas estão as endolisinas, enzimas que degradam a parede celular bacteriana (enzibióticos). Neste estágio, os alunos terão oportunidade de ficar a conhecer estes vírus particulares e de executar experiências laboratoriais que permitem ver a ação letal de bacteriófagos, e das suas enzimas, sobre bactérias.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM