Listagem de Estágios

416. Bactérias contra Fungos: avaliação das atividades antifúngicas de extratos provenientes de bactérias marinhas

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Ana Cristina Sampaio
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Sampaio

Descrição: Os participantes serão integrados num projeto de investigação em curso que tem como objetivos a o isolamento e a obtenção de extratos de bactérias marinhas para estudar as suas atividades biológicas, entre elas a capacidade antifúngica. O trabalho consistirá na testagem de vários extratos bacterianos contra fungos (leveduras e bolores), usando várias técnicas de testagem da suscetibilidade. São objetivos específicos da atividade: (i) contacto com métodos de esterilização (autoclavagem, filtração); (ii) preparação de meios de cultura (para cultivo dos fungos a testar e para os testes de suscetibilidade); (iii) iniciação aos testes de suscetibilidade antimicrobiana (e.g. método de difusão em placa, concentração mínima inibitória), e (iv) apresentação e análise dos dados (utilização de programas como o Excel); os resultados serão também discutidos e apresentados no final do trabalho.

Observações: Alunos com interesse particular nos microrganismos e na forma de os controlar