Listagem de Est√°gios

391. O fantástico Mundo da proteína fluorescente verde!

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Respons√°vel: Magda Semedo
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica, Biotecnologia
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Magda Semedo/Sónia Martins

Descri√ß√£o: As prote√≠nas fluorescentes verdes t√™m fascinantes aplica√ß√Ķes na Medicina, na Biologia Celular e na Biotecnologia. Estas prote√≠nas podem ser utilizadas para iluminar outras prote√≠nas, pelo que t√™m sido utilizadas pelos cientistas como marcadores fluorescentes em c√©lulas vivas e em organismos.
O presente trabalho tem como objectivo a inserção numa estirpe de Escherichia coli do gene que codifica para a proteína fluorescente verde, isolado da medusa bioluminescente Aequorea victoria. Para o efeito, as células bacterianas são previamente preparadas para que possam incorporar DNA exógeno. Essas células, designadas por células competentes são transformadas com o vector de clonagem de genes, o plasmídeo pGLO. Após a transformação, a bactéria expressa o gene adquirido e produz a proteína fluorescente verde, que lhe confere a cor verde brilhante sob luz ultravioleta, característica das medusas. A Escherichia coli transformada é posteriormente inoculada em meio líquido e após o crescimento da cultura, as células são recolhidas e o plasmídeo pGLO isolado.

1¬ļ Dia de Est√°gio