Listagem de Estágios

388. Separação de Pigmentos Naturais por Cromotografia


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Patrícia Alexandra Miranda David Barata
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Patrícia Alexandra Miranda David Barata


Descrição: O espinafre, a cenoura e a beterraba contêm uma mistura de pigmentos de onde se destacam as clorofilas (cor verde das plantas), o beta-caroteno (cor laranja nas cenouras) e a betanina, composto avermelhado presente na beterraba e apresentam extensa conjugação no espectro do ultravioleta-visível (UV-Vis).
Os pigmentos apolares são insolúveis em água, mas apresentam elevada solubilidade em solventes não polares. O beta-caroteno é um hidrocarboneto apolar, enquanto as clorofilas e a betanina exibem polaridade superior.
Uma técnica útil para a identificação e/ou separação destes pigmentos é a cromatografia, a qual pode ser usada quer como método analítico (no qual se avalia o número e a natureza dos componentes de uma mistura), quer como método preparativo (isolamento e subsequente quantificação dos componentes de uma mistura).
O presente trabalho tem como objetivo identificar os diferentes pigmentos por cromatografia em camada fina (c.c.f.) e proceder ao isolamento dos pigmentos maioritários (e.g. caroteno, clorofilas e betanina) por cromatografia em coluna (c.c.). A espectroscopia UV-Vis será o método instrumental utilizado para a caracterização dos pigmentos isolados.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Átrio Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Patrícia Barata

Estágio já em curso / terminado