Listagem de Estágios

387. BIOPOLÍMEROS: Extracção de Quitina a partir de cascas de crustáceos e sua conversão em Quitosana

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Alexandra Isabel Costa
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Alexandra Isabel Martins Paulo da Costa

Descrição: A quitina é um biopolímero linear presente nos exo-esqueletos dos crustáceos, insectos e nas paredes celulares de fungos, sendo depois da celulose, o polissacarídeo mais abundante na bioesfera.
Da desacetilação parcial da quitina é possível obter a quitosana, polissacarídeo constituído por copolímeros de glucosamina e N-acetilglucosamina.
As aplicações deste biopolímero têm tido um desenvolvimento relevante na área farmacêutica e biomédica. As suas características são altamente atractivas, designadamente biodegrabilidade, biocompatibilidade, ausência de toxicidade, actividade antibacteriana, antifúngica, antivírica e poder hemostático, assim como a capacidade de formação de membranas, tem despertado grande interesse na obtenção destes materiais.
O presente trabalho tem como objectivo utilizar cascas de crustáceos para extracção da quitina e sua posterior conversão em quitosana.
O isolamento da quitina envolve várias etapas, designadamente a desproteinização, a desmineralização e a despigmentação; a sua conversão em quitosana será realizada em meio básico e caracterizada por espectroscopia de infravermelho (FTIR).

Local de encontro: Átrio Principal do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Hora: 10:00:00 AM