Listagem de Estágios

385. À Descoberta dos Zeólitos: Propriedades e aplicações na indústria e no dia-a-dia

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Angela Martins Nunes
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Angela Martins Nunes

Descrição: No século XVIII o mineralogista sueco Crönsted descobriu uns minerais estranhos aos quais atribuiu o nome de zeólitos, por composição das palavras gregas “zein” (ferver) e “lithos” (pedra). Durante muitos anos estes materiais eram apresentados apenas como curiosidades mineralógicas... Actualmente estes materiais têm uma vasta aplicação industrial.
Propomos com este estágio explorar as propriedades físico-químicas dos zeólitos que estão na origem das várias aplicações industriais destes materiais.
Vamos demonstrar como estes materiais conseguem reter moléculas na sua superfície interna, através de um processo chamado adsorção.
Irás compreender porque os zeólitos fazem parte da formulação dos detergentes para lavar roupa na máquina lá de casa, pois removem os iões cálcio, responsáveis pela dureza da água, evitando assim deposição de calcário e protegendo a resistência da máquina de lavar roupa.
Irás descobrir que os zeólitos são capazes de acelerar a velocidade de algumas reacções químicas, comportando-se como catalisadores. Na verdade, cerca de 80% dos produtos produzidos industrialmente passaram numa das fases de fabrico pela acção de catalisadores.

Local de encontro: Átrio do Edifício P do ISEL Hora: 10:00:00 AM