Listagem de Est√°gios

373. Cool crops ‚ÄĚ ‚Äď como regulam a videira e o tomateiro a sua temperatura?


Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Respons√°vel: miguel costa
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Agronomia, Biologia, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica, Rob√≥tica
Data: de 20-07-2021 a 27-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa, Mariana Mota


Descrição: Com este mini-projecto, o/a participante ficará a saber como é que a videira e outras espécies regulam a sua temperatura e como é que as trocas gasosas ao nível das folhas (transpiração) influenciam o balanço energético das folhas e a sua temperatura.
O/A participante tomará contacto com princípios básicos sobre a transferência de calor, radiação infravermelha, termografia e sobre os processos da fotossíntese e transpiração.
O aluno/a descobrir√° as vantagens do uso da imagem t√©rmica na agricultura e na investiga√ß√£o em plantas. Medir√£o a temperatura de folhas de videira e tomateiro com um ou com v√°rios tipos de c√Ęmara t√©rmica (ex. ligada ao tel√©movel). A medi√ß√£o da transpira√ß√£o ser√° aferida com um medidor de trocas gasosas. O aluno far√° tamb√©m a observa√ß√£o de estomas nas duas esp√©cies e far√° um pequeno relat√≥rio (2 p√°ginas) sobre o trabalho realizado.

Observa√ß√Ķes: N/A

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia - Tapada da Ajuda Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa

Est√°gio j√° em curso / terminado