Listagem de Estágios

367. Bebidas à base de leguminosas


Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte


Descrição: 26 Julho – Manhã: em sala. Contextualização do projecto Legumilk – Desenvolvimento de bebidas alternativas ao leite com base em leguminosas portuguesas (PTDC_BAA_AGR_28370_2017). Composição nutricional das sementes de tremoço e de grão de bico, em estudo. Explicação sobre os efeitos da tecnologia na funcionalidade das sementes: absorção de água, remoção de antinutrientes, activação de componentes bioactivos com impacto na saúde_ sobre a viscosidade das bebidas que devem ser idênticas ao leite de vaca, estabilidade e tempo de prateleira das bebidas. Tarde: visita aos laboratórios e demonstração dos principais métodos de determinação). Indicação de que terão de apresentar no último dia, 1 a 2 páginas no máximo, relatando o que aprenderam neste pequeno estágio e fazer uma apresentação oral ao grupo em 5 minutos.
27 e 28 Julho - Produção de bebidas à base de leguminosas portuguesas (grão-de-bico e de tremoço): demolha de sementes, cozedura, moenda, produção da bebida, pasteurização e refrigeração – 2 dias de acompanhamento das diferentes actividades.
29 Julho - Manhã: Provas sensoriais de bebidas comerciais à base de plantas: soja, amêndoa, arroz, aveia. Sensibilização para a rotulagem e tabelas nutricionais apresentadas nas embalagens. Tarde: Preparação de diferentes bebidas a partir das duas bebidas fabricadas previamente: adição de polpas de fruta e especiarias (canela e baunilha).
30 Julho - Manhã: Prova e seriação das bebidas por ordem de preferência, com preenchimento de uma folha de prova para lhes apresentar a importância da avaliação sensorial em desenvolvimento de produto alimentar. Tarde: apresentações de cada um ao grupo e discussão dos benefícios e falhas da actividade, aproveitando para introduzir as noções de melhoria continua, autoavaliação, follow up, etc.

Observações: N/A

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Departamento de Ciências e Engenharia de Biossistemas (DCEB)Edifício Ferreira Lapa 1ºpiso, Tapada da Ajuda1349-017 Lisboa, Portugal Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Carla Margarida Pinheiro Cardoso Duarte

Estágio já em curso / terminado