Listagem de Estágios

366. Higienização de chorume animal para aplicação em horticultura

Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Joana Rodrigues
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): Joana Rodrigues

Descrição: Sabias que o chorume animal, pode ser valorizado através da sua utilização como fertilizante orgânico em hortícolas, como a alface, o tomate ou as couves? Neste estágio vais aprender que podemos higienizar o chorume animal, através da modificação do seu pH, com adição de ácidos e bases. Vais aprender novas técnicas e realizar análises físico-químicas e microbiológicas ao chorume tratado, para garantir que é segura a sua aplicação nas culturas agrícolas, como alternativa aos fertilizantes químicos. Finalmente, irás visitar a Terra Grande, na lindíssima Tapada da Ajuda, onde estão a decorrer os ensaios de Campo do Projeto CleanSlurry, e aí terás a oportunidade de medir as emissões de gases com efeito de estufa, provenientes da aplicação do chorume no solo. Em contacto com a Natureza, e neste espaço histórico e privilegiado em Lisboa, vais certamente aprender e divertir-te!

Observações: N/A