Ciência Viva em Casa
Slide3 Background

VISITA VIRTUAL INTERATIVA   |    DESAFIO - NATUREZA À JANELA   |    LIVROS QUE QUEREMOS LER   |    LITERATURA INFANTIL   |    Rádio Zig-Zag   |    Academia ciência viva para professores   |    DESAFIO - À PROCURA DE VIDA FOSSILIZADA   |    Treina como um astronauta... em Casa   |    AnimArt by Leonel Moura   |    A CASA É UM LABORATÓRIO   |    DE QUE SINTO FALTA NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO?   |    O Paxi leva-nos numa viagem especial    |    Os Nossos Módulos Preferidos   |    Porque a Ciência está em todo o lado   |    Open Talks - Canal aberto para o conhecimento   |    Reportagens Falar Global   |    Rede de centros ciência viva   |    MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DO MUNDO   |    Informações Covid-19 ESCOLHER ATIVIDADES



VISITA VIRTUAL INTERATIVA

Aproveite esta viagem!





Tocar uma harpa sem cordas, ver um carro de rodas quadradas ou abrir uma arca do tesouro... Sim é possível, mesmo à distância! Para visitar o Pavilhão do Conhecimento só há um requisito: ser curioso! Aceite os diferentes desafios numa visita virtual interativa a este centro de ciência e tecnologia e deixe-se guiar pelo conhecimento.





DESAFIO - NATUREZA À JANELA

Para famílias e professores

Já reparou na natureza que existe à nossa volta? Basta um olhar mais atento pela janela para descobrir inúmeras espécies de plantas e animais, desde as mais discretas às mais vistosas, já sem falar nas que habitam nos nossos parapeitos e varandas.
Observe, fotografe e partilhe connosco a natureza à janela.





Basta um olhar mais atento pela janela para nos apercebermos da biodiversidade que nos rodeia. Mesmo numa cidade, em que muita natureza é substituída por cimento e alcatrão, é possível encontrar muitas espécies de plantas e animais, e ficar assim a conhecer um mundo natural tantas vezes ignorado. Olhando à nossa volta até custa a acreditar que existem no planeta mais de 6 milhões de espécies terrestres, sem contar com as que ainda estão por descobrir. Nos meios mais urbanos, a realidade é bem diferente... A biodiversidade é cada vez menor, por razões tão diversas como a destruição de habitats, a impermeabilização dos solos e a poluição. Mas cada um de nós pode dar um contributo para a conservação da biodiversidade. Por onde começar? Abrindo bem os olhos, e deixando-se fascinar pelo mundo maravilhoso à nossa volta.

Junte-se a nós nesta exploração e contribua para a conservação da biodiversidade!


ACADEMIA CIÊNCIA VIVA PARA PROFESSORES

Para professores

Explore os mais de 500 recursos que a Academia Ciência Viva disponibiliza de forma gratuita.
Experimente e partilhe as suas actividades com #cienciavivaemcasa.



LIVROS QUE QUEREMOS LER

Para famílias e público em geral

Quais os livros preferidos da vossa família? Partilhem as vossas sugestões deixando uma leitura recomendada.


Envie sugestão


DESAFIO - À PROCURA DE VIDA FOSSILIZADA

Para famílias e professores

Já olhou para os parapeitos da sua janela ou bancada da sua cozinha? Apostamos que está cheio de vida?. fossilizada. Fotografe e envie-nos. Vamos ficar a conhecer os restantes hóspedes de sua casa? estamos a falar de fósseis, claro!





Sim, é isso mesmo, os fósseis estão em todo o lado!

As cidades, tal como as nossas casas, são construídas de materiais geológicos (de pedra, de areia, cascalho, barro, asfalto, etc.) e, com esses materiais, são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis que esperam apenas um olhar mais atento para poderem ser vistos e devidamente apreciados. Os fósseis (do latim fossile < fossu, cavado, retirado do chão cavando) são todo e qualquer vestígio identificável, corpóreo ou de atividade orgânica, de organismos do passado, conservado em contextos geológicos, isto é, nas rochas. Em nossas casas, os fósseis podem ser encontrados nas bancadas da cozinha, nos parapeitos das janelas e nas soleiras e ombreiras das portas, nas rochas que ornamentam as lareiras, nas escadarias do prédio, etc.

Faça como nós e parta à (re)descoberta do seu lar!


O PAXI LEVA-NOS NUMA VIAGEM ESPACIAL

Para famílias e professores

Apanhem boleia do Paxi e embarquem numa aventura pelo Espaço pela mão do programa ESERO Portugal. Vejam os vídeos e respondam os desafios para ganhar medalhas?. virtuais.


Atrevam-se a fazer uma viagem espacial!



UM MINUTO DE CIÊNCIA POR DIA NÃO SABES O BEM QUE TE FAZIA
RÁDIO ZIG ZAG

Para famílias e professores

Mesmo em casa, fiquem sintonizados na Rádio Zig Zag. Trocamos a ciência por miúdos e para miúdos.



TREINA COMO UM ASTRONAUTA? EM CASA

Para famílias

Exercite o corpo e treine como se estivesse a preparar-se para uma missão espAcial. Partilhe as suas fotografias e vídeo as nas nossas redes sociais.



LITERATURA INFANTIL

Para famílias

Sugerimos um conjunto de livros infantis, que podem ser facilmente descarregados para ler e explorar em casa. Dos microorganismos ao cérebro, do mar à horta são muitas as propostas que lhe apresentamos para ler em família.



REDE DE CENTROS CIÊNCIA VIVA

Para famílias e público em geral

Descubra as propostas dos Centros Ciência Viva em tempo de quarentena.



MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA DO MUNDO

Para famílias e público em geral

Já se deu conta como numa altura de isolamento social museus e centros de ciência em todo o mundo levam a ciência e o conhecimento para além das suas paredes? Espreite aqui algumas sugestões.



Porque a Ciência está em todo o lado

Para famílias e público em geral

Reunimos alguns dos melhores conteúdos de ciência e tecnologia para conhecer melhor o universo científico e os seus protagonistas.



OPEN TALKS: CANAL ABERTO PARA O CONHECIMENTO

Para público em geral e professores

Participe em conferências e outras conversas inspiradoras sobre o mundo.



REPORTAGENS FALAR GLOBAL

Para Público em Geral

Recorde alguns dos acontecimentos mais marcantes da Ciência Viva sob o olhar do Falar Global, o programa mais antigo de ciência e tecnologia da televisão portuguesa.



OS NOSSOS MÓDULOS PREFERIDOS

Para famílias e público em geral

Algumas das experiências mais marcantes do nosso museu e os fenómenos científicos que revelam.



Corrente de ar

Como manter a bola no ar? A bola está suspensa no ar, sem meios de apoio visíveis. Acreditemos ou não, a bola comporta-se como uma asa de avião. O ar, ao mover-se rapidamente, bate na bola, e tem o mesmo efeito que uma asa de avião a deslocar-se no ar. A asa tem uma forma com ângulos que levam o ar a mover-se mais rapidamente sobre a parte de cima do que sob a parte de baixo, resultando numa pressão menor em cima do que em baixo, permitindo assim a suspensão.



Viva na exposição Tcharan

A Viva é a simpática anfitriã do nosso museu e também ela adora participar neste Circo de Experiências! Num espaço onde a emoção do parque se alia à aventura do circo, é possível descobrirmos múltiplas reflexões num labirinto de espelhos, movermos uma roda gigante ou saltitarmos num chão musical. No palco da tenda central, a Viva é a estrela e a adrenalina transforma-se em conhecimento... TCHARAN!



Mesa gigante

Suba para a cadeira e desça na idade. Como se sente com esta perspectiva? Numa mesa de reuniões invulgar, descobrimos que a nossa percepção depende não só do estímulo, mas também se baseia nas vivências passadas. Somos assim levados até à infância, quando tudo nos parecia tão grande e alto. Ideias postas em cima da mesa, será que vamos chegar a alguma conclusão ou vamos deixar que o nosso cérebro nos iluda?



Carro de rodas quadradas

Uma estrada de lombas e um carro com rodas quadradas? A matemática confirma que é possível! A estrada é feita com contornos ciclóides e as quatro rodas do carro são quadrados. Um ciclóide é a trajetória percorrida por um único ponto de uma circunferência, sem deslizar, ao longo de uma reta. Cada vértice do quadrado encaixa em cada extremo das ciclóides. Desta forma o carro anda em frente sem que os seus ocupantes sintam os esperados solavancos!



Harpa de Laser

Onde estão as cordas desta harpa? Será possível fazer música sem elas? Esta harpa apenas tem raios laser, que substituem as cordas. Quando passamos os nossos dedos pelo feixe, interrompemos o seu percurso e é gerada uma resposta eletrónica que seleciona uma nota musical. Quando retiramos os dedos e o feixe é reposto e o respetivo som é reproduzido. Todas as notas são reproduções de sons de harpa que foram armazenados eletronicamente.