Hoje Quem Manda Sou Eu é uma iniciativa organizada pela Ciência Viva, que vai decorrer em todo o país nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
Esta é uma operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede de Centros Ciência Viva, em que os Centros trocam de Direção, ao mesmo tempo. Durante três dias, esta troca de cadeiras transporta programas diferentes que vão desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva e proporcionar experiências inspiradoras a visitantes.
Cada Centro terá uma programação especial, construída pela Diretora ou Diretor convidado, que motivará atividades inovadoras de promoção da ciência em todo o país. Re-imaginar, participar, envolver, criar, renovar, partilhar é o que a Rede Ciência Viva pode oferecer à comunidade, às famílias e a todos os que gostam de viver, bem de perto, a ciência. É um duplo desafio: interno, para quem dirige um Centro Ciência Viva e troca de casa e de equipa, e também para quem nos visita. O que será que vamos encontrar de novo?
Destacamos abaixo os principais pontos desta programação, que abrange praticamente todo o território continental e os Açores. Todos os detalhes serão divulgados nas plataformas digitais de cada um dos Centros Ciência Viva.
Desembrulhar esta Rede é obra!
Destaques da programação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Até Lisboa vêm elementos da equipa do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que trazem até ao Pavilhão do Conhecimento uma programação proposta por Edite Fernandes, Diretora do CCV da Floresta. A investigadora Fernanda Delgado leva a sua ciência a alunos e alunas da Escola Ciência Viva e participa numa atividade desenvolvida por jovens e adultos com necessidades especiais, do projeto BioAromas LIIS. Quem visitar o Pavilhão do Conhecimento nestes dias vai descobrir a ciência do “tigelado”, junção de tigelada com gelado, e participar num passeio de observação de aves junto ao Estuário do Tejo, com um especialista. A Floresta vai mesmo lançar raízes no Pavilhão do Conhecimento!
Centro Ciência Viva de Bragança
Centro Ciência Viva de Bragança
O habitual Diretor do Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência, Álvaro Pinto, vai agora dirigir o Centro Ciência Viva de Bragança. Nos três dias da iniciativa fazem parte da programação ações de capacitação sobre a profissão do geólogo, associadas a atividades práticas, como recolha e observação à lupa de rochas e areias ou jogos interativos que ajudam na classificação de minerais. Quem serão os Ás deste "Dominó Mineral"? Estão ainda previstas ações de exploração de módulos interativos na Casa da Seda, para planeamento de estratégias de comunicação de ciência, e uma ação de "team building". No dia 26 de outubro, o "Espaço Kids" do CCV de Bragança dinamiza uma atividade dedicada à Natureza, onde as crianças vão perceber por que as folhas mudam de cor no outono.
CCV dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya
CCV dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya
O Centro Ciência Viva dos Arcos recebe Paulo Trincão, Diretor do UC - Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra. Da programação fazem parte as tão adoradas sessões de "Astronomia para bebés", no Hemisfério/Fulldome, e sessões de "breakouts" educativos dinamizados pelo UC Exploratório. Sabem em que consiste um "breakout" de ciência e quais as suas vantagens na promoção da literacia científica? É o que estas equipas vão discutir... com a possibilidade de incluir o Padre Himalaya - figura base do desenvolvimento do CCV dos Arcos - nas temáticas destas ações.
Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Maria João Fonseca, que dirige a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, no Porto, sobe ligeiramente no mapa, até Vila do Conde. Para o Centro Ciência Viva de Vila do Conde leva uma programação baseada em saídas de campo, oficinas experimentais e um concerto com muita ciência à mistura. De lupa na mão, os alunos e as alunas da Escola Ciência Viva vão descobrir o incrível mundo dos insetos. Já as famílias vão poder explorar uma técnica artesanal de produção de papel reciclado, reutilizando jornais lidos e antigos e usando ingredientes naturais.
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva chega Cristina Veiga-Pires, vinda do ponto oposto do país. A Diretora do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, traz até ao Planetário um "Café de ideais" para a acessibilidade, diversidade, equidade e inclusão nas equipas CCV, uma sessão de jogos estratégicos e de tabuleiro alusivos a temas como o Espaço e o Ambiente e uma palestra imersiva para descobrir a Ria Formosa. Para fechar o programa com chave d'ouro, a ciência mistura-se com a ficção, aliando-se ao universo "Star Wars".
Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Do Algarve vem também o Diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, Luis Azevedo Rodrigues, para ficar aos comandos da Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva. Com uma forte aplicabilidade de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no CCV que dirige durante o ano, Luis Azevedo Rodrigues traz à programação da Galeria da Biodiversidade uma formação de comunicação de ciência em ambientes educativos não formais, incluindo a aplicação de IA em museus e centros de ciência. A modelação e fotogrametria 3D (criação de modelos 3D a partir de fotografias 2D) também têm grande presença nas atividades dos três dias, com análise da sua aplicação aos vários contextos de um museu ou centro de ciência. Tomando por base o projeto de divulgação científica "Visible Ape Project", com a participação do CCV de Lagos através da configuração e impressão de modelos em 3D, as turmas da Escola Ciência Viva vão utilizar modelos impressos para fazerem comparações anatómicas entre diferentes espécies de símios.
Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Museu do Côa - Centro Ciência Viva
Filipe Pires, Diretor do Planetário do Porto - CCV, vai ser diretor por três dias do Museu do Côa - CCV. Do seu programa fazem parte observações noturnas com recurso a telescópio, um workshop no museu de "caça" às pedras extraterrestres e um workshop de procura e identificação de possíveis micrometeoritos. Caso para dizer... uma programação do outro mundo!
Plataforma de Ciência Aberta
Plataforma de Ciência Aberta
Até à Plataforma de Ciência Aberta, em Barca d'Alva, vem Raquel Ribeiro, Diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Uma saída de campo noturna em busca de anfíbios, palestras com cientistas, uma ação de curta duração para docentes, acompanhada de uma saída de campo na Faia Brava - primeira área protegida privada de Portugal - e um espetáculo que mistura dança, circo e matemática são as atividades propostas pela "nova" diretora da Plataforma de Ciência Aberta.
Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro
Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro
Isabel Machado, do Centro Ciência Viva de Estremoz, vai dirigir a Fábrica - Centro Ciência de Aveiro durante três dias. À programação do "Hoje Quem Manda Sou Eu" traz o fascinante mundo dos artrópodes e a maravilhosa aventura da evolução dos seres vivos. Combinando blocos tridimensionais de cabeças e outras partes do corpo, como asas, patas e antenas, que animais vão criar as crianças da Escola Ciência Viva? A "nova" Diretora apresenta à equipa da Fábrica o "GEODöING", uma ferramenta inovadora, desenvolvida pelo CCV de Estremoz, que permite perceber as movimentações de tectónica de placas de uma forma lúdica e intuitiva. Haverá ainda tempo para uma "science talk" sobre sustentabilidade.
UC Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
UC Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
O Diretor do Centro Ciência Viva de Aveiro, Pedro Pombo, vai até Coimbra, assumir a Direção do UC Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra. Para os três dias de "Hoje Quem Manda Sou Eu" traz um show de ciência, com atividades demonstrativas das várias áreas científicas, e dois momentos de leitura de contos sobre ciência, seguidos de atividades práticas. Na sexta-feira, 25 de outubro, as Escolas Ciência Viva de ambos os Centros vão estar na ordem do dia, com uma partilha de experiências e boas práticas.
Centro Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova
Centro Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova
O Diretor do Centro Ciência Viva de Tavira, João Afonso, vai até Proença-a-Nova, onde assume a Direção do Centro Ciência Viva da Floresta. As crianças da Escola Ciência Viva vão ter a possibilidade de utilizar a realidade aumentada para viajar pelo espaço e observar o Sol com a ajuda de um telescópio. Durante o Encontro com o Cientista, a fauna e a flora dos sapais da Ria Formosa vão estar em destaque. E se são especiais entusiastas de Inteligência Artificial (IA), não podem mesmo perder a inauguração da miniexposição “Provérbios aos Olhos da Inteligência Artificial”, um conjunto de imagens geradas por IA a partir da interpretação de provérbios.
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio vai ter Aida Carvalho como Diretora durante os três dias da iniciativa. Apresentados os planos de atividade dos Centros Ciência Viva protagonistas deste permuta, será apresentado o livro "CÔA DOURO: para uma memória futura", com enfoque na paisagem, no património e nas pessoas da região do Côa e do Douro. Haverá ainda tempo para conversas com ciência e um workshop sobre o posicionamento da ciência na relação com os públicos. Hoje Quem Manda no Alviela... é a Aida Carvalho!
Centro Ciência Viva de Estremoz
Centro Ciência Viva de Estremoz
Pedro Russo, da Direção da Ciência Viva, viaja até terras alentejanas, onde o espera a cadeira de Diretor do Centro Ciência Viva de Estremoz. A acompanhá-lo estão monitores do Pavilhão do Conhecimento que vão dinamizar formações e oficinas práticas de Robótica. O dia 25 de outubro é dedicado à temática do Espaço, estando previstos uma volta de bicicleta ao Sistema Solar, o Curso de Formação de Professores: Compreender a Terra através do Espaço I e, para a noite, um evento de PubPhd e uma observação astronómica. Olhos postos no céu! Para o último dia de "Hoje Quem Manda Sou Eu" é a Inteligência Artificial quem reina, com transmissão e debate do filme "Justiça Artificial", uma co-produção internacional Espanha/Portugal, que conta com a Ukbar Filmes e é apoiada pelo ICA, RTP e PIC/ Turismo de Portugal.
Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência
Do Arquipélago dos Açores, João Paulo Constância, Diretor do Expolab - Centro Ciência Viva, viaja até ao interior da Terra. Ao Lousal traz um pouco do vulcanismo dos Açores, com atividades como ações de capacitação para exploração de grutas vulcânicas e apresentação dos principais tipos de vulcões dos Açores e seus produtos vulcânicos às crianças da EB1 do Lousal. Com uma atividade centrada na colonização biológica das ilhas dos Açores, a partir de documentos do século XIX, os participantes são levados a descobrir as formas de transporte até às ilhas, colocando hipóteses e procurando evidências e exemplos.
Centro Ciência Viva de Tavira
Centro Ciência Viva de Tavira
José Carlos Fernandes é, habitualmente, diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos... mas durante três irá liderar o Centro Ciência Viva de Tavira. Que cheirinho é este na cozinha do CCV de Tavira? É o pão de alfarroba cozinhado em forno solar! E já que a figura incontornável do Padre Himalaya vai estar na base da programação, damos a conhecer a flora portuguesa e medicinal e as suas aplicações para tratamentos de saúde. Venham daí participar numa caminhada interpretativa com recolha de plantas aromáticas e comestíveis!
Centro Ciência Viva de Lagos
Centro Ciência Viva de Lagos
Atenção, atenção! Maria Vicente é a "nova" Diretora do Centro Ciência Viva de Lagos e vem cheia de energia para liderar a equipa deste CCV! Da programação do "Hoje Quem Manda Sou Eu" fazem parte atividades de identificação e mapeamento de odores na cidade de Lagos, uma sessão com a empresa de turismo "Discover Tours", que incluirá uma demonstração da tecnologia não invasiva para observação do comportamento de animais marinhos, e uma sessão de cocriação sobre cartografia. Vamos a isso, equipa!
Centro Ciência Viva do Algarve
Centro Ciência Viva do Algarve
Paula Robalo ruma até Faro, onde vai dirigir o Centro Ciência Viva do Algarve. De 24 a 26 de outubro, a ciência chega às ruas, e há documentários ambientais e curtas de animação para crianças, no jardim do Centro Ciência Viva do Algarve. E porque a viagem da Ria às estrelas faz-se de barco, partimos do Cais da Porta Nova até a uma ilha próxima, numa embarcação movida a energia solar, para uma observação astronómica numa ilha da Ria Formosa! Uma viagem com muitos mistérios, que vão poder solucionar enquanto se deliciam com chá e bolinhos.
Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores
A atividade de “troca” de diretores levará o Director de Braga, João Vieira, a ser “Diretor” do Expolab, Centro Ciência Viva dos Açores, em S. Miguel, durante três dias. Os seus conhecimentos na área de Astronomia estiveram na base da criação do programa, que leva à equipa do Expolab a sessão de capacitação “Smart Telescopes”, com exploração de aplicações e possibilidades. Já o público terá a oportunidade de participar numa palestra sobre Astronomia, com simulação de atividade prática noturna.