Dia Internacional das Células Estaminais

Atividades disponíveis de 12 de Outubro a 14 de Outubro

Inscrições


Para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva, o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Depois do registo, poderá inscrever-se nas atividades.



De:
Até:

As células estaminais no desenvolvimento de medicamentos

,
ID: 2270

Para que um novo medicamento possa ser utilizado, este tem de ser primeiramente submetido a vários testes que garantam a sua eficácia e segurança. Estes testes são feitos inicialmente em ensaios pré-clínicos em laboratório (modelos celulares e modelos animais), e apenas quando os medicamentos demonstram ser eficazes e não tóxicos nesta fase é que podem passar para os ensaios clínicos em humanos. Sabias que, durante todo este processo, uma grande percentagem dos novos medicamentos ficam pelo caminho?
Pois é verdade, se não conseguíssemos “imitar” o que o medicamento faz ao teu organismo sem tu teres de o tomar nunca conseguiríamos saber se era bom ou não! Aqui, as células estaminais dão uma grande ajuda pois constituem um bom modelo celular para estes testes em laboratório. Estas células têm a capacidade de se multiplicar e ainda diferenciar nos vários tipos de células do nosso organismo. Podem ainda simular uma doença do dador e diminuir o uso de testes em animais. Assim, conseguimos não só prever se o medicamento nos poderá fazer mal como também perceber se trata ou não uma doença específica, tudo a partir destas células!
Queres saber mais? Vem assistir à palestra!

Instituição: FF/Universidade de Lisboa

Investigador(a): Ana Serras

Data:

13-10-2022 15:30 Inscrições Encerradas