Medo Tojeiro: concheiro de flores e maresia

ID: 8755

A atividade terá início na maré baixa com uma caminhada pelo litoral rochoso junto ao porto de pesca, onde serão observados, a olho nu e com lupa de bolso, diversos animais e algas. O objetivo é compreender os padrões de distribuição e abundância das espécies e os fatores que os influenciam, como reprodução, predação, competição ou condições ambientais. Também serão abordadas questões de conservação e exploração sustentável dos recursos marinhos.

Na mesma zona, será feita uma breve introdução à geologia local, destacando-se as formações de xisto-grauvaque do Carbónico — o geomonumento mais antigo da Costa Sudoeste — e o uso ancestral dos seixos rolados para fabricar utensílios pré-históricos.

A caminhada termina nos vestígios do acampamento pré-histórico do Medo Tojeiro, com concheiro dos períodos Mesolítico e Neolítico, e no porto de pesca da Lapa de Pombas, em funcionamento desde o século XVIII. Serão exploradas as ligações históricas entre o ser humano, a pesca e o marisqueio na costa do Almograve, desde a pré-história até à atualidade.

Esta ação decorre na área protegida Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Itinerário: Almograve

Duração: 4.00 Horas

Ação gratuita

Idade Mínima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Entidade Parceira: Município de Odemira

Ponto de encontro: Estacionamento do Porto de Pesca de Lapa de Pombas (Almograve)

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: No início do parque de estacionamento pavimentado da Praia do Almograve, seguir para sul pelo estradão de terra batida paralelo à costa ao longo de 1,8 km, até ao pequeno parque de estacionamento no topo da rampa de acesso ao pequeno Porto de Pesca de Lapa de Pombas (o acesso e estacionamento na área do porto de pesca só é autorizada a profissionais da pesca).

Coordenadas GPS: 37.6374121, -8.8078351

Localidade: Almograve

Concelho: ODEMIRA

Distrito: BEJA

Esta atividade só poderá ser realizada por pessoas que não tenham dificuldade em deslocar-se num piso irregular. A deslocação no terreno deve ser feita com muito cuidado e sem pressa.

Mais informações: https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/317

Observações: É necessário que os participantes estejam bem calçados, com sapatos de ténis ou botas com sola aderente, para diminuir o risco de escorregar. Os participantes deverão ser previamente informados que, ao realizar esta atividade, poderão molhar a sua roupa e o seu calçado com água do mar. Na zona de campo dunar não é permitido caminhar fora dos trilhos estabelecidos e é expressamente interdito a recolha de espécimes de flora, geologia ou arqueologia.

Data:

08-08-2025 09:00 Hora de Encontro: 09:00 - Inscrição

Voltar à listagem