Pinhole - Da química do processo à fotografia final

ID: 8741

Será que é possível fazer uma máquina pinhole com recurso a uma caixa de sapatos? Numa época em que cada vez mais fazemos uso dos meios digitais, esta atividade irá mostrar como é possível voltar às raízes da fotografia utilizando materiais simples e acessíveis. Os participantes aprenderão a construir uma câmara pinhole, explorarão os princípios básicos da fotografia analógica, e entenderão o papel crucial da química no processo de revelação. Através desta experiência prática, será possível apreciar a magia da transformação de um simples pedaço de papel fotográfico numa imagem revelada, capturando momentos de forma artesanal e única. Venha descobrir o mundo da fotografia tradicional e leve consigo uma fotografia criada por si!

Itinerário: Aldeia Mineira do Lousal

Duração: 2.30 Horas

Ação gratuita

Idade Mínima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Vindo do Porto ou Lisboa
A partir do Porto tome a A1 até Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 até à saída de Beja/Ferreira. Siga em direção a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire à direita na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.

Vindo do Algarve
A partir do Algarve tome a A2-Norte até à saída de Aljustrel. Siga em direção a Santiago/Sines. Siga, à direita, a indicação “Mimosa”. Cerca de 10 kms depois, vire à esquerda na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.

Coordenadas GPS: 38.0371686, -8.426576

Localidade: Lousal - Grândola

Concelho: GRÂNDOLA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://lousal.cienciaviva.pt/

Data:

16-08-2025 10:30 Hora de Encontro: 10:15 - Inscrição

Voltar à listagem