A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição, a proliferação de espécies exóticas e a escassez de água. Os rios da Região Oeste albergam várias espécies nativas de peixes de água doce, algumas endémicas do nosso país, como o ruivaco. Esta atividade inclui um breve enquadramento teórico ao tema, seguido de uma amostragem científica por pesca elétrica no rio Tornada (Trabalhia). Os participantes aprenderão na prática a identificar espécies nativas de peixes de água doce e a conhecer os seus habitats, ameaças e medidas de conservação. A ação é dinamizada por Carla Sousa Santos, bióloga no Município das Caldas da Rainha, especialista em genética aplicada à conservação de peixes de água doce e coordenadora do Projeto Peixes Nativos, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico SA.
Itinerário: Local: Parque de merendas da localidade de Trabalhia
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: Município das Caldas da Rainha
Ponto de encontro: Parque de Merendas da Trabalhia
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: A partir das Caldas da Rainha, seguir sempre em frente pela estrada nacional 114-1 na direção da localidade de Trabalhia (cerca de 6km de percurso). O parque de merendas fica à entrada da localidade, do lado direito da estrada (facilmente identificável por ter mesas de piquenique e toldo de sombreamento).
Coordenadas GPS: 39.390438237056, -9.0762304009704
Localidade: Trabalhia
Concelho: CALDAS DA RAINHA
Distrito: LEIRIA
Ação Acessivel
O percurso é feito a pé, em terrenos bem consolidados que permitem a utilização de cadeira de rodas, eventualmente com assistência.
Mais informações: http://www.mcr.pt
Data:
29-07-2025 14:00 Hora de Encontro: 13:45
As inscrições abrem a 08-07-2025 15:00 [horário de Portugal continental]
Voltar à listagem