Listagem de Ações de Verão

Património

3694. A capital dos dinossauros há 150 milhões de anos!

Venha conhecer as praias do Caniçal e de Porto das Barcas, na Lourinhã, e perceber como era esta região no tempo dos dinossauros, há aproximadamente 150 milhões de anos!
A Lourinhã tornou-se famosa nacional e internacionalmente pelos achados fósseis de dinossauros. Ao participar nesta atividade, terá a oportunidade de observar rochas e fósseis, compreendendo assim qual o ambiente em que os dinossauros e outros organismos viveram. Quer saber o porquê de a Lourinhã ser apelidada de capital dos dinossauros? Junte-se ao Museu da Lourinhã nesta atividade e descubra o que torna esta região tão especial!

Esta actividade decorre na área protegida Reserva Especial de Conservação – Antiga Rede Natura

Itinerário: Praia do Caniçal - Praia de Porto das Barcas

Entidade Parceira: Museu da Lourinhã

Ponto de encontro: 1ª Paragem - Praia do Caniçal: Caminho de terra batida que dá acesso à Praia do Caniçal_ 2ª Paragem - Praia de Porto das Barcas: Parque de estacionamento da Praia de Porto das Barcas. Hora: 10h00

Como chegar: 1ª Paragem - Praia do Caniçal: A partir do Museu da Lourinhã (localizado no centro da vila) seguir em direção a Peniche pela Estrada Nacional 247. Vire à esquerda em direção à Avenida António José do Vale. Na rotunda, siga pela 1.ª saída para a Avenida de Paimogo. Continue até à Estrada de Paimogo.
2ª Paragem - Praia de Porto das Barcas: A partir da Praia do Caniçal, siga para Norte em direção à Estrada de Paimogo. Continue pela Estrada de Paimogo. Siga pela Avenida de Paimogo, Estrada da Areia Branca, Rua do Moinho e Rua da Bela Vista para a Estrada de Porto das Barcas.

Localidade: - Praia do Caniçal: Atalaia (Lourinhã).

Concelho: LOURINHÃ

Distrito: LISBOA

O acesso à praia do Caniçal implica uma descida (e posterior subida) acentuada por um caminho relativamente longo (aproximadamente 10 minutos a pé) de terra batida. Em alternativa, o participante poderá optar por levar o carro para o fundo do caminho de terra batida, de forma a ficar mais próximo da praia. No final do caminho de terra batida existe um local onde é possível estacionar o carro. Posteriormente, a visita será feita percorrendo vários locais da praia, o que implica caminhar na areia. O nível de dificuldade do percurso é elevado. Assim, pessoas com mobilidade reduzida poderão ter dificuldade em usufruir plenamente da atividade.
O acesso à praia de Porto das Barcas implica uma descida (e posterior subida) por uma estrada de alcatrão, passando o participante depois para um caminho plano de terra batida (aproximadamente 3 minutos a pé até ao local da atividade). O nível de dificuldade do percurso é baixo.

Mais informações: https://museulourinha.org/

18-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3695. A capital dos dinossauros há 150 milhões de anos!

A Lourinhã tornou-se famosa nacional e internacionalmente pelos achados fósseis de dinossauros. Ao participar nesta atividade, terá a oportunidade de observar rochas e fósseis, compreendendo assim qual o ambiente em que os dinossauros e outros organismos viveram. Quer saber o porquê de a Lourinhã ser apelidada de Capital dos Dinossauros? Junte-se ao Museu da Lourinhã nesta atividade e descubra o que torna esta região tão especial!

Itinerário: Praia do Caniçal - Praia de Porto das Barcas

Entidade Parceira: Museu da Lourinhã

Ponto de encontro: 1ª Paragem - Praia do Caniçal: Caminho de terra batida que dá acesso à Praia do Caniçal. 2ª Paragem - Praia de Porto das Barcas: Parque de estacionamento da Praia de Porto das Barcas. Hora: 14h30

Localidade: - Praia do Caniçal: Atalaia (Lourinhã).

Concelho: LOURINHÃ

Mais informações: https://museulourinha.org/

08-08-2023 14:30 - Ação já em curso / terminada

3805. À descoberta da Estufa Fria de Lisboa

A Estufa Fria de Lisboa convida a uma descoberta curiosa, de um espaço com História e com estórias, com mais de 300 espécies de plantas dos vários continentes. Há segredos neste oásis, escondido no centro de Lisboa! Coloque questões, levante hipóteses e encontre respostas!

Entidade Parceira: Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (CML/DMAEVCE)

Ponto de encontro: Entrada da Estufa Fria de Lisboa Hora: 10.00

Como chegar: Parque Eduardo VII, Estufa Fria de Lisboa
Autocarro (Carris): 702, 711, 712, 713, 720, 723, 727, 738, 742, 744, 748, 753, 783, 52B
Metro - linhas azul, amarela e vermelha - estações Marquês do Pombal, Parque, São Sebastião
Bicicletas rede GIRA

Localidade: Lisboa

Distrito: LISBOA

A Estufa Fria de Lisboa, pelas suas características (escadas, declives, tipos de pavimento, lagos, etc.), exige especial cuidado dos visitantes. As crianças deverão ser acompanhadas por adultos e mantidas sob vigilância durante a visita.

Mais informações: https://visitar.lisboa.pt/explorar/locais-de-interesse/estufa-fria-de-lisboa

03-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

10-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3799. À descoberta das salinas!

Venha saber como nasce o sal de Aveiro, obtido através do método milenar ainda hoje presente nas marinhas de sal ativas. Será uma experiência única, no convívio com o marnoto, na observação da avifauna característica.

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Entidade Parceira: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Ponto de encontro: Canal das Pirâmides - Marinha da Troncalhada Hora: 9.30

Localidade: Marinha da Troncalhada

Concelho: AVEIRO

Distrito: AVEIRO

Percurso acessível até à entrada: Total
Entrada acessível: Parcial
Área de receção adaptada a pessoas com necessidades especiais
Informação acessível: Painéis informativos

Mais informações: https://www.ua.pt/pt/fabrica/

29-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

17-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

22-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

24-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3803. À descoberta do céu do Côa – Visita guiada ao magnífico céu noturno do Castelo de Trancoso por José Matos

Uma visita guiada ao magnífico céu noturno do castelo de Trancoso por José Matos, onde se pode aprender a orientação pela polar, identificar as constelações e conhecer as suas lendas, relacionar a cor das estrelas com as suas temperaturas, observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes com a ajuda do telescópio. O que vemos quando olhamos para o céu? Observar, descrever, interrogar, prever, conjeturar, compreender. A astronomia no princípio, agora e sempre… Numa sessão de astronomia, percorreremos o céu, as estrelas e as constelações, veremos planetas e a lua ao telescópio!

Itinerário: V.N.Foz Côa- EN 102 -IP2- Trancoso

Ponto de encontro: Castelo de Trancoso Hora: 21.45

Como chegar: V.N.Foz Côa- EN 102 -IP2- Trancoso

Localidade: Castelo de Trancoso

02-08-2023 22:00 - Ação já em curso / terminada

3627. À descoberta do mosteiro de Tibães

O mosteiro de Tibães tem uma riqueza histórica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do mosteiro alberga inúmeras espécies de seres vivos e nesta ação vão ser dados a conhecer aqueles que existem nos tanques de água e pela cerca! Guiados por biólogas do Centro Ciência Viva de Braga os participantes vão poder descobrir a biodiversidade existente. Com o auxílio de lupas digitais vai ser possível observar e identificar todas as características dos curiosos seres vivos encontrados. A ação dura cerca de 2 horas. Os participantes deverão levar vestuário, calçado adequado, chapéu e água para o caso de estar calor. Caso queiram podem levar binóculos e máquina fotográfica.
NOTA: Pedimos que não levem participantes extra que não estejam inscritos na listagem principal.

Ponto de encontro: Porta exterior do Mosteiro de Tibães Hora: 10h

Localidade: Tibães

01-08-2023 09:45 - Ação já em curso / terminada

04-08-2023 09:45 - Ação já em curso / terminada

3709. A geologia da orla costeira – praia Norte

A área protegida do SIC (Sítio de Interesse Comunitário) litoral norte, tem diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da terra. Estes afloramentos datam do paleozóico, quando o nosso território era muito diferente daquilo que hoje observamos. Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período.
A atividade pretende levar os participantes a observar os afloramentos rochosos e, através desta observação, a entenderem de que forma a terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic.
Todos os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram, poderão levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é junto ao local e a equipa responsável vai estar facilmente identificável, a aguardar pelos participantes. As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto.

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Praia Norte Hora:

Como chegar: Praia Norte

Localidade: Praia Norte - Viana do Castelo

Concelho: VIANA DO CASTELO

Distrito: VIANA DO CASTELO

19-07-2023 09:45 - Ação já em curso / terminada

3747. A matemática dos azulejos

A matemática e a arte do azulejo encontram-se intimamente ligadas através das suas propriedades geométricas e simetrias. Os padrões matemáticos presentes nos azulejos portugueses, como os famosos padrões de tesselação, são um exemplo perfeito desta interligação. As figuras geométricas, como os triângulos, quadrados e hexágonos, são habilmente combinadas para criar composições harmoniosas e infinitas possibilidades de desenhos. Neste percurso interpretativo único, convidamos os participantes a embarcar numa jornada onde a ludicidade e o conhecimento científico se unem, explorando conexões entre a matemática e a arte e descobrindo a sua influência na identidade da cidade. Ao longo do percurso, iremos apreciar a beleza das fachadas dos edifícios e, ao mesmo tempo, desvendar os segredos dos padrões geométricos e simetrias dos azulejos portugueses, enquanto mergulhamos nos conceitos matemáticos subjacentes.

Itinerário: Esta atividade consiste num percuros pelas igrejas de Guimarães seguido de uma atividade sobre padrões/mosaicos na Alameda de São Dâmaso.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Guimarães Hora: 10h

08-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

07-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3702. A ti-Gelada e os Sete An(i)ões

Os dias de calor pedem que a Tigelada das Beiras seja convertida em gelado e será feita por si (ou pelo próprio participante). Não se preocupe, os sete an(i)ões estarão disponíveis para dar uma ajuda! Inclui visita à aldeia (Figueira).

Itinerário: Pequeno percurso na aldeia (Figueira).

Entidade Parceira: SOUL Speaking Out Loud

Ponto de encontro: Junto à Loja das Aldeias do Xisto na Aldeia da Figueira. Hora: 09:45

Como chegar: Da A1 – saída para IC8 em Pombal, direção Castelo Branco, sair do IC8 na saída 39, seguir as placas na direção do Centro Ciência Viva da Floresta, passando o CCVFloresta, virar à esquerda a cerca de 1,3 km no sentido Figueira.
Da A23 – saída para IC8 em Perdigão, direção Pombal, sair do IC8 na saída 39, seguir as placas na direção do Centro Ciência Viva da Floresta, passando o CCVFloresta, virar à esquerda a cerca de 1,3 km no sentido Figueira.

Localidade: Figueira

22-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3575. Arqueólogo por um dia

Visita à villa romana de Frielas, com possibilidade de experimentar uma escavação arqueológica. O Sítio Arqueológico de Frielas integra uma villa de época romana, revelando um proprietário com relativo poder de compra. As cerâmicas, as moedas e os motivos decorativos dos mosaicos espelham gostos e estratégias de consumo das gentes que viveram nesta villa, entre os meados do século I d.C. até meados do século V d.C..

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Villa romana de Frielas - Rua Quinta do Caiado, Frielas Hora: 09h30

Como chegar: Como chegar: Rodoviária de Lisboa 301 ou 305 – Estação do Oriente e sair em Frielas

Coordenadas: 38°49_37_N 9°8_37_W

Localidade: Frielas

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=775

09-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3720. Árvores exóticas da cidade de Ponta Delgada: safari botânico

Visita ao herbário e à xiloteca do museu e percurso na cidade de Ponta Delgada, com visita a jardins e espaços públicos, identificado árvores exóticas, ornamentais. Referência especial para os exemplares classificados, como são o caso do dragoeiro centenário do antigo Liceu ou o meterosidero, do campo de São Francisco. O Jardim António Borges, como exemplo de jardim romântico do século XIX. Uso de aplicações para identificar plantas.

Itinerário: Museu Carlos Machado – Convento de Santo André ˃ jardim Antero de Quental ˃ Rua Manuel da Ponte ˃ Largo Mártires da Pátria ˃ Escola Secundária Antero de Quental ˃ Jardim Sena Freitas (Jardim da Zenite) ˃ Campo de São Francisco ˃ Jardim António Borges

Entidade Parceira: Museu Carlos Machado

Ponto de encontro: Convento de Santo André (Núcleo de Santo André) - Museu Carlos Machado Hora: 10h30

Como chegar: Partindo das Portas da Cidade, suba a rua António José de Almeida, vire à direita e suba a rua Carvalho Araújo, vire novamente à direita e siga em frente na rua Poças Falcão e irá encontrar o Convento de Santo André.

Localidade: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada

Mais informações: https://museucarlosmachado.azores.gov.pt/pt/

26-07-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3427. Astronomia em Vale do Álamo

Sessão de observação astronómica noturna à vista desarmada e com telescópio. Identificação de constelações no céu de verão. Observação de astros do Sistema Solar e muitos objetos mais distantes, num céu escuro. Encontraremos asterismos nas estrelas, e enxames.

Esta actividade decorre na área protegida Próximo do Parque Natural da Rocha da Pena, e no aspirante Geoparque Algarvensis

Ponto de encontro: Vale do Álamo / Penina Hora: 5 minutos antes da atividade

Como chegar: Na estrada Nacional N124 entre Alte e Salir, na localidade de Benafim, seguir para Norte a caminho de Penina / Vale do Álamo (estrada municipal M1089)

Localidade: Vale do Álamo - Benafim / Loulé

Chão em terra batida

14-08-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3429. Astronomia junto ao Castelo de Paderne

Observação astronómica a olho nu e com telescópio, descrevendo as constelações observadas, algumas das estrelas mais brilhantes, planetas, a Lua, e os restantes objetos observáveis por telescópio, em função da visibilidade.

Esta actividade decorre na área protegida aspirante Geoparque Algarvensis

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: A observação é junto ao ponto de encontro, próximo do castelo de Paderne Hora: 5 minutos antes da atividade

Coordenadas GPS: 37.157418170004, -8.1996362151412

Localidade: Paderne

Concelho: ALBUFEIRA

04-08-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3433. Astronomia na praia da Marinha – Lagoa

Observação astronómica noturna a olho nu, com telescópio, e com televisão! A imagem do telescópio será projetada num ecrã para vermos detalhes a que os nossos olhos não são sensíiveis. Procuraremos constelações, estrelas mais brilhantes, Lua, e outros objetos dentro ou fora do Sistema Solar.

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: .Parque de Merendas do Miradouro da Praia da Marinha Hora: 20h55

Como chegar: A partir de Lagoa ou da escola internacional de Lagoa na N125, siga as indicações para as Benagil ou Praias. Continue até surgir indicação para Praia da Marinha.

Localidade: Praia da Marinha

Concelho: LAGOA (ALGARVE)

22-07-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3434. Astronomia nas merendas do Arade de Messines

.Observação astronómica a olho nu e com telescópio, com descrição das constelações observadas, algumas das estrelas mais brilhantes, planetas, e outros objetos observáveis no céu mais escuro.que o comum

Esta actividade decorre na área protegida aspirante Geoparque Algarvensis

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: .Zona norte (margem direita) da ponte do Parque de Merendas Hora: 5 minutos antes da atividade

Como chegar: A partir da N124 sair no encontrocamento/cruzamento que dá acesso a Messines (Oeste), e não nas rotundas! - O objectivo é evitar atravessar Messines. Siga para Furadouro e continue por essa estrada (estrada do Bairro do Furadouro) até ao Parque de Merendas no rio Arade, na Estrada Municipal M1079.

Localidade: São Bartolomeu de Messines

Concelho: SILVES

Distrito: FARO

Em terra batida, mas ao lado do estacionamento.

17-08-2023 20:45 - Ação já em curso / terminada

3431. Astronomia no Alto da Ameixeira

Sessão de astronomia em local de fraca poluição luminosa, ideal para a Observação noturna de objetos mais ténues e fora do nosso Sistema Solar.
Começaremos pelo crepúsculo do nosso planeta e observaremos até outras galáxias!

Ponto de encontro: Miradouro do Alto da Ameixeira Hora: 20h15

Como chegar: A partir de São Brás de Alportel, sair da localidade para Este, na direcção de Cova da Muda e Javali. O miradouro fica entre estas duas últimas localidades.

Coordenadas GPS: 37.21142191798, -7.8931938351898

Localidade: Alto da Ameixeira - São Brás de Alportel

Concelho: SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Distrito: FARO

Terreno irregular entre o estacionamento e o miradouro

18-08-2023 20:30 - Ação já em curso / terminada

3432. Astros no Moinho de Maré – Quinta de Marim

As estrelas do Parque Natural da Ria Formosa são a flora, fauna, os astros visíveis no céu, mas também o nível da água da maré é importante para o local escolhido! Teremos contacto com todos estes, começando pelos sons das aves, e terminando nas visões pelo telescópio. Entre estes, faremos um breve percurso a pé até ao Moinho de Maré onde a observação astronómica noturna se realizará. Poderemos vir a ver ou ouvir mais provavelmente melro, mocho, morcego, aves limícolas. Pelo telescópio poderemos vir a observar Lua, Saturno, enxames de estrelas, nebulosas, entre outros alvos.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: pequena caminhada fácil e noturna desde o portão de entrada do Partque Natural da Ria Formosa até ao Moinho de Maré, onde se realiza a observação. Regresso no final.

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Entrada do Parque Natural da Ria Formosa na Quinta de Marim Hora: 19h40

Como chegar: Saindo de Olhão para Este, pela N125, virar junto da bomba de gasolina em direcção ao Parque de Campismo. Depois do Campismo, atravessando a linha de caminho de Ferrao, chega ao Parque Natural da Ria Formosa.

Coordenadas GPS: 37.032860954601, -7.8219650925903

Localidade: Quinta de Marim, Olhão

Concelho: OLHÃO

Distrito: FARO

é necessário caminhar 600m em terra batida.

02-08-2023 20:30 - Ação já em curso / terminada

3306. Barrocais de Monsanto

Convida-se para uma caminhada de 3 km pelos barrocos graníticos de Monsanto, pelas ruas estreitas da aldeia e pelo castelo templário, à descoberta do geomonumento Monte-Ilha de Monsanto e da sua curiosa história com cerca de 300 milhões de anos.

Itinerário: Troço do percurso pedestre Rota dos Barrocais de Monsanto (PR5 IDN)

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Igreja Matriz de Monsanto - Igreja Matriz de São Salvador Hora: 09:45

Como chegar: Da A23 sul – saída para Alcains, siga pela N233 e N239 para Monsanto.
Da A23 norte – saída para Tortosendo, siga pela N18 e N346 em direção a Penamacor, siga pela N332 em direção a Monsanto.

Coordenadas GPS: 40.039360710084, -7.1142052354125

Localidade: Monsanto

Concelho: IDANHA-A-NOVA

10-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3791. Cale, Portucale, Caeno: dos nomes da terra à história do «Porto Antigo»

Numa visita orientada desde o alto do «castro» proto-histórico ao povoado ribeirinho dos tempos romanos, vamos descobrir como seria o «Porto» de há dois milénios, sem deixar de olhar o rio Douro e a outra margem. Os vestígios arqueológicos existentes na colina da Sé do Porto mostram-nos diferentes estratégias de interação com a paisagem, retirando melhor partido dos recursos. Vamos conhecê-las!

Itinerário: Colina da Sé do Porto

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Terreiro da Sé – Porto (junto ao Pelourinho), Coord. 41.142569_ -8.612003 Hora: 14:30

Localidade: Porto

Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2023

26-07-2023 14:30 - Ação já em curso / terminada

3578. Conhecer as uvas através dos sentidos: uma atividade sensorial em família

Traga os seus filhos e conheçam em família as uvas através dos sentidos. Vamos fazer sumo de uva no nosso cincho em miniatura, saboreá-lo acabadinho de espremer e descobrir que as uvas têm muitos cheiros, cores e sabores diferentes.

Ponto de encontro: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas Hora: 10h30

Como chegar: Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda).
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
Coordenadas 38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O

Localidade: Bucelas

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

30-07-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

16-09-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3380. Da Pangeia aos fósseis de corais no Barrocal Algarvio

Participe num passeio ao que resta da Pangeia, e venha ver os fósseis de corais que se formaram num mar desaparecido. Durante este percurso poderá observar depósitos continentais, vulcânicos, uma falha e calcários com fósseis de corais e viajar de volta a um passado muito distante. Os participantes terão a oportunidade ainda de visitar uma fábrica de cerâmica, Vidal Brito, situada no Vale do Marco.

Itinerário: Itinerário curto, com cerca de 1000 metros

Ponto de encontro: Fábrica de cerâmica Vidal Brito, Julião Hora: 8:45

Como chegar: A partir da estrada N270, entre Tavira e Santa Catarina da Fonte do Bispo, no km 58,2, tomar a estrada para Umbria / Morenas. Depois de decorridos cerca de 800 metros, virar à direita após o lavadouro e seguir o caminho até chegar à fábrica de cerâmica Vidal Brito.

Localidade: Juliãos, Tavira

Distrito: FARO

Actividade não acessível a pessoas com mobilidade reduzida

13-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3343. Da pedreira à bancada da cozinha – a surpreendente história dos mármores do Alentejo

Nesta ação pretende-se enfatizar a história geológica de Portugal, com destaque especial para o Alentejo, onde uma viagem a um oceano Paleozóico e ao interior a cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levará a compreender o complexo trajeto genético dos mármores de Estremoz. Esta matéria-prima, usada pelo menos desde a Época Romana no Alentejo, é uma das características inevitáveis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo. A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da atividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da atividade.

Itinerário: Estremoz - Bentel - MotaEngil - Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 09.30

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz seguir pela N4 ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 até à saída de Estremoz. Entrar na cidade até ao seu Centro (Rossio Marquês de Pombal).
Convento das Maltezas/Pólo de Estremoz da Universidade de Évora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

25-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

01-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3808. Deixa a tua marca no Vale do Côa – oficina de cianotipia

A cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons de azul descoberto em 1842 pelo cientista e astrónomo John Herschel. Ficou conhecido por ser o método usado pela botânica Anna Atkins para imprimir o primeiro livro de fotografia da história. Este processo é de baixo custo e por isso foi bastante utilizado durante os séculos XIX e XX para reproduzir fotografias e também cópias de projetos – os famosos «blueprints». Este processo utiliza dois químicos: o citrato de ferro amoniacal e o ferricianeto de potássio. Misturando-os com água, temos tudo o que necessitamos para conseguir reproduzir uma imagem. A grande vantagem deste processo face a outros processos alternativos de impressão fotográfica é que pode ser aplicado não só no papel mas também no tecido, na madeira, na cerâmica, no vidro e noutras superfícies, o que faz dele um processo bastante versátil. É um método de impressão simples e que permite criar belas imagens em tons de azul de flores, elementos figurativos do Vale do Côa, entre outros! Venha cianotipar! O ponto de partida serão os elementos figurativos do Vale do Côa e as espécies vegetais que os participantes recolherão no exterior do Centro que posteriormente serão identificadas e serão explicadas as suas caraterísticas por um dos técnicos que acompanhará a atividade.

Itinerário: Museu do Côa

Ponto de encontro: Museu do Côa Hora: 9:30

Como chegar: Museu do Côa

Localidade: Museu do Côa- Vila Nova de Foz Côa

28-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3548. Descubra Torre de Moncorvo!

Este percurso, elaborado a partir de um dos Circuitos de Ciência Viva apresentado pelo Museu do Côa, levará o participante a conhecer o Centro Histórico de Torre de Moncorvo.

Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Concentração na Loja Interativa de Turismo – Breve apresentação da Loja e Concelho de Torre de Moncorvo. Hora: 10:00

Localidade: Torre de Moncorvo-Concentração na Loja Interativa de Turismo

Concelho: MONCORVO

26-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3684. Descubra um projeto de conservação - Produção de plantas nativas dos Açores

Como se produzem as plantas nativas dos Açores para restaurar o habitat do priolo? Acompanhe esta visita aos viveiros de plantas nativas dos Açores e fique a saber como se produzem estas plantas utilizadas no restauro ecológico para a conservação do priolo (Pyrrhula murina) em São Miguel.

Esta actividade decorre na área protegida APGEH Pico da Vara / Ribeira do Guilherme

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Centro Ambiental do Priolo (SPEA)

Ponto de encontro: Serviços de Desenvolvimento Agrário de Santo António Nordestinho Hora: 10h00

Como chegar: Desde Ponta Delgada e Ribeira Grande pela SCUT até Algarvia, sair da SCUT e continuar pela Estrada Regional até a freguesia de Santo António Nordestinho. Estacionar no parque de estacionamento da capela funerária junto às instalações do Desenvolvimento Agrário ou dentro destas instalações. O ponto de encontro será nas instalações do Desenvolvimento Agrário de Santo António Nordestinho.

Coordenadas GPS: 37.85248825144, -25.209309929779

Localidade: Santo António Nordestino

Concelho: NORDESTE

21-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3855. Desde a formação do planeta Terra até ao povoamento da Ribeira Brava: uma história com 4,543 mil milhões de anos.

Percurso pedonal no Centro Histórico da Vila da Ribeira Brava, ilha da Madeira, desenvolvido para todas as idades, onde o participante terá a oportunidade de embarcar numa viagem com partida na formação do planeta Terra, passando pelas particularidades da formação da ilha da Madeira no Atlântico, e com término no seu povoamento pelos portugueses. O vale e o edificado servirão como material didático para as observações de particularidades científicas, históricas e culturais, próprias do meio insular.

Itinerário: A atividade desenvolve-se no modo de percurso pedonal no centro histórico da vila da Ribeira Brava, ilha da Madeira.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Snack-Bar e pizzaria O Caixote (https://goo.gl/maps/ygcXVCXxmmVSbasy5) Hora: 10:00

Como chegar: A deslocação até à vila da Ribeira Brava deverá ser efetuada pelos acessos rodoviários tradicionais (Via Rápida 1, Via Expresso 3, Via Expresso 4). Após chegar à Rua Padre Gil, seguir à beira-mar pela Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, até ao Forte de São Bento, sendo o ponto de encontro no Snack Bar contíguo a este monumento.

Localidade: Ribeira Brava

Concelho: RIBEIRA BRAVA

Distrito: R A MADEIRA

O percurso pedonal decorre em meio urbano, com uma rota circular pelas ruas do Centro Histórico da vila da Ribeira Brava. O trajeto estabelecido é acessível a pessoas de todas as faixas etárias e, também, para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

Mais informações: https://www.vicentegeotours.com

09-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3801. Do barreiro à roda de oleiro

Esta acção pretende dar a conhecer os processos envolvidos na arte da olaria.
Os visitantes visitarão um barreiro e o Museu do Barro de Redondo.
Em seguida conhecerão os métodos e técnicas de preparação do barro e por fim poderão praticar a arte da olaria numa roda de oleiro.

Itinerário: Vila de Redondo e arredores

Ponto de encontro: Largo 25 de abril, junto ao Museu do Vinho. Hora: 09:00

Como chegar: Pela estrada nacional N254 de Évora para Redondo.

Localidade: Redondo

Concelho: REDONDO

Distrito: EVORA

Calçado e vestuário prático, água e fruta.
Recomenda-se aos participantes a utilização de uma máquina fotográfica para registo das atividades.
Muda de roupa, bata ou fato-de-macaco para a prática de olaria.

05-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

15-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3746. Do carso ao paul: geodiversidade e biodiversidade!

Um percurso de autocarro e a pé para conhecer a história do rio Almonda. Uma viagem do carso ao paul para explorar a geodiversidade e biodiversidade, bem como o seu património histórico e cultural.
A visita inicia-se no “Carso”, junto à nascente, para conhecer a sua história geológica. Segue-se uma visita às grutas de Lapas, um extraordinário conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional. Na cidade, no Almonda Parque irá visitar-se o núcleo museológico da Central Hidroelétrica do Caldeirão, bem como antigos moinhos e lagares. Após o almoço, em direção aos Meziões, nas planícies de inundação do rio, observa-se todo este ecossistema ribeirinho, vegetação ripícola e fauna associada. A viagem termina na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, a primeira Reserva da Biosfera do país.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva Natural do Paul do Boquilobo (parte da ação)

Itinerário: Nascente do rio Almonda - Ponte entre Ribeiras (Ribeira Ruiva/Ribeira Branca) - Gruta de Lapas - Cidade de Torres Novas - Central do Caldeirão - Meziões - Reserva Natural do Paul do Boquilobo - Nascente do rio Almonda

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Estacionamento da Loja da Renova (39.5031462005135, -8.61322860290557) Hora: 09:00

Coordenadas GPS: 39.503130335753, -8.6132167519836

Localidade: Almonda, Zibreira

Concelho: TORRES NOVAS

23-07-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3566. Do chafariz à Fábrica de Água de Alcântara

Sabia que no aqueduto das Águas Livres, infraestrutura de abastecimento de água a Lisboa construída no século XVIII (embora a água não fosse tratada), os arquitetos introduziram dispositivos destinados à limpeza da água com a intenção de eliminar possíveis contaminações? Sabia que a Fábrica de Água de Alcântara tem um forte contributo para a melhoria da qualidade da água do estuário do Tejo? Venha conhecer uma das maiores obras de engenharia hidráulica, seguindo depois para a maior estação de tratamento de águas residuais do país, excelente exemplo de economia circular, onde a água tratada é reciclada e valorizada para outros fins antes de ser devolvida ao Tejo. (Visita realizada em parceria com a Empresa Águas do Tejo Atlântico).

Itinerário: Campolide - Travessia do Vale de Alcântara - Rua Maria Pia - ETAR - Fábrica de Água de Alcântara (cerca de 5 kms)

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6 (em Campolide) Hora: 9,30

Como chegar: Autocarros: 752, 751, 758

Localidade: Calçada da Quintinha, nº 6 em Campolide

Distrito: LISBOA

O percurso não é acessível a quem tenha problemas de locomoção.

10-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3815. Era uma vez uma amêndoa que sonhava ser… doce e antibacteriana!

A atividade começará no Amendoal da Fundação Côa Parque com a explicação do Ciclo da amêndoa, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia e da preservação do ambiente natural, de forma a promover atitudes de respeito para com a Natureza. Os intervenientes poderão participar em todas as fases do ciclo, da apanha à partidela, até à sua cobertura.
A amêndoa coberta é o ex-libris de toda a região como promoção de um dos produtos endógenos e obtêm-se levando o açúcar a um ponto especial e lançando-o, lentamente, em uma bacia de cobre, polida, sobre as amêndoas que estão a torrar. Por debaixo, a bacia de cobre está ligeiramente aquecida, a um lume brando e constante. Constante e prolongado é também o trabalho da mulher que vai mexendo os grãos, com os dedos enfiados em dedais, para que as amêndoas ganhem os característicos biquinhos. As amêndoas ficam então cobertas por uma camada homogénea de açúcar.
No âmbito de uma investigação na UTAD foram estudados parâmetros nutricionais, bioquímicos e microbiológicos que revelou que os cascarões e a película têm uma atividade antibacteriana muito acentuada contra estirpes bacterianas que são potencialmente patogénicas e resistentes a múltiplos fármacos e uma atividade anti-inflamatória e antioxidante pelo que, a sua aplicação poderá ser utilizada em «creme antirrugas ou como creme de tratamento de feridas». Sendo dos produtos mais identitários Nordeste Transmontano, contava, até há bem pouco tempo, com apenas três mulheres que o trabalhavam, entretanto, o número duplicou, deixando assim garantida, por mais uns tempos, a continuidade da tradição. Venha participar neste processo que tem mantido as tradições e costumes do povo transmontano!

Itinerário: Amendoal da Fundação Côa Parque

Entidade Parceira: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Amendoal da Fundação Côa Parque (próximo da cafetaria Fundação Côa Parque) Hora: 10:00

Como chegar: Museu do Cõa

Localidade: Vila Nova de Foz Côa

05-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3598. Flores de Pedra: identificação de espécies botânicas e sua interpretação simbólica no contexto cemiterial

O que é que os cemitérios têm a ver com ambiente e ciência? Sabia que as visitas ao cemitério, para crianças, são um sucesso? Venha descobrir segredos bem guardados e só disponíveis para os mais atentos e curiosos. Vamos visitar a exposição Flores de Pedra, com identificação das espécies botânicas existentes na decoração das construções funerárias dos cemitérios de Lisboa e sua interpretação simbólica contextualizada de acordo com a _linguagem das flores_ do século XIX. Vamos igualmente seguir um itinerário pedonal no cemitério do Prazeres para reconhecimento das espécies in loco, enquanto sentimos na pele a importância deste refúgio climático, um dos espaços da cidade para fazer face às alterações climáticas.

Itinerário: Dentro do Cemitério dos Prazeres

Ponto de encontro: Entrada do Cemitério dos Prazeres Hora:

Como chegar: Autocarro 774, 701
Elétrico 28

Localidade: Lisboa

Não acessível

Mais informações: https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/cemiterio-dos-prazeres-1

10-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

16-08-2023 15:00 - Ação já em curso / terminada

19-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3436. Fósseis de corais e uma grande discordância no Barrocal algarvio

Sabia que há recifes de corais, com idade de cerca de 150 milhões de anos, no Barrocal algarvio? Sabia que estes fósseis nos ajudam a determinar o clima existente nesta época passada? Sabia que há um sítio onde se podem ver os restos do antigo supercontinente Pangeia? Venha acompanhar-nos nesta viagem por centenas de milhões de anos e coloque a sua mão em cima da Pangeia!

Esta actividade decorre na área protegida Aspirante Geoparque Algarvensis

Itinerário: Amendoeira - Pirineu (Querença)

Ponto de encontro: Café Mateus no centro da Amendoeira Hora: 09h00

Como chegar: Em Loulé, tomar a estrada para Querença. Em Clareanes, virar à direita e seguir até à Amendoeira.

Coordenadas GPS: 37.174730199634, -7.9646532477645

Localidade: Amendoeira / Pirineu (Querença)

02-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3435. Geodiversidade na área do Moinho do Cotovio e Planalto do Escarpão

Venha conhecer os fósseis de amonites de um mar desaparecido há muito tempo, bem como os depósitos de uma foz de um rio neste mar. Saiba mais sobre os calcários ornamentais extraídos no planalto do Escarpão.

Esta actividade decorre na área protegida Aspirante a Geoparque Algarvensis

Itinerário: Patã de Cima – Moinho do Cotovio- Planalto do Escarpão

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Patã de Cima, à beira da EN 125, em frente ao café A Tasquinha. Hora: 8h45

Como chegar: Vindo de Faro, na EN 125: depois do termo de Fonte de Boliqueime, passar por duas rotundas (sempre em frente) e um semáforo_ o ponto de encontro está logo a seguir de uma paragem de autocarro, em frente de um café.
Vindo de Lagos, na EN 125: Inverter a marcha na rotunda no termo de Patâ de Cima e passar por um semáforo_ o ponto de encontro está logo a seguir de uma paragem de autocarro, em frente de um café.

Localidade: Cotovio

Concelho: ALBUFEIRA

26-07-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3753. Geologia na cidade

Os recursos geológicos são essenciais para a humanidade, para equipamentos tecnológicos, construção civil, etc. Esta atividade pretende promover a diversidade geológica utilizada no centro da cidade de Guimarães. Os participantes irão percorrer o seu centro histórico e identificar os diferentes recursos geológicos usados na paisagem urbana. Os participantes irão observar diversos tipos de rochas e minerais, explorando os princípios que estiveram na sua origem. Será abordado algum do contexto histórico de Guimarães e dos seus monumentos, traçando a distinção entre a evolução histórica da cidade e a escala do tempo geológica.

Itinerário: Centro Histórico de Guimarães

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Guimarães Hora: 10h

26-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3437. Geologia urbana de Faro: As pedras de construção e as suas histórias

Conheça um outro lado da cidade de Faro. Olhe para as pedras de construção da muralha, de edifícios e pavimentos e descubra o seu conteúdo fóssil. Além disso, veja as particularidades dos blocos que constituem a sé e da calçada à portuguesa.

Itinerário: Centro Ciência Viva do Algarve – Vila Adentro – Rua de Santo António – Pontinha – Centro Ciência Viva do Algarve.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Algarve Hora: 16h00

Como chegar: Estacionar o automóvel no Largo de São Francisco e andar ao longo da muralha, no lado virado para a Ria Formosa (paralelo à linha do comboio), até chegar ao Centro Ciência Viva do Algarve.

Localidade: Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Passeio pela cidade com acesso a cadeira em todos os pontos de paragem.

02-08-2023 16:00 - Ação já em curso / terminada

3877. Há vida no rio - Ribeira da Rompecilha

Visita à Ribeira da Rompecilha, um afluente do rio Sul, na localidade da Rompecilha, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna.

Os rios são ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que lá vivem variam de região para região. Alguns destes organismos vivem dentro de água ao longo de toda a sua vida, como os peixes, moluscos e algumas plantas aquáticas, outros, passam uma parte da sua vida dentro de água e a outra fora, como alguns insetos ou os anfíbios. Há ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-água, o guarda-rios ou a galinha-de-água. A presença destes seres vivos depende da qualidade da água do rio mas também da estrutura das margens, pelo que a degradação dos sistemas ribeirinhos por ação do Homem altera também a composição florística e faunística dos mesmos, pois há animais e plantas mais tolerantes ou mais sensíveis a estas alterações. Por isso, a composição faunística dos sistemas aquáticos pode ser usada como indicadora da qualidade da água.

- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio - será efetuada visita ao moinho de água da aldeia e providenciada informação sobre o ciclo do linho.

- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.

Esta ação é realizada em colaboração com a Associação Cultural e Desportiva da Rompecilha

Itinerário: Largo da Rompecilha - Moinho de Água - Ribeira da Rompecilha

Entidade Parceira: Fragas Aveloso - Associação para a Interação Ambiental, Científica, Comunitária e Cultural

Ponto de encontro: Largo do Restaurante Somos Aldeia Hora: 10:00

Como chegar: Sair de S. Pedro do Sul e seguir a EM559 em direcção a Sul, seguir para Adopisco, Amoreira, Ervilhar e sair pela CM1215 para Rompecilha.

Coordenadas GPS: 40.877461, -8.019536

Localidade: Aveloso de Sul

Distrito: VISEU

Será realizado percurso junto da margem da ribeira e poderá atravessar-se a ribeira, utilizando poldras.

3876. Há vida no rio - Ribeira da Vagem

Visita à Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna.

- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio - moinho de água e levada.

- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.

Itinerário: Igreja de Sul, Aveloso de Sul – Ribeira da Vagem – Associação Fragas-Aveloso

Ponto de encontro: Igreja de Sul, Aveloso de Sul Hora: 10:00

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a EM559 em direcção a Oliveira, seguir para Aveloso de Sul até à Igreja, junto ao cemitério.

Localidade: Aveloso de Sul

Distrito: VISEU

Parte do percurso é efetuada numa levada de água, sendo possível molhar os pés.

19-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3878. Há vida no rio – Rio Trouce

Visita ao Rio Trouce, um afluente do rio Sul, na Quinta da Comenda, para conhecer as características principais dos sistemas ribeirinhos desta região, em particular a estrutura das margens, composição da flora e da fauna.

- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio - moinho de água e levada.

- a biodiversidade dos rios
- a relação do Homem com os rios.

Esta ação é realizada em colaboração com a Quinta da Comenda.

Itinerário: Entrada da Quinta da Comenda – Rio Trouce

Ponto de encontro: Quinta da Comenda Hora: 10:00

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a N16 em direção a Bodiosa, passar a aldeia do Paraíso e 200m a seguir desviar para saída à direita com indicação da Quinta da Comenda (3km desde S. Pedro do Sul).

Localidade: Quinta da Comenda

Distrito: VISEU

Percurso efetuado em caminho rural e junto às margens do rio.

26-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3576. Jogo Napoleão Bonaparte: o princípio do fim

O jogo de tabuleiro Napoleão Bonaparte: o princípio do fim convida à diversão em família, que reúne desafios de história, matemática, arte, cidadania e muitas gargalhadas. Entre outras possibilidades, venha conhecer curiosidades sobre o período das Invasões Francesas, defender territórios através de provas incríveis, ou descodificar mensagens mistérios.

Ponto de encontro: Forte da Ajuda Grande - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Sair de Bucelas pelas N115, sair para a estrada Velha do Boição, continuar pela rua do norte e virar para a rua do forte e virar na 2ª à esquerda até ao forte.
Coordenadas: 38.937985, -9.128836

Localidade: Bucelas

23-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3781. Lousal geomegalítico

Rume ao Lousal e caminhe pelo montado alentejano ao redor da aldeia mineira do Lousal. No percurso saiba tudo sobre a geologia regional e, pela mão do arqueólogo Nuno Inácio, conheça dois dos mais representativos monumentos megalíticos e os propósitos da intervenção arqueológica levada a cabo na anta do Monte do Lousal.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 17:30

Como chegar: VINDO DO PORTO OU LISBOA
A partir do Porto tome a A1 até Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 até à saída de Beja/Ferreira. Siga em direção a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire à direita na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.

VINDO DO ALGARVE
A partir do Algarve tome a A2-Norte até à saída de Aljustrel. Siga em direção a Santiago/Sines. Siga, à direita, a indicação “Mimosa”. Cerca de 10 kms depois, vire à esquerda na indicação “Arqueologia Industrial – Lousal”.

Distrito: SETUBAL

Dificuldade: baixa a média.
Extensão do percurso: 8 km
Realizado a pé

29-07-2023 18:00 - Ação já em curso / terminada

3748. Memória da Zona de Couros

A zona de Couros em Guimarães, anteriormente conhecida como Burgo de Couros, situa-se além das muralhas antigas e junto ao rio que atravessa a cidade. Até aos dias de hoje, esta área preserva vestígios da longa tradição da produção de couro, uma atividade que remonta à Idade Média.
Neste percurso interpretativo, convidamos os participantes a desvendar a riqueza cultural desta antiga zona industrial, mergulhando nas diferentes etapas do processo de produção do couro e descobrindo algumas das estruturas remanescentes associadas a esta indústria. Através de uma experiência enriquecedora, haverá a oportunidade de conhecer em detalhes a história e a influência cultural da produção de couro na região.
Junte-se a nós neste passeio fascinante e mergulhe na atmosfera única de um património industrial que moldou a identidade da cidade de Guimarães!

Itinerário: Percurso pela Zona de Couros

Entidade Parceira: Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Guimarães Hora: Depende da data, consultar pormenores da atividade

11-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

09-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3408. Mina de sal-gema - segunda & sexta-feira no verão

Descubra o fantástico interior da Terra, através da visita à mina de sal-gema de Loulé.
Ao longo de um percurso de 1,3 km, deixe-se fascinar pela beleza do sal-gema e envolva-se numa história iniciada há mais de 200 milhões de anos.
Entre na história recente da mineração e entenda a evolução do método de exploração e dos equipamentos, que ao longo de dezenas de anos continuam a extrair este minério, presente em mais de 14 000 produtos.
Aventure-se neste local único e autêntico!

Preço: 16.00 €/participante

Entidade Parceira: Techsalt

Ponto de encontro: Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 80 | 8100-545 LOULÉ | N 37º 08_ 05.46_ O 8º 00_ 29.11_ Hora: 15 minutos antes do inicio da visita

Como chegar: Consulte o separador Turismo/Como Chegar, em http://www.techsalt.pt

Localidade: Loulé

Distrito: FARO

Recomenda-se o uso de roupa confortável e calçado desportivo fechado. | Temperatura no interior da mina 23º C (73,4º F). | Todos os equipamentos de segurança são entregues ao início da visita e recolhidos/devolvidos no fim da visita. | Visita não adequada a participantes com mobilidade reduzida, com escotofobia (medo do escuro) ou claustrofobia a espaços idênticos a transportes públicos subterrâneos, a garagens subterrâneas e a grutas naturais com visitas organizadas ou a minas.

Mais informações: http://www.techsalt.pt/

04-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

08-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

11-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

15-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3750. Moinhos da Pena: geodiversidade e biodiversidade!

Num percurso de cerca de 5 km é possível observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) – os moinhos da Pena! Estes moinhos foram estrategicamente construídos no topo da escarpa do Arrife. São testemunhos da importância da moagem artesanal, onde se moíam os cereais com a força do vento, através de uma série de engrenagens que faziam mover a mós, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde então alguns têm sido recuperados para fins turísticos. Durante o percurso observam-se vários afloramentos de calcário, bem como os matos e vegetação mediterrânica que aqui predominam, onde é possível observar a fusão entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itinerário: Moinhos da Pena (Turismo Rural) – Abrigo da Pena d ‘Água (Arrife) – Capela do Senhor da Serra – Moinhos da Pena

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Moinhos da Pena (39.589339137158326, -8.535781364615138) Hora: 09:00

Localidade: Moinhos da Pena (39.589339137158326, -8.535781364615138)

Concelho: TORRES NOVAS

06-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3472. Muões cósmicos na Mina

O projeto LouMu está instalado na mina do Lousal, e testa uma nova técnica para mapear estruturas geológicas, baseada em “radiografias” feitas com radiação natural produzida na atmosfera por partículas que chegam à Terra vindas da nossa ou outras galáxias: os muões cósmicos. Esta visita inicia-se com uma conversa sobre os raios cósmicos e a técnica de tomografia com muões, que é seguida de uma visita ao detetor instalado na galeria Waldemar acompanhado pelos cientistas (físicos e geólogos) que trabalham no projeto.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 10.45

Como chegar: VINDO DO PORTO OU LISBOA

VINDO DO ALGARVE

06-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3726. O mar, as serras e o ouro

As Serras do Porto são um laboratório vivo onde podemos experienciar uma viagem no tempo geológico, recuando até há cerca de 540Ma, testemunhando a existência de um antigo mar, e, seguidamente, percorrer os diferentes períodos geológicos até à Época Romana, e vislumbrar o legado mineiro que nos foi deixado. A geodiversidade e a biodiversidade deste território, aliadas ao património cultural, proporcionarão ao visitante uma experiência interpretativa de campo para compreender melhor o passado geológico e a história deste território. Com a geóloga do Parque das Serras do Porto, Sara Leal.

Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto

Itinerário: Percurso pedestre de 5 km ao longo do corredor ecológico de Valongo.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Ponto de encontro: Parque de Estacionamento da Azenha. Rua de São João, 4440-100 Campo Hora: 9h15

Como chegar: Porto

Siga pela Av. da França para a N14
6 min (1,8 km)

Siga pela Via Norte e A4 para a R. Manuel de Arriaga em Valongo
17 min (17,3 km)

Siga pela R. Manuel de Arriaga para a R. de São João em Campo

Localidade: Campo, Valongo

Concelho: VALONGO

Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/

22-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3309. O ouro das Portas de Almourão

No rio Ocreza, a exploração de ouro poderá remontar ao período romano, como hoje ainda se pode ver pelas inúmeras conheiras nos terraços fluviais que foram sendo explorados até quase aos dias de hoje. Convidamos todos a vestir a pele de garimpeiros e vir experimentar utensílios e técnicas milenares.

Itinerário: Pequeno percurso até ao rio Ocreza.

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Sobral Fernando, junto à ponte que vem da Foz do Cobrão. Hora: 09:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Sobreira Formosa e depois a M545-1 até Sobral Fernando.
Vindo Castelo Branco, A23 apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

04-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

25-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3786. O planalto de granito rosa das Berlengas: geomonumento a valorizar e divulgar

Pretende-se dar a conhecer a evolução geológica do arquipélago das Berlengas, desde os tempos mais antigos até aos mais recentes. Iremos observar paisagens e geoformas únicas de grande beleza cénica que testemunham ambientes e processos geológicos antigos. Serão focados ainda aspectos relativos ao seu património natural, pois o arquipélago foi considerado pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

Inscrições até 18 de julho. A visita está dependente da existência de vaga para entrada na Berlenga.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva Natural das Berlengas

Itinerário: Peniche - Arquipélago das Berlengas - Peniche

Preço: 36.00 €/participante

Ponto de encontro: Cais de Embarque para as Berlengas (Peniche) Hora: 09:30

Como chegar: IP4 - Peniche - Cais de Embarque para as Berlengas (antigo porto de pesca, junto à fortaleza).

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Grau de dificuldade fácil

31-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3634. Observação astronómica em Pitões das Júnias

Os astros fascinam as pessoas desde sempre. Nesta sessão será possível observar galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues, com o auxílio de um telescópio e o acompanhamento de astrónomos. Também será possível observar a Lua, planetas e outros objetos celestes que estejam visíveis no céu. Serão disponibilizados binóculos, folhetos e planisférios aos participantes inscritos.

Ponto de encontro: Anfiteatro da Escola Hora: 22h

05-08-2023 21:45 - Ação já em curso / terminada

3633. Observação astronómica na praia Norte

Ponto de encontro: Marginal da Praia Norte perto do Praia Norte Café Hora: 22

19-07-2023 21:45 - Ação já em curso / terminada

3630. Observação astronómica no Bom Jesus

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Na zona do antigo Café Esplanada Bom Jesus, em frente ao monóculo. Hora: 22

Localidade: Braga

11-08-2023 21:45 - Ação já em curso / terminada

3631. Observação astronómica no Centro Ciência Viva dos Arcos

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Porta de Entrada do Ciência Viva dos Arcos de Valdevez. Hora: 22

Localidade: Arcos de Valdevez

Concelho: ARCOS DE VALDEVEZ

Distrito: VIANA DO CASTELO

12-08-2023 21:45 - Ação já em curso / terminada

3632. Observação astronómica no mosteiro de Tibães

Ponto de encontro: Porta exterior no Mosteiro de Tibães Hora: 22

Localidade: Mosteiro de Tibães

21-07-2023 21:45 - Ação já em curso / terminada

3804. Observação de avifauna e visita ao Fariseu na embarcação eletrosolar do vale do Côa

A embarcação construída com materiais sustentáveis, movida a energia solar, procura dar uma resposta mais sustentável em termos socioeconómicos e ambientais na visitação ao vale do Côa. Ao longo de um troço de 4 km no rio Côa, compreendido entre o cais da Canada do Inferno e o sítio do Fariseu, os visitantes têm oportunidade de conhecer a arte rupestre do Côa, observar a paisagem e descobrir alguns dos seus aspetos mais importantes, tais como a fauna (como locais de nidificação de aves migratórias), a flora autóctone ripícola, o mosaico agrícola que incluí a trilogia de culturas mediterrânica (amêndoa, azeitona e vinha) e a arquitetura vernacular (pombais e moinhos).
Nota: Este passeio no rio Côa inclui visita guiada por um biólogo e passa pelo núcleo de gravuras rupestres do Fariseu.

Esta actividade decorre na área protegida PAVC

Itinerário: V.N.Foz-Côa- em direção à Ponte do Rio Côa - Saída para a Canada do Inferno

Preço: 16.00 €/participante

Ponto de encontro: Canada do Inferno Hora: 9:00

Como chegar: V.N.Foz-Côa- em direção à Ponte do Rio Côa - Saída para a Canada do Inferno

Localidade: Canada do Inferno, Estrada do Poio, Vila Nova Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa, Guarda, 5150-644, Portuga

Distrito: GUARDA

O percurso será de carro até à Canada do Inferno e de seguida, os participantes embarcarão com a equipa da Fundação Côa Parque e o biólogo António Monteiro.

13-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

13-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

15-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

15-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3336. Observar os planetas do primeiro (Lua) e do sétimo céu (Saturno).

Observação astronómica à vista desarmada e com telescópios, dos planetas do primeiro e do sétimo céu.

Esta actividade decorre na área protegida Não

Itinerário: Sair da A23 em direção à zona histórica de Constância:Casa Memória de Camões.

Preço: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia

Ponto de encontro: Casa Memória de Camões Hora: 21:00

Como chegar: Sair da A23 em direção à zona histórica de Constância:Casa Memória de Camões.

Localidade: Constância

Concelho: CONSTÂNCIA

Mais informações: https://constancia.cienciaviva.pt/

02-09-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3302. Os segredos do vale do Almourão

Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os Segredos do Vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro.

Itinerário: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra” com cerca de 5km.

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Junto à placa de início do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra”. Hora: 09:15

Vindo Castelo Branco, apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.733206533606, -7.7641366662292

18-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

05-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3303. Os segredos do vale do Almourão via “Menina dos Medos”

Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os segredos do vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro. O regresso a Sobral Fernando será efetuado junto ao rio passando pela obra “A Menina dos Medos”.

Itinerário: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra” e com volta a Sobral Fernando pelo “Trilho da Menina dos Medos”, com cerca de 5km. (dificuldade alta)

12-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3703. Pão pão, queijo queijo!

A vida do campo da Beira Baixa nem sempre foi fácil, o que tornou os beirões muito pragmáticos. Pão pão, queijo queijo é isso mesmo, e embora a expressão signifique que “não há cá misturas”, é quando eles se misturam que ficam mesmo bons! Venha aprender a fazer pão e queijo fresco de cabra e descubra as reações químicas que nos permitem comer e chorar por mais! Inclui visita à aldeia (Figueira).

Itinerário: Pequeno percurso na aldeia (Figueira).

Entidade Parceira: SOUL Speaking Out Loud

Localidade: Figueira

22-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3550. Para conhecer e viver a Rota dos Templários

Este percurso, elaborado a partir de Circuitos de Ciência Viva apresentados pelo Museu do Côa, levará o participante a conhecer a ocupação do território nesta região. Iniciando com a visita orientada ao Castelo de Marialva e terminando com uma visita à Vila Templária, dentro do Graben de Longroiva, com passagem pela Coutada e Vinagreira, com visita programada e guiada ao Lagar dos Pinos (lagar de azeite) e regresso a Longroiva com visita às termas.

Itinerário: Marialva-Longroiva

Ponto de encontro: Posto de Turismo Marialva Hora: 14:30

Como chegar: VN Foz Côa- EN 102- Marialva-Longroiva

Localidade: Marialva

Concelho: MÊDA

07-09-2023 14:30 - Ação já em curso / terminada

3785. Passeio geológico da Foz do Douro: uma viagem no Tempo

As rochas presentes ao longo da faixa litoral da cidade do Porto, entre o Forte de São Francisco Xavier e o Molhe de Felgueiras, constituem verdadeiras cápsulas do tempo que encerram uma parte da história geológica do nosso planeta e da Península Ibérica. Nesta visita iremos desvendar os segredos que estas rochas velhinhas encerram, recuando cerca de 1000 milhões de anos.

Itinerário: Passeio Geológico da Foz do Douro (Praia dos Ingleses - Praia do Castelo do Queijo)

Ponto de encontro: Praia dos Ingleses Hora: 10:00

Como chegar: Chegando à Praça do Império, seguir pela Rua de Diu. Vindo da Praça Gonçalves Zarco (Forte S. Francisco Xavier, vulgo Castelo do Queijo), seguir em direcção à Foz do Douro.

Localidade: Foz do Douro e Nevogilde

Distrito: PORTO

Grau de dificuldade fácil. Ação decorre maioritariamente na praia.

03-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3363. Pegadas de Dinossauro - Praia da Salema

Há cerca de 120 milhões de anos, os dinossauros andavam pela Salema, em e Vila do Bispo, e deixaram marcas que passam despercebidas aos banhistas que agora se estendem no areal desta praia. Deixe-se conduzir pelos olhos experientes dos nossos guias e encontre várias pegadas de Dinossauro gravadas nas rochas. Estes vestígios foram descobertos há mais de 20 anos e pertencem a animais que viveram durante o Cretácico inferior. Quanto pesavam, qual a sua altura, a que velocidade corriam, voavam, eram bípedes, carnívoros? Junte-se a nós e encontre a resposta a estas “dino-dúvidas”.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural do Sodueste Alentejano e da Costa Vicentina

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Zona Pedonal em frente à Praia da Salema Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Localidade: Salema

Concelho: VILA DO BISPO

Mais informações: https://lagos.cienciaviva.pt/

18-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3820. Pegadas romanas por Fraxinium...

Esta atividade pretende dar a conhecer uma das vias romanas icónicas do concelho de Vila Nova de Foz Côa: a calçada das Regadas, em Freixo de Numão. Um percurso cheio de história e pontos de interesse, onde somos convidados a sentir o pulsar dos calceteiros do império romano em terras do Douro. 500 metros de calçada com paragens pontuais para perceber o traçado na paisagem! Término noutro espaço importante da calçada, um moinho de tempos mais recentes, onde será servido um pequeno reforço.

Esta actividade decorre na área protegida PAVC

Itinerário: Museu Casa Grande em Freixo de Numão- Calçada Romana- Moinho- Pausa para lanche

Preço: 3.00 €/participante

Entidade Parceira: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Museu Casa Grande – Freixo de Numão R. Direita, 5155-246 Freixo de Numão Contacto-279 789 117 Hora: 14:15

Localidade: Freixo de Numão

08-09-2023 14:15 - Ação já em curso / terminada

3768. Por entre calçadas de Ponta Delgada: à descoberta de simetrias

Roteiro pelas calçadas que embelezam as ruas e praças da cidade de Ponta Delgada, na companhia do matemático Ricardo Teixeira que nos guiará na descoberta das simetrias _escondidas_ nos tão diversos motivos presentes nas nossas calçadas.

Ponto de encontro: Portas da Cidade Hora: 9:30

Coordenadas GPS: 37.739499034553, -25.668461197784

Localidade: Ponta Delgada

Mais informações: https://sites.uac.pt/rteixeira/simetrias/

25-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3549. Por Terras de Riba Côa

Este percurso, elaborado a partir de um dos Circuitos de Ciência Viva apresentado pelo Museu do Côa, levará o participante a conhecer a Torre de Almofala, sítio arqueológico de ocupação romana. De seguida, o visitante descobrirá num recanto mágico o Mosteiro e a Igreja de Santa Maria de Aguiar e por fim, terá a oportunidade de se surpreender com uma das mais belas Aldeias Históricas, Castelo Rodrigo.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural do Douro Internacional

Centro Ciência Viva: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Centro Interpretativo da Torre de Almofala Estrada Municipal 607, s.n. 6440-021 Almofala e Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo Hora: 14:30

Localidade: Centro Interpretativo da Torre de Almofala Estrada Municipal 607, s.n. 6440-021 Almofala e Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo

Concelho: FIG. DE CASTELO RODRIGO

15-09-2023 15:45 - Ação já em curso / terminada

3341. Porque estão os castelos onde estão? O exemplo do castelo de Estremoz

Dada à sua importância no plano da estratégia militar, os castelos foram na sua maioria construídos em pontos elevados. Mas essa escolha pode ter justificações diferentes: por um lado, a maior altitude proporciona melhor visibilidade sobre os inimigos, facilitando a defesa. Por outro, em caso de ataque a ação da gravidade facilita a vida a quem está no castelo, pois aumenta o alcance dos seus projéteis e diminui o alcance dos que são arremessados pelos atacantes. Nesta ação será analisado o caso do castelo de Estremoz, não só na perspetiva da sua arquitetura, mas também procurando perceber a génese da colina onde se localiza.

Itinerário: Estremoz - Castelo - Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 10:15

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz seguir pela N4 (sentido Elvas) ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 até à saída de Estremoz. Entrar na cidade até ao seu Centro (Rossio Marquês de Pombal).
Convento das Maltezas/Pólo de Estremoz da Universidade de Évora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Participantes com mobilidade reduzida, não podem subir ao topo da Torre de Menagem de Estremoz.

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

22-07-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

12-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

02-09-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3798. Praças, jardins e água

Percurso que permite conhecer o Jardim Botânico de Lisboa e a história associada à água e aos jardins na sétima colina, atravessando a galeria subterrânea do Loreto, até São Pedro de Alcântara. O guião da visita permite ficar a conhecer o porquê da criação dos primeiros jardins e praças da capital.

Itinerário: Jardim Botânico - Museu Nacional de História Natural e da Ciência percurso até ao Jardim do Principe Real com entrada no Reservatório da Patriarcal e saída no Miradouro de S. Pedro de Alcântara

Preço: 6.50 €/participante

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Museu Nacional de História Natural e da ciência Hora: 10h

Como chegar: Metro mais próximo: RATO
BUS: 758, 773
Eletrico: 724

Localidade: Rua da Escola Politécnica nº 58 (ao portão do Jardim Botânico)

08-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3719. Rochas e monumentos: safari geológico por Ponta Delgada

A apresentação dos principais tipos de vulcanismo açoriano e das rochas que originam, marcará o início de um percurso de descoberta na cidade de Ponta Delgada, identificando diversos monumentos e as rochas que constituem as suas cantarias. Serão apresentados os vulcões de magma ácido, muito explosivos, conhecidos como vulcões cinzentos, que originam rochas como os traquitos, ignimbritos e pedra-pomes e os vulcões de magma básico, menos explosivos, conhecidos como vulcões vermelhos, que originam o basalto e as escorias basálticas.
Os participantes na ação serão desafiados a fotografar as fachadas de diversos edifícios da cidade e a identificar as rochas utilizadas na sua cantaria, bem como a conhecer a história de alguns monumentos. Em parceria com o Geoparque Açores.

Itinerário: Itinerário: Museu Carlos Machado - Convento de Santo André ˃ Igreja de Todos-os-Santos ˃ Igreja Matriz de São Sebastião ˃ Portas da Cidade ˃ Câmara Municipal de Ponta Delgada ˃ Igreja de São José ˃ Forte de São Brás

Entidade Parceira: Museu Carlos Machado

Localidade: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada

Mais informações: https://museucarlosmachado.azores.gov.pt/pt/

13-09-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3378. Rota do atum

Desde tempos longínquos que o atum é uma importante fonte de alimento para as populações das zonas costeiras. Os romanos, e outros povos que ocuparam o Algarve, exploraram este recurso deixando um legado para as populações atuais. Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por arraiais, sítios onde os pescadores e as respetivas famílias habitavam durante a pescaria. Nesta ação visitaremos o arraial dos 3 Irmãos para explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento das populações que deste dependiam. A atividade é dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Visita ao Arraial 3 irmãos

Ponto de encontro: Comboio turístico para a praia do Barril Hora: 16:20

Como chegar: Direção VRSA - Tavira: Ao chegar a Tavira seguir pela M515 até chegar a Santa Lúzia. Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347 e seguir até chegar à localidade de Santa Luzia.

Coordenadas GPS: 37.092007301759, -7.6740198077468

Localidade: Pedras D_el Rei, Santa Luzia, Tavira

18-07-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

21-07-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

07-08-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

10-08-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

16-08-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

3784. Rota do património geológico e da geodiversidade da cidade do Porto

Nesta visita guiada, vamos conhecer o património geológico e a geodiversidade da cidade do Porto. Recuaremos milhões de anos, percorreremos um antigo fundo oceânico, viajaremos pelo interior da Terra e testemunharemos as forças inimagináveis que afetaram as rochas do Complexo Metamórfico da Foz do Douro. No coração da cidade do Porto, na Avenida dos Aliados, iremos desvendar os seus mistérios e tesouros geológicos com milhões de anos!

Itinerário: Passeio Geológico da Foz do Douro (Praia do Castelo do Queijo – Praia dos Ingleses) – Passeio Alegre (viagem de elétrico) – Praça do Infante – Avenida dos Aliados

Preço: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Associação Portuguesa de Geólogos

Ponto de encontro: Praia do Castelo do Queijo, em frente ao Forte S. Francico Xavier (vulgo Castelo do Queijo). Hora: 10:00

Como chegar: Chegando à rotunda da Boavista, seguir pela Avenida da Boavista até à Praça de Gonçalves Zarco (popularmente conhecida por rotunda do Castelo do Queijo).

Coordenadas GPS: 41.16853105, -8.6900319916288

Localidade: Porto

Distrito: PORTO

Grau de dificuldade fácil. Ação decorre maioritariamente na praia e no centro da cidade.

21-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3377. Rota do polvo

Desde tempos longínquos que o polvo é uma importante fonte de alimento para as populações das zonas costeiras. Em Portugal, esta espécie tornou-se um recurso valioso e muito importante para as populações que o exploram. Nesta ação visitaremos a localidade de Santa Luzia e explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento desta localidade. Esta atividade é dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo.

Itinerário: Santa Luzia caminhada de 1000 metros

Ponto de encontro: Perto do edifício da Docapesca em Santa Luzia Hora: 09:30

Coordenadas GPS: 37.101264406777, -7.6584951819686

Localidade: Santa Luzia, Tavira

18-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

21-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

07-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

10-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

16-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3825. Tesouros Naturais de Trás-os-Montes – Lagoas do Tâmega

A veiga de Chaves localiza-se num vale aplanado, no fundo de uma zona montanhosa envolvente. Aqui corre o rio Tâmega, na margem do qual se observam várias lagoas, cuja origem se deve à extração de inertes, mas que atualmente se encontram tomadas pela natureza.
A singularidade deste local permite a manutenção de uma rica avifauna, onde constam diversas espécies ameaçadas e de onde se destacam as aves aquáticas, algumas das quais bastante raras ou praticamente inexistentes na restante região transmontana.

Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, destacando diversas particularidades científicas que lhe estão associadas, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural. Para tal, desenvolver-se-á um percurso ao longo do rio Tâmega, com o objetivo de se observarem e identificarem as espécies de aves mais emblemáticas deste local.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: BIOMATER - Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza, Lda

Ponto de encontro: Estacionamento na Alameda Galinheira, na margem esquerda do rio Tâmega, a cerca de 70 metros a jusante da ponte da Avenida Mário Soares (Ponto GPS: 41.740811°, -7.463663°). Hora: 8:00

Como chegar: Deslocação até Chaves. Em Chaves, ir até à Alameda Galinheira, que se situa na margem esquerda do rio Tâmega. Estacionar na extremidade norte desta avenida, a cerca de 70 metros a jusante da ponte sobre o rio Tâmega.

Coordenadas GPS: 41.740664194879, -7.4638016762046

Localidade: Chaves

Concelho: CHAVES

Distrito: VILA REAL

08-09-2023 08:00 - Ação já em curso / terminada

3823. Tesouros Naturais de Trás-os-Montes – Mata do Romeu

A Mata do Romeu corresponde a uma mancha florestal mista, de dimensão assinalável, atravessada por um rio de montanha, onde se podem encontrar diferentes espécies arbóreas autóctones, como o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus rotundifolia), o carvalho cerquinho (Quercus faginea) o zimbro (Juniperus oxycedrus) ou a zelha (Acer monspessulanus), além de um coberto arbustivo/herbáceo bastante rico e diversificado.
A elevada biodiversidade deste local, aliada a um bom estado de conservação, justificou a sua integração na lista de sítios da Rede Natura 2000. A riqueza e o bom estado de conservação dos diferentes habitats presentes permitem a manutenção de uma comunidade faunística igualmente rica, de onde se destacam as aves florestais, onde constam várias espécies raras e ameaçadas.
Desenvolver-se-á um percurso em diferentes habitats representativos da área visitada, com o objetivo de se observarem e identificarem espécies selvagens típicas desta região, com ênfase na comunidade de aves.

Esta actividade decorre na área protegida Sítio Rede Natura 2000 - Romeu

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Aproximadamente a meio caminho entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Na estrada N15, no entroncamento desta estrada com o desvio para a aldeia do Romeu (Ponto GPS: 41.530050°, -7.080998°). Hora: 8:00

Como chegar: Para quem vem pela A4, tomar a saída n.º 34/Romeu. Na primeira rotunda tomar o sentido Vila Real/Romeu (1.ª saída). Seguir em frente até ao entroncamento à esquerda a indicar Romeu.

Localidade: Romeu

Concelho: MIRANDELA

06-09-2023 08:00 - Ação já em curso / terminada

3829. Tesouros Naturais de Trás-os-Montes – Serra de Montesinho

Os locais mais inacessíveis das serras de Portugal escondem algum do património ambiental mais emblemático do nosso território, constituindo também um dos últimos refúgios de alguns predadores de topo da cadeia alimentar, como o lobo-ibérico ou a águia-real. Recentemente, em zonas recônditas da serra de Montesinho, foi ainda confirmada a incursão de urso-pardo, o que já não acontecia em Portugal há mais de 100 anos, e que será reflexo da expansão desta espécie nas áreas montanhosas de Espanha junto à fronteira com Portugal.
Nestes locais é ainda possível observar práticas agrosilvopastoris tradicionais que ao longo dos tempos moldaram a paisagem e que se encontram intimamente relacionadas com o rico património natural presente.

Por alguns dos locais mais escondidos da serra de Montesinho, percorreremos trilhos onde existe o testemunho da presença de lobo ou urso, daremos a conhecer estas espécies selvagens e o habitat natural que lhes serve de abrigo, veremos paisagens deslumbrantes e conheceremos os costumes tradicionais das populações de montanha, percebendo a estreita relação entre todos estes elementos.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural de Montesinho

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Largo do Rigueiro, na aldeia de Vilarinho (Ponto GPS: 41.899674°, -6.841203°). Hora: 8:00

Como chegar: A partir de Bragança, tomar a estrada EN308 em direção à aldeia de Vilarinho, parando junto do Largo Rigueiro (Fonte de Mergulho), no extremo norte desta aldeia, onde se localiza o ponto de encontro.

Localidade: Vilarinho

Concelho: BRAGANÇA

10-09-2023 08:00 - Ação já em curso / terminada

3822. Tesouros Naturais de Trás-os-Montes – Serra de Santa Comba

A serra de Santa Comba, encabeçada por um pitoresco santuário, é um dos mais belos miradouros da região transmontana. Local mágico, recheado de lendas e vestígios arqueológicos, possui na sua envolvente grandes manchas florestais, imponentes escarpas rochosas, riachos de montanha e áreas de agricultura tradicional, que no seu conjunto albergam uma rica comunidade faunística, onde figuram diversas aves de rapina ou grandes mamíferos, como o lobo-ibérico ou o corço.
Num percurso entre o sopé e o topo desta serra, observaremos e falaremos este rico património natural, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Em frente ao chafariz situado no Largo da Feira (ou Largo do Franco), na aldeia do Franco (Ponto GPS: 41.433004°, -7.342348°). Hora: 8:00

Coordenadas GPS: 41.433091948582, -7.3423016311435

Localidade: Franco

Concelho: MIRANDELA

05-09-2023 08:00 - Ação já em curso / terminada

3379. Um passeio geológico em Tavira

Acompanhe-nos num passeio pela cidade de Tavira e conheça os edifícios e monumentos, bem como as rochas de que foram feitos. Neste percurso os participantes poderão observar tipos de pedra usados nos edifícios, o seu estado de alteração e discutir a sua proveniência.

Itinerário: CCV Tavira – Centro da cidade – Castelo – Centro da cidade – CCV Tavira

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Tavira Hora: 14:50

Como chegar: Ao chegar a Tavira seguir em direção ao Centro Ciência Viva de Tavira tendo como referência o Largo do Carmo e a Igreja do Carmo

Coordenadas GPS: 37.129050319726, -7.6460121812133

Localidade: Tavira

13-09-2023 15:00 - Ação já em curso / terminada

3710. Um recife de corais no Cerro de São Miguel? Estalactites ao lado da autoestrada?

Sabia que há fósseis de corais no topo do Cerro de São Miguel? Faça connosco um passeio ao fundo de um mar desaparecido e venha ver os fósseis de corais que lá viveram há cerca de 145 milhões de anos, rochas vulcânicas e um algar com estalactites num corte da autoestrada.

Itinerário: Itinerário a pé com declive (cerca de 35 metros de desnível), com cerca de 1000 metros de comprimento. Itinerário de automóvel com 6 km.

Ponto de encontro: Cruzamento para a Igreja de São Miguel Hora: 09h00

Como chegar: Da estrada de Moncarapacho a Santa Catarina da Fonte do Bispo, tomar a estrada para o Cerro de São Miguel. Seguir esta estrada até ao cruzamento da estrada para a Igreja de São Miguel.

Localidade: Cerro de São Miguel

Concelho: OLHÃO

Distrito: FARO

Ação acessível a pessoas com mobilidade reduzida

06-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3353. Um recife de corais, na praia?

- Observação do recife de corais fósseis na Praia da Mareta (Sagres), e da sua envolvente
- Fisiologia e ecologia de corais fósseis e recentes
- Observação de icnofósseis de zoophycos
- Conclusões sobre a paleoecologia (clima e mar) durante o Jurássico média, há cerca de 170 milhões de anos
- Conclusões sobre a paleogeografia da região

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Entrada do parque de estacionamento do restaurante “O Telheiro” Hora: 16:00

19-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3465. Viagem ao centro da Terra

Percurso pela corta mineira do Lousal e Galeria Waldemar d’Orey, uma das primeiras galerias concessionada no Lousal. É possível abordar fenómenos geológicos associados à génese dos sulfuretos maciços polimetálicos da Faixa Piritosa Ibérica, mas também sobre a história da mineração do Lousal, através da identificação dos paióis e entivação.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 10:00

Como chegar: Porto e Lisboa

Algarve

05-08-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

09-09-2023 10:30 - Ação já em curso / terminada

3619. Visita à Ponte 25 de Abril

A Ponte 25 de Abril apresenta características que a tornam única no país, não só pela sua dimensão e complexidade técnica como também pelo facto da sua gestão envolver várias entidades, na medida em que coexistem na ponte os modos de exploração rodoviária e ferroviária.

Os participantes terão possibilidade de visitar a obra e, nesse âmbito, observar alguns dos equipamentos instalados, como sejam as juntas de dilatação, os aparelhos de apoio e as plataformas de inspeção e manutenção. Desfrutarão de uma oportunidade única de conhecer uma estrutura importante na área técnica da engenharia de pontes.

Conheça os acessos

Para mais informações consulte:

Itinerário: Sala de amarração do maciço sul e troço (cerca de 20 metros) do passadiço do tabuleiro ferroviário, incluindo visualização da boca do túnel do Pragal e das plataformas móveis de inspeção/manutenção. Percurso inverso no regresso. Distância total a percorrer de, aproximadamente, 100 metros.

Entidade Parceira: Infraestruturas de Portugal, S.A.

Ponto de encontro: Sede da Infraestruturas de Portugal, Edifício 1, Pragal, Almada Hora: 9h25

Como chegar: Campus do Pragal

Localidade: Pragal

Concelho: ALMADA

15-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3390. Visita a um telheiro tradicional

Alberto Rocha – Cerâmica Artesanal é uma empresa que procura manter o equilíbrio sustentável entre as atividades que desenvolve, os recursos que explora e a natureza. Nesta visita os participantes poderão observar o fabrico de cerâmica artesanal, nomeadamente de ladrilho, telha e tijolo. Terão oportunidade de conhecer algumas fases do processo produtivo que ocorre num “Telheiro”, nomeadamente, recolha da matéria-prima, moagem, amassadura, moldagem, secagem, enforna e desenforna. A atividade é dinamizada em parceria com a empresa Alberto Rocha – Cerâmica Artesanal Lda

Itinerário: Visita ao Telheiro pertencente à empresa Alberto Rocha cerâmica artesanal, LDA

Ponto de encontro: Telheiro Alberto Rocha Cerâmica Artesenal Hora: 10:00

Como chegar: Ao sair de Tavira, seguir pela N270 até chegar a Santa Catarina da Fonte do Bispo. Após chegar a Santa Catarina da Fonte do Bispo seguir pela EN270 em direção de São Brás de Alportel até encontrar a entrada para o Telheiro Alberto Rocha.

Localidade: Santa Catarina da Fonte do Bispo

26-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

09-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3807. Workshop: cerâmica, uma história com 9000 anos

Esta é uma oportunidade única para conhecer o Laboratório de olaria do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa – pondo literalmente com as mãos num material tão importante nesta região. Participe num workshop de iniciação à cerâmica manual, ideal como primeiro contacto com a cerâmica e ótima forma de passar uma manhã diferente e muito tranquila. Será feita uma breve introdução ao barro e a todo o processo por detrás de uma peça de cerâmica e, em seguida, serão abordadas duas técnicas base da cerâmica manual: a técnica da bola e a técnica da lastra. Cada participante escolherá uma delas para fazer uma ou mais peças, conforme o tempo permitir. Por fim, poderá decorar as peças através das técnicas de decalque, baixo ou alto relevo e ainda pintura com engobes. Todas as peças produzidas no workshop serão cozidas e vidradas a transparente por mim e serão levantadas posteriormente num dia a combinar. As primeiras cerâmicas cozidas terão sido produzidas em contexto familiar, de forma acidental ou intencional. A sua função não é muito clara: poderiam ter servido para cozer comida, para guardar alimentos ou poderão ter tido outra função desconhecida... Este workshop é destinado a adultos e crianças com mais de 6 anos, com ou sem experiência, com um mínimo de 5 e um máximo de 20 participantes.

Itinerário: Laboratório de olaria do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa