Listagem de Ações de Verão

3491. Às voltas na ilha

Face aos extensos areais da Figueira da Foz e ao tradicional turismo sol e mar, a ilha da Morraceira é muitas vezes esquecida. Mas este é um lugar único, cuja paisagem é moldada pelas salinas, pisciculturas e extensas áreas de sapal e planícies lodosas e canaviais. É ainda um ecossistema de grande importância ecológica e uma das principais áreas de refúgio, alimentação e reprodução para as aves migratórias, sendo classificada Sítio de Interesse Internacional para as aves aquáticas, no âmbito da Convenção RAMSAR sobre Zonas Húmidas. Venha descobrir a ilha da Morraceira com investigadores da Universidade de Coimbra, conhecer o património natural de um ecossistema rico em biodiversidade e perceber o necessário equilíbrio entre as atividades económicas, o património cultural e histórico, e o ecossistema natural que aqui prospera. Esta atividade é promovida pelo Laboratório MAREFOZ, no âmbito do projeto Quinta Ciência Viva do Sal – Cooperação, Salvaguarda e Inovação.

Esta actividade decorre na área protegida Estuário do Mondego - Sítio de Interesse Internacional para as aves aquáticas, no âmbito da Convenção RAMSAR sobre Zonas Húmidas

Itinerário: Percurso Pedestre na Ilha da Morraceira, Figueira da Foz

Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Entidade Parceira: MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente_ Universidade de Coimbra.

Ponto de encontro: Venturas, Ilha da Morraceira (junto às bombas de gasolina Gasprocar). Hora: 31-07-2023 – 2a feira - 09h15 | 15-09-2023 – 6a feira - 17h00

Como chegar: Na ponte Edgar Cardoso, sair para “Venturas” e estacionar junto às bombas de gasolina Gasprocar. Coordenadas GPS: 40º08’10,39’’ N_ 8º50’51,65’’ W

Localidade: Ilha da Morraceira, Freguesia de São Pedro, Figueira da Foz

Concelho: FIGUEIRA DA FOZ

Distrito: COIMBRA

Percurso pedestre não aconselhado a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informações: https://sermareuc.wixsite.com/sermare/comunidade

Observações: Os participantes deverão levar chapéu, protetor solar, água e calçado adequado.

31-07-2023 09:15 - Ação já em curso / terminada