Listagem de Ações de Verão


2097. O exotismo da biodiversidade na Doca de Alcântara

As espécies exóticas ou não indígenas, chegam de várias partes do mundo com o auxílio das atividades humanas, e podem causar grandes impactos sobre ambientais, com perda de biodiversidade, impactos económicos e até mesmo na saúde humana. A maioria das espécies exóticas marinhas chega através das atividades de navegação, transportadas nos tanques das águas de lastro, ou incrustadas nos cascos das embarcações. As marinas de recreio e portos comerciais são, por isso, vias de entrada privilegiadas para estes viajantes indesejados.
A prevenção da chegada e instalação destas espécies é uma preocupação que tem cada vez mais peso na gestão das infraestruturas portuárias, mas passa pela implementação de boas práticas por parte dos utilizadores, em particular no uso e manutenção das embarcações. A monitorização destas portas de entrada para as espécies exóticas é também uma ferramenta essencial para poder saber quando e onde chegam novas espécies, em particular aquelas que se sabe que poderão ter um comportamento invasor, causando impactos negativos.
No âmbito desta atividade será efetuada uma visita à Doca de Alcântara , uma marina de recreio gerida pela Administração do Porto de Lisboa, localizada junto a um dos portos comerciais mais importantes do país. Os participantes serão recebidos no emblemático edifício da Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, onde será feito um enquadramento ao tema. Será depois efetuada uma visita aos passadiços da Doca de Alcântara, onde os participantes irão realizar as seguintes atividades:
- Medir as condições ambientais da coluna de água
- Usar as diferentes técnicas de amostragem de espécies não indígenas
- Identificar as espécies recolhidas
- Analisar os resultados
Para efetuar estas atividades, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação das principais espécies exóticas que podem estar presentes na doca e de um folheto explicativo do a problemática da introdução de espécies exóticas marinhas.
Com esta ação pretende-se sensibilizar o público para os seguintes
aspetos:
- a importância de prevenir a introdução de espécies exóticas
- a necessidade de implementar boas práticas no uso de embarcações
- a importância da biodiversidade dos estuários e zonas costeiras.

Itinerário: Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos – Doca de Alcântara

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Ponto de encontro: Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos Hora: 9:50h

Como chegar: De carro: Avenida Brasília – Rua Cintura do Porto de Lisboa – Seguir sempre junto à Doca de Alcântara até chegar à Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos
Transportes públicos – todos os transportes com paragem na Avenida 24 de Julho

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

O acesso aos passdiços da marina é difícil para pessoas com mobilidade reduzida

Data:

26-07-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada