Listagem de Ações de Verão

2134. Verão na ribeira com os invertebrados aquáticos

Esta atividade pretende dar a conhecer os ribeiros de montanha e um importante grupo de organismos aquáticos – os macroinvertebrados. Será feita uma breve apresentação dos sistemas ribeirinhos como componentes importantes da paisagem e suscetíveis às atividades humanas. Em seguida será feita uma caracterização da ribeira (Ribeira de São João, Lousã) e uma apresentação das comunidades de macroinvertebrados aquáticos, focando nos insetos. Serão observadas algumas espécies nos seus habitats aquáticos, assim como os vestígios deixados por algumas espécies de insetos na sua passagem para a fase adulta alada. Será realizada uma amostragem de macroinvertebrados aquáticos por um membro da equipa, com recurso a rede de mão_ os participantes serão convidados a experimentar a técnica de amostragem. Os macroinvertebrados recolhidos serão colocados em tabuleiros para manuseio com pinças e observação com lupa pelos participantes. Os participantes farão a identificação dos macroinvertebrados ao nível taxonómico da ordem com recurso a chaves de identificação. No final da sessão os organismos serão devolvidos à ribeira pelos participantes.

Itinerário: Ribeira de São João, Lousã

Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Entidade Parceira: MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente_ Universidade de Coimbra.

Ponto de encontro: Parque de estacionamento ao lado da piscina fluvial Nossa Sra. Piedade, Lousã. Recomenda-se a comparência no ponto de encontro com 15 minutos de antecedência em relação à hora de início indicada. Hora: 14h00

Como chegar: Estando no centro da Lousã, seguir as indicações para o Castelo ou Piscina fluvial Nossa Sra. Piedade: 40.100271N, -8.234157S.

Localidade: Ribeira de São João, Lousã

Concelho: LOUSÃ

Distrito: COIMBRA

Por se desenrolar na ribeira, a atividade não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

04-08-2022 14:00 - Ação já em curso / terminada