Listagem de Ações de Verão


1988. À Descoberta da Faia Brava

O Trilho dos Biólogos é um convite à descoberta em autonomia da Reserva da Faia Brava um dos lugares mais selvagem de Portugal. Originalmente este trilho era utilizado pelos pastores e cabreiros que traziam os seus rebanhos para estas encostas remotas do Côa, localmente denominadas por Faias ou Arribas, actividade esta abandonada
à várias décadas. O trilho percorre terrenos privados da ATNatureza que foram adquiridos no âmbito da ampliação da Reserva da Faia Brava. A sua abertura ao público serve para dar a conhecer esta zona e também para homenagear os biólogos que trabalharam para criar e manter esta área protegida privada.

Flora
Matos de giesta e rosmaninho e algumas manchas de azinhal, com presença de cornalheiras,pilriteiro e zelhas. Observam-se também parcelas de olival tradicional com muros de pedra.

Fauna
Trata-se de um ponto de observação das grandes aves planadoras rupícolas, como o grifo, o britango e a Águia-real. Podem ver-se e ouvir-se os cantos e piares dos passeriformes das encostas do Côa, como melro-azul, as andorinhas das rochas, as toutinegras, escrevedeiras e felosas.

Miradouro da Milhoteira
Trata-se de um dos miradouros mais bonitos e emblemáticos de toda esta região e é o ponto mais importante do percurso, com uma paisagem dramática das encostas do Côa, onde o rio percorre as escarpas rochosas.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva da Faia Brava

Itinerário: Algodres-Reserva da Faia Brava- Algodres

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta

Entidade Parceira: Associação Transumância e Natureza

Ponto de encontro: Igreja Paroquial de Vale de Afonsinho Hora: 9:00

Como chegar: Igreja Paroquial de Vale de Afonsinho - Igreja de São Gregório - Google Maps

Localidade: Algodres

Concelho: FIG. DE CASTELO RODRIGO

Distrito: GUARDA

Datas:

16-08-2022 09:00 - Ação já em curso / terminada

06-09-2022 09:00 - Ação já em curso / terminada