Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


√Āreas Ribeirinhas


846. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď hidrodin√Ęmica da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da Ualg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.
Os participantes, caso tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a acção.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso linear com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 14 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09.30

Como chegar: Na EN 125, tomar a via rápida para o aeroporto de Faro. Na rotunda do aeroporto, tomar a primeira saída em direcção à Praia de Faro. Na 2ª rotunda, seguir em frente_ na 3ª rotunda (Rotunda do Caranguejo), tomar a primeira saída em direcção à ponte. Depois de cruzar a ponte, virar à esquerda pela Av. Nascente. Ao fim de 750m, estacionar. O Centro Náutico da Praia de Faro encontra-se à esquerda, junto aos campos de vólei.

Em alternativa, poderá estacionar fora da Praia de Faro e fazer um agradável passeio a pé pelo passadiço e depois pela Av. Nascente. Neste caso, na Rotunda do Caranguejo tomar a 2ª saída para o grande estacionamento logo a seguir (37.01507, -7.98685).

Coordenadas GPS: 37.004125150963, -7.9881601275711

Localidade: Praia de Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Data:

04-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


889. A import√Ęncia de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. Um rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, com uma din√Ęmica pr√≥pria, vis√≠vel √† superf√≠cie mas com liga√ß√£o ao grande reservat√≥rio subterr√Ęneo (aqu√≠feros). No sistema fluvial ib√©rico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos √ļltimos milh√Ķes de anos (desde o Pr√©-Tejo), constituindo actualmente a ‚Äúart√©ria h√≠drica‚ÄĚ mais longa da pen√≠nsula. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agr√≠colas e industriais, capta√ß√Ķes (rega e abastecimento p√ļblico), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem. Explorar-se-√° o uso do solo na bacia hidrogr√°fica e ir√° avaliar-se a qualidade da √°gua dos afluentes (ribeiros, valas hidr√°ulicas agr√≠colas, rio Tejo), em v√°rios locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a din√Ęmica do sector mais a montante do estu√°rio do Tejo, relacionando com a mar√© din√Ęmica e a mar√© salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a p√©, com desloca√ß√Ķes entre locais usando viatura pr√≥pria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


891. Ambientes fluviais: din√Ęmica, amea√ßas da qualidade da √°gua/sedimentos, indicadores da qualidade que definem o seu uso para fins balne√°rios

O rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, instalado numa bacia hidrogr√°fica. O sistema fluvial uma din√Ęmica pr√≥pria e atrav√©s da sua rede de drenagem transporta √°gua e sedimentos com caracter√≠sticas que reflectem o substrato geol√≥gico regional e/ou as actividades humanas que se desenvolvem na √°rea da sua influ√™ncia.
Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental dos recursos h√≠dricos fluviais e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem.
Desde tempos remotos que, na √©poca de Ver√£o, as comunidades ribeirinhas procuram praias fluviais para ‚Äúir a banhos‚ÄĚ, pelo que a qualidade da √°gua e dos sedimentos deve ser um factor importante que devemos garantir para o bom usufruto de quem procura estes locais.
A determina√ß√£o e a monitoriza√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos para utiliza√ß√£o balnear √© de extrema import√Ęncia para a sa√ļde p√ļblica.
A ingest√£o acidental e o contacto direto com √°guas/sedimentos contaminados por diversas fontes qu√≠micas e/ou biol√≥gicas, pode levar a que se desenvolvam diversas patologias, pondo em risco a sa√ļde das popula√ß√Ķes que frequentam esses locais.
√Č importante conhecer os indicadores da contamina√ß√£o considerados na legisla√ß√£o, sua import√Ęncia, e como s√£o determinados.
O objetivo desta a√ß√£o ser√° a demonstra√ß√£o in situ das principais t√©cnicas utilizadas na recolha e an√°lise de amostras de √°gua/sedimentos, e dar a conhecer os diversos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos, microbiol√≥gicos e limites considerados na legisla√ß√£o nacional que definem uma boa qualidade da √°gua/sedimentos para uso balnear.

A acção vai decorrer de manhã (10-13h) ou de tarde (15-18h), junto à Praia de Valada (Cartaxo).

Itiner√°rio: A actividade vai decorrer junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), com demonstra√ß√Ķes de t√©cnicas de amostragem e de v√°rios equipamentos que permitem a determina√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), no cais de acesso ao ancoradouro de embarca√ß√Ķes. Hora: 9:45 ‚Äď manh√£ e 14:45 - tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja. Depois de Azambuja, e ainda na EN3, virar √† direita para Vale da Pedra/Valada. Passando Ponte do Reguengo seguir sentido Valada e chegando seguir em direc√ß√£o praia fluvial (ou cais de embarca√ß√Ķes).

Coordenadas GPS: 39.081774903054, -8.7578403869867

Localidade: Valada do Ribatejo, Cartaxo

Concelho: CARTAXO

Distrito: SANTAREM

Pequena desloca√ß√£o at√© junto do plano de √°gua par demonstra√ß√Ķes de funcionamento de equipamento.

Datas:

08-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


861. Anilhagem científica de aves na Benémola

Participa√ß√£o numa sess√£o de anilhagem cient√≠fica de aves, na Esta√ß√£o Ornitol√≥gica da Fonte Ben√©mola, com demonstra√ß√£o do processo, por um anilhador credenciado pelo Instituto da Conserva√ß√£o da Natureza e das Florestas (ICNF), identifica√ß√£o das aves a serem anilhadas (esp√©cies, g√©nero, sexo, idade e medi√ß√Ķes biom√©tricas) e reflex√£o sobre a import√Ęncia desta atividade cient√≠fica. Por fim, oportunidade ainda de observar a Biodiversidade existente em particular na galeria rip√≠cola da ribeira da Ben√©mola.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Paisagem Protegida Local da Fonte Ben√©mola ‚Äď sob jurisdicia√ß√£o da C√Ęmara Municipal de Loul√©

Itiner√°rio: 1. Boas vindas no 1¬ļ Painel Informativo geral da √°rea protegida (no in√≠cio do percurso pedestre PR16LLE Fonte Ben√©mola)
2. Caminhada até à estação Ornitológica (E. O.) da Fonte Benémola
3. Sessão de Anilhagem Científica de Aves na E. O. da Fonte Benémola
4. Lanche, no parque de merendas, à conversa sobre a Biodiverididade existente
5. Caminhada de regresso ao ponto de inicio e despedida

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: aspirante Geoparque Algarvensis

Ponto de encontro: 1¬ļ parque de estacionamento, junto ao Painel Informativo geral da √°rea protegida Hora: 9:00

Como chegar: A partir de Loul√©, seguir pela estrada municipal (E.M.) 525 na dire√ß√£o da Tor/Salir, no cruzamento com sem√°foros virar √† direita seguindo as indica√ß√Ķes para a Fonte Ben√©mola.

Coordenadas GPS: 37.198599738029, -8.0043767632751

Localidade: Querença

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Datas:

30-07-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


831. Aves do Algarve: as de c√° e as que est√£o de passagem ‚Äď Albufeira

O litoral algarvio √© um dos melhores locais do nosso pa√≠s para a observa√ß√£o de avifauna. As zonas h√ļmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observ√°vel a partir dos pontos por n√≥s seleccionados. Setembro √© altura de migra√ß√Ķes para Sul e as esp√©cies que se reproduziram no Norte da Europa, passam agora por aqui a caminho de √Āfrica.
Se tem interesse ou mesmo só curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe!, até alguma raridade) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé.

Itinerário: 1700m ao longo do passadiço da lagoa

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Estacionamento da Praia dos Salgados Hora: 17.00

Como chegar: Em Albufeira, seguir a Av. Dos Descobrimentos em direcção à Marina (direcção Oeste). Ao chegar à rotunda que dá acesso à zona da marina, seguir em frente em direcção à Galé por mais 4,7km e virar à esquerda para a Praia dos Salgados. Na próxima rotunda, tomar a segunda saída e, ao fim de 850m, tomar a primeira saída em direcção à praia. 1,2km entrará no estacionamento da Praia dos Salgados e, no fim do estacionamento, do lado direito junto à lagoa, encontrará uma ponte de madeira.

Coordenadas GPS: 37.089915899449, -8.3284734429626

Localidade: Salgados

Concelho: ALBUFEIRA

Distrito: FARO

Data:

10-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada


829. Aves do Algarve: as de c√° e as que est√£o de passagem ‚Äď Faro

O litoral algarvio √© um dos melhores locais do nosso pa√≠s para a observa√ß√£o de avifauna. As zonas h√ļmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observ√°vel a partir dos pontos por n√≥s seleccionados. Setembro √© altura de migra√ß√Ķes para Sul e as esp√©cies que se reproduziram no Norte da Europa, passam agora por aqui a caminho de √Āfrica.
Se tem interesse ou mesmo só curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe!, até alguma raridade) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: Estacion√°ria

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Parque Ribeirinho de Faro Hora: 8h30

Como chegar: Chegando a Faro pela EN 125, vindo de Loulé, na rotunda do Teatro das Figuras, tomar a primeira saída, cruzar a linha de comboio e para no estacionamento mesmo em frente. Seguir a pé junto à vedação do lado esquerdo até à ruína do moinho de maré.

Coordenadas GPS: 37.02225999379, -7.9473154486923

Localidade: Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Data:

07-09-2021 08:30 - Acção já em curso / terminada


830. Aves do Algarve: as de c√° e as que est√£o de passagem ‚Äď Loule

O litoral algarvio √© um dos melhores locais do nosso pa√≠s para a observa√ß√£o de avifauna. As zonas h√ļmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observ√°vel a partir dos pontos por n√≥s seleccionados. Setembro √© altura de migra√ß√Ķes para Sul e as esp√©cies que se reproduziram no Norte da Europa, passam agora por aqui a caminho de √Āfrica.
Se tem interesse ou mesmo só curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe!, até alguma raridade) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: 2,5km entre as salinas do Ludo

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Quinta do Ludo Hora: 17.00

Como chegar: No acesso a Faro pela EN 125, vindo de Loul√©, tomar o acesso ao aeroporto / Praia de Faro. Logo depois de passar por baixo da rotunda elevada do Montenegro / Gambelas, sempre em frente, encostar √† direita para, ao fim de 850m, tomar a sa√≠da √† direita (‚ÄúAcesso local‚ÄĚ) para o Eucalipto. Fazer toda a subida com as lombas at√© uma pequena rotunda para tomar a segunda sa√≠da. Ao fim de 180 m acaba o asfalto. Seguir por mais 2,4km at√© encontrar uma vivenda grande e um pequeno estacionamento.

Coordenadas GPS: 37.030762568015, -7.9971026124267

Localidade: Quinta do Ludo, Almancil

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Data:

09-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada


705. Aves na Ria de Alvor

Caminhada entre as dunas e o spal para fazer uma observação das Aves na Ria de Alvor.

Itiner√°rio: Percurso pela Ria de Alvor.

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Entidade Parceira: Município de Portimão

Ponto de encontro: No estacionamento da Quinta da Rocha (sapal oeste) Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Na estrada 125 entre Portimão e Lagos, virar à direita no cruzamento da Mexilhoeira grande (para quem vem de Lagos) e à esquerda para quem vem de Portimão. Passar o caminho-de-ferro e seguir em frente numa estrada (Caminho da Rocha) de terra batida até ao parque de estacionamento que é o ponto de encontro.

Coordenadas GPS: 37.132411913929, -8.6118810118942

Localidade: Alvor

Concelho: PORTIMÃO

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-portimao.pt/

Datas:

13-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

√Ä descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona h√ļmida adjacente √† ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A import√Ęncia das zonas h√ļmidas no actual contexto das altera√ß√Ķes clim√°ticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A import√Ęncia destes sistemas para a manuten√ß√£o da biodiversidade. Evolu√ß√£o e utiliza√ß√£o pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitoriza√ß√£o da avifauna do Paul. Geodiversidade da regi√£o de Manique do Intendente. Evolu√ß√£o geol√≥gica da regi√£o na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e √°guas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influ√™ncia para a qualidade do solo e das √°guas superficiais e subterr√Ęneas. A utiliza√ß√£o sustent√°vel de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necess√°ria viatura pr√≥pria para pequenas desloca√ß√Ķes entre pontos de observa√ß√£o: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclina√ß√£o que t√™m de ser percorridas a p√© (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


645. Biodiversidade da Barragem da Bravura

Vamos descobrir os insetos e plantas da Esta√ß√£o da Biodiversidade da Barragem da Bravura! Ao longo do percurso podemos identificar esp√©cies emblem√°ticas e mais comuns e estabelecer rela√ß√Ķes muito espec√≠ficas entre insetos e plantas. Local privilegiado por albergar uma grande comunidade de borboletas monarca j√° bem estabelecida na √°rea.

Itinerário: Percurso ao longo dos 8 painéis interpretativos, ao longo da ribeira.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 4 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Painel 1 da Estação da Biodiversidade Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Direc√ß√£o Odi√°xere, seguir pela EN125-9 em dire√ß√£o √† Barragem da Bravura, sempre em frente at√© encontrar um cruzamento com muitas placas e caixas de correio. Entre as placas est√° uma com a indica√ß√£o de Central para a sua direita. Isto acontece antes de iniciar a subida para a barragem da bravura. Vire ent√£o √† direita (seguir√° ao longo de um canal de rega) para chegar ao 1¬ļ painel da esta√ß√£o da biodiversidade. Estacionar neste local.

Coordenadas GPS: 37.186707045976, -8.692889088562

Localidade: Odi√°xere

Concelho: LAGOS

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/ http://www.tagis.pt/barragem-da-bravura.html

Data:

10-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


596. Bra√ßada a Bra√ßada, a √Āgua Ser√° Analisada

As atividades com √°gua, s√£o por si s√≥ garantia de muita divers√£o! Assim, a melhor forma de come√ßar um dia de ver√£o repleto de ci√™ncia √© mesmo entrando numa canoa e fazendo-nos √† √°gua. Nesta atividade, podemos desfrutar de uma relaxante viagem de canoa pelo Rio Ave, tendo como pano de fundo o Mosteiro Santa Clara (Circuito Ci√™ncia Viva) e, simultaneamente, procurar a qualidade da √°gua no rio Ave, atrav√©s da determina√ß√£o de par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos. Aqui, juntamos uma ‚Äúpitada de ci√™ncia‚ÄĚ a uma aventura de ver√£o, onde a √°gua (meio e agente de processos biol√≥gicos fundamentais √© essencial para a vida) tem o papel principal.

Itiner√°rio: Azurara Parque Aventura - rio Ave- Azurara Parque Aventura

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Ponto de encontro: Azurara Parque Aventura Hora: 10.20

Como chegar: Metro: Linha B, Sa√≠da: Esta√ß√£o de Santa Clara, seguir as margens do Rio Ave at√© √† ponte, atravess√°-la, subir na primeira rua √† esquerda (Rua das Figueiras) e seguir as indica√ß√Ķes para o Azurara Parque Aventura (ponto de encontro).
Autoestrada: A28 - Sa√≠da em Vila do Conde - seguir pela Avenida do Atl√Ęntico, na rotunda sair na 3¬™ sa√≠da em dire√ß√£o ao Est√°dio dos Arcos (Rua Dom Sancho I), seguir a linha de metro em dire√ß√£o √† ponte de Vila do Conde (Avenida Jos√© R√©gio, N13), atravess√°-la e virar na Rua da Miseric√≥rdia e seguir as indica√ß√Ķes para o Azurara Parque Aventura (ponto de encontro)

Coordenadas GPS: 41.348866899319, -8.7340878190307

Localidade: Azurara - Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

Datas:

29-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

06-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


868. Breve Encontro com a Lua Formosa

Conjunto de a√ß√Ķes de curta dura√ß√£o para observa√ß√£o diurna da Lua com telesc√≥pio!

Itinerário: Atividade realizada no próprio local

Duração: 0.10 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Rotunda (sul) do Jardim Manuel Bivar, junto à Marina de Faro Hora: nos 5 minutos circundantes ao início da atividade.

Como chegar: Uma vez pr√≥ximo da Marina da cidade de Faro, contorn√°-la sempre com ela do seu lado direito, at√© passar o restaurante _O Coreto_ e chegar √† √ļltima rotunda antes do quartel dos Bombeiros Volunt√°rios (Cruz Lusa). H√° estacionamento (parqu√≠metro) nessa rua, ou no Largo S√£o Francisco (10 minutos a p√©, mais adiante).

Coordenadas GPS: 37.014815401223, -7.9356853904037

Localidade: Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Actividade Acessivel
Pavimento calcetado.

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 15:45 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 16:15 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 16:30 - Acção já em curso / terminada


598. Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação

No mil√©nio dos h√°bitos ‚Äúfast food‚ÄĚ, muitos seres fant√°sticos passam despercebidos √† nossa volta, como acontece com os bugalhos. Mas, o que s√£o bugalhos? Os bugalhos s√£o formados pela rea√ß√£o de uma planta √† picada de um inseto_ podem ter diferentes formas, cores e texturas, e s√£o como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. E onde podemos encontrar os bugalhos? S√≥ √© necess√°rio olhar √† volta e procurar minuciosamente nas diferentes plantas. Junte-se a n√≥s e venha descobrir estas maravilhas da natureza!

Itiner√°rio: Percurso ao longo da Ribeira do Malhadal e Praia Fluvial do Malhadal.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Bar da Praia Fluvial do Malhadal Hora: 9:15

Como chegar: Da A1 ‚Äď sa√≠da para IC8 em Pombal, dire√ß√£o Castelo Branco, sa√≠da do IC8 para Proen√ßa-a-Nova na 1¬™ sa√≠da para Proen√ßa (sa√≠da 37), na 1¬™rotunda virar √† esquerda e seguir as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Da A23 ‚Äď sa√≠da para IC8 em Perdig√£o, em dire√ß√£o a Pombal/Coimbra, sa√≠da do IC8 para Proen√ßa-a-Nova na 3¬™ sa√≠da para Proen√ßa (sa√≠da 37), na 1¬™rotunda virar √† esquerda e seguir as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).

Coordenadas GPS: 39.797280192088, -7.9511805118827

Localidade: Malhadal

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

04-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


600. Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação

No mil√©nio dos h√°bitos ‚Äúfast food‚ÄĚ, muitos seres fant√°sticos passam despercebidos √† nossa volta, como acontece com os bugalhos. Mas, o que s√£o bugalhos? Os bugalhos s√£o formados pela rea√ß√£o de uma planta √† picada de um inseto_ podem ter diferentes formas, cores e texturas, e s√£o como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. E onde podemos encontrar os bugalhos? S√≥ √© necess√°rio olhar √† volta e procurar minuciosamente nas diferentes plantas. Junte-se a n√≥s e venha descobrir estas maravilhas da natureza!

Itiner√°rio: Percurso ao longo das dunas e √°rea envolvente.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Parte Norte do estacionamento da Praia de Quiaios Hora: 9:15

Como chegar: Da A17 Norte - sair para a N109 para Quiaios, virar para Praias até chegar à Praia de Quiaios.
De Sul - sair para a N109, em Cabanas virar para Quiaios/Boa Viagem, seguir até à Praia de Quiaios.

Coordenadas GPS: 40.220834299365, -8.8904015960006

Localidade: Quiaios

Concelho: FIGUEIRA DA FOZ

Distrito: COIMBRA

Data:

06-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


816. Cadoiço: uma ribeira a cuidar!

A Ribeira do Cadoiço é um pequeno oásis de biodiversidade mesmo no coração de Loulé. Nesta atividade vamos ajudar a recuperar o seu estado natural regando algumas árvores nativas e ajudando na manutenção de espécies invasoras de plantas que ameaçam esta zona.

Itinerário: Toda a atividade terá lugar no Largo dos Alámos, na Rua do Cadoiço (Loulé).

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Almargem

Ponto de encontro: Largo dos √Ālamos, Rua do Cadoi√ßo Hora: 09h00

Como chegar: Indo de Faro para Loul√©, seguir pela N125-4 em dire√ß√£o ao Centro de Loul√©. Quando estiver a chegar ao centro, vai passar pela bomba de gasolina da Galp. Vire imediamente depois √† esquerda, pela Rua do Cadoi√ßo. Siga sempre em frente at√© chegar a um largo com uma ponte estilo romano. Essa ponte √© a Ponte dos √Ālamos e encontra-se no Largo dos √Ālamos, onde a atividade decorrer√°.

Coordenadas GPS: 37.13291015278, -8.0230368913917

Localidade: S√£o Clemente

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Data:

15-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


878. De olhos postos nos Insetos da Estação de Biodiversidade da Ribeira de Alportel

A esta√ß√£o de biodiversidade da Ribeira de Alportel localiza-se junto ao limite sul do S√≠tio Caldeir√£o da Rede Natura 2000, muito pr√≥ximo da fronteira com o Barrocal. O caminho da esta√ß√£o acompanha a margem esquerda da Ribeira de Alportel atravessando uma grande diversidade de habitats - galeria rip√≠cola bem conservada, prados, matos mediterr√Ęnicos, etc ‚Äď que lhe conferem uma elevada biodiversidade. Ao longo do passeio, realizado em pareceria com a C√Ęmara Municipal de S√£o Br√°s de Alportel, ser√° feita a interpreta√ß√£o da paisagem com enfoque nos insetos, na vegeta√ß√£o, na geologia e tamb√©m nas marcas de ruralidade.

Itinerário: Início junto ao painel principal da ebio, caminhada até à zona da ribeira com passadeiras e regresso ao ponto de origem (percurso circular)

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Junto ao painel inicial da Ebio Hora: 17h15

Como chegar: Seguir pela EN2 até à localidade Alportel, no centro virar à direita tomando a EM1202 no sentido de Parises, seguir a EM1202 até encontrar, à direita, antes da ponte, o painel de início da ebio, local de início do passeio

N37¬ļ10¬ī43_ W7¬ļ53¬ī31_

Coordenadas GPS: 37.178719130977, -7.8919546546249

Localidade: Cova da Muda

Concelho: S√ÉO BR√ĀS DE ALPORTEL

Distrito: FARO

Passeio a pé por carreiros de terra

Data:

03-09-2021 17:30 - Acção já em curso / terminada


892. Do pr√©-Tejo ao Tejo actual: a evolu√ß√£o nos √ļltimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolu√ß√£o do Baixo-Tejo nos √ļltimos milhares de anos (do Pr√©-Tejo √† actualidade) e a sua rela√ß√£o com a subida do n√≠vel m√©dio do mar.
Din√Ęmica do rio/estu√°rio do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouch√Ķes, praias, plan√≠cies de inunda√ß√£o, ‚Ķ) e estuarinas (sapais, rasos de mar√©, restingas, ‚Ķ). Qualidade da √°gua e sedimentos.
Ocupa√ß√£o/tipo de actividade humana pr√©-hist√≥rica, hist√≥rica e actual na depend√™ncia da din√Ęmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palaf√≠ticas, a explora√ß√£o de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protec√ß√£o, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medi√ß√£o dos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos da √°gua. Recolha e observa√ß√£o de sedimentos. Observa√ß√£o de avifauna.

A ac√ß√£o desenvolve-se para 2 grupos, um de manh√£ (9h ‚Äď 13h) e um de tarde (14h ‚Äď 18h).
A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja (embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarca√ß√£o ‚Äď o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das gar√ßas, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 ‚Äď Grupo da manh√£ e 13:30 ‚Äď Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro at√© ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrer√° dentro da embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quil√≥metros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com in√≠cio na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a plan√≠cie de inunda√ß√£o do rio, terras f√©rteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terra√ßo fluvial com antigas pedreiras de tufo calc√°rio, um moinho de √°gua em ru√≠nas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordin√°rio conjunto de galerias subterr√Ęneas escavadas em tufos calc√°rios, com import√Ęncia a n√≠vel nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

Concelho: TORRES NOVAS

Distrito: SANTAREM

Data:

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


859. Exóticas Invasoras na Ribeira de Alportel - parte II

Após uma breve conversa sobre os impactes das espécies exóticas invasoras iremos percorrer um pequeno troço da ribeira de Alportel na Fonte Férrea e, para além de identificar as espécies exóticas invasoras existentes no local, vamos realizar uma ação de voluntariado ambiental de descasque de acácia. Levar água, chapéu, roupa e calçado confortável.

Itinerário: Pequeno percurso (500m) junto à Fonte Férrea

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: APA/ARH Algarve - Voluntariado Ambiental para a √Āgua

Ponto de encontro: Café Avalanche Hora: 10.00

Como chegar: Depois de passar por S. Brás de Alportel seguir em direção a Alportel e na Estrada Nacional 2 ( N2 ) Depois de passar Alportel virar à direita na estrada para a Fonte Férrea .

Coordenadas GPS: 37.185177055971, -7.9143725575714

Localidade: Alportel - Fonte Férrea

Concelho: S√ÉO BR√ĀS DE ALPORTEL

Distrito: FARO

Data:

17-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


858. Exóticas Invasoras na Ribeira de Quarteira - parte I

Após uma breve conversa sobre os impactes das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas iremos percorrer um troço da ribeira de Quarteira (cerca de 3 km) e identificar as espécies exóticas invasoras existentes no local e perceber o que podemos fazer enquanto cidadãos.
Levar água, chapéu, roupa e calçado confortável.

Itiner√°rio: Percurso ao longo da ribeira de Quarteira (cerca de 3 km) na zona do Castelo de Paderne

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: APA/ARH Algarve - Voluntariado Ambiental para a √Āgua

Ponto de encontro: O Parque de Estacionamento que fica debaixo da autoestrada. 37¬ļ 09_ 36.40__ N 8¬ļ 12_ 03.80__ W Hora: 9.00

Como chegar: Na Via do Infante (A22) sair no nó de Albufeira e seguir em direção a Paderne. À entrada de Paderne vira à direita em direção ao Castelo de Paderne. O Parque de Estacionamento fica debaixo da autoestrada.

Coordenadas GPS: 37.160056001784, -8.2009934129028

Localidade: Paderne

Concelho: ALBUFEIRA

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://www.visitalgarve.pt/pt/3564/percurso-do-castelo-de-paderne.aspx

Data:

24-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


835. H√° vida no rio - Ribeira da Vagem

Os rios s√£o ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que l√° vivem variam de regi√£o para regi√£o. Alguns destes organismos vivem dentro de √°gua ao longo de toda a sua vida, como os peixes, moluscos e algumas plantas aqu√°ticas, outros, passam uma parte da sua vida dentro de √°gua e a outra fora, como alguns insetos ou os anf√≠bios. H√° ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-√°gua, o guarda-rios ou a galinha-de-√°gua. A presen√ßa destes seres vivos depende da qualidade da √°gua do rio mas tamb√©m da estrutura das margens, pelo que a degrada√ß√£o dos sistemas ribeirinhos por a√ß√£o do Homem altera tamb√©m a composi√ß√£o flor√≠stica e faun√≠stica dos mesmos, pois h√° animais e plantas mais tolerantes ou mais sens√≠veis a estas altera√ß√Ķes. Por isso, a composi√ß√£o faun√≠stica dos sistemas aqu√°ticos pode ser usada como indicadora da qualidade da √°gua. No √Ęmbito desta atividade ser√° efetuada uma visita √† Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as caracter√≠sticas principais dos sistemas ribeirinhos desta regi√£o, em particular a estrutura das margens, composi√ß√£o da flora e da fauna. Os participantes ir√£o efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- √Ārvores e arbustos da galeria rip√≠cola
- Plantas aqu√°ticas
- Invertebrados aqu√°ticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos.
Com esta a√ß√£o pretende-se sensibilizar o p√ļblico para os seguintes
aspetos:
- a import√Ęncia dos sistemas aqu√°ticos e da sua prote√ß√£o
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.

Itiner√°rio: Igreja de Sul, Aveloso de Sul ‚Äď Ribeira da Vagem ‚Äď Associa√ß√£o Fragas-Aveloso

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Entidade Parceira: Associação Fragas Aveloso

Ponto de encontro: Largo da Igreja de Sul, Aveloso de Sul, S√£o Pedro do Sul, Viseu - 40.82845809766701N -8.046173751354218S Hora: 10:00h

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a EM559 em direcção a Oliveira, seguir para Aveloso de Sul até à Igreja, junto ao cemitério.

Coordenadas GPS: 40.828521242022, -8.0460582913665

Localidade: Aveloso de Sul

Concelho: SÃO PEDRO DO SUL

Distrito: VISEU

Parte do percurso será feito por uma levada de água, pelo que se recomenda calçado que permita caminhar dentro de água.

Data:

15-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


836. H√° vida no rio ‚Äď Rio Trouce

Os rios s√£o ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que l√° vivem variam de regi√£o para regi√£o. Alguns destes organismos vivem dentro de √°gua ao longo de toda a sua vida, como os peixes, moluscos e algumas plantas aqu√°ticas, outros, passam uma parte da sua vida dentro de √°gua e a outra fora, como alguns insetos ou os anf√≠bios. H√° ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-√°gua, o guarda-rios ou a galinha-de-√°gua. A presen√ßa destes seres vivos depende da qualidade da √°gua do rio mas tamb√©m da estrutura das margens, pelo que a degrada√ß√£o dos sistemas ribeirinhos por a√ß√£o dos seres humanos altera tamb√©m a composi√ß√£o flor√≠stica e faun√≠stica dos mesmos, pois h√° animais e plantas mais tolerantes ou mais sens√≠veis a estas altera√ß√Ķes. Por isso, a composi√ß√£o faun√≠stica dos sistemas aqu√°ticos pode ser usada como indicadora da qualidade da √°gua. No √Ęmbito desta atividade ser√° efetuada uma visita √† Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as caracter√≠sticas principais dos sistemas ribeirinhos desta regi√£o, em particular a estrutura das margens, composi√ß√£o da flora e da fauna. Os participantes ir√£o efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- √Ārvores e arbustos da galeria rip√≠cola
- Plantas aqu√°ticas
- Invertebrados aqu√°ticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos.
Com esta a√ß√£o pretende-se sensibilizar o p√ļblico para os seguintes
aspetos:
- a import√Ęncia dos sistemas aqu√°ticos e da sua prote√ß√£o
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.

Itiner√°rio: Entrada da Quinta da Comenda ‚Äď Rio Trouce

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Entidade Parceira: Associação Fragas Aveloso

Ponto de encontro: Entrada da Quinta da Comenda Hora: 10.00h

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a N16 em direção a Bodiosa, passar a aldeia do Paraíso e 200m a seguir desviar para saída à direita com indicação da Quinta da Comenda (3km desde S. Pedro do Sul)

Coordenadas GPS: 40.745034, -8.039886

Localidade: Quinta da Comenda

Concelho: SÃO PEDRO DO SUL

Distrito: VISEU

Actividade Acessivel
Oa caminhos de acesso ao rio dentro da Quinta são circuláveis por automóvel, mas são de terra batida e irregulares.

Data:

29-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


648. Lib√©lulas e Libelinhas nas Fontes de Est√īmbar

Esta sa√≠da de campo pretende dar a conhecer a riqueza do S√≠tio das Fontes em Lagoa. Nos meses de maior calor h√° uma grande aflu√™ncia de lib√©lulas e libelinhas nas margens deste local. Das 51 esp√©cies de odonata que se podem observar no Algarve, o s√≠tio das fontes de Est√īmbar √© considerado um dos locais mais interessantes no Algarve para a observa√ß√£o, fotografia e estudo das lib√©lulas e libelinhas, apresentando uma grande diversidade de esp√©cies.

Itiner√°rio: Percurso pelas Fontes de Estombar, junto das zonas com √°gua.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 4 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Parque de estacionamento das Fontes de Est√īmbar Hora: 10 minutos antes da hora de in√≠cio da atividade

Como chegar: Quem segue a partir de Portim√£o, ao chegar a Est√īmbar, vire √† esquerda, na 2¬™ entrada, (a que est√° logo antes da passagem de n√≠vel). Se vier do sentido inverso (sentido Faro) √© logo a 1¬™ entrada de Est√īmbar logo a seguir √† passagem de n√≠vel. Em Est√īmbar, vire na primeira √† direita, passar√° uma subida ao lado do campo de futebol e siga em frente_ 200 m ap√≥s passar por baixo do viaduto da Via do Infante vire √† esquerda e pouco depois encontrar√° o Parque das fontes de Est√īmbar.

Coordenadas GPS: 37.161548024709, -8.4846852959899

Localidade: Est√īmbar

Concelho: LAGOA (ALGARVE)

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/

Data:

13-08-2021 16:30 - Acção já em curso / terminada


871. Navegação pelos Astros da Ria Formosa em Barco Solar

Observação astronómica numa ilha da Ria Formosa, após transporte em Barco movido a energia solar.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Após a chegada de todos os participantes, atravessaremos a linha de caminho de ferro, até ao Cais da Porta Nova, onde embarcaremos no barco solar. Faremos a viagem até uma ilha da Ria Formosa, onde desembarcaremos, e iniciamos o desafio astronómico desta atividade, incluindo a observação com telescópio.

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Cais de Embarque da Porta Nova Hora: 20:00

Como chegar: O Cais fica depois da Marina de Faro, no final da Rua Comandante Francisco Manuel, junto à passagem pedonal da linha de caminho de Ferro.

Coordenadas GPS: 37.01243990581, -7.9356907548217

Localidade: Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

O desembarque na ilha não é indicado a dificuldades de mobilidade!

Data:

02-08-2021 20:30 - Acção já em curso / terminada


630. No Reino das Borboletas

Sabes que existem mais de 100 espécies de borboletas diurnas em Portugal? Gostavas de conhecer algumas dessas espécies? Então esta actividade é para ti!!

Itinerário: Percurso pedestre entre o Sobreirinho e as Lapas para observação de borboletas diurnas (cerca 4km no total).

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Associação 30por1linha

Ponto de encontro: Praia Fluvial do Sobreirinho Hora: 9:00

Como chegar: Saindo da cidade de Tomar seguir pela estrada do Prado em direcção à aldeia da Póvoa. Chegando à aldeia da Póvoa virar à esquerda em direcção ao sobreirinho.

Localidade: Sobreirinho - Póvoa

Concelho: TOMAR

Distrito: SANTAREM

Não acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Data:

07-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


866. Observação Astronómica ao pé do Moinho de Maré

Breve passeio a pé até ao Moinho de Maré, pelo Parque Natural da Ria Formosa, acompanhado dos sons e avistamentos de alguns animais do parque. Segue-se observação astronómica a olho nu e com telescópio.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso a pé desde a entrada do Parque Natural da Ria Formosa até ao Moinho de Maré

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Entrada principal do Parque Natural da Ria Formosa Hora: 19:50

Como chegar: Saindo de Olh√£o pela Estrada Nacional EN125 em dire√ß√£o a Vila Real de Santo Ant√≥nio, virar √† direita nas bombas de gasolina da Cepsa, seguindo indica√ß√£o de _Parque de Campismo_. Nessa rua, siga sempre em frente, e atravesse a passagem de n√≠vel da linha de caminho de ferro. A entrada do Parque Natural √© o √ļltimo por√£o do lado esquerdo dessa rua, antes da (√ļnica) curva.

Coordenadas GPS: 37.032938037086, -7.8218685330657

Localidade: Quinta de Marim

Concelho: OLHÃO

Distrito: FARO

Actividade Acessivel
Em caso de mobilidade muito reduzida, com autorização do Parque, há possibilidade do veículo se deslocar até ao local de observação, sujeito às regras de circulação do recinto.

Data:

11-08-2021 20:15 - Acção já em curso / terminada


869. Observação dos Astros Salgados

Observação astronómica noturna a olho nu e com telescópio (Praia dos Salgados).

Itinerário: Travessia a pé do passadiço/ponte de madeira até ao local de observação

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da praia dos Salgados, junto ao acesso da praia Hora: 20:45 (15 minutos antes da atividade)

Como chegar: A Praia dos Salgados fica no extremo Sudoeste do concelho de Albufeira, pr√≥ximo da Gal√©. O caminho mais pr√°tico pode ser vindo da rotunda da EN125 da Guia, virando para sul em dire√ß√£o a Gal√© e Vale de Parra. Na rotunda de Vale de Parra continua-se para sul at√© √† rotunda seguinte (centro comercial da Gal√© / Abel Carrasquinho) que fica na Estrada dos Salgados. Nesta rotunda vira-se √† direita, para Oeste, seguindo as indica√ß√Ķes para a Praia dos Salgados. Ir com aten√ß√£o na rotundas para a placa castanha com s√≠mbolo de praia que indica _Salgados_ ou VidaMar Resort. Esta surge antes da urbaniza√ß√£o dos Salgados, e antes do campo de golfe. (evitar dire√ß√Ķes de _Golf_ e de _Pal√°cio de congressos_).
N√£o aconselhamos estacionar no extremo Oeste do passadi√ßo no concelho de Silves (Lagoa dos Salgados) devido √† dist√Ęncia at√© ao local, que poder√° ser desagrad√°vel com o fresco da noite no regresso.

Coordenadas GPS: 37.08971370967, -8.328543180397

Localidade: Salgados

Concelho: ALBUFEIRA

Distrito: FARO

No acesso ao local encontrar-se-á passadiço em madeira e terreno arenoso. Não preparado para pessoas com mobilidade reduzida

Data:

09-08-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada


752. Passeio Interpretativo na Lagoa de √ďbidos

A Lagoa de √ďbidos √© o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e √ďbidos. Pela sua localiza√ß√£o e dimens√£o, √© um local importante do ponto de vista ornitol√≥gico. A diversidade de habitats que comp√Ķem a √°rea da lagoa de √ďbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de esp√©cies de aves.
Parta √† descoberta da maravilhas naturais da Lagoa de √ďbidos num passeio interpretativo guiado pela Associa√ß√£o de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Traga roupa e calçado confortável e se tiver binóculos e/ou máquina fotográfica.

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas do Arelho.
A atividade termina no ponto de encontro.

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 3.00 €/participante

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Associação PATO (associação de defesa do Paul de Tornada)

Ponto de encontro: Parque de merendas do Arelho (39.399123, -9.197733) Hora: 10h00

Como chegar: Em √ďbidos, seguir em dire√ß√£o √† localidade do Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Nas Caldas da Rainha, seguir em dire√ß√£o ao Bairro da Senhora da Luz (√ďbidos) e a√≠ em dire√ß√£o ao Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Localidade: Arelho

Concelho: √ďBIDOS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: http://www.associacao-pato.org/

Datas:

17-07-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada


557. Pequenos exploradores no parque

O Curtir Ci√™ncia promove uma ‚Äúmiss√£o‚ÄĚ de explora√ß√£o e identifica√ß√£o de insetos no Parque da Cidade de Guimar√£es. A identifica√ß√£o dos insetos ser√° feita com recurso a chaves dicot√≥micas apresentadas em forma de ‚Äújogo‚ÄĚ com fotos ilustrativas.

Itiner√°rio: Percurso pedestre pelo parque da cidade de Guimar√£es.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Ponto de encontro: Estacionamento inferior do parque da cidade (junto ao restaurante Formigas) Hora: 10:00

Como chegar: Seguir as indica√ß√Ķes para parque da cidade de Guimar√£es.

Coordenadas GPS: 41.446361723634, -8.281534785202

Localidade: Guimar√£es

Concelho: GUIMARÃES

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://ccvguimaraes.pt/

Data:

09-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


607. Pernas PrAndar

Percurso Interpretativo da Paisagem, Ciência, História Natural e Humana da Mina do Lousal, incluindo parte da Corta Mineira, mas também outros locais relevantes e identitários desta antiga Vila Mineira e seu entorno. Explicar-se-ão a história geológica e a evolução da paisagem industrial ligada ao desenvolvimento mineiro e sua arquitetura, focando-se períodos marcados de evolução desde o início da mina em 1900, a fase da mecanização, o abandono e a desertificação do território, etc..

Itiner√°rio: Aldeia Mineira do Lousal

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 8.30

Como chegar: A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 at√© √† sa√≠da de Beja/Ferreira. Siga em dire√ß√£o a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire √† direita na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ. Vindo do Algarve. A partir do Algarve tome a A2-Norte at√© √† sa√≠da de Aljustrel. Siga em dire√ß√£o a Santiago/Sines. Siga, √† direita, a indica√ß√£o ‚ÄúMimosa‚ÄĚ. Cerca de 10 kms depois, vire √† esquerda na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ.

Coordenadas GPS: 38.036242, -8.426558

Localidade: Lousal
Centro Ciência Viva do Lousal

Concelho: GR√āNDOLA

Distrito: SETUBAL

Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado ligeiro (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias). Uso obrigatório de máscara.

Data:

04-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


553. Tanque com vida

Os charcos podem apresentar n√≠veis de biodiversidade consider√°veis, podendo mesmo funcionar como hotspots de biodiversidade em termos locais. Nesta atividade iremos explorar a biodiversidade presente no ‚ÄúTanque com Vida‚ÄĚ atrav√©s da observa√ß√£o de anf√≠bios e macroinvertebrados, bem como um identificar um conjunto de caracter√≠sticas ess√™ncias para a sua preserva√ß√£o.

Itinerário: A atividade irá decorrer junto aos tanques das antigas fábricas de curtumes da zona de Couros, junto ao centro histórico de Guimarães.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Ponto de encontro: Junto à entrada do Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães. Hora: 10:00

Como chegar: A partir do centro de Guimar√£es, seguir as indica√ß√Ķes para o Curtir Ci√™ncia - Centro Ci√™ncia Viva de Guimar√£es.

Coordenadas GPS: 41.439573857357, -8.2919739426879

Localidade: Guimar√£es

Concelho: GUIMARÃES

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://ccvguimaraes.pt/

Data:

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


593. Todos a Bordo e Prontos a Zarpar no Rio Ave

Partimos de uma das quatro esta√ß√Ķes do Circuito Ci√™ncia Viva e zarpamos numa viagem onde a ci√™ncia, a tecnologia, a hist√≥ria e a cultura andam sempre de m√£os dadas. Aventuramo-nos na explora√ß√£o de tecnologias associadas √† constru√ß√£o naval em madeira e aos instrumentos de navega√ß√£o mar√≠tima. Sentimos o ritmo deste desafio no passeio de lancha pela foz do Rio Ave e experienciamos as dificuldades de navegabilidade minimizadas no uso de embarca√ß√Ķes de menor porte.

Itiner√°rio: Cais das Lavandeiras na Zona Ribeirinha, em Vila do Conde (Marina de Vila do Conde ‚Äď Nau Quinhentista ‚Äď Alf√Ęndega R√©gia ‚Äď Casa do Barco ‚Äď Foz do Rio Ave ‚Äď Marina de Vila do Conde)

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Ponto de encontro: Marina de Vila do Conde, Cais das Lavandeiras na Zona Ribeirinha Hora: 9.50

Como chegar: Metro: Utilizar Linha B (Est√°dio do Drag√£o-P√≥voa do Varzim) - Sair na Esta√ß√£o Santa Clara-Descer a Av. Figueiredo Faria - Passar por baixo da Ponte sobre o Rio ave - A 200 m sempre paralelo √° margem do rio vai encontrar Casa do Barco - Loja de Turismo Interativa em frente encontra-se a Marina de Vila do Conde.Na R. 5 de Outubro vira √† direita e esta torna-se na Pra√ßa da Rep√ļblica - Na Pra√ßa da Rep√ļblica vira √† direita e esta torna-se na R. do Cais das Lavandeiras - O destino encontra-se √° esquerda.
Carro: N13 sentido Porto-Vila do Conde - Na R. 5 de Outubro vira √† esquerda e esta torna-se na Pra√ßa da Rep√ļblica - Na Pra√ßa da Rep√ļblica vira √† direita e esta torna-se na R. do Cais das Lavandeiras - O destino encontra-se √° esquerda.
N13 sentido P√≥voa de Varzim-Vila do Conde - Na R. 5 de Outubro vira √† direita e esta torna-se na Pra√ßa da Rep√ļblica - Na Pra√ßa da Rep√ļblica vira √† direita e esta torna-se na R. do Cais das Lavandeiras - O destino encontra-se √° esquerda.

Localidade: Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

Datas:

23-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

05-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

19-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


811. Visita ao Centro de Educa√ß√£o Ambiental da Tejo Atl√Ęntico

O Centro de Educa√ß√£o Ambiental da Tejo Atl√Ęntico ‚Äď F√°brica de √Āgua, uma nova gera√ß√£o de produtos √© um espa√ßo novo, dedicado √† educa√ß√£o e sensibiliza√ß√£o ambiental onde se desenvolvem v√°rias atividades participativas focadas no valor da √°gua nas suas diferentes dimens√Ķes.
Neste centro educativo a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades ludico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais.
O espa√ßo permite que os visitantes usufruam de diversas experi√™ncias focadas no Uso Eficiente da √Āgua e na Economia Circular e, claro est√°, no Valor da √Āgua, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das F√°bricas de √Āgua na gest√£o do ciclo urbano da √°gua e na valoriza√ß√£o dos recursos a√≠ gerados.

Esta actividade decorre na √°rea protegida n.a.

Itiner√°rio: Durante a visita ao CEA (Centro de Educa√ß√£o Ambiental) ser√£o dadas a conhecer curiosidades sobre a √°gua e o seu valor e realizadas diversas atividades relacionadas com o uso eficiente da √°gua e a sua valoriza√ß√£o na F√°brica de √Āgua. Ser√° ainda feita uma abordagem do processo de tratamento de √°guas residuais quando chegam √† F√°brica de √Āgua.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: √Āguas do Tejo Atl√Ęntico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da F√°brica de √Āgua de Beirolas. Hora: 10h15 e 14h15

Como chegar: A F√°brica de √Āgua de Beirolas fica localizada no Parque das Na√ß√Ķes.
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.

Coordenadas GPS: 38.78874700154, -9.0971945466308

Localidade: F√°brica de √Āguas de Beirolas
R. Chen He
1990-513 Lisboa
Portugal
Ver no Google Maps

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/beirolas

Datas:

24-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada