Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


Geologia


654. A areia da praia é feita de quê?

Durante o verão gostamos de passar grande parte do nosso tempo nos areais das nossas praias. Por todo o país, temos praias com areias com diferentes granulometrias e cores, mas será que todas têm a mesma constituição? Nesta atividade os participantes, poderão observar e analisar diferentes amostras de areia e verificar qual a constituição das diferentes areias que constituem os nossos areais e não só. Esta atividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: IPMA Tavira

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: IPMA Tavira Hora: 10:00

Como chegar: Ao chegar a Tavira, seguir em dire√ß√£o ao Centro Comercial Tavira Gran-Plaza. Ao chegar √†s imedia√ß√Ķes do Centro Comercial efetuar a rotunda e seguir em dire√ß√£o ao Hotel Vila Gal√© Albacora/Forte do Rato. Uma vez no Forte do Rato, entrar no parque de estacionamento das instala√ß√Ķes do IPMA Tavira.

Coordenadas GPS: 37.122412229546, -7.6195119561462

Localidade: Tavira

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


846. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď hidrodin√Ęmica da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da Ualg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.
Os participantes, caso tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a acção.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso linear com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 14 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09.30

Como chegar: Na EN 125, tomar a via rápida para o aeroporto de Faro. Na rotunda do aeroporto, tomar a primeira saída em direcção à Praia de Faro. Na 2ª rotunda, seguir em frente_ na 3ª rotunda (Rotunda do Caranguejo), tomar a primeira saída em direcção à ponte. Depois de cruzar a ponte, virar à esquerda pela Av. Nascente. Ao fim de 750m, estacionar. O Centro Náutico da Praia de Faro encontra-se à esquerda, junto aos campos de vólei.

Em alternativa, poderá estacionar fora da Praia de Faro e fazer um agradável passeio a pé pelo passadiço e depois pela Av. Nascente. Neste caso, na Rotunda do Caranguejo tomar a 2ª saída para o grande estacionamento logo a seguir (37.01507, -7.98685).

Coordenadas GPS: 37.004125150963, -7.9881601275711

Localidade: Praia de Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Data:

04-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


629. À descoberta do Polje

O Polje de Mira-Minde √© uma grande depress√£o c√°rsica com trilhos pedestres que permitem o contacto com a biodiversidade da regi√£o. Com inunda√ß√Ķes peri√≥dicas resultantes das √©pocas das chuvas que originam a subida das √°guas subterr√Ęneas e a ativa√ß√£o de nascentes tempor√°rias, alberga uma enorme diversidade biol√≥gica que encontra neste local condi√ß√Ķes excelentes para o seu ciclo de vida, a que de deve a classifica√ß√£o como s√≠tio RAMSAR

Esta actividade decorre na √°rea protegida PNSAC

Itinerário: A ação desenvolve-se num percurso pedestre com cerca de 4000m

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Ponto de encontro: Parque Intermarché de Minde Hora: 9.15

Como chegar: Vindo de Lisboa ou Porto: A1 sa√≠da Torres Novas/Abrantes, sa√≠da Alcanena/Minde, seguir as indica√ß√Ķes de Minde.

Coordenadas GPS: 39.518973120664, -8.6882756890563

Localidade: Minde

Concelho: ALCANENA

Distrito: SANTAREM

Actividade Acessivel
Percurso ligeiramente acidentado

Mais informa√ß√Ķes: https:\\www.alviela.cienciaviva.pt

Data:

22-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada


767. A história da super salamandra algarvia e companhia

Iremos fazer uma aut√™ntica viagem no tempo at√© uma √©poca em que a famosa super salamandra algarvia ‚Äď Metoposaurus algarvensis ‚Äď e outros animais viviam num territ√≥rio com paisagens e condi√ß√Ķes clim√°ticas muito diferentes das atuais.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

Itiner√°rio: Penina - Vale do √Ālamo - Penina

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 15.00 €/participante

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: GeoWalks & Talks - Responsável - Hélder Pereira

Ponto de encontro: Largo Dr. Mendes Bota Hora: 08:15

Como chegar: Ao chegar à rotunda de Benafim siga pela Rua Antónia Provisório e pela EM1089 até encontrar a indicação para a Penina. Continue pela EM1094 até ao Largo Dr. Mendes Bota.

Coordenadas GPS: 37.249811333853, -8.1146209182052

Localidade: Penina (Loulé)

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://geoparquealgarvensis.pt/explorar-e-conhecer/geossitios/item/335-jazida-do-metoposaurus-algarvensis

Data:

05-09-2021 08:30 - Acção já em curso / terminada


889. A import√Ęncia de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. Um rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, com uma din√Ęmica pr√≥pria, vis√≠vel √† superf√≠cie mas com liga√ß√£o ao grande reservat√≥rio subterr√Ęneo (aqu√≠feros). No sistema fluvial ib√©rico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos √ļltimos milh√Ķes de anos (desde o Pr√©-Tejo), constituindo actualmente a ‚Äúart√©ria h√≠drica‚ÄĚ mais longa da pen√≠nsula. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agr√≠colas e industriais, capta√ß√Ķes (rega e abastecimento p√ļblico), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem. Explorar-se-√° o uso do solo na bacia hidrogr√°fica e ir√° avaliar-se a qualidade da √°gua dos afluentes (ribeiros, valas hidr√°ulicas agr√≠colas, rio Tejo), em v√°rios locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a din√Ęmica do sector mais a montante do estu√°rio do Tejo, relacionando com a mar√© din√Ęmica e a mar√© salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a p√©, com desloca√ß√Ķes entre locais usando viatura pr√≥pria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


891. Ambientes fluviais: din√Ęmica, amea√ßas da qualidade da √°gua/sedimentos, indicadores da qualidade que definem o seu uso para fins balne√°rios

O rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, instalado numa bacia hidrogr√°fica. O sistema fluvial uma din√Ęmica pr√≥pria e atrav√©s da sua rede de drenagem transporta √°gua e sedimentos com caracter√≠sticas que reflectem o substrato geol√≥gico regional e/ou as actividades humanas que se desenvolvem na √°rea da sua influ√™ncia.
Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental dos recursos h√≠dricos fluviais e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem.
Desde tempos remotos que, na √©poca de Ver√£o, as comunidades ribeirinhas procuram praias fluviais para ‚Äúir a banhos‚ÄĚ, pelo que a qualidade da √°gua e dos sedimentos deve ser um factor importante que devemos garantir para o bom usufruto de quem procura estes locais.
A determina√ß√£o e a monitoriza√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos para utiliza√ß√£o balnear √© de extrema import√Ęncia para a sa√ļde p√ļblica.
A ingest√£o acidental e o contacto direto com √°guas/sedimentos contaminados por diversas fontes qu√≠micas e/ou biol√≥gicas, pode levar a que se desenvolvam diversas patologias, pondo em risco a sa√ļde das popula√ß√Ķes que frequentam esses locais.
√Č importante conhecer os indicadores da contamina√ß√£o considerados na legisla√ß√£o, sua import√Ęncia, e como s√£o determinados.
O objetivo desta a√ß√£o ser√° a demonstra√ß√£o in situ das principais t√©cnicas utilizadas na recolha e an√°lise de amostras de √°gua/sedimentos, e dar a conhecer os diversos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos, microbiol√≥gicos e limites considerados na legisla√ß√£o nacional que definem uma boa qualidade da √°gua/sedimentos para uso balnear.

A acção vai decorrer de manhã (10-13h) ou de tarde (15-18h), junto à Praia de Valada (Cartaxo).

Itiner√°rio: A actividade vai decorrer junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), com demonstra√ß√Ķes de t√©cnicas de amostragem e de v√°rios equipamentos que permitem a determina√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), no cais de acesso ao ancoradouro de embarca√ß√Ķes. Hora: 9:45 ‚Äď manh√£ e 14:45 - tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja. Depois de Azambuja, e ainda na EN3, virar √† direita para Vale da Pedra/Valada. Passando Ponte do Reguengo seguir sentido Valada e chegando seguir em direc√ß√£o praia fluvial (ou cais de embarca√ß√Ķes).

Coordenadas GPS: 39.081774903054, -8.7578403869867

Localidade: Valada do Ribatejo, Cartaxo

Concelho: CARTAXO

Distrito: SANTAREM

Pequena desloca√ß√£o at√© junto do plano de √°gua par demonstra√ß√Ķes de funcionamento de equipamento.

Datas:

08-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


720. Ao leme com a Ciência!

Sa√≠da de barco em parceria com a empresa Picos de Aventura, entidade parceira dos Circuitos Ci√™ncia Viva para os A√ßores, tendo como objectivo principal disponibilizar ao p√ļblico em geral (a um baixo custo), uma sa√≠da interpretativa da geo e biodiversidade marinha (incluindo cet√°ceos) e costeira da ilha de S√£o Miguel, bem como da avifauna marinha, sensibilizando para as amea√ßas e import√Ęncia da sua conserva√ß√£o.

A saída de barco irá realizar-se pela costa sul da ilha de São Miguel e será acompanhada por técnicos de várias entidades parceiras sem fins lucrativos, ligadas à divulgação da ciência e educação ambiental (OVGA e SPEA). A saída iniciar-se-á pela observação de cetáceos (a cargo da Picos Aventura) e avifauna marinha (a cargo da SPEA). No regresso, parte do percurso será realizado junto à costa, abordando a geodiversidade costeira (a cargo do OVGA).

Em terra, antes da partida e à chegada estarão o OMIC e OASA também a desenvolver atividades para os participantes desta ação.

Itinerário: Saída da Marina Pêro de Teive, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), junto à empresa Picos de Aventura. Viagem de barco pela costa Sul da Ilha de São Miguel e regresso à marina.

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 25.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Ponto de encontro: Marina Pêro de Teive, Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), junto à empresa Picos de Aventura. Hora: 13:30

Como chegar: Seguir pela marginal de Ponta Delgada na direção oeste-este.

Coordenadas GPS: 37.740555332638, -25.659867400101

Localidade: Ponta Delgada

Concelho: PONTA DELGADA

Distrito: R A ACORES

Data:

19-09-2021 13:30 - Acção já em curso / terminada


845. Astronomia com a FISUA | Universidade de Aveiro

Sessão de observação noturna.

Itinerário: Chegando a Aveiro, seguir em direção ao Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Entidade Parceira: FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro

Ponto de encontro: Departamento de Física da Universidade de Aveiro Hora: 22:00

Como chegar: Chegando a Aveiro, seguir em direção ao Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Coordenadas GPS: 40.630789088964, -8.6560033501892

Localidade: Aveiro

Concelho: AVEIRO

Distrito: AVEIRO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: www.fisua.pt

Data:

17-08-2021 22:00 - Acção já em curso / terminada


574. Barrocais de Monsanto

Convida-se para uma caminhada de 3 km pelos barrocos gran√≠ticos de Monsanto, pelas ruas estreitas da aldeia e pelo castelo templ√°rio, √† descoberta do geomonumento Monte-Ilha de Monsanto e da sua curiosa hist√≥ria com cerca de 300 milh√Ķes de anos.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itinerário: Troço do percurso pedestre Rota dos Barrocais de Monsanto (PR5 IDN).

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Igreja Matriz de Monsanto - Igreja Matriz de S√£o Salvador Hora: 9:15

Como chegar: Da A23 sul ‚Äď sa√≠da para Alcains, siga pela N233 e N239 para Monsanto.
Da A23 norte ‚Äď sa√≠da para Tortosendo, siga pela N18 e N346 em dire√ß√£o a Penamacor, siga pela N332 em dire√ß√£o a Monsanto.

Coordenadas GPS: 40.039396646437, -7.1141864599494

Localidade: Monsanto

Concelho: IDANHA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

31-07-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

√Ä descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona h√ļmida adjacente √† ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A import√Ęncia das zonas h√ļmidas no actual contexto das altera√ß√Ķes clim√°ticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A import√Ęncia destes sistemas para a manuten√ß√£o da biodiversidade. Evolu√ß√£o e utiliza√ß√£o pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitoriza√ß√£o da avifauna do Paul. Geodiversidade da regi√£o de Manique do Intendente. Evolu√ß√£o geol√≥gica da regi√£o na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e √°guas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influ√™ncia para a qualidade do solo e das √°guas superficiais e subterr√Ęneas. A utiliza√ß√£o sustent√°vel de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necess√°ria viatura pr√≥pria para pequenas desloca√ß√Ķes entre pontos de observa√ß√£o: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclina√ß√£o que t√™m de ser percorridas a p√© (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


575. Biodiversidade e Geodiversidade da GeoRota do Orvalho

A caminhada de cerca de 8 km na Serra do Muradal pela GeoRota leva-nos pelos Passadi√ßos do Orvalho ao geomonumento Cascata da Fraga da √Āgua d‚ÄôAlta, ao Vale das Fragosas e aos vest√≠gios da antiga floresta Laurissilva.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itinerário: Troço do percurso pedestre GeoRota do Orvalho (PR3 OL) - (grau de dificuldade alto)

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Em frente à Junta de Freguesia do Orvalho. Hora: 9:15

Como chegar: Do IC8 Pombal ‚Äď sa√≠da na Sert√£, para N238 Oleiros e depois CM1190 e N112 para Orvalho
Da A23 norte ‚Äď sa√≠da 29 para N18 Fund√£o Norte, N343 e N238 at√© Orvalho
Da A23 sul ‚Äď sa√≠da 23 para a N112 Pampilhosa at√© Orvalho

Coordenadas GPS: 40.023244941265, -7.7909091355113

Localidade: Orvalho

Concelho: OLEIROS

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

04-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


770. CAL E COR ‚Äď Da geologia √† Arquitectura popular algarvia

A partir da exposi√ß√£o patente no Centro de Investiga√ß√£o e Informa√ß√£o do Patrim√≥nio de Cacela - CIIPC e das heran√ßas ligadas √† produ√ß√£o da cal em Santa Rita - ‚ÄúCOR. Composi√ß√£o com pigmentos naturais das terras de Cacela‚ÄĚ - prop√Ķe-se uma oficina com o objetivo de dar a conhecer o ciclo da cal (da pedra, ao forno, √† casa) e dos pigmentos naturais e sua utiliza√ß√£o na ornamenta√ß√£o das fachadas e especialmente das platibandas com os seus motivos decorativos. Partiremos dos torr√Ķes de terra da zona para a cria√ß√£o de pigmentos, mistura com cal e terminaremos a experimentar recriar motivos decorativos das platibandas Algarvias. Esta atividade √© dinamizada em parceria com o Centro de Investiga√ß√£o e Informa√ß√£o do Patrim√≥nio de Cacela / CMVRSA.

Itinerário: Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Antiga Escola Primária de Santa Rita

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Antiga Escola Primária de Santa Rita Hora: 9:50

Como chegar: Ao sair de Tavira, seguir pela EN125 em direção a VRSA. Ao chegar ao cruzamento entre Santa Rita/Mata da Conceição e Cacela Velha, virar em direção de Santa Rita/Mata da Conceição pela M1236 até chegar à antiga escola primária de Santa Rita.

Coordenadas GPS: 37.177956196026, -7.5706313790588

Localidade: Santa Rita

Concelho: VILA REAL DE SANTO ANT√ďNIO

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

26-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


562. Ciência no jardim - Pequenos paleontólogos

Uma viagem ao passado. Uma viagem divertida para explorar a paleontologia. Como se formam os fósseis? Como desapareceram os dinossauros? No final cada participante pode levar para casa um modelo de fóssil criado durante a atividade.

Itiner√°rio: A atividade ir√° decorrer no Jardim do Museu Alberto Sampaio.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Ponto de encontro: Dirigir-se à entrada do Museu Alberto Sampaio e solicitar a entrada para o jardim. Hora: 16.00

Como chegar: A partir do centro de Guimar√£es, seguir as indica√ß√Ķes para o Museu Alberto Sampaio.

Coordenadas GPS: 41.442712529512, -8.2922958077697

Localidade: Guimar√£es

Concelho: GUIMARÃES

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://ccvguimaraes.pt/

Data:

25-08-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada


745. Cinema numa noite de verão e Estremoz… com Ciência e Cientistas

Vivemos num Mundo onde a população tem vindo a aumentar sistematicamente de uma forma acentuada desde a década de sessenta do século passado… e onde, em média, cada um dos seus habitantes tem vindo a aumentar os seus consumos individuais dos recursos naturais. Muitos destes recursos são finitos ou renovam-se a velocidades que não são compatíveis com estes consumos. Torna-se por isso urgente olhar para o Mundo em que vivemos procurando formas de assegurar um futuro sustentável.
E quando esta exibi√ß√£o e a tert√ļlia ocorrem ao ar livre em pleno centro da cidade de Estremoz em frente ao Centro Ci√™ncia Viva de Estremoz‚Ķ √© a garantia de uma √≥ptima noite de Ver√£o‚Ķ com Ci√™ncia‚Ķ

Itinerário: Estremoz - Centro Ciência Viva de Estremoz

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 21:15

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz Seguir pela N4 (sentido Elvas) ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 at√© √† sa√≠da de Estremoz. Entrar na cidade at√© ao seu Centro (Rossio Marqu√™s de Pombal) e procurar Convento das Maltezas/P√≥lo da Universidade de √Čvora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Data:

23-07-2021 21:30 - Acção já em curso / terminada


572. Da Buraca da Moura à Cruz do Alto

Convidamos a partir ao encontro do maior maci√ßo geol√≥gico do concelho, numa aventura pedestre pela Serra das Talhadas. Iniciando a subida da serra em dire√ß√£o √† ‚ÄúBuraca da Moura‚ÄĚ, passa-se no ‚ÄúFarol dos Ventos‚ÄĚ uma das obras no √Ęmbito da Corti√ßada Art Fest. Contornando uma longa parede quartz√≠tica (onde se podem observar ninhos de grifos) continua-se a subir at√© ao miradouro da Cruz do Alto onde, √© poss√≠vel reconstituir a hist√≥ria geol√≥gica da regi√£o baseada na deslumbrante vista de 360¬ļ. Ser√° ainda poss√≠vel visitar a recente torre de observa√ß√£o com 15m de altura.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itiner√°rio: Recinto de festas do Ch√£o do Galego, Buraca da Moura, Posto de Vigia da Serra das Talhadas, Recinto de festas do Ch√£o do Galego, com cerca de 6km.

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Recinto de festas do Chão do Galego (à saída do Chão do Galego em direção à Catraia). Hora: 9:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Catraia Cimeira e virar pela M1313 para Chão do Galego..
Vindo Castelo Branco, apanhar a N233 até Catraia Cimeira e virar pela M1313 para Chão do Galego.

Coordenadas GPS: 39.776778573749, -7.7837127687244

Localidade: Ch√£o do Galego

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

26-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


670. Da Pangeia aos Fósseis de Corais no Barrocal Algarvio

Participe num passeio ao que resta da Pangeia, e venha ver os f√≥sseis de corais que se formaram num mar desparecido. Durante este percurso poder√° observar dep√≥sitos continentais, vulc√Ęnicos, uma falha e calc√°rios com f√≥sseis de corais e viajar de volta a um passado muito distante.

Itiner√°rio: Itiner√°rio curto, com cerca de 1000 metros

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Marco Hora: 9:45

Como chegar: Em Tavira, tomar a N 270 para S. Brás de Alportel até chegar ao Marco (cerca de 9 km). Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, tomar a N 270 para Tavira até chegar ao Marco (3,5 km).

Coordenadas GPS: 37.150141210398, -7.750060433319

Localidade: Marco

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Ação não acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

24-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


754. Da Pedreira à bancada da cozinha - a surpreendente história dos Mármores do Alentejo

Nesta ac√ß√£o pretende-se enfatizar a hist√≥ria geol√≥gica de Portugal, com um √™nfase especial no Alentejo, onde uma viagem a um oceano Paleoz√≥ico e ao interior a cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levar√° a compreender o complexo trajecto gen√©tico dos m√°rmores de Estremoz. Esta mat√©ria-prima, usada pelo menos desde a √Čpoca Romana no Alentejo, √© uma das caracter√≠sticas inevit√°veis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo.
A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da actividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da actividade.

Itiner√°rio: Estremoz - Bentel - Estremoz

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 16 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 09:30

Como chegar: Sentido Porto/Lisboa -> Estremoz (ver mapa) A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. Apanhar a A2-Sul at√© √† sa√≠da para a A6 (√Čvora, Espanha). Seguir pela A6 at√© √† sa√≠da de Estremoz. Entrar na cidade at√© ao seu Centro (Rossio Marqu√™s de Pombal). Convento das Maltezas Sentido Algarve/Beja/√Čvora -> Estremoz (ver mapa) A partir do Algarve tome a A2-Norte at√© a sa√≠da de Beja/Ourique. Seguindo pelo IP2-Norte at√© √Čvora nesta cidade segue para Estremoz ao longo da EN 18. Entrar na cidade at√© ao seu Centro (Rossio Marqu√™s de Pombal)- Convento das Maltezas.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Datas:

23-07-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

19-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


756. De bicicleta pelo Sistema Solar?

Quando, numa noite límpida, olhamos para o céu, ficamos com a sensação de um Universo cheio, em
que o nosso planeta √© apenas mais um objeto no Espa√ßo. Lembramo-nos, ent√£o, de que as dist√Ęncias entre os v√°rios corpos celestes s√£o enormes e que a nossa sensa√ß√£o √© apenas uma ilus√£o - o Universo √© essencialmente formado por vazio. Mas qual a verdadeira dimens√£o desse vazio? Os n√ļmeros envolvidos s√£o de tal modo grandes que perdem o significado. Que significa dizer que a Terra est√° a 150 milh√Ķes de quil√≥metros do Sol? Ou que a Lua est√° a 384 mil quil√≥metros da Terra? Ou que a estrela mais pr√≥xima de n√≥s a seguir ao Sol est√° a 4 anos-luz? Ou que‚Ķ podemos facilmente aceitar e repetir estes n√ļmeros, mas na realidade n√£o somos capazes de verdadeiramente os perceber.
A constru√ß√£o do Sistema Solar √† escala de Estremoz, que √© um dos poucos que existem no Mundo, permite aos visitantes aperceberem-se das reais dimens√Ķes do mundo em que vivemos. Mas, para conseguir ser verdadeiramente √† escala, as dist√Ęncias entre os planetas acabam mesmo assim por ser grandes demais para serem visualizadas de uma vez ou percorridas facilmente a p√© - a bicicleta torna-se pois a alternativa l√≥gica, at√© pelos aspectos l√ļdicos e desportivos que lhe est√£o inerentes.

Itiner√°rio: Estremoz - Estremoz

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 08:45

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz Seguir pela N4 (sentido Elvas) ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 at√© √† sa√≠da de Estremoz. Entrar na cidade at√© ao seu Centro (Rossio Marqu√™s de Pombal) e procurar Convento das Maltezas/P√≥lo da Universidade de √Čvora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Datas:

11-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


775. Do Cristo Rei ao Tejo - uma descida no tempo

Embarque numa verdadeira viagem no tempo, observando camadas de rochas e f√≥sseis que permitem descortinar os ambientes e paisagens existentes na regi√£o h√° milh√Ķes de anos atr√°s e perceber a forma como evolu√≠ram ao longo do tempo.

Itiner√°rio: Descida e subida da encosta do Cristo Rei, com partida e chegada na Rotunda do Cristo Rei (situada em frente ao Santu√°rio do Cristo Rei).

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Rotunda do Cristo Rei (situada no exterior do recinto do Santu√°rio do Cristo Rei) Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 101 - Cacilhas-Cristo Rei
De automóvel:
Seguir indica√ß√Ķes para o Monumento ao Cristo Rei

Coordenadas GPS: 38.676599694081, -9.1708473356275

Localidade: Pragal, Almada.

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Descida e subida muito íngreme, com acesso difícil à praia fluvial, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Datas:

11-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

12-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


892. Do pr√©-Tejo ao Tejo actual: a evolu√ß√£o nos √ļltimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolu√ß√£o do Baixo-Tejo nos √ļltimos milhares de anos (do Pr√©-Tejo √† actualidade) e a sua rela√ß√£o com a subida do n√≠vel m√©dio do mar.
Din√Ęmica do rio/estu√°rio do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouch√Ķes, praias, plan√≠cies de inunda√ß√£o, ‚Ķ) e estuarinas (sapais, rasos de mar√©, restingas, ‚Ķ). Qualidade da √°gua e sedimentos.
Ocupa√ß√£o/tipo de actividade humana pr√©-hist√≥rica, hist√≥rica e actual na depend√™ncia da din√Ęmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palaf√≠ticas, a explora√ß√£o de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protec√ß√£o, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medi√ß√£o dos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos da √°gua. Recolha e observa√ß√£o de sedimentos. Observa√ß√£o de avifauna.

A ac√ß√£o desenvolve-se para 2 grupos, um de manh√£ (9h ‚Äď 13h) e um de tarde (14h ‚Äď 18h).
A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja (embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarca√ß√£o ‚Äď o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das gar√ßas, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 ‚Äď Grupo da manh√£ e 13:30 ‚Äď Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro at√© ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrer√° dentro da embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quil√≥metros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com in√≠cio na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a plan√≠cie de inunda√ß√£o do rio, terras f√©rteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terra√ßo fluvial com antigas pedreiras de tufo calc√°rio, um moinho de √°gua em ru√≠nas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordin√°rio conjunto de galerias subterr√Ęneas escavadas em tufos calc√°rios, com import√Ęncia a n√≠vel nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

Concelho: TORRES NOVAS

Distrito: SANTAREM

Data:

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


862. Engenharia na Mina de Sal-gema - Campina de Cima - Loulé - Agosto

Por baixo da cidade de Loul√©, a 230 metros de profundidade, por coincid√™ncia, recuamos no tempo geol√≥gico 230 milh√Ķes de anos. Neste contexto fazemos um percurso pelas galerias da mina contactando com a geologia do sal-gema e em simult√Ęneo com a evolu√ß√£o das t√©cnicas de explora√ß√£o mineira.
O sal-gema est√° presente na nossa vida em mais de 14000 produtos, descubra a sua import√Ęncia ao longo da hist√≥ria.

Itinerário: Após acesso ao interior da mina, dentro de uma jaula, iremos percorrer a pé cerca de 1300 metros de galerias, em visita guiada, a qual termina regressando à superfície a bordo da jaula mineira.

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Tech Salt - Mina de Sal Gema - Respons√°vel - Engenheiro Alexandre Andrade

Ponto de encontro: Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 80 | 8100-545 LOUL√Č | N 37¬ļ 08_ 05.46_ _ O 8¬ļ 00_ 29.11_ Hora: 15 minutos antes do inicio da visita

Como chegar: Consulte www.techsalt.pt/

Coordenadas GPS: 37.134584467887, -8.0075578631668

Localidade: Loulé

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Sendo a mina um ambiente subterr√Ęneo √© importante ter em considera√ß√£o as seguintes premissas: N√£o dever√£o visitar a mina, pessoas que sofram de escotofobia (medo do escuro) ou claustrofobia (medo de espa√ßos fechados), ou que se sintam desconfort√°veis em espa√ßos semelhantes a transportes p√ļblicos subterr√Ęneos, garagens subterr√Ęneas e grutas naturais ou minas. A temperatura na mina mant√©m-se est√°vel todo o ano, entre os 23¬ļ e os 24¬ļC. A descida ao interior da mina √© realizada numa jaula com lota√ß√£o m√°xima de 7 pessoas e a viagem dura cerca de 3 minutos. Recomenda-se a utiliza√ß√£o de roupa e cal√ßado confort√°vel, de prefer√™ncia fechado.

Mais informa√ß√Ķes: http://www.techsalt.pt/

Datas:

04-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

05-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

12-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

19-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada


860. Engenharia na Mina de Sal-gema - Campina de Cima - Loulé - Julho

Por baixo da cidade de Loul√©, a 230 metros de profundidade, por coincid√™ncia, recuamos no tempo geol√≥gico 230 milh√Ķes de anos. Neste contexto fazemos um percurso pelas galerias da mina contactando com a geologia do sal-gema e em simult√Ęneo com a evolu√ß√£o das t√©cnicas de explora√ß√£o mineira.
O sal-gema est√° presente na nossa vida em mais de 14000 produtos, descubra a sua import√Ęncia ao longo da hist√≥ria.

Itinerário: Após acesso ao interior da mina, dentro de uma jaula, iremos percorrer a pé cerca de 1300 metros de galerias, em visita guiada, a qual termina regressando à superfície a bordo da jaula mineira.

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Tech Salt - Mina de Sal Gema - Respons√°vel - Engenheiro Alexandre Andrade

Ponto de encontro: Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 80 | 8100-545 LOUL√Č | N 37¬ļ 08_ 05.46_ _ O 8¬ļ 00_ 29.11_ Hora: 15 minutos antes do inicio da visita

Como chegar: Consulte www.techsalt.pt/

Coordenadas GPS: 37.134723457897, -8.0075498165397

Localidade: Loulé

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Sendo a mina um ambiente subterr√Ęneo √© importante ter em considera√ß√£o as seguintes premissas: N√£o dever√£o visitar a mina, pessoas que sofram de escotofobia (medo do escuro) ou claustrofobia (medo de espa√ßos fechados), ou que se sintam desconfort√°veis em espa√ßos semelhantes a transportes p√ļblicos subterr√Ęneos, garagens subterr√Ęneas e grutas naturais ou minas. A temperatura na mina mant√©m-se est√°vel todo o ano, entre os 23¬ļ e os 24¬ļC. A descida ao interior da mina √© realizada numa jaula com lota√ß√£o m√°xima de 7 pessoas e a viagem dura cerca de 3 minutos. Recomenda-se a utiliza√ß√£o de roupa e cal√ßado confort√°vel, de prefer√™ncia fechado.

Mais informa√ß√Ķes: http://www.techsalt.pt/

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

-- : - Acção já em curso / terminada

-- : - Acção já em curso / terminada

22-07-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

26-07-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

29-07-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada


863. Engenharia na Mina de Sal-gema - Campina de Cima - Loulé - Setembro

Por baixo da cidade de Loul√©, a 230 metros de profundidade, por coincid√™ncia, recuamos no tempo geol√≥gico 230 milh√Ķes de anos. Neste contexto fazemos um percurso pelas galerias da mina contactando com a geologia do sal-gema e em simult√Ęneo com a evolu√ß√£o das t√©cnicas de explora√ß√£o mineira.
O sal-gema est√° presente na nossa vida em mais de 14000 produtos, descubra a sua import√Ęncia ao longo da hist√≥ria.

Itinerário: Após acesso ao interior da mina, dentro de uma jaula, iremos percorrer a pé cerca de 1300 metros de galerias, em visita guiada, a qual termina regressando à superfície a bordo da jaula mineira.

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Tech Salt - Mina de Sal Gema - Respons√°vel - Engenheiro Alexandre Andrade

Ponto de encontro: Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 80 | 8100-545 LOUL√Č | N 37¬ļ 08_ 05.46_ _ O 8¬ļ 00_ 29.11_ Hora: 15 minutos antes do inicio da visita

Como chegar: Consulte www.techsalt.pt/

Coordenadas GPS: 37.134637925613, -8.0075229944496

Localidade: Loulé

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Sendo a mina um ambiente subterr√Ęneo √© importante ter em considera√ß√£o as seguintes premissas: N√£o dever√£o visitar a mina, pessoas que sofram de escotofobia (medo do escuro) ou claustrofobia (medo de espa√ßos fechados), ou que se sintam desconfort√°veis em espa√ßos semelhantes a transportes p√ļblicos subterr√Ęneos, garagens subterr√Ęneas e grutas naturais ou minas. A temperatura na mina mant√©m-se est√°vel todo o ano, entre os 23¬ļ e os 24¬ļC. A descida ao interior da mina √© realizada numa jaula com lota√ß√£o m√°xima de 7 pessoas e a viagem dura cerca de 3 minutos. Recomenda-se a utiliza√ß√£o de roupa e cal√ßado confort√°vel, de prefer√™ncia fechado.

Mais informa√ß√Ķes: http://www.techsalt.pt/

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

02-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

06-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 14:15 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada


721. Espeleologia na Gruta do Carv√£o

A Gruta do carv√£o √© um tubo l√°vico resultante de uma erup√ß√£o vulc√Ęnica a Norte de Ponta Delgada. Os tubos l√°vicos resultam do arrefecimento das zonas da escoada l√°vica em contacto com o ar e as forma√ß√Ķes envolventes (laterais e em profundidade), formando-se uma crosta mais ou menos endurecida, debaixo da qual continua a escorrer lava ainda quente e fluida. Posteriormente, devido a uma diminui√ß√£o nas emiss√Ķes a partir da boca eruptiva, h√° um abaixamento do n√≠vel de lava no interior do tubo, com a forma√ß√£o de um vazio sob a crosta superficial j√° solidificada. Quando a erup√ß√£o vulc√Ęnica termina, fica formada a gruta ou tubo l√°vico
Nesta atividade prop√Ķe-se realizar uma visita guiada de espeleologia acompanhada por um guia especializado a um dos tro√ßos da gruta com cerca de 800m de comprimento. Em algumas partes da visita a passagem √© muito estreita e h√° a necessidade de rastejar, portanto, √© fornecido equipamento de prote√ß√£o individual :capacete com frontal, luvas e joelheiras.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Monumento Natural Regional

Itiner√°rio: Gruta do Carv√£o

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Gruta do carvão- Amigos dos Açores

Ponto de encontro: Centro de visitantes da Gruta do Carv√£o Hora: 10:00

Como chegar: Na via r√°pida sair na sa√≠da Paim, seguir as indica√ß√Ķes para Gruta do Carv√£o.

Localidade: Paim - Ponta Delgada

Concelho: PONTA DELGADA

Distrito: R A ACORES

Mais informa√ß√Ķes: http://grutadocarvao.amigosdosacores.pt/pt

Datas:

20-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

17-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


773. Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegeta√ß√£o da Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, onde os matos de arom√°ticas, pinhais e zimbrais litorais comp√Ķem uma magn√≠fica paisagem de enorme valor ecol√≥gico.

Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Itiner√°rio: Percurso pedestre circular pela Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, a sul da Fonte da Telha.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Centro de Interpretação da Mata dos Medos Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 116 ‚Äď Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas‚ÄďFonte da Telha
Carreira 130 ‚Äď Fonte da Telha-Trafaria
De automóvel:
Seguir indica√ß√Ķes para a Fonte da Telha

Coordenadas GPS: 38.57673819, -9.1937580944805

Localidade: Fonte da Telha

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Percurso realizado inteiramente em trilhos de areia solta, n√£o aconselh√°vel a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Datas:

04-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


750. F√≥sseis de corais e uma grande discord√Ęncia no Barrocal algarvio

Sabia que h√° recifes de corais, com idade de cerca de 150 milh√Ķes de anos, no Barrocal algarvio? Sabia que estes f√≥sseis nos ajudam a determinar o clima existente nesta √©poca passada? Sabia que h√° um s√≠tio onde se podem ver os restos do antigo supercontinente Pangeia? Venha acompanhar-nos nesta viagem por centenas de milh√Ķes de anos e coloque a sua m√£o em cima da Pangeia!

Itinerário: Amendoeira - Pirineu (Querença)

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 4.00 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Largo com poço no centro da Amendoeira Hora: 15 minutos antes da hora marcada.

Como chegar: Em Loulé, tomar a estrada para Querença_ em Clareanes, virar à direita e seguir até Amendoeira.

Coordenadas GPS: 37.173222407812, -7.9623680056838

Localidade: Amendoeira/Pirineu (Querença)

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Datas:

26-07-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada


749. Geodiversidade na √°rea do Moinho do Cotovio e Planalto do Escarp√£o

Venha conhecer os fósseis de amonites de um mar desaparecido há muito tempo, os depósitos de uma foz de um rio neste mar e saiba mais sobre os calcários ornamentais extraídos no planalto do Escarpão.

Itiner√°rio: Pat√£ de Cima ‚Äď Moinho do Cotovio- Planalto do Escarp√£o

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 4.00 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Patã de Cima, à beira da EN 125, em frente ao café A Tasquinha. Hora: 8h45

Como chegar: Vindo de Faro, na EN 125: depois do termo de Fonte de Boliqueime, passar por duas rotundas (sempre em frente) e um semáforo_ o ponto de encontro está logo a seguir de uma paragem de autocarro, em frente de um café.
Vindo de Lagos, na EN 125: Inverter a marcha na rotunda no termo de Pat√Ę de Cima e passar por um sem√°foro_ o ponto de encontro est√° logo a seguir de uma paragem de autocarro, em frente de um caf√©.

Coordenadas GPS: 37.12271164048, -8.1890294195919

Localidade: Cotovio

Concelho: ALBUFEIRA

Distrito: FARO

Datas:

25-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


864. Geologia e Engenharia na Mina de Sal-gema - Campina de Cima - Loulé

Por baixo da cidade de Loul√©, a 230 metros de profundidade, por coincid√™ncia, recuamos no tempo geol√≥gico 230 milh√Ķes de anos. Neste contexto fazemos um percurso pelas galerias da mina contactando com a geologia do sal-gema e em simult√Ęneo com a evolu√ß√£o das t√©cnicas de explora√ß√£o mineira.
Nesta visita a geologia do sal-gema vai ser mostrada nos seus aspectos mais curiosos, em paralelo haver√° acesso a locais de explora√ß√£o e ser√£o observados de perto os mecanismos de explora√ß√£o do sal-gema. O sal-gema est√° presente na nossa vida em mais de 14000 produtos, descubra a sua import√Ęncia ao longo da hist√≥ria.

Itinerário: Após acesso ao interior da mina, dentro de uma jaula, iremos percorrer a pé cerca de 3000 metros de galerias, em visita guiada, a qual termina regressando à superfície a bordo da jaula mineira. O percurso passa por locais geológicos a que poucos têm acesso e pelos locais de exploração mais recentes os quais podem estar em laboração.

Duração: 3.45 Horas

Pre√ßo: 31.00 €/participante

Idade Minima: 16 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Tech Salt - Mina de Sal Gema - Respons√°vel - Engenheiro Alexandre Andrade

Ponto de encontro: Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 80 | 8100-545 LOUL√Č | N 37¬ļ 08_ 05.46_ _ O 8¬ļ 00_ 29.11_ Hora: 15 minutos antes do inicio da visita

Como chegar: Consulte www.techsalt.pt/

Coordenadas GPS: 37.134593021126, -8.0075417699127

Localidade: Loulé

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Sendo a mina um ambiente subterr√Ęneo √© importante ter em considera√ß√£o as seguintes premissas: N√£o dever√£o visitar a mina, pessoas que sofram de escotofobia (medo do escuro) ou claustrofobia (medo de espa√ßos fechados), ou que se sintam desconfort√°veis em espa√ßos semelhantes a transportes p√ļblicos subterr√Ęneos, garagens subterr√Ęneas e grutas naturais ou minas. A temperatura na mina mant√©m-se est√°vel todo o ano, entre os 23¬ļ e os 24¬ļC. A descida ao interior da mina √© realizada numa jaula com lota√ß√£o m√°xima de 7 pessoas e a viagem dura cerca de 3 minutos. Recomenda-se a utiliza√ß√£o de roupa e cal√ßado confort√°vel, de prefer√™ncia fechado.

Mais informa√ß√Ķes: http://www.techsalt.pt/

Datas:

09-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

13-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada


711. Geologia e Paleontologia da Praia da Luz - 1 Vulcão, 3 Tipos de Rocha, Centenas de Fósseis

Vulc√£o com ~70 milh√Ķes de anos, arribas multicoloridas com 120 milh√Ķes de anos, testemunhas de recuos e avan√ßos de mares passados, bem como centenas de f√≥sseis de Nerinea algarbiensis da mesma idade, todas alinhadas a revelar como eram as mar√©s do tempo dos dinossauros.
Isto, e nada mais do que isto, numa viagem ao passado da Terra.

Itiner√°rio: Percurso pela Praia da Luz

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: À entrada da praia da Luz junto do bar restaurante - Paraíso da Luz Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Siga sempre indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz √† esquerda. Siga por essa estrada e recomendamos que estacione onde conseguir. Depois dirija-se ao ponto de encontro junto ao restaurante Para√≠so da Luz.

Coordenadas GPS: 37.087498773982, -8.7264381589202

Localidade: Praia da Luz | Lagos

Concelho: LAGOS

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/

Datas:

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


556. Geologia na cidade

Nesta atividade os participantes irão percorrer o Centro Histórico de Guimarães com o objetivo de identificar os diferentes recursos geológicos usados na paisagem urbana. Os participantes irão observar diversos tipos de rochas e minerais, explorando os princípios que estiveram na sua origem. Será abordado algum do contexto histórico de Guimarães e dos seus monumentos, traçando a distinção entre a evolução histórica da cidade e a escala do tempo geológica.

Itinerário: Percurso pedestre pela zona de Couros e Centro Histórico de Guimarães.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Ponto de encontro: Junto à entrada do Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães. Hora: 10.00

Como chegar: A partir do centro de Guimar√£es, seguir as indica√ß√Ķes para o Curtir Ci√™ncia - Centro Ci√™ncia Viva de Guimar√£es.

Coordenadas GPS: 41.43950147107, -8.291979307106

Localidade: Guimar√£es

Concelho: GUIMARÃES

Distrito: BRAGA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://ccvguimaraes.pt/

Data:

30-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


848. Geologia no Parque das Na√ß√Ķes

Certamente que o rio Tejo n√£o lhe fica indiferente quando passeia pelo Parque das Na√ß√Ķes mas sabe por que motivo este rio corre por aqui? E ao longo dos seus passeios j√° observou as diferentes rochas que pisa? Ser√° que nelas pode encontrar ind√≠cios da vida de h√° milh√Ķes de anos? A partir do Pavilh√£o do Conhecimento, propomos-lhe um percurso pedestre onde poder√° descobrir a geologia do Parque das Na√ß√Ķes.

Itinerário: De Comboio ou de Metro (linha vermelha) chegar à Gare do Oriente e caminhar 10 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
De Autocarro (26B, 728) sair na paragem do Pavilhão do Conhecimento (Sport TV) e caminhar 2 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Fonte do Pavilh√£o do Conhecimento ‚Äď Centro Ci√™ncia Viva Hora: 10.30

Como chegar: Autocarro: 26B, 728
Comboio: ALC√āNTARA - CASTANHEIRA DO RIBATEJO (DU), SINTRA - ALVERCA (DU), SINTRA - ORIENTE
Metro: LINHA VERMELHA

Coordenadas GPS: 38.7622720216, -9.0959097685127

Localidade: Parque das Na√ß√Ķes - Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Datas:

27-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


751. Geologia urbana de Faro: As pedras de construção e as suas histórias

Conhe√ßa um outro lado da cidade de Faro. Olhe para as pedras de constru√ß√£o da muralha, de edif√≠cios e pavimentos e descubra o seu conte√ļdo f√≥ssil. Al√©m disso, veja as particularidades dos blocos que constituem a s√© e da cal√ßada √† portuguesa.

Itiner√°rio: Centro Ci√™ncia Viva do Algarve (Faro) ‚Äď Vila Adentro ‚Äď Rua de Santo Ant√≥nio ‚Äď Pontinha ‚Äď CCV Algarve.

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 4.00 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Em frente do Centro Ciência Viva do Algarve Hora: 15h45

Como chegar: Estacionar o automóvel no Largo de São Francisco e andar ao longo da muralha, no lado virado para a Ria Formosa (paralelo à linha do comboio), até chegar ao Centro Ciência Viva do Algarve.

Coordenadas GPS: 37.013320162776, -7.9359965266494

Localidade: Faro

Concelho: FARO

Distrito: FARO

Datas:

26-07-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada


707. Geologia Urbana | Lagos

Num passeio pela cidade de Lagos, descubra as rochas de s√£o feitos as igrejas, os monumentos e as est√°tuas desta cidade.
Dos corais fósseis no interior de uma pia baptismal da Igreja de São Sebastião, às diferentes rochas que formam a estátua do Infante, passando pelas rochas indianas de edifícios modernos, são várias as histórias e os intérpretes do passado geológico da Terra que integram as cidades. Esta visita permitirá que os participantes, conheçam melhor a cidade, descobrindo alguns dos materiais que a construíram ao longo dos séculos até à atualidade.

Itiner√°rio: Percurso pela zona pedonal do centro da Cidade de Lagos.

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Lagos Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Siga as indica√ß√Ķes at√© Lagos. O Centro Ci√™ncia Viva de Lagos est√° localizado na √°rea central da cidade, num edif√≠cio cor de rosa, atr√°s e por cima do mercado da Avenida, atrav√©s do qual pode aceder, por escada e elevador. Outro poss√≠vel acesso √© por tr√°s da Igreja de S. Sebasti√£o, rua do lado sul-nascente. Tamb√©m poder√° seguir a sinal√©tica que encontra na cidade.

Coordenadas GPS: 37.10397906778, -8.6731963099746

Localidade: Lagos

Concelho: LAGOS

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/

Datas:

02-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

06-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


787. Grutas e Nascentes de Porto de Mós

A atividade inicia-se junto √† nascente perene do rio Lena, na povoa√ß√£o de Ribeira de Cima. De seguida, num pequeno percurso pelo vale das nascentes do rio Lena, percorrem-se algumas das suas nascentes tempor√°rias, como sendo a Cabe√ßo de Pedra, a Tapada das Freiras e a Minhola do Maneta. Posteriormente, visita-se a F√≥rnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de di√Ęmetro escavado nos calc√°rios do Jur√°ssico inferior e m√©dio, rico em f√≥sseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem v√°rias nascentes tempor√°rias onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a √°gua brota da gruta da Cova da Velha. A atividade termina com um percurso da F√≥rnea at√© ao denominado ‚ÄúCastelo de Alcaria‚ÄĚ, onde se localiza a gruta da Moura√ß√£o, sobranceiro o vale das nascentes do Lena.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Ribeira de Cima e Nascentes do Lena, Fórnea e Gruta Cova da Velha, Portela e Gruta da Mouração

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE)

Ponto de encontro: Na povoação de Ribeira de Cima, entre a rua da Nascente e a rua Nossa Senhora do Desterro. Hora: 9.30

Como chegar: A povoação de Ribeira de Cima localiza-se imediatamente a sul de Porto de Mós, na EN 362, na direção para a Mendiga.

Coordenadas GPS: 39.583482291591, -8.8194035233764

Localidade: Povoação Ribeira de Cima

Concelho: PORTO DE M√ďS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: www.spe.pt

Datas:

28-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


564. H√° Ci√™ncia no Parque da √Āgua

Neste Ci√™ncia Viva no Ver√£o 2021, vem visitar-nos ao Parque da √Āgua em Tavira, onde poder√°s explorar e aprender mais sobre diversos conte√ļdos cient√≠ficos, sempre num modo divertido. Imerge no mundo da F√≠sica, Qu√≠mica, Biologia e Matem√°tica, e fica a conhecer mais sobre o fascinante mundo da Ci√™ncia.

Itiner√°rio: Experi√™ncias realizadas num ponto fixo no Parque da √Āgua

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Parque da √Āgua, Tavira Hora: 15:30

Como chegar: Ap√≥s a chegada a Tavira seguir em dire√ß√£o do Centro Ci√™ncia Viva de Tavira, localizado no Largo do Carmo. Seguir a p√© pela rua do Largo do Carmo em dire√ß√£o da Rua do √ďculo, cerca de 100 metros, e encontrar√° o Parque da √Āgua.

Coordenadas GPS: 37.130128099016, -7.6464627923278

Localidade: Tavira

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Datas:

21-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

23-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

30-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

06-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

13-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

20-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada


835. H√° vida no rio - Ribeira da Vagem

Os rios s√£o ecossistemas bastante complexos, cuja estrutura e organismos que l√° vivem variam de regi√£o para regi√£o. Alguns destes organismos vivem dentro de √°gua ao longo de toda a sua vida, como os peixes, moluscos e algumas plantas aqu√°ticas, outros, passam uma parte da sua vida dentro de √°gua e a outra fora, como alguns insetos ou os anf√≠bios. H√° ainda outros que dependem do rio como fonte de alimento, como por exemplo a lontra, a toupeira-de-√°gua, o guarda-rios ou a galinha-de-√°gua. A presen√ßa destes seres vivos depende da qualidade da √°gua do rio mas tamb√©m da estrutura das margens, pelo que a degrada√ß√£o dos sistemas ribeirinhos por a√ß√£o do Homem altera tamb√©m a composi√ß√£o flor√≠stica e faun√≠stica dos mesmos, pois h√° animais e plantas mais tolerantes ou mais sens√≠veis a estas altera√ß√Ķes. Por isso, a composi√ß√£o faun√≠stica dos sistemas aqu√°ticos pode ser usada como indicadora da qualidade da √°gua. No √Ęmbito desta atividade ser√° efetuada uma visita √† Ribeira da Vagem, um afluente do rio Sul, na localidade de Aveloso do Sul, para conhecer as caracter√≠sticas principais dos sistemas ribeirinhos desta regi√£o, em particular a estrutura das margens, composi√ß√£o da flora e da fauna. Os participantes ir√£o efetuar um levantamento dos seguintes elementos:
- √Ārvores e arbustos da galeria rip√≠cola
- Plantas aqu√°ticas
- Invertebrados aqu√°ticos
- Aves e mamíferos dependentes do rio
- Património arquitetónico associado ao rio.
Para efetuar este levantamento, os participantes terão o apoio de algumas fichas de identificação dos principais grupos taxonómicos de flora e fauna aquáticos.
Com esta a√ß√£o pretende-se sensibilizar o p√ļblico para os seguintes
aspetos:
- a import√Ęncia dos sistemas aqu√°ticos e da sua prote√ß√£o
- a biodiversidade dos rios
- a relação dos seres humanos com os rios.

Itiner√°rio: Igreja de Sul, Aveloso de Sul ‚Äď Ribeira da Vagem ‚Äď Associa√ß√£o Fragas-Aveloso

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Entidade Parceira: Associação Fragas Aveloso

Ponto de encontro: Largo da Igreja de Sul, Aveloso de Sul, S√£o Pedro do Sul, Viseu - 40.82845809766701N -8.046173751354218S Hora: 10:00h

Como chegar: Sair de São Pedro do Sul e seguir a EM559 em direcção a Oliveira, seguir para Aveloso de Sul até à Igreja, junto ao cemitério.

Coordenadas GPS: 40.828521242022, -8.0460582913665

Localidade: Aveloso de Sul

Concelho: SÃO PEDRO DO SUL

Distrito: VISEU

Parte do percurso será feito por uma levada de água, pelo que se recomenda calçado que permita caminhar dentro de água.

Data:

15-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


768. Histórias escondidas à vista de todos

As edifica√ß√Ķes da cidade de Loul√© ostentam uma diversidade geol√≥gica e paleontol√≥gica not√°vel. Os edif√≠cios, as paredes e os seus revestimentos, as cal√ßadas, os pavimentos, o mobili√°rio urbano p√©treo, os monumentos e as igrejas de Loul√© exibem rochas e f√≥sseis que escondem ‚Äď √† vista de todos ‚Äď hist√≥rias fant√°sticas por descobrir.

Itinerário: Loulé - Loulé

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: GeoWalks & Talks - Responsável - Hélder Pereira

Ponto de encontro: Pra√ßa da Rep√ļblica (em frente ao edif√≠cio da C√Ęmara Municipal de Loul√©) Hora: 18:45

Como chegar: Ao chegar a Loul√©, siga pela EN270 at√© √† Pra√ßa da Rep√ļblica.

Coordenadas GPS: 37.139010639725, -8.022191995552

Localidade: Loulé

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Actividade Acessivel
A atividade foi planeada de forma a que pessoas com dificuldades de locomoção a possam realizar em conforto e segurança.

Mais informa√ß√Ķes: http://museudeloule.pt/newsletters_noticias_destaque.aspx?pageID=16440

Data:

04-09-2021 19:00 - Acção já em curso / terminada


907. Lagoa de Albufeira: uma jovem com 5000 anos

A Geologia do Ambiente Lagunar de Albufeira: qualidade da √°gua, sedimentos de fundo, din√Ęmica do canal de mar√©, a influ√™ncia do canal de mar√© e da miticultura no corpo aquoso, a evolu√ß√£o da regi√£o nos √ļltimos 10 000 anos em fun√ß√£o das altera√ß√Ķes clim√°ticas e subida do n√≠vel do mar. A evolu√ß√£o futura da Lagoa de Albufeira. Perspetivas para uma gest√£o ambiental sustent√°vel.

Itinerário: Pequeno percurso junto à Lagoa Pequena, um dos 3 corpos lagunares da Lagoa de Albufeira.

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: SPEA

Ponto de encontro: Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (receção) Hora: 14.30

Como chegar: Coordenadas: 38¬ļ 31,343‚Ä≤ N 009¬ļ 08,493‚Ä≤ W
- Vindo de Lisboa:
(Tempo: 34 min_ Dist√Ęncia: 31 km)
Atravessar a Ponte de 25 de Abril, via A2_ sair em direção a Sesimbra_ atravessar Fernão Ferro via EN378 até encontrar a rotunda no Marco do Grilo_ virar em direcção a Alfarim/ Meco via EN 377_ depois de passar a segunda linha de água, virar por caminho de terra batida até encontrar o portão principal do Centro.
- Vindo de Set√ļbal:
(Tempo: 42 km_ Dist√Ęncia: 31 km)
Sair pela EN10_ passar junto a Vila Nogueira de Azeitão seguindo na EN10, continuar até à Quinta do Conde_ na rotunda virar à esquerda para a Av. Principal da Quinta do Conde_ virar à esquerda na EN206 em direcção à rotunda no Marco do Grilo_ na rotunda virar em direção a Alfarim/ Meco via EN 377_ depois de passar a segunda linha de água, virar por caminho de terra batida até encontrar o portão principal do Centro.

Localidade: Lagoa de Albufeira

Concelho: SESIMBRA

Distrito: SETUBAL

Datas:

04-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 16:30 - Acção já em curso / terminada


713. Mini Safari Microbiano

Visita guiada pelas Nascentes Termais de Furnas - Campo Fumarólico da Chã das Caldeiras, com abordagem cientifica e histórico-cultural das mesmas.
Ao longo desta atividade, será possível identificar marcas no terreno associadas a comunidades microbianas termais, bem como avaliar não só a diversidade ecológica destes habitats como também avaliar fatores abióticos, como a temperatura e o pH de diferentes nascentes.
Durante esta atividade os participantes ter√£o a oportunidade de preparar e degustar um lanche geotermal.

Esta actividade decorre na √°rea protegida √Ārea de Paisagem Protegida das Furnas

Itiner√°rio: Ch√£ das Caldeiras de Furnas

Duração: 1.00 Horas

Pre√ßo: 2.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: OMIC - Observatório Microbiano dos Açores

Ponto de encontro: Instala√ß√Ķes do Centro de Ci√™ncia Observat√≥rio Microbiano dos A√ßores (OMIC) Hora: 15 minutos antes do in√≠cio da atividade

Como chegar: Ao chegar à freguesia de Furnas, basta dirigir-se à Chã das Caldeiras, onde irá encontrar o edifício do Centro de Ciência - OMIC.

Localidade: Furnas

Concelho: POVOAÇÃO

Distrito: R A ACORES

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://omic.centrosciencia.azores.gov.pt/

Datas:

27-07-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

29-07-2021 02:00 - Acção já em curso / terminada


736. Moinhos da Pena: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de cerca de 4 km √© poss√≠vel observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) ‚Äď Os Moinhos da Pena! Ali√°s, estes moinhos foram estrategicamente constru√≠dos no topo da escarpa do Arrife. Estes s√£o testemunhos da import√Ęncia da moagem artesanal, onde se mo√≠am os cereais com a for√ßa do vento, atrav√©s de uma s√©rie de engrenagens que faziam mover a m√≥s, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde ent√£o, alguns t√™m sido recuperados para fins tur√≠sticos.
Durante o percurso observam-se v√°rios afloramentos de calc√°rio, bem como os matos e vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica que aqui predominam, onde √© poss√≠vel observar a fus√£o entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itiner√°rio: Snack Bar dos Moinhos -> Moinhos da Pena -> Snack Bar dos Moinhos

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Snack Bar dos Moinhos Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela saída 2 para N3 em direção a T.res Novas. Siga pela N349 para a R. dos Moinhos
Vindo pela A23:
Siga pela A23 em direção a Santarém. Siga pela saída 3 em direção a Entronc.to Norte. Siga pela R. do Guadiana e N349 para a R. dos Moinhos

Coordenadas GPS: 39.592381456699, -8.5332759962735

Localidade: Chancelaria

Concelho: TORRES NOVAS

Distrito: SANTAREM

Data:

22-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


727. Na pegada dos dinoss√°urios de Vale de Meios

Vale de Meios é uma das maiores e mais importantes jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica. Vamos observar mais de 1.000 pegadas de dinossáurios de grupos diferentes e ficar a saber mais sobre a anatomia, a locomoção e o comportamento destes incríveis animais.

Esta actividade decorre na √°rea protegida PNSAC

Itinerário: A ação desenvolve-se no Centro de Ciência Viva do Alviela e na jazida de Vale de Meios

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela Hora: 17

Como chegar: Vindo de Lisboa ou Porto: A1 sa√≠da Torres Novas/Abrantes, sa√≠da Alcanena/Minde, seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO.
Vindo de outros pontos: seguir em direção a Alcanena, seguir sinalética Centro Ciência Viva do Alviela

Coordenadas GPS: 39.445464904929, -8.7099264802246

Localidade: Louriceira

Concelho: ALCANENA

Distrito: SANTAREM

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https:\\www.alviela.cienciaviva.pt

Datas:

23-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada


726. Noite dos Morcegos

Sabia que os morcegos comem cerca de metade do seu peso em insetos, por noite? E que formam col√≥nias de 1000 a 2000 indiv√≠duos por m2? Observe em direto a vida dos morcegos cavern√≠colas atrav√©s de c√Ęmaras de infravermelhos e acompanhe a sa√≠da destas esp√©cies para ca√ßar. Descubra mais curiosidades sobre os morcegos e saiba quais as esp√©cies presentes no Alviela.

Esta actividade decorre na √°rea protegida PNSAC

Itiner√°rio: A a√ß√£o desenvolve-se num raio de 1000m em torno da Nascente dos Olhos de √Āgua do Alviela.

Duração: 3.00 Horas

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Idade Minima: 4 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela Hora: 19.30

Como chegar: Vindo de Lisboa ou Porto: A1 sa√≠da Torres Novas/Abrantes, sa√≠da Alcanena/Minde, seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO.
Vindo de outros pontos: seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO.

Coordenadas GPS: 39.445473190054, -8.7099050225524

Localidade: Louriceira - Alcanena

Concelho: ALCANENA

Distrito: SANTAREM

Percurso acidentado. Não acessível a cadeiras de rodas nem a pessoas com mobilidade reduzida

Mais informa√ß√Ķes: https:\\www.alviela.cienciaviva.pt

Datas:

16-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

17-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

30-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

13-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

20-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

28-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada


807. O Museu e as Serras | Rochas e Fósseis

Nas prateleiras dos museus cabe todo o espa√ßo e todo o tempo. H√° maravilhas e preciosidades de todos os lugares e de todas as √©pocas, constituindo-se estes como reservat√≥rios de conhecimento e de mem√≥ria do mundo natural e cultural. Nestas sess√Ķes, os curadores e investigadores que cuidam e estudam as cole√ß√Ķes do Museu de Hist√≥ria Natural e da Ci√™ncia da Universidade do Porto partilhar√£o o seu conhecimento e mem√≥rias sobre os objetos que est√£o na base do seu trabalho tomando como pano de fundo o Parque das Serras do Porto, local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sess√£o, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbre e para a partilha de conhecimento!

Esta actividade decorre na √°rea protegida PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Parque de estacionamento da Azenha, Valongo

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Azenha, Valongo Hora: 10:15

Como chegar: 41¬į 8_14.25_N 8¬į29_36.70_W

Localidade: VALONGO

Concelho: VALONGO

Distrito: PORTO

Mais informa√ß√Ķes: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2021

Data:

01-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


570. O Ouro das Portas de Almour√£o

No rio Ocreza a explora√ß√£o de ouro poder√° remontar ao per√≠odo romano, como hoje ainda se pode ver pelas in√ļmeras conheiras nos terra√ßos fluviais que foram sendo explorados at√© quase aos dias de hoje. Convidamos todos a vestir a pele de garimpeiros e vir experimentar utens√≠lios e t√©cnicas milenares.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itinerário: Pequeno percurso até ao rio.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Sobral Fernando, junto à ponte que vem da Foz do Cobrão. Hora: 9:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Sobreira Formosa e depois a M545-1 até Sobral Fernando.
Vindo Castelo Branco, A23 apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.732447456892, -7.7650378884582

Localidade: Sobral Fernando

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

06-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


573. Os Fósseis de Penha Garcia

Embarque numa hist√≥ria geol√≥gica que remonta h√° mais de 480 milh√Ķes de anos, altura em que Penha Garcia era banhada por um oceano cheio de vida. Atualmente encontram-se vest√≠gios desses seres vivos, como as Cruziana, vest√≠gios da atividade das trilobites.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itiner√°rio: Percurso por Penha Garcia, passando pelo Castelo, Barragem, Moinhos de √Āgua e Praia Fluvial do Pego, com cerca de 2 a 3km.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Largo do Ch√£o da Igreja (final da Avenida 25 de Abril - tem um pequeno estacionamento com um carro de combate). Hora: 9:15

Como chegar: Da A23 sul ‚Äď sa√≠da para Alcains, siga pela N233 e N239 para Penha Garcia.
Da A23 norte ‚Äď sa√≠da para Tortosendo, siga pela N18 e N346 em dire√ß√£o a Penamacor, siga pela N332 em dire√ß√£o a Penha Garcia.

Coordenadas GPS: 40.04216882229, -7.0181419195442

Localidade: Penha Garcia

Concelho: IDANHA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

03-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


567. Os Segredos do Vale do Almour√£o

Vale Mour√£o √© uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos √ļltimos dois milh√Ķes de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartz√≠ticas. Os Segredos do Vale Mour√£o ser√£o desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui f√≥sseis do Paleozoico, rochas dobradas, colis√£o de placas tect√≥nicas, vest√≠gios da √ļltima glacia√ß√£o, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itiner√°rio: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - ‚ÄúViagem pelos Ossos da Terra‚ÄĚ com cerca de 5km.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Junto √† placa de in√≠cio do PR6 - ‚ÄúViagem pelos Ossos da Terra‚ÄĚ (antigo PR2) Hora: 9:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Sobreira Formosa e depois a M545-1 até Sobral Fernando.
Vindo Castelo Branco, apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.733163216953, -7.7641581239013

Localidade: Sobral Fernando

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Data:

27-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


569. Os Segredos do Vale do Almour√£o via ‚ÄúMenina dos Medos‚ÄĚ

Vale Mour√£o √© uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos √ļltimos dois milh√Ķes de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartz√≠ticas. Os Segredos do Vale Mour√£o ser√£o desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui f√≥sseis do Paleozoico, rochas dobradas, colis√£o de placas tect√≥nicas, vest√≠gios da √ļltima glacia√ß√£o, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro. O regresso a Sobral Fernando ser√° efetuado passando pela obra ‚ÄúA Menina dos Medos‚ÄĚ junto ao rio.
(Atividade em parceria com o Geopark Naturtejo)

Itiner√°rio: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - ‚ÄúViagem pelos Ossos da Terra‚ÄĚ e com volta a Sobral Fernando pelo ‚ÄúTrilho da Menina dos Medos‚ÄĚ, com cerca de 5km. (dificuldade alta)

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Junto √† placa de in√≠cio do PR6 - ‚ÄúViagem pelos Ossos da Terra‚ÄĚ (antigo PR2) Hora: 9:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Sobreira Formosa e depois a M545-1 até Sobral Fernando.
Vindo Castelo Branco, apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.733165279652, -7.7641527594833

Localidade: Sobral Fernando

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Parte do trilho com dificuldade alta.

Data:

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


692. Passeio Geológico e Astronómico

Convidamos os participantes a visitar os Gnaisses da Foz do Douro, de uma forma aut√≥noma e sem guia, consultando a informa√ß√£o existente ao longo do percurso. Os Gnaisses t√™m cerca de 600 milh√Ķes de anos e constituem o Patrim√≥nio Geol√≥gico mais antigo existente em Portugal.

√Äs 21h00 os participantes deslocam-se at√© ao Planet√°rio do Porto - Centro Ci√™ncia Viva, para assistir a uma apresenta√ß√£o sobre o c√©u, dentro da c√ļpula do planet√°rio, seguida de uma sess√£o de observa√ß√£o noturna com telesc√≥pio (se as condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas o permitirem). Esta parte da atividade √© acompanhada e comentada por especialistas do Instituto de Astrof√≠sica e Ci√™ncias do Espa√ßo (IA).

Itiner√°rio: Come√ßar no Forte de S√£o Francisco Xavier (ou ‚ÄúCastelo do Queijo‚ÄĚ, como tamb√©m √© conhecido) e seguir para Sul ao longo da costa, at√© √† Foz do Douro. Seguir as informa√ß√Ķes dispon√≠veis ao longo do percurso.

√Äs 21h00 os visitantes devem dirigir-se ao Planet√°rio do Porto - Centro Ci√™ncia Viva, para uma sess√£o de observa√ß√£o com telesc√≥pios (se as condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas o permitirem).

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto

Ponto de encontro: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva Hora: 21h00

Como chegar: Ao Castelo do Queijo:
Seguir até à rotunda do Castelo do Queijo, junto à costa, na interseção entre a Avenida da Boavista e a Avenida de Montevideu.

Ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva:
- Vindo de Sul, no IC1, imediatamente a seguir ao final da Ponte da Arr√°bida, tomar a sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre‚ÄĚ.
- Vindo de Norte, seguir pela VCI sentido Freixo/Arr√°bida, tomar a sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre‚ÄĚ.
Em ambos os casos, depois de descer a rua, virar na curva apertada √† direita para a Via Panor√Ęmica (sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre U‚ÄĚ), junto ao letreiro luminoso perto da Faculdade de Letras da UPorto. Passar pela Faculdade de Arquitetura da UPorto (edif√≠cios brancos) e virar √† direita na bifurca√ß√£o. Assim que passar o viaduto, virar √† esquerda, para o edif√≠cio de tijolo (Planet√°rio do Porto).

Coordenadas GPS: 41.150449641354, -8.6385341228752

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Datas:

12-08-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada


709. Pegadas de Dinossauro - Praia da Salema

H√° cerca de 120 milh√Ķes de anos, os dinossauros andavam pela Salema, em e Vila do Bispo, e deixaram marcas que passam despercebidas aos banhistas que agora se estendem no areal desta praia. Deixe-se conduzir pelos olhos experientes dos nossos guias e encontre v√°rias pegadas de Dinossauro gravadas nas rochas. Estes vest√≠gios foram descobertos h√° mais de 20 anos e pertencem a animais que viveram durante o Cret√°cico inferior. Quanto pesavam, qual a sua altura, a que velocidade corriam, voavam, eram b√≠pedes, carn√≠voros? Junte-se a n√≥s e encontre a resposta a estas ‚Äúdino-d√ļvidas‚ÄĚ.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Itiner√°rio: Percurso na Praia da Salema

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 4 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Zona Pedonal em frente à Praia da Salema Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Partir de Lagos pela EN125 em direção a Vila do Bispo/Sagres até encontrar rotunda o desvio para Salema. Seguir para esta localidade e estacionar junto à praia.

Coordenadas GPS: 37.065267238083, -8.82473039048

Localidade: Salema

Concelho: VILA DO BISPO

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3475/turismo-cientifico

Datas:

11-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


712. Pegadas de Dinossauro - Praia Santa

Mar, areia e fal√©sias! O Algarve est√° repleto de belas paisagens que ajudam a contar a hist√≥ria do nosso planeta. Pela m√£o dos nossos guias percorra os trilhos dos Dinossauros que povoaram a zona de Vila do Bispo h√° 120 milh√Ķes de anos. As pegadas da Praia Santa n√£o s√£o de f√°cil acesso, mas est√£o bem preservadas e s√£o o terreno ideal para descobrirmos as caracter√≠sticas dos Dinossauros do Cret√°cico Inferior que aqui viveram. Dos ornit√≥podes (herb√≠voros), estes animais herb√≠voros b√≠pedes deixaram as suas marcas no Algarve e n√≥s vamos descobri-las!

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Itinerário: Trilho até à Praia Santa e visita à laje com pegadas.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Zona Pedonal em frente à Praia da Salema Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Partir de Lagos pela EN125 em direção a Vila do Bispo/Sagres até encontrar rotunda o desvio para Salema. Seguir para esta localidade e estacionar junto à praia.

Coordenadas GPS: 37.065348568193, -8.8248323144226

Localidade: Salema

Concelho: VILA DO BISPO

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3476/turismo-cientifico

Datas:

12-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


746. Pelo tempo dos dinossauros...

Venha at√© √† Praia de Paimogo (Lourinh√£), conhecer como era a regi√£o no tempo dos dinossauros, h√° 150 milh√Ķes de anos. A Lourinh√£ √© famosa internacionalmente pelos achados f√≥sseis destes animais e, atrav√©s da observa√ß√£o das rochas, ser√° demonstrado como podemos conhecer o ambiente em que viveram.

Itinerário: Forte de Paimogo - Praia de Paimogo - Praia do Caniçal - Forte de Paimogo

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Museu da Lourinh√£

Ponto de encontro: Parque de estacionamento no sopé da arriba do Forte de Paimogo Hora: 10h

Como chegar: A partir da Praia da Areia Branca, seguir para Norte pela Estrada do Paimogo, até ao final da estrada.

Coordenadas GPS: 39.28762055392, -9.3411682786254

Localidade: Forte de Paimogo (Praia da Areia Branca, Lourinh√£)

Concelho: LOURINHÃ

Distrito: LISBOA

Datas:

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

21-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


607. Pernas PrAndar

Percurso Interpretativo da Paisagem, Ciência, História Natural e Humana da Mina do Lousal, incluindo parte da Corta Mineira, mas também outros locais relevantes e identitários desta antiga Vila Mineira e seu entorno. Explicar-se-ão a história geológica e a evolução da paisagem industrial ligada ao desenvolvimento mineiro e sua arquitetura, focando-se períodos marcados de evolução desde o início da mina em 1900, a fase da mecanização, o abandono e a desertificação do território, etc..

Itiner√°rio: Aldeia Mineira do Lousal

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 8.30

Como chegar: A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 at√© √† sa√≠da de Beja/Ferreira. Siga em dire√ß√£o a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire √† direita na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ. Vindo do Algarve. A partir do Algarve tome a A2-Norte at√© √† sa√≠da de Aljustrel. Siga em dire√ß√£o a Santiago/Sines. Siga, √† direita, a indica√ß√£o ‚ÄúMimosa‚ÄĚ. Cerca de 10 kms depois, vire √† esquerda na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ.

Coordenadas GPS: 38.036242, -8.426558

Localidade: Lousal
Centro Ciência Viva do Lousal

Concelho: GR√āNDOLA

Distrito: SETUBAL

Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado ligeiro (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias). Uso obrigatório de máscara.

Data:

04-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


755. Porque est√£o os castelos onde est√£o? O exemplo do Castelo de Estremoz

Dada √† sua import√Ęncia no plano da estrat√©gia militar, os castelos, na sua maioria, foram constru√≠dos em pontos elevados. Mas o porqu√™ dessa escolha pode ter justifica√ß√Ķes diferentes. Por um lado, a maior altitude proporciona uma melhor visibilidade sobre os inimigos, facilitando a defesa. Por outro, em caso de ataque a a√ß√£o da gravidade facilita a vida a quem est√° no castelo, pois aumenta o alcance dos seus proj√©teis e diminui o alcance dos que s√£o arremessados pelos atacantes.
Nesta ação será analisado o caso do castelo de Estremoz, não só na perspectiva da sua arquitectura, mas também procurando perceber qual a génese da colina onde se localiza.

Itiner√°rio: Estremoz - Castelo - Estremoz

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Estremoz Hora: 10:15

Como chegar: Em pleno centro da cidade. Para chegar a Estremoz Seguir pela N4 (sentido Elvas) ou pela A6 (sentido Espanha). Seguir pela A6 at√© √† sa√≠da de Estremoz. Entrar na cidade at√© ao seu Centro (Rossio Marqu√™s de Pombal) e procurar Convento das Maltezas/P√≥lo da Universidade de √Čvora.

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel
Participantes com mobilidade reduzida, n√£o podem subir ao topo da Torre de Menagem de Estremoz

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Datas:

31-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

22-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

12-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


865. Prática de Ciência Cidadã na observação da Ria Formosa

Venha descobrir a import√Ęncia da ci√™ncia cidad√£ na observa√ß√£o da Ria Formosa e na perce√ß√£o da sua evolu√ß√£o espacial e temporal. Esta atividade consiste num pequeno percurso pedestre ao longo do qual ser√£o apresentados os diferentes ambientes e a sua evolu√ß√£o, e a import√Ęncia da aquisi√ß√£o de dados espaciais e temporais. Os participantes ser√£o convidados a descobrir como a ci√™ncia participativa pode ajudar no estudo da evolu√ß√£o da Ria Formosa em termos da din√Ęmica sedimentar, cobertura vegetal e distribui√ß√£o do lixo, e contribuir para o projeto TOSCI |LOV-Ria- Laborat√≥rio Virtaual da Ria Formosa.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: Anc√£o-Quinta do Lago - Anc√£o

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Estacionamento da Praia do Anc√£o √† frente do passadi√ßo para o restaurante ‚ÄúThe old Ocotpus‚ÄĚ Hora: 15 minutos antes da hora marcada.

Como chegar: Na EM 125, a n√≠vel de Almancil seguir dire√ß√£o Quinta do Lago e depois Praia do Anc√£o at√© chegar ao estacionamento da praia do Anc√£o e do restaurante ‚ÄúThe old Ocotpus‚ÄĚ , no extremo este do estacionamento

Coordenadas GPS: 37.034696396527, -8.0379848422317

Localidade: Anc√£o

Concelho: LOUL√Č

Distrito: FARO

Datas:

13-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

14-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada


779. Recursos Geol√≥gicos e a a sua import√Ęncia na sociedade

A Geologia eŐĀ o estudo da estrutura do nosso planeta, assim como dos processos que o formaram ao longo da sua histoŐĀria ‚Äď e que continuam a ocorrer. Suporta o fornecimento da maioria dos recursos para a popula√ß√£o e a ind√ļstria. A industria, tecnologia e produtos de consumo modernos requerem uma vasta gama de minerais, tanto abundantes como raros. A sua extra√ß√£o e comercializa√ß√£o constituem uma parte significativa da economia. √Ä medida que a popula√ß√£o e a procura de recursos aumentam, √© necess√°rio localizar e extrair mais minerais e assegurar que eles ser√£o usados de forma mais eficiente, gra√ßas √† nossa forte base de compet√™ncias, educa√ß√£o e investiga√ß√£o.

Itiner√°rio: Macedo de Cavaleiros ‚Äď Vale da Porca - Salselas ‚ÄďMacedo de Cavaleiros

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: C√Ęmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Ponto de encontro: Centro Cultural ( Rés-do-chão) - Sede científica Geopark - Macedo de Cavaleiros Hora: 9h

Como chegar: Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros - Rua Eng. Moura Pegado.

Coordenadas GPS: 41.537912352517, -6.9690655411987

Localidade: Macedo de Cavaleiros

Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS

Distrito: BRAGANCA

Atividade realizada no campo.

Mais informa√ß√Ķes: https://geoparkterrasdecavaleiros.net/pt-pt

Data:

08-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


780. Rota Geológica

O Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO det√©m um patrim√≥nio geol√≥gico de relev√Ęncia nacional e internacional. Um territ√≥rio onde as suas rocha contam hist√≥rias com milh√Ķes de anos!
Ao longo desta ação será possível visualizar, rochas de dois antigos continentes e um oceano primitivo.
A√ß√£o iniciar√° pelo Al√≥ctone Superior, que corresponde a um fragmento de uma crusta continental do antigo continente Arm√≥rica, ( s√°bado de manh√£), posteriormente a a√ß√£o avan√ßar√° para o Al√≥ctone M√©dio ou Ofiol√≠tico, que representa um fragmento completo da crusta oce√Ęnica do antigo Oceano Galiza Tr√°s-os-Montes, um ramo menor do oceano Rheic (s√°bado √† tarde) A a√ß√£o continuar√° com a visualiza√ß√£o das rochas do al√≥ctone inferior, que representam um fragmento do continente Gondwana ( Domingo de manh√£), a a√ß√£o terminar√° com a interpreta√ß√£o da geomorfologia do territ√≥rio
Em suma ao longo desta a√ß√£o ir√° percorrer 540 milh√Ķes de anos da hist√≥ria do planeta, viajar√° at√© ao interior da terra e explorar√° os sentidos.

Itiner√°rio: Macedo de Cavaleiros ‚Äď Lagoa - Morais ‚Äď Chacim-Macedo de Cavaleiros

Duração: 7.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: C√Ęmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Ponto de encontro: Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros - Sede Cientifica Geopark Hora: 09h00

Como chegar: Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros (Rua Eng. Moura Pegado)

Coordenadas GPS: 41.538105089445, -6.9689153374938

Localidade: Macedo de Cavaleiros - Centro Cultural

Concelho: MACEDO DE CAVALEIROS

Distrito: BRAGANCA

alguns acessos com declive e em terra batida

Mais informa√ß√Ķes: https://geoparkterrasdecavaleiros.com/

Data:

12-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


903. Roteiro Fonseca | Ciência e Património

Calc√°rio, Lioz, ou M√°rmore t√™m tanto de diferente como de semelhante. √Č a partir destas rochas que Jos√© da Fonseca esculpiu alguns dos monumentos mais emblem√°ticos de Sintra e √© o que lhe propomos descobrir neste roteiro √ļnico. Tudo isto enquanto se revelam muitas das caracter√≠sticas da geologia que parecem escondidas mas est√£o mesmo √† superf√≠cie deste rico e caracter√≠stico patrim√≥nio Sintrense.
Come√ßando na correnteza, visitaremos alguns dos monumentos e terminaremos a visita no p√°tio da casa onde viveu e trabalhou. Descubra todos os detalhes que nos permitem caracterizar as mat√©rias primas que utilizou na sua obra e a geomorfologia da Serra de Sintra, com caracter√≠sticas que a tornam √ļnica.

Itinerário: 2 km de percurso não circular. Início no Jardim da Correnteza e final no Centro Histórico da Vila de Sintra

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Sociedade Uni√£o Sintrense

Ponto de encontro: Monumento em Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra - Jardim da Correnteza Hora: 14h30

Como chegar: De carro ou de transportes p√ļblicos. Ponto de encontro bastante pr√≥ximo da esta√ß√£o de Sintra.

Coordenadas GPS: 38.8010475, -9.3860275

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Mais informa√ß√Ķes: https://www.facebook.com/sociedadeuniaosin

Datas:

27-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


647. Sapal e Dunas

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira e ao Sapal que constitui a Ria Formosa, explorar e analisar as diferentes esp√©cies que nela habitam, compreender as din√Ęmicas que a influencia e quais os perigos, atuais e futuros, que afetam esta zona h√ļmida de beleza e riqueza enorme. Esta atividade √© dinamizada em parceria com o aldeamento Pedras d'El Rei.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Acesso à praia do Barril - Percurso pedonal para a Praia do Barril - Praia do Barril

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Caminho anterior à ponte que dá acesso ao comboio turístico para a praia do Barril Hora: 9:30

Como chegar: Dire√ß√£o VRSA - Tavira: Ao chegar a Tavira seguir pela M515 at√© chegar a Santa L√ļzia. Percorrer Santa L√ļzia e sair pela M1347 em dire√ß√£o a Pedras De El-Rei.
Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347.

Coordenadas GPS: 37.093047097692, -7.6751516999511

Localidade: Santa L√ļzia

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

18-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


735. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um n√ļcleo de megalapi√°s fundamentalmente constitu√≠do por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimens√Ķes m√©tricas. Os lapi√°s s√£o geoformas resultantes dos processos de dissolu√ß√£o de rochas carbonatadas (neste caso, calc√°rios dolom√≠ticos do Jur√°ssico M√©dio). Como testemunho de processos antigos de dissolu√ß√£o, do qual resulta a forma√ß√£o de um solo avermelhado (terra rossa). E √© neste local que surge muita da vegeta√ß√£o t√≠pica mediterr√Ęnica, aut√≥ctone e que est√° mais adaptada ao solo e √†s condi√ß√Ķes do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itiner√°rio: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Megalapi√°s Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapi√°s de Jo√£o Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire) -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro)

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal Jo√£o Dias) ‚Äď Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Vindo pela A23:
Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se √† direita no cruzamento, siga as indica√ß√Ķes para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Coordenadas GPS: 39.520171243739, -8.6052142938578

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra).

Concelho: TORRES NOVAS

Distrito: SANTAREM

Data:

01-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


680. SUNSET MEGAL√ćTICO | Iluminado Passeio Noturno com os menires de Vila do Bispo

Percurso pedestre interpretativo realizado nas atuais paisagens rurais de Vila do Bispo, ao longo do qual o participante ser√° convidado a viajar no Tempo at√© √† Pr√©-hist√≥ria e √†s paisagens megal√≠ticas da Pedra Escorregadia. Ser√° dada aten√ß√£o ao pr√≥prio contexto natural, √† sua geologia, biodiversidade e respetivo habitat. Numa perspetiva cultural, ser√£o abordadas realidades arqueol√≥gicas, hist√≥ricas e etnogr√°ficas que exemplarmente ilustram a evolutiva sequ√™ncia de presen√ßa humana de gentes que forjaram o territ√≥rio com uma genu√≠na combina√ß√£o de recursos da terra e do mar. As decora√ß√Ķes inscritas nos monumentos megal√≠ticos ser√£o observadas com ilumina√ß√£o dirigida, t√©cnica reveladora de segredos que a luz do dia dificilmente permite vislumbrar.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural do Sodueste Alentejano e da Costa Vicentina

Itiner√°rio: Percurso guiado ao longo dos pontos de interesse.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Entidade Parceira: Município de Vila do Bispo

Ponto de encontro: Parque de merendas da Pedra Escorregadia Hora: 10 minutos antes da hora de inicio da atividade

Como chegar: Em Vila do Bispo, sair na rotunda que nos leva ao supermercado _LIDL_, na antiga estrada para Sagres_ 1.5 km depois, estacionar junto ao viaduto assinalado com placa do Roteiro Megalítico.

Coordenadas GPS: 37.069774506889, -8.9193211735992

Localidade: Vila do Bispo

Concelho: VILA DO BISPO

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-viladobispo.pt/pt/Default.aspx

Data:

04-09-2021 19:00 - Acção já em curso / terminada


652. Um Olhar Sobre a Faj√£ L√°vica dos Mosteiros

Esta a√ß√£o tem por objetivo dar a conhecer as caracter√≠sticas vulcanol√≥gicas e geol√≥gicas da Faj√£ L√°vica dos Mosteiros. Esta √© uma zona com uma consider√°vel variedade de fen√≥menos geol√≥gicos. Uma das caracter√≠sticas desta plataforma, essencialmente bas√°ltica, consiste na sua g√©nese, ou seja, resultou da abertura de grandes falhas de onde brotaram lavas em regime de vulcanismo fissural isl√Ęndico. A plataforma gerou-se em diversas fases e, por esta raz√£o, √© poss√≠vel observar uma grande geodiversidade. Os t√©cnicos do OVGA ir√£o dar a conhecer este local t√£o emblem√°tico da ilha de S. Miguel em sess√Ķes de 15 minutos, com recurso a experi√™ncias que evidenciam as caracter√≠sticas de alguns dos materiais geol√≥gicos que est√£o presentes neste local.

Itinerário: A ação decorrerá no Miradouro do Escalvado (Freguesia dos Ginetes, Concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel)

Duração: 0.15 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: OVGA - Observatório Vulcanológico e Geotermico dos Açores

Ponto de encontro: Miradouro do Escalvado Hora: 10h00

Como chegar: Partindo de Ponta Delgada, seguir em direção à Freguesia dos Ginetes, sair na placa de sinalização que indica Miradouro do Escalvado.

Localidade: Freguesia dos Ginetes - Miradouro do Escalvado

Concelho: PONTA DELGADA

Distrito: R A ACORES

Atividade acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Datas:

16-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 10:15 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 10:45 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 11:15 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 11:30 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 11:45 - Acção já em curso / terminada


674. Um passeio geológico em Tavira

Acompanhe-nos num passeio pela cidade de Tavira e conheça os edifícios e monumentos, bem como as rochas de que foram feitos. Neste percurso os participantes poderão observar tipos de pedra usados nos edifícios, o seu estado de alteração e discutir a sua proveniência.

Itiner√°rio: CCV Tavira ‚Äď Centro da cidade ‚Äď Castelo ‚Äď Centro da cidade ‚Äď CCV Tavira

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva de Tavira Hora: 14:50

Como chegar: Ao chegar a Tavira seguir em direção ao Centro Ciência Viva de Tavira tendo como referência o Largo do Carmo e a Igreja do Carmo

Coordenadas GPS: 37.129037488928, -7.6460282744674

Localidade: Tavira

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

24-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


815. Uma Bio e Geo Aventura em Lavadores

Atrav√©s de um percurso pedestre pelo litoral de Gaia, com in√≠cio na praia de Lavadores, os participantes ser√£o convidados a conhecer o contexto geol√≥gico e biol√≥gico da √°rea envolvente e a compreender a intera√ß√£o existente entre biosfera, atmosfera, geosfera e hidrosfera e de que forma o ser humano interv√©m nesta rela√ß√£o. Pretende-se que os participantes distingam o tipo de rochas existentes na Praia de Lavadores (g√©nese, textura e composi√ß√£o) e compreendam a intera√ß√£o entre a paisagem geol√≥gica de Lavadores e os seus agentes modeladores, para al√©m de identificarem os impactos vis√≠veis nesta zona litoral resultantes de a√ß√Ķes antr√≥picas.

Itiner√°rio: PERCURSO LITORAL EM LAVADORES, VILA NOVA DE GAIA

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Praia de Lavadores, 4400-382 Vila Nova de Gaia (em frente ao restaurante Casa Branca) Hora: 9:45

Como chegar: 41.13079189335375, -8.669072572888972

Localidade: Vila Nova de Gaia

Concelho: VILA NOVA DE GAIA

Distrito: PORTO

Mais informa√ß√Ķes: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2021

Datas:

28-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


693. Venha conhecer a Ria Formosa - Passeio de Barco em Olh√£o

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas e biodiversidade associada. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira atrav√©s de um passeio de barco que visa explicar e explorar a Ria Formosa de uma perspetiva diferente. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a empresa Passeios Ria Formosa.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: Passeio de Barco pela Ria Formosa

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Marina de Olh√£o Hora: 10:45

Como chegar: Ao chegar a Olhão seguir em direção à Avenida 5 de Outubro. Uma vez na avenida 5 de outubro seguir para a marina de Olhão e estacionar no parque em frente ao Hotel Real Marina Hotel & Spa.

Coordenadas GPS: 37.023182198817, -7.8471885861663

Localidade: Olh√£o

Concelho: OLHÃO

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

13-08-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada


701. Venha conhecer a Ria Formosa - Passeio de Barco na Fuseta

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas e biodiversidade associada. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira atrav√©s de um passeio de barco que visa explicar e explorar a Ria Formosa de uma perspetiva diferente. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a empresa Passeios Ria Formosa.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: Passeio de Barco pela Ria Formosa - Zona da Fuseta

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Local de embarque de transporte para as ilhas Hora: 14:15

Como chegar: De Tavira: Seguir em direção de Olhão pela EN125. Ao chegar ao cruzamento de Alfandanga virar em direção da Fuseta pela M516-1 em direção à Avenida Marginal e posteriormente para a rua Dr. Virgílio Inglês até chegar ao porto de embarque.

Coordenadas GPS: 37.053678946446, -7.7436553181915

Localidade: Fuseta

Concelho: OLHÃO

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Data:

30-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


766. Viagem a um recife de coral sob o luar

Nos dias mais quentes do ver√£o, logo ap√≥s a lua cheia, os corais recifais libertam milh√Ķes de g√Ęmetas que flutuam at√© a superf√≠cie da √°gua do oceano. As larvas, resultantes da fus√£o dos g√Ęmetas, fixam-se ao substrato no fundo do mar e d√£o origem a uma nova gera√ß√£o de corais. Tendo como mote este evento reprodutivo de propor√ß√Ķes √©picas, iremos visitar um local com f√≥sseis de corais coloniais do tempo dos dinoss√°urios e desvendar os seus segredos. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a GeoWalks & Talks - Geoturismo no Algarve.

Itinerário: Taberna Custódio - Cerro Grande - Taberna Custódio

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Parque de estacionamento adjacente à Taberna Custódio Hora: 19:15

Como chegar: Siga pela estrada N270 - que liga São Brás de Alportel a Tavira - até ao quilómetro 54,2. Se vier do lado de São Brás de Alportel o destino encontra-se à direita, enquanto que se vier do lado de Tavira o destino encontra-se à esquerda.

Coordenadas GPS: 37.153365049767, -7.7711600305347

Localidade: Santa Catarina da Fonte do Bispo

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Data:

24-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada


595. Viagem ao Centro da Terra

Percurso pela corta mineira do Lousal e Galeria Waldemar d’Orey, uma das primeiras galerias a ser concessionada no Lousal. Nesta, é possível abordar fenómenos geológicos associados à génese dos sulfuretos maciços polimetálicos da Faixa Piritosa Ibérica, mas também sobre a história da mineração do Lousal, através da identificação dos paióis e entivação.

Itiner√°rio: Lousal

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 9:45

Como chegar: Vindo do Porto ou Lisboa. A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 at√© √† sa√≠da de Beja/Ferreira. Siga em dire√ß√£o a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire √† direita na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ. Vindo do Algarve. A partir do Algarve tome a A2-Norte at√© √† sa√≠da de Aljustrel. Siga em dire√ß√£o a Santiago/Sines. Siga, √† direita, a indica√ß√£o ‚ÄúMimosa‚ÄĚ. Cerca de 10 kms depois, vire √† esquerda na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ.

Coordenadas GPS: 38.036242, -8.426558

Localidade: Lousal
Centro Ciência Viva do Lousal

Concelho: GR√āNDOLA

Distrito: SETUBAL

Actividade Acessivel
Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado confortável (desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias) e chapéu. Levar água.
Obrigatório o uso de mascara.

Data:

18-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


587. Visita a um telheiro tradicional

Alberto Rocha, Cer√Ęmica Artesanal, √© uma empresa que procura manter o equil√≠brio sustent√°vel entre as atividades que desenvolve, os recursos que explora e a Natureza no geral. Atrav√©s desta visita os participantes poder√£o observar o fabrico de cer√Ęmica artesanal, nomeadamente, de ladrilho, telha e tijolo. Neste √Ęmbito, ter√£o oportunidade de conhecer algumas fases do processo produtivo que ocorre num ‚ÄúTelheiro‚ÄĚ, nomeadamente, recolha da mat√©ria-prima, moagem, amassadura, moldagem, secagem, enforna e desenforna. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a empresa Alberto Rocha - Cer√Ęmica Artesanal Lda

Itiner√°rio: Visita ao Telheiro pertencente √† empresa Alberto Rocha cer√Ęmica artesanal, LDA

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Telheiro Alberto Rocha Cer√Ęmica Artesenal Hora: 10

Como chegar: Ao sair de Tavira, seguir pela N270 até chegar a Santa Catarina da Fonte do Bispo. Após chegar a Santa Catarina da Fonte do Bispo seguir pela EN270 em direção de São Brás de Alportel até encontrar a entrada para o Telheiro Alberto Rocha.

Coordenadas GPS: 37.152569791818, -7.8016661347656

Localidade: Santa Catarina da Fonte do Bispo

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

Datas:

20-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


682. Vulc√Ķes de Ver√£o - √† Descoberta da Faj√£ L√°vica da Ferraria

A Faj√£ L√°vica da Ferraria formou-se ap√≥s a erup√ß√£o do Pico das Camarinhas e corresponde a uma zona com caracter√≠sticas muito espec√≠ficas. Aqui ser√£o abordados diversos aspetos relacionados com a Geologia da Ferraria, uma das mais emblem√°ticas √°reas vulc√Ęnicas da ilha de S. Miguel e que se encontra em territ√≥rio ambientalmente protegido. Os participantes ter√£o a oportunidade de conhecer singularidades geol√≥gicas, tais como as belas lavas em biscoito, as lavas encordoadas da zona de banhos, um conezinho vulc√Ęnico √ļnico ‚Äď a pseudocratera da Ferraria ‚Äď diversas zonas com rochas granulares (gabros) que foram arrastadas at√© √† superf√≠cie desde os 4km de profundidade, a nascente termal da Ferraria, etc. Esta a√ß√£o √© gratuita, n√£o tem inscri√ß√£o pr√©via e decorrer√° em v√°rias sess√Ķes de 15 min.

Itinerário: A ação decorrerá na Fajã Lávica da Ferraria

Duração: 0.15 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: OVGA - Observatório Vulcanológico e Geotermico dos Açores

Ponto de encontro: Ferraria (Junto às Termas) Hora: 10h00

Como chegar: Partindo de Ponta Delgada em direção aos Ginetes, sair na placa de sinalização que indica a zona da Ferraria. Descer até junto do edifício das Termas da Ferraria.

Localidade: Ginetes

Concelho: PONTA DELGADA

Distrito: R A ACORES

Datas:

23-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 10:15 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 10:45 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 11:15 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 11:30 - Acção já em curso / terminada

23-08-2021 11:45 - Acção já em curso / terminada


764. ZOM ‚Äď Zona d‚ÄôOssa Morena: os recursos no Alentejo (Praia Fluvial de Monsaraz)

Vivemos num Mundo em que a popula√ß√£o aumenta cerca de 225 000 habitantes por dia‚Ķ S√£o mais mil milh√Ķes de habitantes a cada 12 anos‚Ķ E cada vez consumimos mais‚Ķ Quase todos os recursos geol√≥gicos que utilizamos formam-se em processos que duram milh√Ķes de anos‚Ķ e s√£o consumidos a ritmos vertiginosos‚Ķ
As reservas destes materiais nos continentes est√£o muitas vezes perto da sua exaust√£o. Nos √ļltimos anos tem-se assistido a uma procura intensa de novas fontes para a sua minera√ß√£o, e o interesse pelo conhecimento dos fundos oce√Ęnicos actuais √© cada vez maior‚Ķ Afinal a maior parte dos recursos que exploramos actualmente nos continentes foram gerados em antigos fundos oce√Ęnicos‚Ķ h√° muitos milh√Ķes de anos‚Ķ e‚Ķ foram necess√°rios milh√Ķes de anos para que esses recursos chegassem √† sua posi√ß√£o actual nos continentes‚Ķ Experi√™ncias num laborat√≥rio m√≥vel permitem-nos conhecer melhor estes recursos minerais, existentes em Portugal, e encontrar a resposta a esta e muitas outras perguntas.

Itiner√°rio: Praia Fluvial de Mosaraz

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Praia Fluvial de Monsaraz Hora: 10:00

Como chegar: Seguir em direção a Monsaraz e depois seguir as placas do clube Náutico/Praia Fluvial, durante sensivelmente 5km.

Localidade: Praia Fluvial de Monsaraz

Concelho: REGUENGOS DE MONSARAZ

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Datas:

20-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


743. ZOM ‚Äď Zona d‚ÄôOssa Morena: os recursos no Alentejo (Praia Fluvial de Mour√£o)

Vivemos num Mundo em que a popula√ß√£o aumenta cerca de 225 000 habitantes por dia‚Ķ S√£o mais mil milh√Ķes de habitantes a cada 12 anos‚Ķ E cada vez consumimos mais‚Ķ Quase todos os recursos geol√≥gicos que utilizamos formam-se em processos que duram milh√Ķes de anos‚Ķ e s√£o consumidos a ritmos vertiginosos‚Ķ
As reservas destes materiais nos continentes est√£o muitas vezes perto da sua exaust√£o. Nos √ļltimos anos tem-se assistido a uma procura intensa de novas fontes para a sua minera√ß√£o, e o interesse pelo conhecimento dos fundos oce√Ęnicos actuais √© cada vez maior‚Ķ Afinal a maior parte dos recursos que exploramos actualmente nos continentes foram gerados em antigos fundos oce√Ęnicos‚Ķ h√° muitos milh√Ķes de anos‚Ķ e‚Ķ foram necess√°rios milh√Ķes de anos para que esses recursos chegassem √† sua posi√ß√£o actual nos continentes‚Ķ Experi√™ncias num laborat√≥rio m√≥vel permitem-nos conhecer melhor estes recursos minerais, existentes em Portugal, e encontrar a resposta a esta e muitas outras perguntas.

Itiner√°rio: Praia Fluvial de Mour√£o

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Praia Fluvial de Mour√£o Hora: 10:00

Como chegar: Seguir em direcção a Mourão e depois seguir as placas da Praia Fluvial.

Localidade: Mour√£o

Concelho: MOURÃO

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Data:

06-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


781. ZOM ‚Äď Zona d‚ÄôOssa Morena: os recursos no Alentejo (Praia Fluvial do Alqueva)

Vivemos num Mundo em que a popula√ß√£o aumenta cerca de 225 000 habitantes por dia‚Ķ S√£o mais mil milh√Ķes de habitantes a cada 12 anos‚Ķ E cada vez consumimos mais‚Ķ Quase todos os recursos geol√≥gicos que utilizamos formam-se em processos que duram milh√Ķes de anos‚Ķ e s√£o consumidos a ritmos vertiginosos‚Ķ
As reservas destes materiais nos continentes est√£o muitas vezes perto da sua exaust√£o. Nos √ļltimos anos tem-se assistido a uma procura intensa de novas fontes para a sua minera√ß√£o, e o interesse pelo conhecimento dos fundos oce√Ęnicos actuais √© cada vez maior‚Ķ Afinal a maior parte dos recursos que exploramos actualmente nos continentes foram gerados em antigos fundos oce√Ęnicos‚Ķ h√° muitos milh√Ķes de anos‚Ķ e‚Ķ foram necess√°rios milh√Ķes de anos para que esses recursos chegassem √† sua posi√ß√£o actual nos continentes‚Ķ Experi√™ncias num laborat√≥rio m√≥vel permitem-nos conhecer melhor estes recursos minerais, existentes em Portugal, e encontrar a resposta a esta e muitas outras perguntas.

Itiner√°rio: Estremoz - Alqueva - Estremoz

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Praia Fluvial da Liberdade Hora: 10:00

Como chegar: Sentido IP2 Portel - Barragem de Alqueva (R384)

Localidade: Montes Juntos - Alandroal

Concelho: ALANDROAL

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Data:

27-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


760. ZOM ‚Äď Zona d‚ÄôOssa Morena: os recursos no Alentejo? (Praia Fluvial da Amieira)

Vivemos num Mundo em que a popula√ß√£o aumenta cerca de 225 000 habitantes por dia‚Ķ S√£o mais mil milh√Ķes de habitantes a cada 12 anos‚Ķ E cada vez consumimos mais‚Ķ Quase todos os recursos geol√≥gicos que utilizamos formam-se em processos que duram milh√Ķes de anos‚Ķ e s√£o consumidos a ritmos vertiginosos‚Ķ
As reservas destes materiais nos continentes est√£o muitas vezes perto da sua exaust√£o. Nos √ļltimos anos tem-se assistido a uma procura intensa de novas fontes para a sua minera√ß√£o, e o interesse pelo conhecimento dos fundos oce√Ęnicos actuais √© cada vez maior‚Ķ Afinal a maior parte dos recursos que exploramos actualmente nos continentes foram gerados em antigos fundos oce√Ęnicos‚Ķ h√° muitos milh√Ķes de anos‚Ķ e‚Ķ foram necess√°rios milh√Ķes de anos para que esses recursos chegassem √† sua posi√ß√£o actual nos continentes‚Ķ Experi√™ncias num laborat√≥rio m√≥vel permitem-nos conhecer melhor estes recursos minerais, existentes em Portugal, e encontrar a resposta a esta e muitas outras perguntas.

Itiner√°rio: Praia Fluvial da Amieira

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Praia Fluvial da Amieira Hora: 10:00

Como chegar: Sentido IP2 Portel, entrar e na primeira rotunda seguir a placa Amieira ‚Äď Barragem de Alqueva (R384).

Localidade: Amieira, Portel

Concelho: PORTEL

Distrito: EVORA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ccvestremoz.uevora.pt

Data:

13-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada