Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o

Bot√Ęnica

782. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď as ervas marinhas da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da UAlg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.
Os participantes, caso tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a acção.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso circular com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09:45

Como chegar: Na EN 125, tomar a via rápida para o aeroporto de Faro. Na rotunda do aeroporto, tomar a primeira saída em direcção à Praia de Faro. Na 2ª rotunda, seguir em frente_ na 3ª rotunda (Rotunda do Caranguejo), tomar a primeira saída em direcção à ponte. Depois de cruzar a ponte, virar à esquerda pela Av. Nascente. Ao fim de 750m, estacionar. O Centro Náutico da Praia de Faro encontra-se à esquerda, junto aos campos de vólei.

Em alternativa, poderá estacionar fora da Praia de Faro e fazer um agradável passeio a pé pelo passadiço e depois pela Av. Nascente. Neste caso, na Rotunda do Caranguejo tomar a 2ª saída para o grande estacionamento logo a seguir (37.01507, -7.98685).

Localidade: Praia de Faro

Concelho: FARO

10-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

742. A pé até à nascente: trilho da Nascente do Rio Este

O ‚ÄúTrilho da Nascente do rio Este‚ÄĚ tem cerca de 11km e estende-se pelo vale do Este, rio que atravessa a cidade de Braga. Entre o tra√ßado bimilenar de Vias Romanas, caminhos rurais e pitorescos, a natureza envolve-nos e leva-nos at√© √† Nascente do Rio Este. Um percurso considerado algo dif√≠cil e com um desn√≠vel positivo de 493m, mas cheio de mem√≥rias hist√≥ricas e rico em biodiversidade. Esta caminhada une a natureza e a hist√≥ria Chegados √† nascente do Rio Este ser√° feita uma paragem para um pequeno intervalo. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio adequado, botas ou sapatilhas de caminhada, chap√©u e √°gua. Caso queiram podem levar bin√≥culos e m√°quina fotogr√°fica. O trilho tem in√≠cio e fim no Parque de Merendas de Cambas. Refor√ßamos que, face √†s condi√ß√Ķes atuais, o uso de m√°scara √© obrigat√≥rio sempre que n√£o seja poss√≠vel manter o distanciamento social.

Itinerário: Percurso circular com início no Parque de Merendas de Cambas passando por vários locais como a Serra do Carvalhal, Nascente do Rio Este, Serra de Picos, etc.

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Cambas, ao lado do campo de futebol do Este Futebol Clube Hora: 8:50

Como chegar: Quando chegar √† rotunda da For√ßa √Ārea na variante do Fojo, seguir em frente. Na rotunda seguinte seguir em frente e estar atento √†s indica√ß√Ķes para o Campo de futebol do Este Futebol Clube √† direita.

Morada: R. 25 de Abril, Este (S√£o Pedro)

Localidade: Este, S√£o Pedro

28-07-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

814. À volta do Sol

As condi√ß√Ķes que permitem vida na Terra, bem como as caracter√≠sticas dos seres vivos, est√£o intimamente ligadas √† posi√ß√£o e movimento do nosso planeta relativamente ao Sol. Vivemos em torno do Sol: porque o nosso planeta orbita em torno desta estrela, mas tamb√©m porque os ritmos seguidos pelos seres vivos acompanham a sua influ√™ncia sobre o nosso planeta ao longo do tempo. Nesta atividade vamos fazer observa√ß√Ķes do Sol recorrendo a heliosc√≥pios, aprender a utilizar rel√≥gios solares e observar adapta√ß√Ķes de esp√©cies vegetais no Jardim Bot√Ęnico da Universidade do Porto.

Itiner√°rio: Jardim Bot√Ęnico da Universidade do Porto

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Entrada do Jardim Bot√Ęnico do Porto, Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto Hora: 9:45

Como chegar: 41¬į09‚Äô14.7‚ÄĚN | 8¬į38‚Äô32.7‚ÄĚW

Localidade: PORTO

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

A√ß√£o acess√≠vel a pessoas com limita√ß√Ķes f√≠sicas.

03-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

645. Biodiversidade da Barragem da Bravura

Vamos descobrir os insetos e plantas da Esta√ß√£o da Biodiversidade da Barragem da Bravura! Ao longo do percurso podemos identificar esp√©cies emblem√°ticas e mais comuns e estabelecer rela√ß√Ķes muito espec√≠ficas entre insetos e plantas. Local privilegiado por albergar uma grande comunidade de borboletas monarca j√° bem estabelecida na √°rea.

Itinerário: Percurso ao longo dos 8 painéis interpretativos, ao longo da ribeira.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Painel 1 da Estação da Biodiversidade Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Direc√ß√£o Odi√°xere, seguir pela EN125-9 em dire√ß√£o √† Barragem da Bravura, sempre em frente at√© encontrar um cruzamento com muitas placas e caixas de correio. Entre as placas est√° uma com a indica√ß√£o de Central para a sua direita. Isto acontece antes de iniciar a subida para a barragem da bravura. Vire ent√£o √† direita (seguir√° ao longo de um canal de rega) para chegar ao 1¬ļ painel da esta√ß√£o da biodiversidade. Estacionar neste local.

Localidade: Odi√°xere

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/ http://www.tagis.pt/barragem-da-bravura.html

10-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

698. Biodiversidade do João D’Arens

A diversidade geol√≥gica e biol√≥gica deste geoss√≠tio √© de facto not√°vel. As arribas calc√°rias da ponta Jo√£o d‚ÄôArens s√£o um dos cartazes tur√≠sticos mais divulgado das praias algarvias do barlavento. A forma√ß√£o carbonatada de Lagos-Portim√£o tem como caracter√≠stica principal um processo natural de desagrega√ß√£o que resulta numa diversidade de geoformas. Tamb√©m a sua mata possui biodiversidade de flora e fauna t√≠picas de uma mata mediterr√Ęnica.

Esta actividade decorre na área protegida Geossítio Ponta João D’Arens

Itinerário: Percurso ao longo das falésia do João d’Arens

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da praia do Vau. Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Ao chegar a Portim√£o dirija-se para a praia do Vau e estacione no parque de estacionamento. Encontro no 1¬ļ restaurante perto da rotunda.

Coordenadas GPS: 37.120250019716, -8.5591461004524

Localidade: Praia do Vau | Portim√£o

Concelho: PORTIMÃO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/

20-08-2021 16:30 - Acção já em curso / terminada

598. Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação

No mil√©nio dos h√°bitos ‚Äúfast food‚ÄĚ, muitos seres fant√°sticos passam despercebidos √† nossa volta, como acontece com os bugalhos. Mas, o que s√£o bugalhos? Os bugalhos s√£o formados pela rea√ß√£o de uma planta √† picada de um inseto_ podem ter diferentes formas, cores e texturas, e s√£o como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. E onde podemos encontrar os bugalhos? S√≥ √© necess√°rio olhar √† volta e procurar minuciosamente nas diferentes plantas. Junte-se a n√≥s e venha descobrir estas maravilhas da natureza!

Itiner√°rio: Percurso ao longo da Ribeira do Malhadal e Praia Fluvial do Malhadal.

Ponto de encontro: Bar da Praia Fluvial do Malhadal Hora: 9:15

Como chegar: Da A1 ‚Äď sa√≠da para IC8 em Pombal, dire√ß√£o Castelo Branco, sa√≠da do IC8 para Proen√ßa-a-Nova na 1¬™ sa√≠da para Proen√ßa (sa√≠da 37), na 1¬™rotunda virar √† esquerda e seguir as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Da A23 ‚Äď sa√≠da para IC8 em Perdig√£o, em dire√ß√£o a Pombal/Coimbra, sa√≠da do IC8 para Proen√ßa-a-Nova na 3¬™ sa√≠da para Proen√ßa (sa√≠da 37), na 1¬™rotunda virar √† esquerda e seguir as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).

Coordenadas GPS: 39.797280192088, -7.9511805118827

Localidade: Malhadal

04-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

600. Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação

Itiner√°rio: Percurso ao longo das dunas e √°rea envolvente.

Ponto de encontro: Parte Norte do estacionamento da Praia de Quiaios Hora: 9:15

Como chegar: Da A17 Norte - sair para a N109 para Quiaios, virar para Praias até chegar à Praia de Quiaios.
De Sul - sair para a N109, em Cabanas virar para Quiaios/Boa Viagem, seguir até à Praia de Quiaios.

Coordenadas GPS: 40.220834299365, -8.8904015960006

Localidade: Quiaios

Concelho: FIGUEIRA DA FOZ

06-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

816. Cadoiço: uma ribeira a cuidar!

A Ribeira do Cadoiço é um pequeno oásis de biodiversidade mesmo no coração de Loulé. Nesta atividade vamos ajudar a recuperar o seu estado natural regando algumas árvores nativas e ajudando na manutenção de espécies invasoras de plantas que ameaçam esta zona.

Itinerário: Toda a atividade terá lugar no Largo dos Alámos, na Rua do Cadoiço (Loulé).

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Entidade Parceira: Almargem

Ponto de encontro: Largo dos √Ālamos, Rua do Cadoi√ßo Hora: 09h00

Como chegar: Indo de Faro para Loul√©, seguir pela N125-4 em dire√ß√£o ao Centro de Loul√©. Quando estiver a chegar ao centro, vai passar pela bomba de gasolina da Galp. Vire imediamente depois √† esquerda, pela Rua do Cadoi√ßo. Siga sempre em frente at√© chegar a um largo com uma ponte estilo romano. Essa ponte √© a Ponte dos √Ālamos e encontra-se no Largo dos √Ālamos, onde a atividade decorrer√°.

Localidade: S√£o Clemente

Concelho: LOUL√Č

15-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

588. Ch’Arcas de Noé

A atividade come√ßa com uma apresenta√ß√£o te√≥rica sobre zonas h√ļmidas e invas√Ķes biol√≥gicas em Portugal √† qual segue uma visita a v√°rias charcas para conserva√ß√£o da fauna e flora aqu√°ticas, com destaque para esp√©cies amea√ßadas e esp√©cies invasoras.

Itiner√°rio: Percurso no CCVFloresta e charcos vizinhos.

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do CCVFloresta Hora: 8:50

Como chegar: De Lisboa/Porto A1-A23-IC8 - saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta.
De Castelo Branco A23-IC8 - saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta.

Coordenadas GPS: 39.733472621019, -7.8763200582771

Localidade: Moitas

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

590. Ch’Arcas de Noé

A atividade come√ßa com uma apresenta√ß√£o te√≥rica sobre zonas h√ļmidas e invas√Ķes biol√≥gicas em Portugal √† qual segue uma visita a uma charca para conserva√ß√£o da fauna e flora aqu√°ticas, com destaque para esp√©cies amea√ßadas e esp√©cies invasoras.

Itinerário: Visita à charca ali existente.

Ponto de encontro: Praça da Quinta da Borleteira Hora: 8:50

Como chegar: Da N109 - sair para Buarcos | Tavarede | Praias e seguir essas dire√ß√Ķes, a seguir ao McDonald_s virar √† direita.

Localidade: Figueira da Foz

Concelho: FIGUEIRA DA FOZ

14-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

676. Debaixo de √°gua | Snorkeling na Praia da Luz

Prontos para espreitar debaixo de √°gua?
Vamos p√īr a m√°scara e o tubo para descobrir a diversidade de seres que n√£o precisam destes adere√ßos para viver debaixo de √°gua!
As plataformas rochosas que vamos visitar são locais que servem de abrigo a milhares de espécies. Acompanhem-nos neste mergulho...vamos desvendar como é viver debaixo de água!

Itiner√°rio: N/A

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: No areal da Praia da Luz do lado esquerdo, quando voltado para o mar, em direção à Rocha Negra. Procure pela bandeira do Centro Ciência Viva de Lagos Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Siga sempre as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos, s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz, √† esquerda. Seguindo por essa estrada, vai encontrar a Praia da Luz. Recomendamos que estacione onde conseguir. Na praia siga em dire√ß√£o a este e procure pela bandeira do Centro Ci√™ncia Viva de Lagos.

Localidade: Praia da Luz | Lagos

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3477/turismo-cientifico

25-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

25-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 13:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 11:30 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 12:30 - Acção já em curso / terminada

577. Descobrir as √Ārvores do CCVFloresta

Ao longo de um pequeno percurso vamos observar diferentes árvores e arbustos. Venha conhecê-los um pouco melhor, saber como os pode identificar e descobrir algumas curiosidades.

Itiner√°rio: Percurso circular pelo bosque do CCVFloresta.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Entrada do edifício do Centro Ciência Viva da Floresta Hora: 9:50

Como chegar: De Lisboa/Porto A1-A23-IC8-saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta
De Castelo Branco A23-IC8- saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta.

Localidade: Moitas

05-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quil√≥metros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com in√≠cio na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a plan√≠cie de inunda√ß√£o do rio, terras f√©rteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terra√ßo fluvial com antigas pedreiras de tufo calc√°rio, um moinho de √°gua em ru√≠nas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordin√°rio conjunto de galerias subterr√Ęneas escavadas em tufos calc√°rios, com import√Ęncia a n√≠vel nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

601. Erradicação de Acácias

As ac√°cias apresentam elevada amplitude ecol√≥gica, colonizando muito eficazmente √°reas perturbadas e sujeitas a inc√™ndios, originando povoamentos monoespec√≠ficos que substituem os habitats nativos, proliferando nas orlas de povoamentos florestais, pinhais e matagais, dunas, margens de cursos de √°gua, vertentes com elevada exposi√ß√£o, bermas e taludes. Em Portugal, todas as esp√©cies do g√©nero Acacia sp. s√£o consideradas invasoras. Na proximidade da √°rea de interven√ß√£o do projeto Life Ribermine, do qual o Centro Ci√™ncia Viva do Lousal √© parceiro, existe um n√ļcleo consider√°vel e em expans√£o da ex√≥tica e invasora Acacia dealbata Link. (mimosa). Venha conhecer a problem√°tica das invasoras e participar como volunt√°rio num projeto de fundos europeus, utilizando uma das t√©cnicas mais eficazes de controlo desta esp√©cie.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 8:15

Como chegar: VINDO DO PORTO OU LISBOA A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 at√© √† sa√≠da de Beja/Ferreira. Siga em dire√ß√£o a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire √† direita na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial ‚Äď Lousal‚ÄĚ.

Localidade: Lousal

Distrito: SETUBAL

Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado confortável (desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias) e chapéu. Levar água.
Obrigatório o uso de mascara.

07-08-2021 08:30 - Acção já em curso / terminada

776. Estação da Biodiversidade do Parque da Paz

Venha explorar o lado menos conhecido do pulmão da cidade de Almada, descobrindo a enorme variedade de plantas e animais que aqui ocorrem, que justificou a criação da primeira estação da biodiversidade em contexto urbano a nível nacional.

Itiner√°rio: Percurso circular no interior do Parque da Paz.

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Monumento à Paz, escultura em ferro situada junto ao lago do parque Hora: 9:00

Carreira 116 ‚Äď Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas‚ÄďFonte da Telha
Carreira 130 ‚Äď Fonte da Telha-Trafaria
Seguir indica√ß√Ķes para Almada Centro Sul

Coordenadas GPS: 38.664819716353, -9.1654514016418

Localidade: Almada

Distrito: SETUBAL

Percurso inteiramente realizado em caminhos asfaltados no interior do parque.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

15-07-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

02-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

773. Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegeta√ß√£o da Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, onde os matos de arom√°ticas, pinhais e zimbrais litorais comp√Ķem uma magn√≠fica paisagem de enorme valor ecol√≥gico.

Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Itiner√°rio: Percurso pedestre circular pela Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, a sul da Fonte da Telha.

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Centro de Interpretação da Mata dos Medos Hora: 9:00

Carreira 116 ‚Äď Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas‚ÄďFonte da Telha
Carreira 130 ‚Äď Fonte da Telha-Trafaria
Seguir indica√ß√Ķes para a Fonte da Telha

Coordenadas GPS: 38.57673819, -9.1937580944805

Localidade: Fonte da Telha

Distrito: SETUBAL

Percurso realizado inteiramente em trilhos de areia solta, n√£o aconselh√°vel a pessoas com mobilidade reduzida.

04-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

819. Meias com ciência

Num passeio pelo Parque da Baixa de Sto António, os pequenos exploradores de meias brancas calçadas irão descobrir e classificar um incrível mundo vivo a seus pés.

Itinerário: Atividade realizada à entrada da Fábrica CCVA e no Parque da Baixa de Sto António, junto ao Clube de Ténis.

Ponto de encontro: F√°brica CCVA Hora: 11h

Como chegar: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos M√°rtires, n¬ļ 1A
3810 ‚Äď171 Aveiro

40¬į38_18.3_N 8¬į39_27.7_W

Localidade: Aveiro

Concelho: AVEIRO

22-08-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

855. Mil e Uma Histórias da Natureza em Monserrate

No s√©culo XIX, Sir Francis Cook, milion√°rio ingl√™s, imbu√≠do do esp√≠rito rom√Ęntico oitocentista, deu vida a um fabuloso jardim com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens ex√≥ticas, por entre ru√≠nas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Pal√°cio que nos transporta para um cen√°rio das ‚ÄúMil e Uma Noites‚ÄĚ. Neste percurso pedestre, guiado por um bi√≥logo, desafiam-se os visitantes a fazer uma viagem do passado ao presente do Parque de Monserrate para conhecer a grande diversidade de esp√©cies e habitats que comp√Ķem este magnifico local e explorar temas t√£o diversos como a biodiversidade, a extin√ß√£o de esp√©cies, as esp√©cies protegidas, entre outros. Uma oportunidade √ļnica para conhecer ainda novo Centro de Interpreta√ß√£o da Natureza de Monserrate, onde, atrav√©s de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais did√°ticos, s√£o dados a conhecer os principais epis√≥dios que definiram a hist√≥ria geol√≥gica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espa√ßo √ļnico, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, atrav√©s de um aquaterr√°rio onde √© poss√≠vel conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das √°rvores, que √© poss√≠vel conhecer atrav√©s de um modelo de um carvalho-portugu√™s decomposto em raiz, tronco e copa, √© outro dos temas em destaque.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso pedestre no Parque de Monserrate

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Parque de Monserrate Hora: 14:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

Pode chegar à Vila de Sintra utilizando:
‚ÄĘ IC19 (desde Lisboa)
‚ÄĘ IC30 (desde Mafra)
‚ÄĘ EN9 (desde Cascais, pela A5)

O Parque e Pal√°cio de Monserrate localiza-se na estrada que liga o centro da Vila de Sintra a Colares (EN375).
Devido a interven√ß√Ķes no acesso via Centro Hist√≥rico de Sintra, recomenda-se a desloca√ß√£o at√© Monserrate por Colares.

Coordenadas GPS
38¬ļ47_38.515_N 9¬ļ25_15.413_W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
Esta√ß√Ķes de origem:
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Oriente
‚ÄĘ Esta√ß√£o do Rossio
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Entrecampos

SINTRA (estação ferroviária) > MONSERRATE: Táxi (via Colares)

Mais informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

21-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

736. Moinhos da Pena: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de cerca de 4 km √© poss√≠vel observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) ‚Äď Os Moinhos da Pena! Ali√°s, estes moinhos foram estrategicamente constru√≠dos no topo da escarpa do Arrife. Estes s√£o testemunhos da import√Ęncia da moagem artesanal, onde se mo√≠am os cereais com a for√ßa do vento, atrav√©s de uma s√©rie de engrenagens que faziam mover a m√≥s, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde ent√£o, alguns t√™m sido recuperados para fins tur√≠sticos.
Durante o percurso observam-se v√°rios afloramentos de calc√°rio, bem como os matos e vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica que aqui predominam, onde √© poss√≠vel observar a fus√£o entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itiner√°rio: Snack Bar dos Moinhos -> Moinhos da Pena -> Snack Bar dos Moinhos

Ponto de encontro: Snack Bar dos Moinhos Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela saída 2 para N3 em direção a T.res Novas. Siga pela N349 para a R. dos Moinhos
Vindo pela A23:
Siga pela A23 em direção a Santarém. Siga pela saída 3 em direção a Entronc.to Norte. Siga pela R. do Guadiana e N349 para a R. dos Moinhos

Localidade: Chancelaria

22-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

608. Na Rota do Ch√° em Fornelo

Deixamos para tr√°s toda a az√°fama da estrada nacional N13 e cruzando os port√Ķes que d√£o acesso √† quinta, somos convidados a entrar com toda a calma e serenidade, neste lugar singular, onde o caminho faz-se de verde e sombra. Num passeio sem destino pela planta√ß√£o de ch√°, ao ritmo de uma conversa, vamos conhecendo a agricultura biol√≥gica e os princ√≠pios da biodin√Ęmica presente na quinta. Terminamos este percurso pela planta√ß√£o com uma experi√™ncia sensorial, degustando 3 ch√°s, selecionados de acordo com a √©poca, exploramos temas como olfato, paladar, vis√£o e os benef√≠cios do ch√°/infus√Ķes.

Itinerário: Quinta Chá Camélia na freguesia de Fornelo, Concelho de Vila do Conde
Rua das Escolas Novas 605, 4485-122 Fornelo

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Ponto de encontro: Rua das Escolas Novas 605, 4485-122 Fornelo Hora: 14:20

Como chegar: A28 - Saída em Fajozes (saída 14). Seguir a N104 durante 8,6 km até ao seu destino em Fornelo.
Morada: Rua das Escolas Novas 605, 4485-122 Fornelo

Coordenadas GPS: 41.3321926795, -8.6421631516723

Localidade: Fornelo - Vila do Conde

Concelho: VILA DO CONDE

20-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

27-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

03-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

695. Natureza de Bar√£o de S√£o Jo√£o

A mata nacional de Bar√£o de S√£o Jo√£o est√° em √°rea de Rede Natura 2000 e pertence ao S√≠tio Costa Sudoeste. As √°reas protegidas de Portugal s√£o cerca de 46 e s√£o priorit√°rias na conserva√ß√£o da biodiversidade nacional. Tamb√©m as matas nacionais e os per√≠metros florestais (cerca de 30) t√™m consider√°vel import√Ęncia e possuem um papel relevante no √Ęmbito das pol√≠ticas p√ļblicas para as florestas e para a conserva√ß√£o da natureza.

Esta actividade decorre na área protegida Rede natura 2000 SIC Sítio Costa Sudoeste

Itiner√°rio: Percurso pela Mata de Bar√£o de S√£o Jo√£o em torno do parque das merendas.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Parque das merendas da Mata Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Quando chegar a Lagos vire no cruzamento que vai para Bensafrim. Após passar as portelas vira à esquerda no cruzamento que indica a direção de Barão de São João. Quando chegar a Barão atravesse a localidade em direção à Mata de Barão de São João e siga a sinalização que indica o parque das merendas.

Localidade: Bar√£o de S√£o Jo√£o

Distrito: FARO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/ https://www.cm-lagos.pt/descobrir-lagos/visitar/natureza#304-mata-de-barao-de-sao-joao

03-09-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

856. Natureza para Todos

A atividade ‚ÄúNatureza para Todos‚ÄĚ consiste num percurso tem√°tico adaptado para pessoas com mobilidade condicionada que oferece a todos os participantes a possibilidade de conhecer os valores naturais da Serra de Sintra. Ao longo dos trilhos da Tapada D. Fernando II, na companhia de um bi√≥logo, os participantes poder√£o conhecer algumas das esp√©cies animais que habitam a Serra, representados por esculturas de madeira, ficando igualmente a conhecer as pegadas e vest√≠gios que estes deixam √† sua passagem e que s√£o muito √ļteis para identificar os territ√≥rios que frequentam. S√£o dados a conhecer tamb√©m algumas das esp√©cies de flora aut√≥ctone e os principais fatores que amea√ßam a sobreviv√™ncia dos valores naturais da Serra.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso Pedestre na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos - Sintra)

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Convento dos Capuchos Hora: 9:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

DESDE LISBOA/MAFRA
1. Chegar a Colares utilizando:
> IC19 (desde Lisboa) + EN247
> IC30 (desde Mafra) + EN247
> EN9 (desde Cascais, pela A5) + EN247
2. Em Colares: seguir em direção ao Cabo da Roca até ao Pé da Serra.
3. No Pé da Serra, virar para a EN 247-3, em direção ao Convento dos Capuchos.

DESDE CASCAIS/PRAIA DO GUINCHO
1. seguir pela EN 247 em direção a Colares.
2. Depois do cruzamento para o Cabo da Roca, no Pé da Serra, virar para a EN 247-3 em direção ao Convento dos Capuchos.

Coordenadas GPS: 38¬ļ 46‚Äô 58.48‚ÄĚ N 9¬ļ 26‚Äô 8.86‚ÄĚ W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
(Esta√ß√Ķes de origem: Oriente_ Rossio_ Entrecampos)
SINTRA (estação ferroviária) > CONVENTO DOS CAPUCHOS: Táxi

Informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Vagas especificamente reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis swiss tracks, equipamentos de tração adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem, com menor esforço e maior rapidez, percorrer o percurso.

Inscrição com pelo menos 48h de antecedência através do email info@parquesdesintra.pt.

Existe um n√ļmero limitado de equipamentos, pelo que √© imprescind√≠vel solicitar a reserva pr√©via dos mesmos no momento da inscri√ß√£o, ou a participa√ß√£o na visita poder√° ficar comprometida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

-- : - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

774. No trilho das Euphorbias gigantes - particularidades da flora da Arr√°bida

O Sitio Arr√°bida / Espichel constitui um exemplo not√°vel da vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica, onde ocorrem diversos endemismos e elementos de floras reliquiais. Ao longo de um percurso pedestre pelas arribas da vertente sul do Cabo Espichel observar-se-√£o as forma√ß√Ķes vegetais que ocupam estes habitats, bem como os elementos da flora que exclusivos desta √°rea. A ac√ß√£o desenvolver-se-√° em torno da tem√°tica das adapta√ß√Ķes ecol√≥gicas e da hist√≥ria evolutiva da vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Arr√°bida

Itiner√°rio: percurso pedestre nas arribas da vertente sul do Cabo Espichel

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Bot√Ęnica

Ponto de encontro: Hora: Junto ao Convento do Cabo Espichel

Como chegar: Seguir até ao fim da estrada que vai de Sesimbra até ao Cabo Espichel

Coordenadas GPS: 38.420234170433, -9.2134307565002

Localidade: Sesimbra

Concelho: SESIMBRA

09-21-1209 00:00 - Acção já em curso / terminada

637. O estu√°rio do Rio C√°vado em Ofir

Um estu√°rio √© um ambiente aqu√°tico de transi√ß√£o entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influ√™ncia das mar√©s. Estas zonas t√™m lamas, sapais e p√Ęntanos que s√£o habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estu√°rios s√£o usados nas rotas de migra√ß√£o e de reprodu√ß√£o de alguns peixes marinhos e tamb√©m de √°gua doce, funcionando como aut√™nticas ‚Äúmaternidades‚ÄĚ! A a√ß√£o inclui um percurso pedestre em passadi√ßos com paragens em pontos de observa√ß√£o de aves e identifica√ß√£o da fauna e flora do local. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio e cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua. Caso queira pode levar bin√≥culos e m√°quina fotogr√°fica, face √†s condi√ß√Ķes atuais n√£o podemos emprestar bin√≥culos. Informamos que o cancelamento da atividade est√° dependente das condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas. O ponto de encontro √© atr√°s do Clube N√°utico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa respons√°vel vai estar a aguardar pelos participantes. Refor√ßamos que, face √†s condi√ß√Ķes atuais, o uso de m√°scara √© obrigat√≥rio sempre que n√£o seja poss√≠vel manter o distanciamento social.

Itinerário: Percurso nos passadiços com cerca de 2 horas e meia com início e fim perto do Clube Náutico de Fão.

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Atr√°s do Clube N√°utico ao lado da estrada e zona de estacionamento Hora: 9:30

Como chegar: De Braga: Siga pela autoestrada Barcelos/Porto/A11/A3 _ Siga pela A11 para a R. de Paredes/N13 em Ap√ļlia. Tome a sa√≠da N13 na A11_ Siga pela N13 para a Av. Ant√≥nio Veiga em F√£o_ Na rotunda, siga pela 1.¬™ sa√≠da para R. de Paredes/N13 Continue a seguir N13 e vire √† esquerda em dire√ß√£o a Av. Ant√≥nio Veiga. O destino encontra-se √† direita

Morada: Clube Náutico de Fão na Av. António Veiga, 4740-331 Fão

Localidade: F√£o

Concelho: ESPOSENDE

06-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

809. O Museu e as Serras | Anfíbios e Répteis

Nas prateleiras dos museus cabe todo o espa√ßo e todo o tempo. H√° maravilhas e preciosidades de todos os lugares e de todas as √©pocas, constituindo-se estes como reservat√≥rios de conhecimento e de mem√≥ria do mundo natural e cultural. Nestas sess√Ķes, os curadores e investigadores que cuidam e estudam as cole√ß√Ķes do Museu de Hist√≥ria Natural e da Ci√™ncia da Universidade do Porto partilhar√£o o seu conhecimento e mem√≥rias sobre os objetos que est√£o na base do seu trabalho tomando como pano de fundo o Parque das Serras do Porto, local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sess√£o, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbre e para a partilha de conhecimento!

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Aldeia de Couce, Valongo

Ponto de encontro: Aldeia de Couce, Valongo Hora: 9:15

Como chegar: 41¬į 9_28.52_N 8¬į29_11.58_W

Localidade: VALONGO

Concelho: VALONGO

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

802. O Museu e as Serras | Aves

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do Salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do Salto, Paredes Hora: 7:30

18-07-2021 07:30 - Acção já em curso / terminada

801. O Museu e as Serras | Insetos

Nas prateleiras dos museus cabe todo o espa√ßo e todo o tempo. H√° maravilhas e preciosidades de todos os lugares e de todas as √©pocas, constituindo-se estes como reservat√≥rios de conhecimento e de mem√≥ria do mundo natural e cultural. Nestas sess√Ķes, os curadores e investigadores que cuidam e estudam as cole√ß√Ķes do Museu de Hist√≥ria Natural e da Ci√™ncia da Universidade do Porto partilhar√£o o seu conhecimento e mem√≥rias sobre os objetos que est√£o na base do seu trabalho tomando como pano de fundo o Parque das Serras do Porto, local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sess√£o, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbramento e para a partilha de conhecimento!

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Aldeia de Beloi, Gondomar

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Aldeia de Beloi, Gondomar 41¬į 8_14.25_N 8¬į29_36.70_W Hora: 10:15

Localidade: GONDOMAR

Concelho: GONDOMAR

17-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

806. O Museu e as Serras | Líquenes

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do Salto, Paredes Hora: 10:15

31-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

805. O Museu e as Serras | Musgos (Briófitas)

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do salto, Paredes Hora: 10:15

25-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

803. O Museu e as Serras | Plantas

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Aldeia de Beloi, Gondomar

Ponto de encontro: Aldeia de Beloi, Gondomar Hora: 10:15

Localidade: GONDOMAR

Concelho: GONDOMAR

24-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

807. O Museu e as Serras | Rochas e Fósseis

Esta actividade decorre na √°rea protegida PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Parque de estacionamento da Azenha, Valongo

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Azenha, Valongo Hora: 10:15

Localidade: VALONGO

Concelho: VALONGO

01-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

631. O que escondem os carvalhais?

J√° passeaste por bosques de carvalhos ao entardecer? Imaginas as vidas que eles escondem? Est√°s curioso? Ent√£o vem passear connosco!

Itiner√°rio: Percurso pedestre entre carvalhos com cerca de 2km.

Entidade Parceira: Associação 30por1linha

Ponto de encontro: Ponte de Peniche - Tomar Hora: 19:30

Como chegar: Saindo da cidade de Tomar em direc√ß√£o √† rua de Coimbra, seguir para a rua Principal da Choromela (junto aos sem√°foros que se encontram perto do Lidl), depois seguir para a Rua Vincennes, virar √† esquerda em direc√ß√£o √† Rua Coronel J√ļlio Ara√ļjo Ferreira e novamente √† esquerda em direc√ß√£o √† Ponte de Peniche. Siga em frente at√© encontrar a ponte.

Localidade: Ponte de Peniche - Tomar

Concelho: TOMAR

Distrito: SANTAREM

Não acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

13-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

752. Passeio Interpretativo na Lagoa de √ďbidos

A Lagoa de √ďbidos √© o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e √ďbidos. Pela sua localiza√ß√£o e dimens√£o, √© um local importante do ponto de vista ornitol√≥gico. A diversidade de habitats que comp√Ķem a √°rea da lagoa de √ďbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de esp√©cies de aves.
Parta √† descoberta da maravilhas naturais da Lagoa de √ďbidos num passeio interpretativo guiado pela Associa√ß√£o de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Traga roupa e calçado confortável e se tiver binóculos e/ou máquina fotográfica.

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas do Arelho.
A atividade termina no ponto de encontro.

Pre√ßo: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Associação PATO (associação de defesa do Paul de Tornada)

Ponto de encontro: Parque de merendas do Arelho (39.399123, -9.197733) Hora: 10h00

Como chegar: Em √ďbidos, seguir em dire√ß√£o √† localidade do Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Nas Caldas da Rainha, seguir em dire√ß√£o ao Bairro da Senhora da Luz (√ďbidos) e a√≠ em dire√ß√£o ao Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Localidade: Arelho

Concelho: √ďBIDOS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: http://www.associacao-pato.org/

17-07-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

778. Património Natural da Costa da Caparica

Venha descobrir os valores naturais existentes na frente atl√Ęntica da Costa da Caparica, explorando a diversificada zona entre mar√©s das praias urbanas e visitando o ReDuna, um inovador projeto de restaura√ß√£o ecol√≥gica do sistema dunar.

Itinerário: Percurso de ida e volta ao longo da frente urbana de praias da Costa da Caparica, com visita à zona entre marés e sistema dunar da praia de São João da Caparica.

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica Hora: 9:00

Carreira 124 - Cacilhas-Costa da Caparica
Carreira 125 - Trafaria-Costa da Caparica
Carreira 194 - Estação do Pragal-Costa da Caparica
De automóvel:
Seguir indica√ß√Ķes para CMIA Costa da Caparica e Jardim Urbano da Costa da Caparica

Localidade: Costa da Caparica

Distrito: SETUBAL

Parte do percurso é realizado na zona entre marés, implicando caminhar sobre a areia da praia e sobre o pontão rochoso, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

09-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

844. Percurso pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

A cerca do Mosteiro de Tib√£es alberga in√ļmeras esp√©cies de seres vivos e uma riqueza hist√≥rica sem igual! Atrav√©s de um pequeno percurso ser√° poss√≠vel apreciar a beleza deste espa√ßo rico em biodiversidade e descobrir alguns seres vivos que nela habitam. Guiados por bi√≥logas os participantes v√£o poder descobrir alguns mist√©rios da fauna e flora de Tib√£es. O percurso tem uma dura√ß√£o de cerca de 2 horas. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio, cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua. Caso queiram podem levar bin√≥culos e m√°quina fotogr√°fica.
Face √†s condicionantes do n¬ļ limite de participantes pedimos que n√£o levem participantes extra que n√£o estejam inscritos na listagem principal

Itiner√°rio: caminhada pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

Ponto de encontro: Porta exterior do Mosteiro de Tib√£es Hora: 09:50

Como chegar: Se vem pela A3 (de Valença ou do Porto) deverá sair no nó de Martim/Cabreiros e seguir na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire à direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km até encontrar uns semáforos junto à igreja de Martim, situada do seu lado direito. Após os semáforos vire à direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km até encontrar uma rotunda, esta já em Mire de Tibães. Aí chegado, vire à direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), até chegar ao terreiro do mosteiro.

Localidade: Parada de Tib√£es

13-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

607. Pernas PrAndar

Percurso Interpretativo da Paisagem, Ciência, História Natural e Humana da Mina do Lousal, incluindo parte da Corta Mineira, mas também outros locais relevantes e identitários desta antiga Vila Mineira e seu entorno. Explicar-se-ão a história geológica e a evolução da paisagem industrial ligada ao desenvolvimento mineiro e sua arquitetura, focando-se períodos marcados de evolução desde o início da mina em 1900, a fase da mecanização, o abandono e a desertificação do território, etc..

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 8.30

Como chegar: A partir do Porto tome a A1 at√© Lisboa. A partir de Lisboa tome a A2 at√© √† sa√≠da de Beja/Ferreira. Siga em dire√ß√£o a Ourique/Faro. Cerca de 9 kms depois, vire √† direita na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ. Vindo do Algarve. A partir do Algarve tome a A2-Norte at√© √† sa√≠da de Aljustrel. Siga em dire√ß√£o a Santiago/Sines. Siga, √† direita, a indica√ß√£o ‚ÄúMimosa‚ÄĚ. Cerca de 10 kms depois, vire √† esquerda na indica√ß√£o ‚ÄúArqueologia Industrial - Lousal‚ÄĚ. Siga as indica√ß√Ķes ‚ÄúCentro Ci√™ncia Viva do Lousal‚ÄĚ.

Localidade: Lousal
Centro Ciência Viva do Lousal

Distrito: SETUBAL

Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado ligeiro (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias). Uso obrigatório de máscara.

04-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

672. Pés nas Poças da Praia da Luz

Vamos molhar os pés nas poças! e descobrir todos os organismos que habitam nestes locais tão particulares da zona costeira.
Desvendem connosco os segredos de como é viver numa casa assim à beira mar!

Itiner√°rio: N/A

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Miradouro junto à Fortaleza Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Siga sempre as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos, s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz, √† esquerda. Seguindo por essa estrada, encontra um estacionamento √† sua direita. Recomendamos que estacione e que fa√ßa o resto do percurso a p√©. Des√ßa sempre na mesma dire√ß√£o at√© ao miradouro, perto da Igreja da Nossa Senhora da Luz e perto da Fortaleza.

Localidade: Praia da Luz | Lagos

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3477/turismo-cientifico

26-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

597. Plantas em Movimento

Ap√≥s uma pequena apresenta√ß√£o sobre identifica√ß√£o bot√Ęnica de esp√©cies da flora do Alentejo no audit√≥rio do Centro Ci√™ncia Viva do Lousal, partimos √† descoberta da flora, atrav√©s de uma sa√≠da de campo pela Aldeia Mineira do Lousal e suas zonas h√ļmidas.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal Hora: 8:45

Localidade: Centro Ciência Viva do Lousal
Lousal

24-07-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

885. Plantas que vieram de longe

Passeio e conversa descontraída (com muitos ramos, sementes, galhas, insetos e outras amostras à mistura) sobre espécies nativas, exóticas e invasoras, passando pelos vários conceitos, formas de controlo de plantas invasoras, incluindo controlo biológico, o papel de cada cidadão, etc. Esta atividade é desenvolvida em parceria com Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra & Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Coimbra.

Itiner√°rio: Parque Verde do Mondego

Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Ponto de encontro: Parque Verde do Mondego, nas traseiras do Exploratório Hora: 18h30

Como chegar: https://www.google.com/maps/place/Explorat%C3%B3rio+-+Centro+Ci%C3%AAncia+Viva+de+Coimbra/@40.1970825,-8.4314235,1039m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s_d22f9afc482f9cd:_f02e60b55975a399!8m2!3d40.1970825!4d-8.4292348

Coordenadas GPS: 40.1970825, -8.4314235

Localidade: Coimbra

Concelho: COIMBRA

Distrito: COIMBRA

A atividade poder√° incluir um pequeno percurso pedestre e parte com os participantes sentados na relva.

03-09-2021 18:30 - Acção já em curso / terminada

842. Que seres vivos aqu√°ticos podemos encontrar no Mosteiro de Tib√£es?

O Mosteiro de Tib√£es tem uma riqueza hist√≥rica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do Mosteiro de Tib√£es alberga in√ļmeras esp√©cies de seres vivos e nesta a√ß√£o v√£o ser dados a conhecer os seres vivos aqu√°ticos! Guiados por bi√≥logas os participantes v√£o poder descobrir os seres vivos aqu√°ticos que vivem nas fontes e tanques da Cerca do Mosteiro de Tib√£es. Com o aux√≠lio de lupas digitais vai ser poss√≠vel identificar e observar todas as caracter√≠sticas dos curiosos seres vivos encontrados. A a√ß√£o tem uma dura√ß√£o de cerca de 2 horas. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio, cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua para o caso de estar calor.

Itiner√°rio: caminhada pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

Ponto de encontro: Porta exterior do Mosteiro de Tib√£es Hora: 15:15

Se vem pela A28 (de Viana do Castelo ou Porto) Dever√° sair no n√≥ da Ap√ļlia e entrar na A11, em dire√ß√£o a Braga. Depois saia no n√≥ de Martim/Cabreiros e siga na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire √† direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km at√© encontrar uns sem√°foros junto √† igreja de Martim, situada do seu lado direito. Ap√≥s os sem√°foros vire √† direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km at√© encontrar uma rotunda, esta j√° em Mire de Tib√£es. A√≠ chegado, vire √† direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), at√© chegar ao terreiro do mosteiro.

Localidade: Parada de Tib√£es

13-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

735. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um n√ļcleo de megalapi√°s fundamentalmente constitu√≠do por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimens√Ķes m√©tricas. Os lapi√°s s√£o geoformas resultantes dos processos de dissolu√ß√£o de rochas carbonatadas (neste caso, calc√°rios dolom√≠ticos do Jur√°ssico M√©dio). Como testemunho de processos antigos de dissolu√ß√£o, do qual resulta a forma√ß√£o de um solo avermelhado (terra rossa). E √© neste local que surge muita da vegeta√ß√£o t√≠pica mediterr√Ęnica, aut√≥ctone e que est√° mais adaptada ao solo e √†s condi√ß√Ķes do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itiner√°rio: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Megalapi√°s Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapi√°s de Jo√£o Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire) -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro)

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal Jo√£o Dias) ‚Äď Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se √† direita no cruzamento, siga as indica√ß√Ķes para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3

Coordenadas GPS: 39.520171243739, -8.6052142938578

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra).

01-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

576. Tour pelas √Ārvores Monumentais

Existem em Portugal √°rvores que se distinguem de outras das suas esp√©cies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse hist√≥rico ou paisag√≠stico e s√£o estas √°rvores que o ICNF considera como ‚ÄúMonumentais‚ÄĚ, classificando-as de Interesse P√ļblico. Convidamos a partir √† descoberta das √Ārvores Monumentais do concelho de Proen√ßa-a-Nova e das suas caracter√≠sticas. Pretende-se sensibilizar para a import√Ęncia destas e de todas as √°rvores que nos proporcionam in√ļmeros servi√ßos dos ecossistemas, contribuindo para a nossa sa√ļde, economia e biodiversidade.

Itiner√°rio: Aldeia Ruiva, Sobreira Formosa, Estevaleira, Montes da Senhora (a realizar usando as viaturas pessoais).

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Ponto de encontro: Junto à entrada do estacionamento da Praia Fluvial de Aldeia Ruiva Hora: 9:45

Como chegar: Pelo IC8, sair na saída 35 em direção a Isna de São Carlos e depois à Praia Fluvial.

Coordenadas GPS: 39.769081933918, -7.9812695326118

Localidade: Aldeia Ruiva

01-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

611. Trilhos da Serra

Percurso pedestre de cerca de 2km situado na Herdade da Ribeira Abaixo, Esta√ß√£o de Campo do cE3c - Centro de Ecologia, Evolu√ß√£o e Altera√ß√Ķes Clim√°ticas. Ao longo do percurso, deixe-se maravilhar pela diversidade de esp√©cie, animais e vegetais, que embelezam este ecossistema. Ao longo do percurso, poder√° observar o montado, olival, galerias rip√≠colas, charcos artificias, ribeira e riachos, com toda a sua fauna e flora. Durante o percurso ser√£o realizadas atividades que lhe permitir√£o explorar conte√ļdos cient√≠ficos relacionados com o tema.

Itiner√°rio: Percurso Pedestre na Herdade da Ribeira Abaixo, Serra de Gr√Ęndola

Ponto de encontro: Herdade da Ribeira Abaixo Hora: 8:15

Como chegar: Ao chegar a Gr√Ęndola seguir indica√ß√Ķes para Santa Margarida da Serra.

Localidade: Herdade da Ribeira Abaixo

Distrito: SETUBAL

Vestuário recomendado: roupa desportiva, calçado ligeiro (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias). Obrigatório o uso de máscara.

11-09-2021 08:30 - Acção já em curso / terminada

821. Vaivém dos nutrientes

Esta atividade decorre na horta-jardim da F√°brica Centro Ci√™ncia Viva de Aveiro, onde ser√° poss√≠vel descobrir a biologia da compostagem, a biodiversidade presente no solo e ainda colocar as m√£os na terra! As hortas urbanas biol√≥gicas, em economia circular, recuperam nutrientes dos res√≠duos org√Ęnicos atrav√©s da compostagem e produzem alimentos mais saud√°veis e sustent√°veis.

Itiner√°rio: A atividade decorre na horta-jardim da F√°brica CCVA.

Ponto de encontro: Fábrica CCVA Hora: Horário de início da sessão

Como chegar: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos M√°rtires, n¬ļ 1A
3810 ‚Äď171 Aveiro

40¬į38_18.3_N 8¬į39_27.7_W

Localidade: Aveiro

Concelho: AVEIRO

28-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

28-08-2021 11:30 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobot√Ęnica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracteriza√ß√£o geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja e da empresa Elisa C√Ęmara Lda.

Itiner√°rio: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Ser√£o apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39¬į 13.185_N - 8¬į 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

O percurso escolhido para a observa√ß√£o das plantas do Paul √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas.
N√£o s√£o necess√°rios conhecimentos cient√≠ficos avan√ßados para a compreens√£o dos m√©todos de extra√ß√£o e suas aplica√ß√Ķes na √°rea da cosm√©tica.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

818. Visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Esta visita dar√° a conhecer o patrim√≥nio natural e o sistema dunar bem preservado da Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto. Os participantes ser√£o acompanhados por Bi√≥logos que os guiar√£o a desfrutar de momentos √ļnicos no Laborat√≥rio da Natureza e a conhecer a sua biodiversidade.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto

Itiner√°rio: Cerca de 5 km de caminhada.

Ponto de encontro: Entrada da Reserva de S√£o Jacinto Hora: 9h

Como chegar: A1 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.
A25 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.

40¬į40_14.8_N 8¬į43_29.1_W