Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o

Parque Natural

834. A Andorinha- do mar- an√£. Descobre onde fa√ßo o meu ninho. √Čs um investigador‚Ķ faz o registo da minha col√≥nia

A atividade consiste na descoberta de ninhos, sua marcação e registo de dados dando a oportunidade ao participante de experienciar, no papel de investigador, os diversos passos necessários para a monitorização de aves nidificantes.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: o grupo já acompanhado pelos monitores farão percurso e cerca de 800 mts até zona da atividade.

Entidade Parceira: ICNF - Parque Natural da Ria Formosa

Ponto de encontro: Portaria do Centro de Educação Ambiental de Marim Hora: 20 minutos antes do inicio da atividade

Como chegar: 1.a partir da EN 125 virar na bomba da CEPSA -> parque de campismo -> atravessar caminho de ferro -> estamos ao fundo da rua à esquerda
2. para quem segue junto ao caminho de ferro basta virar à direita atravessar o caminho de ferro e estamos ao fundo da rua à esquerda
3. para quem vem do porto de pesca -> atravessa a zona industrial - segue √ļnica estrada para nascente e estamos logo a seguir √† esquina (restaurante do Arm√©nio) √† direita.

Localidade: Marim/Olh√£o

Mais informa√ß√Ķes: https://natural.pt/?locale=pt

01-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

02-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

654. A areia da praia é feita de quê?

Durante o verão gostamos de passar grande parte do nosso tempo nos areais das nossas praias. Por todo o país, temos praias com areias com diferentes granulometrias e cores, mas será que todas têm a mesma constituição? Nesta atividade os participantes, poderão observar e analisar diferentes amostras de areia e verificar qual a constituição das diferentes areias que constituem os nossos areais e não só. Esta atividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).

Itiner√°rio: IPMA Tavira

Ponto de encontro: IPMA Tavira Hora: 10:00

Como chegar: Ao chegar a Tavira, seguir em dire√ß√£o ao Centro Comercial Tavira Gran-Plaza. Ao chegar √†s imedia√ß√Ķes do Centro Comercial efetuar a rotunda e seguir em dire√ß√£o ao Hotel Vila Gal√© Albacora/Forte do Rato. Uma vez no Forte do Rato, entrar no parque de estacionamento das instala√ß√Ķes do IPMA Tavira.

Coordenadas GPS: 37.122412229546, -7.6195119561462

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

730. A Biodiversidade do Rio Alviela - uma descoberta em família

Vamos percorrer a margem direita do rio Alviela, na Praia Fluvial dos Olhos de √Āgua do Alviela e identificar as esp√©cies que aqui se encontram. Ser√£o todas estas esp√©cies aut√≥ctones ou vamos encontrar algumas esp√©cies ex√≥ticas? Quais ser√£o as esp√©cies mais sens√≠veis √† polui√ß√£o?

Itiner√°rio: Percurso de 1000 m ao longo da margem direita do Rio Alviela

Pre√ßo: 2.50 €/participante

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela Hora: 10

Como chegar: Vindo de Lisboa ou Porto: A1 sa√≠da Torres Novas/Abrantes, sa√≠da Alcanena/Minde, seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO. Vindo de outros pontos: seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO

Coordenadas GPS: 39.445440049549, -8.7098621072082

Localidade: Louriceira

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

763. A Brama dos Veados

O m√™s de Setembro √©, por excel√™ncia, o ideal para observar veados, uma vez que coincide com a √©poca da brama, da defesa dos territ√≥rios por parte dos machos mais possantes e, consequentemente, com a sua √©poca de acasalamento com um har√©m de f√™meas. √Č nesta √©poca que os machos emitem/vocalizam bramidos fortes para atrair f√™meas ou afastar outros machos competidores. A Associa√ß√£o ALDEIA em parceira com o CCV Bragan√ßa organiza uma sa√≠da de campo para observa√ß√£o de veados, de alguns aspectos da sua ecologia e do seu comportamento, com o objectivo primordial de informar e sensibilizar os participantes para a import√Ęncia da esp√©cie e da conserva√ß√£o da biodiversidade que nos rodeia.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Montesinho

Itinerário: 6:00 - Encontro nas bombas de gasolina BP (junto ao Hotel S. Lázaro) Avenida do Sabor, 2, 5300-367 Bragança.
6:15 - Saída para o Parque Natural de Montesinho para observação de veados
10:30/11:00 - Final da actividade e regresso a Bragança

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Bombas de gasolina BP (junto ao Hotel S. Lázaro) - Avenida do Sabor, 2, 5300-367 Bragança. Hora: 6h

Como chegar: Em Bragança, dirigir-se às Bombas de gasolina BP (junto ao Hotel S. Lázaro) - Avenida do Sabor, 2, 5300-367 Bragança.

Localidade: Bragança

Concelho: BRAGANÇA

Passeio de carro pelo parque Natural de Montesinho

Mais informa√ß√Ķes: www.braganca.cienciaviva.pt

11-09-2021 06:00 - Acção já em curso / terminada

782. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď as ervas marinhas da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da UAlg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.
Os participantes, caso tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a acção.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso circular com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09:45

Como chegar: Na EN 125, tomar a via rápida para o aeroporto de Faro. Na rotunda do aeroporto, tomar a primeira saída em direcção à Praia de Faro. Na 2ª rotunda, seguir em frente_ na 3ª rotunda (Rotunda do Caranguejo), tomar a primeira saída em direcção à ponte. Depois de cruzar a ponte, virar à esquerda pela Av. Nascente. Ao fim de 750m, estacionar. O Centro Náutico da Praia de Faro encontra-se à esquerda, junto aos campos de vólei.

Em alternativa, poderá estacionar fora da Praia de Faro e fazer um agradável passeio a pé pelo passadiço e depois pela Av. Nascente. Neste caso, na Rotunda do Caranguejo tomar a 2ª saída para o grande estacionamento logo a seguir (37.01507, -7.98685).

Localidade: Praia de Faro

10-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

846. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď hidrodin√Ęmica da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da Ualg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso linear com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09.30

Localidade: Praia de Faro

04-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

629. À descoberta do Polje

O Polje de Mira-Minde √© uma grande depress√£o c√°rsica com trilhos pedestres que permitem o contacto com a biodiversidade da regi√£o. Com inunda√ß√Ķes peri√≥dicas resultantes das √©pocas das chuvas que originam a subida das √°guas subterr√Ęneas e a ativa√ß√£o de nascentes tempor√°rias, alberga uma enorme diversidade biol√≥gica que encontra neste local condi√ß√Ķes excelentes para o seu ciclo de vida, a que de deve a classifica√ß√£o como s√≠tio RAMSAR

Itinerário: A ação desenvolve-se num percurso pedestre com cerca de 4000m

Ponto de encontro: Parque Intermarché de Minde Hora: 9.15

Como chegar: Vindo de Lisboa ou Porto: A1 sa√≠da Torres Novas/Abrantes, sa√≠da Alcanena/Minde, seguir as indica√ß√Ķes de Minde.

Coordenadas GPS: 39.518973120664, -8.6882756890563

Localidade: Minde

Percurso ligeiramente acidentado

22-08-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

861. Anilhagem científica de aves na Benémola

Participa√ß√£o numa sess√£o de anilhagem cient√≠fica de aves, na Esta√ß√£o Ornitol√≥gica da Fonte Ben√©mola, com demonstra√ß√£o do processo, por um anilhador credenciado pelo Instituto da Conserva√ß√£o da Natureza e das Florestas (ICNF), identifica√ß√£o das aves a serem anilhadas (esp√©cies, g√©nero, sexo, idade e medi√ß√Ķes biom√©tricas) e reflex√£o sobre a import√Ęncia desta atividade cient√≠fica. Por fim, oportunidade ainda de observar a Biodiversidade existente em particular na galeria rip√≠cola da ribeira da Ben√©mola.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Paisagem Protegida Local da Fonte Ben√©mola ‚Äď sob jurisdicia√ß√£o da C√Ęmara Municipal de Loul√©

Itiner√°rio: 1. Boas vindas no 1¬ļ Painel Informativo geral da √°rea protegida (no in√≠cio do percurso pedestre PR16LLE Fonte Ben√©mola)
2. Caminhada até à estação Ornitológica (E. O.) da Fonte Benémola
3. Sessão de Anilhagem Científica de Aves na E. O. da Fonte Benémola
4. Lanche, no parque de merendas, à conversa sobre a Biodiverididade existente
5. Caminhada de regresso ao ponto de inicio e despedida

Entidade Parceira: aspirante Geoparque Algarvensis

Ponto de encontro: 1¬ļ parque de estacionamento, junto ao Painel Informativo geral da √°rea protegida Hora: 9:00

Como chegar: A partir de Loul√©, seguir pela estrada municipal (E.M.) 525 na dire√ß√£o da Tor/Salir, no cruzamento com sem√°foros virar √† direita seguindo as indica√ß√Ķes para a Fonte Ben√©mola.

Coordenadas GPS: 37.198599738029, -8.0043767632751

Localidade: Querença

30-07-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

663. As invasoras no nosso dia a dia

Com a crescente globaliza√ß√£o verifica-se um aumento no deslocamento das esp√©cies. Estas esp√©cies, que outrora s√≥ ocorriam noutros pontos do planeta, est√£o cada vez mais a alargar a sua distribui√ß√£o. A sua introdu√ß√£o em novos ecossistemas, acidental ou propositada, tem alterado as din√Ęmicas de muitos ecossistemas, com consequ√™ncias para as esp√©cies nativas. Neste percurso ser√° poss√≠vel identificar e posteriormente retirar algumas esp√©cies de plantas invasoras que afetam os ecossistemas da Ria Formosa. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a APA - Ag√™ncia Portuguesa do Ambiente.

Itinerário: Caminho de acesso à praia do Barril

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Caminho anterior à ponte que dá acesso ao comboio turístico para a praia do Barril Hora: 10:00

Como chegar: Dire√ß√£o VRSA - Tavira: Ao chegar a Tavira seguir pela M515 at√© chegar a Santa L√ļzia. Percorrer Santa L√ļzia e sair pela M1347 em dire√ß√£o a Pedras De El-Rei.
Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347.

Coordenadas GPS: 37.093047097692, -7.6751946152954

Caminhada de 3 km

02-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

829. Aves do Algarve: as de c√° e as que est√£o de passagem ‚Äď Faro

O litoral algarvio √© um dos melhores locais do nosso pa√≠s para a observa√ß√£o de avifauna. As zonas h√ļmidas que aqui se encontram albergam uma grande diversidade de aves, residentes e migradoras, facilmente observ√°vel a partir dos pontos por n√≥s seleccionados. Setembro √© altura de migra√ß√Ķes para Sul e as esp√©cies que se reproduziram no Norte da Europa, passam agora por aqui a caminho de √Āfrica.
Se tem interesse ou mesmo só curiosidade sobre estes extraordinários animais, venha connosco descobrir as espécies mais comuns (e, quem sabe!, até alguma raridade) que ocorrem nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé.

Itiner√°rio: Estacion√°ria

Ponto de encontro: Parque Ribeirinho de Faro Hora: 8h30

Como chegar: Chegando a Faro pela EN 125, vindo de Loulé, na rotunda do Teatro das Figuras, tomar a primeira saída, cruzar a linha de comboio e para no estacionamento mesmo em frente. Seguir a pé junto à vedação do lado esquerdo até à ruína do moinho de maré.

Localidade: Faro

07-09-2021 08:30 - Acção já em curso / terminada

830. Aves do Algarve: as de c√° e as que est√£o de passagem ‚Äď Loule

Itiner√°rio: 2,5km entre as salinas do Ludo

Ponto de encontro: Quinta do Ludo Hora: 17.00

Como chegar: No acesso a Faro pela EN 125, vindo de Loul√©, tomar o acesso ao aeroporto / Praia de Faro. Logo depois de passar por baixo da rotunda elevada do Montenegro / Gambelas, sempre em frente, encostar √† direita para, ao fim de 850m, tomar a sa√≠da √† direita (‚ÄúAcesso local‚ÄĚ) para o Eucalipto. Fazer toda a subida com as lombas at√© uma pequena rotunda para tomar a segunda sa√≠da. Ao fim de 180 m acaba o asfalto. Seguir por mais 2,4km at√© encontrar uma vivenda grande e um pequeno estacionamento.

Localidade: Quinta do Ludo, Almancil

09-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

651. Biodiversidade entre as marés

Todos os dias podemos observar as subidas e descidas das mar√©s na nossa zona costeira sem pensar como estas varia√ß√Ķes afetam a vida marinha. Os ciclos de mar√© influenciam os diferentes habitats e, consequentemente, muitas esp√©cies que neles habitam. Estas esp√©cies possuem v√°rias adapta√ß√Ķes evolutivas que possibilitam a sua sobreviv√™ncia perante situa√ß√Ķes mais extremas, como a descida da mar√© e a posterior exposi√ß√£o ao Sol. Neste percurso os participantes ter√£o a oportunidade de conhecer as diferentes esp√©cies, que habitam o intertidal (zona entre mar√©s), e como s√£o afetadas pela decida e subida das mar√©s.

Itiner√°rio: Praia do Arraial/Forte do Rato

Ponto de encontro: Praia do Arraial Hora: 9:30

Como chegar: Ao chegar a Tavira, seguir em dire√ß√£o ao Centro Comercial Tavira Gran-Plaza. Ao chegar √†s imedia√ß√Ķes do Centro Comercial efetuar a rotunda e seguir em dire√ß√£o ao Hotel Vila Gal√© Albacora/Forte do Rato. Uma vez no Forte do Rato seguir em dire√ß√£o da praia do Arraial.

Coordenadas GPS: 37.119144296065, -7.622001046112

Atividade realizada na praia

10-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

757. Conheça a Tronqueira

Visita guiada a algumas √°reas intervencionadas para a preserva√ß√£o do Priolo ( ave end√©mica dos A√ßores), com explica√ß√£o das a√ß√Ķes realizadas e resultados obtidos para a popula√ß√£o de priolo e para o seu habitat -Floresta Laurissilva

Esta actividade decorre na √°rea protegida ZPE Pico da Vara Ribeira do Guilherme

Itiner√°rio: Centro Ambiental do Priolo - Serra da Tronqueira - Centro Ambiental do Priolo

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: SPEA - Centro Ambiental do Priolo

Ponto de encontro: Centro Ambiental do Priolo Hora: 10:30

Como chegar: Seguir pela estrada regional até ao Nordeste , seguir as placas informativas indicando Centro Ambiental do Priolo ou Reserva Florestal da Cancela do Cinzeiro.

Coordenadas GPS: 37.801748202377, -25.163111561706

Localidade: Nordeste

Concelho: NORDESTE

Distrito: R A ACORES

Mais informa√ß√Ķes: https://www.centropriolo.com/

31-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

878. De olhos postos nos Insetos da Estação de Biodiversidade da Ribeira de Alportel

A esta√ß√£o de biodiversidade da Ribeira de Alportel localiza-se junto ao limite sul do S√≠tio Caldeir√£o da Rede Natura 2000, muito pr√≥ximo da fronteira com o Barrocal. O caminho da esta√ß√£o acompanha a margem esquerda da Ribeira de Alportel atravessando uma grande diversidade de habitats - galeria rip√≠cola bem conservada, prados, matos mediterr√Ęnicos, etc ‚Äď que lhe conferem uma elevada biodiversidade. Ao longo do passeio, realizado em pareceria com a C√Ęmara Municipal de S√£o Br√°s de Alportel, ser√° feita a interpreta√ß√£o da paisagem com enfoque nos insetos, na vegeta√ß√£o, na geologia e tamb√©m nas marcas de ruralidade.

Itinerário: Início junto ao painel principal da ebio, caminhada até à zona da ribeira com passadeiras e regresso ao ponto de origem (percurso circular)

Ponto de encontro: Junto ao painel inicial da Ebio Hora: 17h15

Como chegar: Seguir pela EN2 até à localidade Alportel, no centro virar à direita tomando a EM1202 no sentido de Parises, seguir a EM1202 até encontrar, à direita, antes da ponte, o painel de início da ebio, local de início do passeio

N37¬ļ10¬ī43_ W7¬ļ53¬ī31_

Coordenadas GPS: 37.178719130977, -7.8919546546249

Localidade: Cova da Muda

Concelho: S√ÉO BR√ĀS DE ALPORTEL

Distrito: FARO

Passeio a pé por carreiros de terra

03-09-2021 17:30 - Acção já em curso / terminada

758. Descoberta da Laurissilva

Visita guiada a uma pequena √°rea para interpreta√ß√£o da Floresta Laurissilva , sua import√Ęncia para o priolo ( esp√©cie de ave end√©mica dos A√ßores) a uma √°rea adjacente ao Centro Ambiental do Priolo.

Itinerário: Centro Ambiental do Priolo - Parque de endémicas - Centro Ambiental do Priolo

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: SPEA - Centro Ambiental do Priolo

Ponto de encontro: Centro Ambiental do Priolo Hora: 14:30

Localidade: Nordeste

Concelho: NORDESTE

Distrito: R A ACORES

Mais informa√ß√Ķes: https://www.centropriolo.com/

07-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

832. Entre marés. Parecem monstros saídos da ficção científica mas….. vivem aqui ao lado

Descobre a vida que se esconde no fundo da Ria Formosa. Será feita a observação e recolha de espécies de fauna e flora que vivem na zona lodosa a descoberto quando a maré baixa. Identificação das espécies (recolhidas) com recurso a lupas e guias de identificação.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: pequeno percurso (850 mt) até zona da atividade . O percurso é realizado com os monitores

Entidade Parceira: ICNF - Parque Natural da Ria Formosa

Localidade: Marim/Olh√£o

Mais informa√ß√Ķes: https://natural.pt/?locale=pt

31-08-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

06-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:15 - Acção já em curso / terminada

773. Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegeta√ß√£o da Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, onde os matos de arom√°ticas, pinhais e zimbrais litorais comp√Ķem uma magn√≠fica paisagem de enorme valor ecol√≥gico.

Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Itiner√°rio: Percurso pedestre circular pela Reserva Bot√Ęnica da Mata dos Medos, a sul da Fonte da Telha.

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Centro de Interpretação da Mata dos Medos Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 116 ‚Äď Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas‚ÄďFonte da Telha
Carreira 130 ‚Äď Fonte da Telha-Trafaria
De automóvel:
Seguir indica√ß√Ķes para a Fonte da Telha

Coordenadas GPS: 38.57673819, -9.1937580944805

Localidade: Fonte da Telha

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Percurso realizado inteiramente em trilhos de areia solta, n√£o aconselh√°vel a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

04-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

787. Grutas e Nascentes de Porto de Mós

A atividade inicia-se junto √† nascente perene do rio Lena, na povoa√ß√£o de Ribeira de Cima. De seguida, num pequeno percurso pelo vale das nascentes do rio Lena, percorrem-se algumas das suas nascentes tempor√°rias, como sendo a Cabe√ßo de Pedra, a Tapada das Freiras e a Minhola do Maneta. Posteriormente, visita-se a F√≥rnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de di√Ęmetro escavado nos calc√°rios do Jur√°ssico inferior e m√©dio, rico em f√≥sseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem v√°rias nascentes tempor√°rias onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a √°gua brota da gruta da Cova da Velha. A atividade termina com um percurso da F√≥rnea at√© ao denominado ‚ÄúCastelo de Alcaria‚ÄĚ, onde se localiza a gruta da Moura√ß√£o, sobranceiro o vale das nascentes do Lena.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Ribeira de Cima e Nascentes do Lena, Fórnea e Gruta Cova da Velha, Portela e Gruta da Mouração

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE)

Ponto de encontro: Na povoação de Ribeira de Cima, entre a rua da Nascente e a rua Nossa Senhora do Desterro. Hora: 9.30

Como chegar: A povoação de Ribeira de Cima localiza-se imediatamente a sul de Porto de Mós, na EN 362, na direção para a Mendiga.

Coordenadas GPS: 39.583482291591, -8.8194035233764

Localidade: Povoação Ribeira de Cima

Concelho: PORTO DE M√ďS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: www.spe.pt

28-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

855. Mil e Uma Histórias da Natureza em Monserrate

No s√©culo XIX, Sir Francis Cook, milion√°rio ingl√™s, imbu√≠do do esp√≠rito rom√Ęntico oitocentista, deu vida a um fabuloso jardim com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens ex√≥ticas, por entre ru√≠nas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Pal√°cio que nos transporta para um cen√°rio das ‚ÄúMil e Uma Noites‚ÄĚ. Neste percurso pedestre, guiado por um bi√≥logo, desafiam-se os visitantes a fazer uma viagem do passado ao presente do Parque de Monserrate para conhecer a grande diversidade de esp√©cies e habitats que comp√Ķem este magnifico local e explorar temas t√£o diversos como a biodiversidade, a extin√ß√£o de esp√©cies, as esp√©cies protegidas, entre outros. Uma oportunidade √ļnica para conhecer ainda novo Centro de Interpreta√ß√£o da Natureza de Monserrate, onde, atrav√©s de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais did√°ticos, s√£o dados a conhecer os principais epis√≥dios que definiram a hist√≥ria geol√≥gica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espa√ßo √ļnico, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, atrav√©s de um aquaterr√°rio onde √© poss√≠vel conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das √°rvores, que √© poss√≠vel conhecer atrav√©s de um modelo de um carvalho-portugu√™s decomposto em raiz, tronco e copa, √© outro dos temas em destaque.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso pedestre no Parque de Monserrate

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Parque de Monserrate Hora: 14:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

Pode chegar à Vila de Sintra utilizando:
‚ÄĘ IC19 (desde Lisboa)
‚ÄĘ IC30 (desde Mafra)
‚ÄĘ EN9 (desde Cascais, pela A5)

O Parque e Pal√°cio de Monserrate localiza-se na estrada que liga o centro da Vila de Sintra a Colares (EN375).
Devido a interven√ß√Ķes no acesso via Centro Hist√≥rico de Sintra, recomenda-se a desloca√ß√£o at√© Monserrate por Colares.

Coordenadas GPS
38¬ļ47_38.515_N 9¬ļ25_15.413_W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
Esta√ß√Ķes de origem:
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Oriente
‚ÄĘ Esta√ß√£o do Rossio
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Entrecampos

SINTRA (estação ferroviária) > MONSERRATE: Táxi (via Colares)

Mais informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

21-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

736. Moinhos da Pena: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de cerca de 4 km √© poss√≠vel observar um dos maiores conjuntos de moinhos de Portugal (12 moinhos de vento tradicionais) ‚Äď Os Moinhos da Pena! Ali√°s, estes moinhos foram estrategicamente constru√≠dos no topo da escarpa do Arrife. Estes s√£o testemunhos da import√Ęncia da moagem artesanal, onde se mo√≠am os cereais com a for√ßa do vento, atrav√©s de uma s√©rie de engrenagens que faziam mover a m√≥s, obtendo-se a farinha (de trigo ou de milho). A sua atividade original cessou por volta de 1965, mas desde ent√£o, alguns t√™m sido recuperados para fins tur√≠sticos.
Durante o percurso observam-se v√°rios afloramentos de calc√°rio, bem como os matos e vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica que aqui predominam, onde √© poss√≠vel observar a fus√£o entre a geodiversidade e a biodiversidade do local.

Itiner√°rio: Snack Bar dos Moinhos -> Moinhos da Pena -> Snack Bar dos Moinhos

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Snack Bar dos Moinhos Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela saída 2 para N3 em direção a T.res Novas. Siga pela N349 para a R. dos Moinhos
Vindo pela A23:
Siga pela A23 em direção a Santarém. Siga pela saída 3 em direção a Entronc.to Norte. Siga pela R. do Guadiana e N349 para a R. dos Moinhos

Localidade: Chancelaria

Concelho: TORRES NOVAS

22-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

727. Na pegada dos dinoss√°urios de Vale de Meios

Vale de Meios é uma das maiores e mais importantes jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica. Vamos observar mais de 1.000 pegadas de dinossáurios de grupos diferentes e ficar a saber mais sobre a anatomia, a locomoção e o comportamento destes incríveis animais.

Esta actividade decorre na √°rea protegida PNSAC

Itinerário: A ação desenvolve-se no Centro de Ciência Viva do Alviela e na jazida de Vale de Meios

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela Hora: 17

Vindo de outros pontos: seguir em direção a Alcanena, seguir sinalética Centro Ciência Viva do Alviela

Localidade: Louriceira

23-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

856. Natureza para Todos

A atividade ‚ÄúNatureza para Todos‚ÄĚ consiste num percurso tem√°tico adaptado para pessoas com mobilidade condicionada que oferece a todos os participantes a possibilidade de conhecer os valores naturais da Serra de Sintra. Ao longo dos trilhos da Tapada D. Fernando II, na companhia de um bi√≥logo, os participantes poder√£o conhecer algumas das esp√©cies animais que habitam a Serra, representados por esculturas de madeira, ficando igualmente a conhecer as pegadas e vest√≠gios que estes deixam √† sua passagem e que s√£o muito √ļteis para identificar os territ√≥rios que frequentam. S√£o dados a conhecer tamb√©m algumas das esp√©cies de flora aut√≥ctone e os principais fatores que amea√ßam a sobreviv√™ncia dos valores naturais da Serra.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso Pedestre na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos - Sintra)

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Convento dos Capuchos Hora: 9:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

DESDE LISBOA/MAFRA
1. Chegar a Colares utilizando:
> IC19 (desde Lisboa) + EN247
> IC30 (desde Mafra) + EN247
> EN9 (desde Cascais, pela A5) + EN247
2. Em Colares: seguir em direção ao Cabo da Roca até ao Pé da Serra.
3. No Pé da Serra, virar para a EN 247-3, em direção ao Convento dos Capuchos.

DESDE CASCAIS/PRAIA DO GUINCHO
1. seguir pela EN 247 em direção a Colares.
2. Depois do cruzamento para o Cabo da Roca, no Pé da Serra, virar para a EN 247-3 em direção ao Convento dos Capuchos.

Coordenadas GPS: 38¬ļ 46‚Äô 58.48‚ÄĚ N 9¬ļ 26‚Äô 8.86‚ÄĚ W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
(Esta√ß√Ķes de origem: Oriente_ Rossio_ Entrecampos)
SINTRA (estação ferroviária) > CONVENTO DOS CAPUCHOS: Táxi

Informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Vagas especificamente reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis swiss tracks, equipamentos de tração adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem, com menor esforço e maior rapidez, percorrer o percurso.

Inscrição com pelo menos 48h de antecedência através do email info@parquesdesintra.pt.

Existe um n√ļmero limitado de equipamentos, pelo que √© imprescind√≠vel solicitar a reserva pr√©via dos mesmos no momento da inscri√ß√£o, ou a participa√ß√£o na visita poder√° ficar comprometida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

-- : - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

871. Navegação pelos Astros da Ria Formosa em Barco Solar

Observação astronómica numa ilha da Ria Formosa, após transporte em Barco movido a energia solar.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Após a chegada de todos os participantes, atravessaremos a linha de caminho de ferro, até ao Cais da Porta Nova, onde embarcaremos no barco solar. Faremos a viagem até uma ilha da Ria Formosa, onde desembarcaremos, e iniciamos o desafio astronómico desta atividade, incluindo a observação com telescópio.

Ponto de encontro: Cais de Embarque da Porta Nova Hora: 20:00

Como chegar: O Cais fica depois da Marina de Faro, no final da Rua Comandante Francisco Manuel, junto à passagem pedonal da linha de caminho de Ferro.

Localidade: Faro

Distrito: FARO

O desembarque na ilha não é indicado a dificuldades de mobilidade!

02-08-2021 20:30 - Acção já em curso / terminada

774. No trilho das Euphorbias gigantes - particularidades da flora da Arr√°bida

O Sitio Arr√°bida / Espichel constitui um exemplo not√°vel da vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica, onde ocorrem diversos endemismos e elementos de floras reliquiais. Ao longo de um percurso pedestre pelas arribas da vertente sul do Cabo Espichel observar-se-√£o as forma√ß√Ķes vegetais que ocupam estes habitats, bem como os elementos da flora que exclusivos desta √°rea. A ac√ß√£o desenvolver-se-√° em torno da tem√°tica das adapta√ß√Ķes ecol√≥gicas e da hist√≥ria evolutiva da vegeta√ß√£o mediterr√Ęnica.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Arr√°bida

Itiner√°rio: percurso pedestre nas arribas da vertente sul do Cabo Espichel

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Bot√Ęnica

Ponto de encontro: Hora: Junto ao Convento do Cabo Espichel

Como chegar: Seguir até ao fim da estrada que vai de Sesimbra até ao Cabo Espichel

Coordenadas GPS: 38.420234170433, -9.2134307565002

Localidade: Sesimbra

Concelho: SESIMBRA

Distrito: SETUBAL

09-21-1209 00:00 - Acção já em curso / terminada

726. Noite dos Morcegos

Sabia que os morcegos comem cerca de metade do seu peso em insetos, por noite? E que formam col√≥nias de 1000 a 2000 indiv√≠duos por m2? Observe em direto a vida dos morcegos cavern√≠colas atrav√©s de c√Ęmaras de infravermelhos e acompanhe a sa√≠da destas esp√©cies para ca√ßar. Descubra mais curiosidades sobre os morcegos e saiba quais as esp√©cies presentes no Alviela.

Esta actividade decorre na √°rea protegida PNSAC

Itiner√°rio: A a√ß√£o desenvolve-se num raio de 1000m em torno da Nascente dos Olhos de √Āgua do Alviela.

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Alviela Hora: 19.30

Vindo de outros pontos: seguir em dire√ß√£o a Alcanena, seguir sinal√©tica Centro Ci√™ncia Viva do Alviela - CARSOSC√ďPIO.

Coordenadas GPS: 39.445473190054, -8.7099050225524

Localidade: Louriceira - Alcanena

Distrito: SANTAREM

Percurso acidentado. Não acessível a cadeiras de rodas nem a pessoas com mobilidade reduzida

16-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

17-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

30-07-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

13-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

20-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

28-08-2021 19:30 - Acção já em curso / terminada

637. O estu√°rio do Rio C√°vado em Ofir

Um estu√°rio √© um ambiente aqu√°tico de transi√ß√£o entre o rio e o mar. Estes ecossistemas sofrem a influ√™ncia das mar√©s. Estas zonas t√™m lamas, sapais e p√Ęntanos que s√£o habitats muito importantes para uma grande quantidade de seres vivos. Os estu√°rios s√£o usados nas rotas de migra√ß√£o e de reprodu√ß√£o de alguns peixes marinhos e tamb√©m de √°gua doce, funcionando como aut√™nticas ‚Äúmaternidades‚ÄĚ! A a√ß√£o inclui um percurso pedestre em passadi√ßos com paragens em pontos de observa√ß√£o de aves e identifica√ß√£o da fauna e flora do local. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio e cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua. Caso queira pode levar bin√≥culos e m√°quina fotogr√°fica, face √†s condi√ß√Ķes atuais n√£o podemos emprestar bin√≥culos. Informamos que o cancelamento da atividade est√° dependente das condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas. O ponto de encontro √© atr√°s do Clube N√°utico ao lado da estrada e zona de estacionamento, a equipa respons√°vel vai estar a aguardar pelos participantes. Refor√ßamos que, face √†s condi√ß√Ķes atuais, o uso de m√°scara √© obrigat√≥rio sempre que n√£o seja poss√≠vel manter o distanciamento social.

Itinerário: Percurso nos passadiços com cerca de 2 horas e meia com início e fim perto do Clube Náutico de Fão.

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Ponto de encontro: Atr√°s do Clube N√°utico ao lado da estrada e zona de estacionamento Hora: 9:30

Como chegar: De Braga: Siga pela autoestrada Barcelos/Porto/A11/A3 _ Siga pela A11 para a R. de Paredes/N13 em Ap√ļlia. Tome a sa√≠da N13 na A11_ Siga pela N13 para a Av. Ant√≥nio Veiga em F√£o_ Na rotunda, siga pela 1.¬™ sa√≠da para R. de Paredes/N13 Continue a seguir N13 e vire √† esquerda em dire√ß√£o a Av. Ant√≥nio Veiga. O destino encontra-se √† direita

Morada: Clube Náutico de Fão na Av. António Veiga, 4740-331 Fão

Localidade: F√£o

Concelho: ESPOSENDE

06-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

809. O Museu e as Serras | Anfíbios e Répteis

Nas prateleiras dos museus cabe todo o espa√ßo e todo o tempo. H√° maravilhas e preciosidades de todos os lugares e de todas as √©pocas, constituindo-se estes como reservat√≥rios de conhecimento e de mem√≥ria do mundo natural e cultural. Nestas sess√Ķes, os curadores e investigadores que cuidam e estudam as cole√ß√Ķes do Museu de Hist√≥ria Natural e da Ci√™ncia da Universidade do Porto partilhar√£o o seu conhecimento e mem√≥rias sobre os objetos que est√£o na base do seu trabalho tomando como pano de fundo o Parque das Serras do Porto, local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sess√£o, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbre e para a partilha de conhecimento!

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Aldeia de Couce, Valongo

Ponto de encontro: Aldeia de Couce, Valongo Hora: 9:15

Como chegar: 41¬į 9_28.52_N 8¬į29_11.58_W

802. O Museu e as Serras | Aves

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do Salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do Salto, Paredes Hora: 7:30

18-07-2021 07:30 - Acção já em curso / terminada

801. O Museu e as Serras | Insetos

Nas prateleiras dos museus cabe todo o espa√ßo e todo o tempo. H√° maravilhas e preciosidades de todos os lugares e de todas as √©pocas, constituindo-se estes como reservat√≥rios de conhecimento e de mem√≥ria do mundo natural e cultural. Nestas sess√Ķes, os curadores e investigadores que cuidam e estudam as cole√ß√Ķes do Museu de Hist√≥ria Natural e da Ci√™ncia da Universidade do Porto partilhar√£o o seu conhecimento e mem√≥rias sobre os objetos que est√£o na base do seu trabalho tomando como pano de fundo o Parque das Serras do Porto, local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sess√£o, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbramento e para a partilha de conhecimento!

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Aldeia de Beloi, Gondomar 41¬į 8_14.25_N 8¬į29_36.70_W Hora: 10:15

17-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

806. O Museu e as Serras | Líquenes

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do Salto, Paredes Hora: 10:15

31-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

813. O Museu e as Serras | Morcegos

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Capela de Santa Justa, Valongo

Ponto de encontro: Capela de Santa Justa, Valongo Hora: 20:45

Como chegar: 41¬į10_40.56_N 8¬į29_51.61_W

Mais informa√ß√Ķes: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2021

805. O Museu e as Serras | Musgos (Briófitas)

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Senhora do salto, Paredes

Ponto de encontro: Senhora do salto, Paredes Hora: 10:15

25-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

812. O Museu e as Serras | Peixes

Ponto de encontro: Aldeia de Beloi, Gondomar Hora: 15:45

803. O Museu e as Serras | Plantas

Ponto de encontro: Aldeia de Beloi, Gondomar Hora: 10:15

24-07-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

807. O Museu e as Serras | Rochas e Fósseis

Esta actividade decorre na √°rea protegida PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

Itiner√°rio: Parque das Serras do Porto_ Parque de estacionamento da Azenha, Valongo

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Azenha, Valongo Hora: 10:15

01-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

866. Observação Astronómica ao pé do Moinho de Maré

Breve passeio a pé até ao Moinho de Maré, pelo Parque Natural da Ria Formosa, acompanhado dos sons e avistamentos de alguns animais do parque. Segue-se observação astronómica a olho nu e com telescópio.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso a pé desde a entrada do Parque Natural da Ria Formosa até ao Moinho de Maré

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Entrada principal do Parque Natural da Ria Formosa Hora: 19:50

Como chegar: Saindo de Olh√£o pela Estrada Nacional EN125 em dire√ß√£o a Vila Real de Santo Ant√≥nio, virar √† direita nas bombas de gasolina da Cepsa, seguindo indica√ß√£o de _Parque de Campismo_. Nessa rua, siga sempre em frente, e atravesse a passagem de n√≠vel da linha de caminho de ferro. A entrada do Parque Natural √© o √ļltimo por√£o do lado esquerdo dessa rua, antes da (√ļnica) curva.

Localidade: Quinta de Marim

Distrito: FARO

Em caso de mobilidade muito reduzida, com autorização do Parque, há possibilidade do veículo se deslocar até ao local de observação, sujeito às regras de circulação do recinto.

11-08-2021 20:15 - Acção já em curso / terminada

857. Observação Astronómica entre a Penina e a Pena

Sess√£o de observa√ß√£o noturna √† vista desarmada e com telesc√≥pio. Identifica√ß√£o de constela√ß√Ķes no c√©u de Ver√£o. Observa√ß√£o, com explica√ß√Ķes, da Lua ou planetas consoante a sua visibilidade, e de objetos do c√©u profundo, e de outros fen√≥menos que aconte√ßam durante a sess√£o.

Esta actividade decorre na √°rea protegida No limite sul do Paruqe Natural da Rocha da Pena

Itiner√°rio: Atividade realizada a poucos metros do local de estacionamento das viaturas.

Ponto de encontro: Vale do √Ālamo / Penina Hora: 20:15

Como chegar: Viajando na Estrada Nacional EN124, entre Alte e Salir, seguir atento √†s placas de indica√ß√£o de localidades para _Vale do √Ālamo_ ou _Penina_, pr√≥ximo da Aldeia da Pena (ou na pr√≥pria aldeia). Esta localidade situa-se a 4km de Salir e a 7,5km de Alte.
A partir da aldeia de Pena, seguir em dire√ß√£o a Vale do √Ālamo/Penina, (rua de Vale do √Ālamo). Percorrer aproximadamente 1500~1750 metros at√© √† indica√ß√£o de Parque Natural da _Rocha da Pena_. Seguir esta indica√ß√£o pelo caminho de Terra batida por 100 metros at√© ao local de observa√ß√£o.
Por favor circule de vagar na zona de Terra batida.

Localidade: Vale do √Ālamo (Aldeia da Penina)

Distrito: FARO

Terreno próximo da estrada de terra batida, piso com algumas pedras salientes ou vegetação seca. Impróprio para cadeiras de rodas.

771. Passeio Histórico e Arqueológico por Cacela Velha

Passeio pedestre pela vila de Cacela e envolvente que prop√Ķe a descoberta dos principais monumentos hist√≥ricos (fortaleza, igreja e cemit√©rio antigo), arquitetura algarvia, campo arqueol√≥gico, e jardim da V√°rzea de Cacela. Esta atividade √© dinamizada em parceria com o Centro de Investiga√ß√£o e Informa√ß√£o do Patrim√≥nio de Cacela / CMVRSA.

Itiner√°rio: Percurso de cerca de 1 km por Cacela Velha

Ponto de encontro: Largo da Fortaleza, Cacela Velha Hora: 9:15

Como chegar: Ao sair de Tavira, seguir pela EN125 em direção a VRSA. Ao chegar ao cruzamento entre Santa Rita/Mata da Conceição e Cacela Velha, virar em direção de Cacela Velha pela M1245 e seguir até chegar a Cacela Velha.

Coordenadas GPS: 37.157097519673, -7.5455902756958

Localidade: Cacela Velha

Concelho: VILA REAL DE SANTO ANT√ďNIO

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

844. Percurso pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

A cerca do Mosteiro de Tib√£es alberga in√ļmeras esp√©cies de seres vivos e uma riqueza hist√≥rica sem igual! Atrav√©s de um pequeno percurso ser√° poss√≠vel apreciar a beleza deste espa√ßo rico em biodiversidade e descobrir alguns seres vivos que nela habitam. Guiados por bi√≥logas os participantes v√£o poder descobrir alguns mist√©rios da fauna e flora de Tib√£es. O percurso tem uma dura√ß√£o de cerca de 2 horas. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio, cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua. Caso queiram podem levar bin√≥culos e m√°quina fotogr√°fica.
Face √†s condicionantes do n¬ļ limite de participantes pedimos que n√£o levem participantes extra que n√£o estejam inscritos na listagem principal

Itiner√°rio: caminhada pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

Ponto de encontro: Porta exterior do Mosteiro de Tib√£es Hora: 09:50

Como chegar: Se vem pela A3 (de Valença ou do Porto) deverá sair no nó de Martim/Cabreiros e seguir na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire à direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km até encontrar uns semáforos junto à igreja de Martim, situada do seu lado direito. Após os semáforos vire à direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km até encontrar uma rotunda, esta já em Mire de Tibães. Aí chegado, vire à direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), até chegar ao terreiro do mosteiro.

Localidade: Parada de Tib√£es

Concelho: BRAGA

13-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

865. Prática de Ciência Cidadã na observação da Ria Formosa

Venha descobrir a import√Ęncia da ci√™ncia cidad√£ na observa√ß√£o da Ria Formosa e na perce√ß√£o da sua evolu√ß√£o espacial e temporal. Esta atividade consiste num pequeno percurso pedestre ao longo do qual ser√£o apresentados os diferentes ambientes e a sua evolu√ß√£o, e a import√Ęncia da aquisi√ß√£o de dados espaciais e temporais. Os participantes ser√£o convidados a descobrir como a ci√™ncia participativa pode ajudar no estudo da evolu√ß√£o da Ria Formosa em termos da din√Ęmica sedimentar, cobertura vegetal e distribui√ß√£o do lixo, e contribuir para o projeto TOSCI |LOV-Ria- Laborat√≥rio Virtaual da Ria Formosa.

Itiner√°rio: Anc√£o-Quinta do Lago - Anc√£o

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro

Ponto de encontro: Estacionamento da Praia do Anc√£o √† frente do passadi√ßo para o restaurante ‚ÄúThe old Ocotpus‚ÄĚ Hora: 15 minutos antes da hora marcada.

Como chegar: Na EM 125, a n√≠vel de Almancil seguir dire√ß√£o Quinta do Lago e depois Praia do Anc√£o at√© chegar ao estacionamento da praia do Anc√£o e do restaurante ‚ÄúThe old Ocotpus‚ÄĚ , no extremo este do estacionamento

Localidade: Anc√£o

13-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

14-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

842. Que seres vivos aqu√°ticos podemos encontrar no Mosteiro de Tib√£es?

O Mosteiro de Tib√£es tem uma riqueza hist√≥rica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do Mosteiro de Tib√£es alberga in√ļmeras esp√©cies de seres vivos e nesta a√ß√£o v√£o ser dados a conhecer os seres vivos aqu√°ticos! Guiados por bi√≥logas os participantes v√£o poder descobrir os seres vivos aqu√°ticos que vivem nas fontes e tanques da Cerca do Mosteiro de Tib√£es. Com o aux√≠lio de lupas digitais vai ser poss√≠vel identificar e observar todas as caracter√≠sticas dos curiosos seres vivos encontrados. A a√ß√£o tem uma dura√ß√£o de cerca de 2 horas. Os participantes dever√£o levar vestu√°rio, cal√ßado adequado, chap√©u e √°gua para o caso de estar calor.

Itiner√°rio: caminhada pela cerca do Mosteiro de Tib√£es

Ponto de encontro: Porta exterior do Mosteiro de Tib√£es Hora: 15:15

Se vem pela A28 (de Viana do Castelo ou Porto) Dever√° sair no n√≥ da Ap√ļlia e entrar na A11, em dire√ß√£o a Braga. Depois saia no n√≥ de Martim/Cabreiros e siga na estrada nacional Braga-Barcelos (E.N. 103). Vire √† direita, no sentido de Barcelos e ande cerca de 1,5km at√© encontrar uns sem√°foros junto √† igreja de Martim, situada do seu lado direito. Ap√≥s os sem√°foros vire √† direita (E.N. 205-4). Siga essa estrada ao longo de 7km at√© encontrar uma rotunda, esta j√° em Mire de Tib√£es. A√≠ chegado, vire √† direita e siga sempre em frente cerca de 1,1km (subida acentuada), at√© chegar ao terreiro do mosteiro.

Localidade: Parada de Tib√£es

Concelho: BRAGA

13-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

786. Rota das Claraboias e da Biodiversidade

Visita Guiada com inicio na Cal√ßada da Quintinha para travessia do Aqueduto sobre o Vale de Alc√Ęntara. O visitante ter√° tamb√©m a oportunidade de explorar o Parque Florestal de Monsanto na pista de algumas das claraboias do Aqueduto, bem como ficar a conhecer a biodiversidade deste espa√ßo verde. (Iniciativa com a parceria do Parque Florestal de Monsanto da C√Ęmara Municipal de Lisboa, criada no √Ęmbito do Programa Lisboa 2020 ‚Äď Capital Verde Europeia).

Itiner√°rio: Ponto de encontro: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6
Travessia do Vale de Alc√Ęntara at√© Monsanto. Trajeto dentro do Parque Florestal de Monsanto.
Regreso √† Cal√ßada da Quinta, n¬ļ 6.

Entidade Parceira: Museu da √Āgua

Ponto de encontro: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro/ Bus: 742, 751, 758

Localidade: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6 (Campolide)

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 2 kms. N√£o aconselh√°vel a pessoas com mobilidade reduzida e menores de 12 anos.

685. Rota do Atum

O atum desde os tempos long√≠nquos que constitui uma importante fonte de alimento para as popula√ß√Ķes das zonas costeiras. Os romanos, e outros povos que ocuparam o Algarve, exploraram este recurso deixando um legado para as popula√ß√Ķes atuais. Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por Arraiais, s√≠tios onde os pescadores e as respetivas fam√≠lias habitavam durante a pescaria. Nesta a√ß√£o visitaremos o Arraial dos 3 Irm√£os para explorar como a hist√≥ria e a explora√ß√£o deste recurso contribu√≠ram para o desenvolvimento das popula√ß√Ķes que deste dependiam. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associa√ß√£o Cultural do Patrim√≥nio Mar√≠timo.

Itiner√°rio: Visita ao Arraial 3 irm√£os

Ponto de encontro: Comboio turístico para a praia do Barril Hora: 17:00

Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347 e seguir até chegar à localidade de Santa Luzia.

Localidade: Santa Luzia - Pedras De El Rei

16-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

30-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

13-08-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

27-08-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

688. Sal e Salinas

Desde a antiguidade que o sal tem sido explorado pelos diferentes povos que habitaram o Algarve. Rapidamente, o sal tornou-se um recurso extremamente valioso sendo mesmo utilizado como importante moeda de troca comercial. Os romanos deixaram na Ria Formosa um importante legado de exploração de sal que se mantém nos dias atuais. Atualmente a região do Algarve é responsável por mais de 90% de todo o sal nacional. Nesta ação os participantes têm a oportunidade de visitar uma salina tradicional em funcionamento e conhecer como se faz a produção de sal assim como a história associada a tal atividade. Esta ação é dinamizada em parceria com a Tavisal Lda.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itiner√°rio: Visita a uma Salina na Zona do Vale Caranguejo - Caminhada de 500 mt

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Estacionamento de terra batida em frente do Centro Comercial Tavira Gran-Plaza Hora: 17:00

Como chegar: Ao chegar a Tavira, seguir em dire√ß√£o ao Centro Comercial Tavira Gran-Plaza. Ao chegar √†s imedia√ß√Ķes do Centro Comercial efetuar a rotunda e estacionar no parque de terra batida em frente do Shopping.

Coordenadas GPS: 37.129837271196, -7.6371716203002

29-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

05-08-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

01-09-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

647. Sapal e Dunas

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira e ao Sapal que constitui a Ria Formosa, explorar e analisar as diferentes esp√©cies que nela habitam, compreender as din√Ęmicas que a influencia e quais os perigos, atuais e futuros, que afetam esta zona h√ļmida de beleza e riqueza enorme. Esta atividade √© dinamizada em parceria com o aldeamento Pedras d'El Rei.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Acesso à praia do Barril - Percurso pedonal para a Praia do Barril - Praia do Barril

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Caminho anterior à ponte que dá acesso ao comboio turístico para a praia do Barril Hora: 9:30

Localidade: Santa L√ļzia

18-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

735. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um n√ļcleo de megalapi√°s fundamentalmente constitu√≠do por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimens√Ķes m√©tricas. Os lapi√°s s√£o geoformas resultantes dos processos de dissolu√ß√£o de rochas carbonatadas (neste caso, calc√°rios dolom√≠ticos do Jur√°ssico M√©dio). Como testemunho de processos antigos de dissolu√ß√£o, do qual resulta a forma√ß√£o de um solo avermelhado (terra rossa). E √© neste local que surge muita da vegeta√ß√£o t√≠pica mediterr√Ęnica, aut√≥ctone e que est√° mais adaptada ao solo e √†s condi√ß√Ķes do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Itiner√°rio: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Megalapi√°s Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapi√°s de Jo√£o Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire) -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro)

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal Jo√£o Dias) ‚Äď Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Vindo pela A23:
Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se √† direita no cruzamento, siga as indica√ß√Ķes para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3

Coordenadas GPS: 39.520171243739, -8.6052142938578

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra).

Concelho: TORRES NOVAS

01-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

900. Tesouros Naturais de Tr√°s-os-Montes ‚Äď Lagoas do T√Ęmega

A veiga de Chaves localiza-se num vale aplanado, no fundo de uma zona montanhosa envolvente. Aqui corre o rio T√Ęmega, na margem do qual se observam v√°rias lagoas, cuja origem se deve √† extra√ß√£o de inertes, mas que atualmente se encontram tomadas pela natureza.
A singularidade deste local permite a manutenção de uma rica avifauna, onde constam diversas espécies ameaçadas e de onde se destacam as aves aquáticas, algumas das quais bastante raras ou praticamente inexistentes na restante região transmontana.
Esta atividade pretende divulgar este rico patrim√≥nio natural, destacando diversas particularidades cient√≠ficas que lhe est√£o associadas, num ambiente relaxado e de frui√ß√£o do espa√ßo natural. Para tal, desenvolver-se-√° um percurso ao longo do rio T√Ęmega, com o objetivo de se observarem e identificarem as esp√©cies de aves mais emblem√°ticas deste local.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: BIOMATER - Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza

Ponto de encontro: Estacionamento na Alameda Galinheira, na margem esquerda do rio T√Ęmega, a cerca de 70 metros a jusante da ponte da Avenida M√°rio Soares (Ponto GPS: 41.740811¬į, -7.463663¬į). Hora: 8h

Como chegar: Desloca√ß√£o at√© Chaves. Em Chaves, ir at√© √† Alameda Galinheira, que se situa na margem esquerda do rio T√Ęmega. Estacionar na extremidade norte desta avenida, a cerca de 70 metros a jusante da ponte sobre o rio T√Ęmega.

Coordenadas GPS: 41.740811, 7.463663

Localidade: Chaves

Concelho: CHAVES

Distrito: VILA REAL

04-09-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

898. Tesouros Naturais de Tr√°s-os-Montes ‚Äď Mata do Romeu

A Mata do Romeu corresponde a uma mancha florestal mista, de dimensão considerável, atravessada por um rio de montanha, onde se podem encontrar diferentes espécies arbóreas autóctones, como o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus rotundifolia), o carvalho cerquinho (Quercus faginea) o zimbro (Juniperus oxycedrus) ou a zelha (Acer monspessulanus), além de um coberto arbustivo/herbáceo bastante rico e diversificado.
A elevada biodiversidade deste local, aliada a um bom estado de conservação, justificou a sua integração na lista de sítios Rede Natura 2000. A riqueza e o bom estado de conservação dos diferentes habitats presentes permitem a manutenção de uma comunidade faunística igualmente rica, de onde se destacam as aves florestais, onde constam várias espécies raras e ameaçadas.
Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, destacando diversas particularidades científicas que lhe estão associadas, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural.
Desenvolver-se-á um percurso em diferentes habitats representativos da área visitada, com o objetivo de se observarem e identificarem espécies selvagens típicas desta região, com ênfase na comunidade de aves.

Esta actividade decorre na área protegida : Sítio Rede Natura 2000 - Romeu

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Aproximadamente a meio caminho entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Na estrada N15, no entroncamento desta estrada com o desvio para a aldeia do Romeu (Ponto GPS: 41.530050¬į, -7.080998¬į). Hora: 8h

Como chegar: Para quem vem pela A4, tomar a sa√≠da n.¬ļ 34/Romeu. Na primeira rotunda tomar o sentido Vila Real/Romeu (1.¬™ sa√≠da). Seguir em frente at√© ao entroncamento √† esquerda a indicar Romeu.

Coordenadas GPS: 41.53005, 7.080998

Localidade: Romeu, Ced√£es

29-08-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

901. Tesouros Naturais de Tr√°s-os-Montes ‚Äď Serra de Santa Comba

A serra de Santa Comba, encabeçada por um pitoresco santuário, é um dos mais belos miradouros da região transmontana. Local mágico, recheado de lendas e vestígios arqueológicos, possui na sua envolvente grandes manchas florestais, imponentes escarpas rochosas, riachos de montanha e áreas de agricultura tradicional, que no seu conjunto albergam uma rica comunidade faunística, onde figuram diversas aves de rapina ou grandes mamíferos, como o lobo-ibérico ou o corço.
Num percurso entre o sopé e o topo desta serra, observaremos e falaremos este rico património natural, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Em frente ao chafariz situado no Largo da Feira (ou Largo do Franco), na aldeia do Franco (Ponto GPS: 41.433004¬į, -7.342348¬į). Hora: 8h

Como chegar: Seguir pela A4 (Porto-Bragança) até à saída do Franco. Seguir até ao largo da aldeia (que se chama Largo do Franco ou Largo da Feira) e parar em frente do chafariz.

Localidade: Franco, Vales

28-08-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

902. Tesouros Naturais de Tr√°s-os-Montes ‚Äď Serra do Alv√£o

Os locais mais inacess√≠veis das serras de Portugal escondem algum do patrim√≥nio ambiental mais emblem√°tico do nosso territ√≥rio, constituindo tamb√©m um dos √ļltimos ref√ļgios de alguns predadores de topo da cadeia alimentar, como o lobo-ib√©rico ou a √°guia-real.
Nestes locais é possível observar práticas agrosilvopastoris tradicionais que ao longo dos tempos moldaram a paisagem e que se encontram intimamente relacionadas com o património natural presente.
Por alguns dos locais mais escondidos da serra do Alv√£o, daremos a conhecer este riqu√≠ssimo patrim√≥nio natural, veremos paisagens deslumbrantes e conheceremos os costumes tradicionais das popula√ß√Ķes de montanha, percebendo a estreita rela√ß√£o entre todos estes elementos.

12:00 - Final da atividade e regresso ao ponto de encontro

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: : Terreiro √† entrada da aldeia de Lamas de Olo, junto da estrada M313. (Ponto GPS: 41.371228¬į, -7.801336¬į). Hora: 8h

Como chegar: Seguir pela estrada M313 até Lamas de Olo. A partir desta estrada, existem 2 acessos à aldeia de Lamas de Olo. Sair no acesso que está mais a norte e parar no terreiro que se localiza a poucos metros da estrada M313.

Localidade: Lamas de Olo

Concelho: VILA REAL

Distrito: VILA REAL

22-08-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

05-09-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

899. Tesouros Naturais de Tr√°s-os-Montes ‚Äď Vale do Rio Tua

Ao longo do seu curso, o rio Tua possui diferentes paisagens e habitats, alguns dos quais de elevado valor paisagístico, ambiental e conservacionista. Nesta região é possível encontrar imponentes escarpas rochosas, bosques mistos de várias espécies autóctones, áreas de agricultura tradicional, zonas de matos e extensas galerias ripícolas.
Este valor ambiental reflete-se tamb√©m na rica avifauna presente, de onde se destaca uma invulgar diversidade de aves de rapina, onde constam v√°rias esp√©cies de √°guias, falc√Ķes e abutres.
Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural. Para tal, desenvolver-se-á um percurso ao longo do vale do rio Tua, com o objetivo de se observarem e identificarem as espécies de aves mais emblemáticas deste local.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural regional do Vale do Tua

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Ponto de encontro: Desvio para a aldeia de Marmelos na estrada N15-4, entre as aldeias de S√£o Pedro Vale do Conde e Valverde da Gestosa (Ponto GPS: 41.421544¬į, -7.190455¬į). Hora: 8h

Como chegar: Desvio para a aldeia de Marmelos na estrada N15-4, entre as aldeias de S√£o Pedro Vale do Conde e Valverde da Gestosa (Ponto GPS: 41.421544¬į, -7.190455¬į).

Coordenadas GPS: 41.421544, -7.190455

Localidade: Marmelos, Frechas, Valverde, Vilarinho das Azenhas

21-08-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada

693. Venha conhecer a Ria Formosa - Passeio de Barco em Olh√£o

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas e biodiversidade associada. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira atrav√©s de um passeio de barco que visa explicar e explorar a Ria Formosa de uma perspetiva diferente. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a empresa Passeios Ria Formosa.

Itiner√°rio: Passeio de Barco pela Ria Formosa

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Ponto de encontro: Marina de Olh√£o Hora: 10:45

Como chegar: Ao chegar a Olhão seguir em direção à Avenida 5 de Outubro. Uma vez na avenida 5 de outubro seguir para a marina de Olhão e estacionar no parque em frente ao Hotel Real Marina Hotel & Spa.

Coordenadas GPS: 37.023182198817, -7.8471885861663

Localidade: Olh√£o

13-08-2021 11:00 - Acção já em curso / terminada

701. Venha conhecer a Ria Formosa - Passeio de Barco na Fuseta

Itiner√°rio: Passeio de Barco pela Ria Formosa - Zona da Fuseta

Pre√ßo: 16.00 €/participante

Ponto de encontro: Local de embarque de transporte para as ilhas Hora: 14:15

Como chegar: De Tavira: Seguir em direção de Olhão pela EN125. Ao chegar ao cruzamento de Alfandanga virar em direção da Fuseta pela M516-1 em direção à Avenida Marginal e posteriormente para a rua Dr. Virgílio Inglês até chegar ao porto de embarque.

Coordenadas GPS: 37.053678946446, -7.7436553181915

Localidade: Fuseta

30-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

818. Visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Esta visita dar√° a conhecer o patrim√≥nio natural e o sistema dunar bem preservado da Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto. Os participantes ser√£o acompanhados por Bi√≥logos que os guiar√£o a desfrutar de momentos √ļnicos no Laborat√≥rio da Natureza e a conhecer a sua biodiversidade.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto

Itiner√°rio: Cerca de 5 km de caminhada.

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Ponto de encontro: Entrada da Reserva de S√£o Jacinto Hora: 9h

Como chegar: A1 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.
A25 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.

40¬į40_14.8_N 8¬į43_29.1_W