Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o

Praia

834. A Andorinha- do mar- an√£. Descobre onde fa√ßo o meu ninho. √Čs um investigador‚Ķ faz o registo da minha col√≥nia

A atividade consiste na descoberta de ninhos, sua marcação e registo de dados dando a oportunidade ao participante de experienciar, no papel de investigador, os diversos passos necessários para a monitorização de aves nidificantes.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: o grupo já acompanhado pelos monitores farão percurso e cerca de 800 mts até zona da atividade.

Entidade Parceira: ICNF - Parque Natural da Ria Formosa

Ponto de encontro: Portaria do Centro de Educação Ambiental de Marim Hora: 20 minutos antes do inicio da atividade

Como chegar: 1.a partir da EN 125 virar na bomba da CEPSA -> parque de campismo -> atravessar caminho de ferro -> estamos ao fundo da rua à esquerda
2. para quem segue junto ao caminho de ferro basta virar à direita atravessar o caminho de ferro e estamos ao fundo da rua à esquerda
3. para quem vem do porto de pesca -> atravessa a zona industrial - segue √ļnica estrada para nascente e estamos logo a seguir √† esquina (restaurante do Arm√©nio) √† direita.

Localidade: Marim/Olh√£o

Concelho: OLHÃO

Mais informa√ß√Ķes: https://natural.pt/?locale=pt

01-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

02-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

606. A Arte de Transformar o Lixo Marinho

Com o mar aqui tão perto, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde não esquece os animais marinhos e a problemática do lixo que envolve os seus habitats. Construir esculturas com o lixo marinho que encontramos nas nossas praias é o que te desafiamos a fazer nesta atividade. Mas, para tal, terás que arregaçar as mangas e, num breve passeio pela praia, terás que recolher esse mesmo lixo. Ficarás surpreso com o que irás encontrar nos areais. Não acreditas? Vem experimentar! Queres fazer parte da solução ou continuar a ser o problema? Algo terá que mudar nas nossas atitudes diárias, pois o lixo marinho é já um problema ambiental de dimensão planetária mundial. Começa a MUDANÇA em ti, já HOJE!

Itiner√°rio: Praia dos Pescadores Vila Ch√£- Atelier de escultura

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Ponto de encontro: Praia dos Pescadores Vila Ch√£ Hora: 9.50

Como chegar: A28- Sa√≠da 13 (Outlet Porto Fashion, Mindelo)- seguir pela Rua Aldeia Nova, na rotunda sair na 3¬™ sa√≠da em Dire√ß√£o ao Outlet Porto Fashion. Na pr√≥xima seguir em frente (2¬™ sa√≠da), virar √† direita na Rua dos Combatentes, e logo de seguida, virar √† esquerda na Rua do Rio G√Ęndara. Continuar em frente pelas Ruas: Rua do Rio G√Ęndara, Rua Jos√© Estev√£o Coelho Guimar√£es e Rua das Areias. No final, virar √† direita em Dire√ß√£o √† Rua do Facho e continuar em frente cerca de 1km, o destino encontra-se √† sua direita.

Coordenadas GPS: 41.29301161236, -8.7341951073913

Localidade: Vila Ch√£

Concelho: VILA DO CONDE

Distrito: PORTO

26-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

782. √Ä descoberta da Ria Formosa em caiaque ‚Äď as ervas marinhas da Ria Formosa

Nesta acção, oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender, com a ajuda de um investigador da UAlg, as riquezas e especificidades da Ria Formosa através de um percurso em caiaque.
Os participantes, caso tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a acção.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Percurso circular com início e final no Centro Náutico da Praia de Faro.

Ponto de encontro: Centro N√°utico da Praia de Faro Hora: 09:45

Como chegar: Na EN 125, tomar a via rápida para o aeroporto de Faro. Na rotunda do aeroporto, tomar a primeira saída em direcção à Praia de Faro. Na 2ª rotunda, seguir em frente_ na 3ª rotunda (Rotunda do Caranguejo), tomar a primeira saída em direcção à ponte. Depois de cruzar a ponte, virar à esquerda pela Av. Nascente. Ao fim de 750m, estacionar. O Centro Náutico da Praia de Faro encontra-se à esquerda, junto aos campos de vólei.

Em alternativa, poderá estacionar fora da Praia de Faro e fazer um agradável passeio a pé pelo passadiço e depois pela Av. Nascente. Neste caso, na Rotunda do Caranguejo tomar a 2ª saída para o grande estacionamento logo a seguir (37.01507, -7.98685).

Localidade: Praia de Faro

Concelho: FARO

10-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

800. A vida na maré baixa

Observação da diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entre marés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Observação detalhada da morfologia das espécies mais abundantes, recorrendo-se ao auxílio de lupas binoculares.

Itiner√°rio: Percurso pela praia

Entidade Parceira: Mare - Politécnico de Leiria

Ponto de encontro: Porto da Areia Norte Hora: 9.45

Como chegar: Chegando a Peniche, seguir na dire√ß√£o do Farol pela marginal norte. Cerca de 300 metros depois de passar os port√Ķes de Peniche (muralha) encontra-se um dep√≥sito de √°gua amarelo (filtro) do lado direito. Virar a√≠ √† direita (tem uma placa a indicar Porto da Areia Norte) e andar 50 metros.

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

09-09-2021 09:45 - Acção já em curso / terminada

663. As invasoras no nosso dia a dia

Com a crescente globaliza√ß√£o verifica-se um aumento no deslocamento das esp√©cies. Estas esp√©cies, que outrora s√≥ ocorriam noutros pontos do planeta, est√£o cada vez mais a alargar a sua distribui√ß√£o. A sua introdu√ß√£o em novos ecossistemas, acidental ou propositada, tem alterado as din√Ęmicas de muitos ecossistemas, com consequ√™ncias para as esp√©cies nativas. Neste percurso ser√° poss√≠vel identificar e posteriormente retirar algumas esp√©cies de plantas invasoras que afetam os ecossistemas da Ria Formosa. Esta atividade √© dinamizada em parceria com a APA - Ag√™ncia Portuguesa do Ambiente.

Itinerário: Caminho de acesso à praia do Barril

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Caminho anterior à ponte que dá acesso ao comboio turístico para a praia do Barril Hora: 10:00

Como chegar: Dire√ß√£o VRSA - Tavira: Ao chegar a Tavira seguir pela M515 at√© chegar a Santa L√ļzia. Percorrer Santa L√ļzia e sair pela M1347 em dire√ß√£o a Pedras De El-Rei.
Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347.

Coordenadas GPS: 37.093047097692, -7.6751946152954

Localidade: Tavira

Concelho: TAVIRA

Caminhada de 3 km

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

02-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

845. Astronomia com a FISUA | Universidade de Aveiro

Sessão de observação noturna.

Itinerário: Chegando a Aveiro, seguir em direção ao Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Entidade Parceira: FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro

Ponto de encontro: Departamento de Física da Universidade de Aveiro Hora: 22:00

Como chegar: Chegando a Aveiro, seguir em direção ao Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Localidade: Aveiro

Concelho: AVEIRO

Mais informa√ß√Ķes: www.fisua.pt

17-08-2021 22:00 - Acção já em curso / terminada

676. Debaixo de √°gua | Snorkeling na Praia da Luz

Prontos para espreitar debaixo de √°gua?
Vamos p√īr a m√°scara e o tubo para descobrir a diversidade de seres que n√£o precisam destes adere√ßos para viver debaixo de √°gua!
As plataformas rochosas que vamos visitar são locais que servem de abrigo a milhares de espécies. Acompanhem-nos neste mergulho...vamos desvendar como é viver debaixo de água!

Itiner√°rio: N/A

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: No areal da Praia da Luz do lado esquerdo, quando voltado para o mar, em direção à Rocha Negra. Procure pela bandeira do Centro Ciência Viva de Lagos Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Siga sempre as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos, s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz, √† esquerda. Seguindo por essa estrada, vai encontrar a Praia da Luz. Recomendamos que estacione onde conseguir. Na praia siga em dire√ß√£o a este e procure pela bandeira do Centro Ci√™ncia Viva de Lagos.

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3477/turismo-cientifico

25-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

25-07-2021 15:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 13:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 11:30 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 12:30 - Acção já em curso / terminada

738. Do rio Almonda à Gruta das Lapas: Geodiversidade & Biodiversidade!

Num percurso de 3 quil√≥metros caminhando ao longo do rio Almonda e conhecendo alguns aspetos da sua geomorfologia e da biodiversidade. Com in√≠cio na Praia Fluvial da Ribeira Branca, o percurso tem vista privilegiada para a plan√≠cie de inunda√ß√£o do rio, terras f√©rteis, onde se cultiva o milho, pomares e hortas. Visita-se um terra√ßo fluvial com antigas pedreiras de tufo calc√°rio, um moinho de √°gua em ru√≠nas e termina-se a visita nas Grutas de Lapas, um extraordin√°rio conjunto de galerias subterr√Ęneas escavadas em tufos calc√°rios, com import√Ęncia a n√≠vel nacional e internacional.

Itinerário: Praia Fluvial da Ribeira Branca -> Pedreira de Exploração de Tufo-> Moinho de água -> Aldeia das Lapas-> Gruta das Lapas -> Praia Fluvial da Ribeira Branca (Autocarro)

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Praia Fluvial Ribeira Branca (39.49201057449346, -8.582731371494004) - S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A1 para a N3 em Santarém e tome a saída em direção a Alcanena/Minde na A23, siga pela N243 para a R. 25 de Abril.
Vindo pela A23:
Siga pela A23 e tome a saída 2 para convergir com a R. da Várzea/N3 em Torres Novas, continue na N3 e dirija-se para a R. 25 de Abril

Coordenadas GPS: 39.4919112194, -8.5755645090062

Localidade: S√£o Pedro, Lapas e Ribeira Branca (Ribeira Branca)

Concelho: TORRES NOVAS

Distrito: SANTAREM

05-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

817. Escudo solar

Nesta atividade os participantes poderão fazer um creme protetor solar e perceber como é que este atua na proteção contra os raios UV. Decorre num ambiente de praia, uma conversa informal sobre os perigos da exposição à radiação solar e sobre a função de cada componente do protetor solar elaborado.

Itiner√°rio: Atividade realizada no areal.

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Ponto de encontro: Praia da Barra, do lado esquerdo do paredão, à entrada, junto ao WC. Hora: 15h

Como chegar: A25, saída Praia da Barra.

Localidade: Praia da Barra

Concelho: √ćLHAVO

11-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

820. Escudo solar

Itiner√°rio: Atividade realizada no areal.

Centro Ciência Viva: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Ponto de encontro: Praia da Costa Nova, junto ao Bar Bronze, perto do WC. Hora: 15h

Como chegar: A25, saída Praia da Costa Nova.

Localidade: Praia da Costa Nova

Concelho: √ćLHAVO

25-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

711. Geologia e Paleontologia da Praia da Luz - 1 Vulcão, 3 Tipos de Rocha, Centenas de Fósseis

Vulc√£o com ~70 milh√Ķes de anos, arribas multicoloridas com 120 milh√Ķes de anos, testemunhas de recuos e avan√ßos de mares passados, bem como centenas de f√≥sseis de Nerinea algarbiensis da mesma idade, todas alinhadas a revelar como eram as mar√©s do tempo dos dinossauros.
Isto, e nada mais do que isto, numa viagem ao passado da Terra.

Itiner√°rio: Percurso pela Praia da Luz

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: À entrada da praia da Luz junto do bar restaurante - Paraíso da Luz Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Siga sempre indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz √† esquerda. Siga por essa estrada e recomendamos que estacione onde conseguir. Depois dirija-se ao ponto de encontro junto ao restaurante Para√≠so da Luz.

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

870. Observação no Miradouro da Praia da Marinha

Observação astronómica noturna a olho nu e com telescópio.

Itinerário: Observação próximo ao extremo sul do Miradouro da Praia da Marinha, passando as mesas do parque de merendas.

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva do Algarve

Ponto de encontro: Parque de Merendas do Miradouro da Praia da Marinha Hora: 20:15

Como chegar: Na Estrada Nacional EN125, No concelho de Lagoa, na rotunda da Escola Internacional, seguir indica√ß√Ķes para as praias de Benagil ou da Marinha. A Praia da Marinha estar√° bem sinalizada tendo o percurso sido renovado recentemente. No entanto deve conduzir responsavelmente em fun√ß√£o das faixas estreitas ou sem berma! O estacionamento √© amplo e pr√≥ximo ao local, no final do trajeto.

Localidade: Praia da Marinha

Concelho: LAGOA (ALGARVE)

Distrito: FARO

H√° 3 a 5 degraus no acesso final ao local, e o ch√£o pode ser irregular em terra batida.

19-08-2021 20:30 - Acção já em curso / terminada

778. Património Natural da Costa da Caparica

Venha descobrir os valores naturais existentes na frente atl√Ęntica da Costa da Caparica, explorando a diversificada zona entre mar√©s das praias urbanas e visitando o ReDuna, um inovador projeto de restaura√ß√£o ecol√≥gica do sistema dunar.

Itinerário: Percurso de ida e volta ao longo da frente urbana de praias da Costa da Caparica, com visita à zona entre marés e sistema dunar da praia de São João da Caparica.

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 124 - Cacilhas-Costa da Caparica
Carreira 125 - Trafaria-Costa da Caparica
Carreira 194 - Estação do Pragal-Costa da Caparica
De automóvel:
Seguir indica√ß√Ķes para CMIA Costa da Caparica e Jardim Urbano da Costa da Caparica

Localidade: Costa da Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Parte do percurso é realizado na zona entre marés, implicando caminhar sobre a areia da praia e sobre o pontão rochoso, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

09-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

712. Pegadas de Dinossauro - Praia Santa

Mar, areia e fal√©sias! O Algarve est√° repleto de belas paisagens que ajudam a contar a hist√≥ria do nosso planeta. Pela m√£o dos nossos guias percorra os trilhos dos Dinossauros que povoaram a zona de Vila do Bispo h√° 120 milh√Ķes de anos. As pegadas da Praia Santa n√£o s√£o de f√°cil acesso, mas est√£o bem preservadas e s√£o o terreno ideal para descobrirmos as caracter√≠sticas dos Dinossauros do Cret√°cico Inferior que aqui viveram. Dos ornit√≥podes (herb√≠voros), estes animais herb√≠voros b√≠pedes deixaram as suas marcas no Algarve e n√≥s vamos descobri-las!

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Itinerário: Trilho até à Praia Santa e visita à laje com pegadas.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Zona Pedonal em frente à Praia da Salema Hora: 10 minutos antes da hora de início da atividade

Como chegar: Partir de Lagos pela EN125 em direção a Vila do Bispo/Sagres até encontrar rotunda o desvio para Salema. Seguir para esta localidade e estacionar junto à praia.

Localidade: Salema

Concelho: VILA DO BISPO

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3476/turismo-cientifico

12-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

746. Pelo tempo dos dinossauros...

Venha at√© √† Praia de Paimogo (Lourinh√£), conhecer como era a regi√£o no tempo dos dinossauros, h√° 150 milh√Ķes de anos. A Lourinh√£ √© famosa internacionalmente pelos achados f√≥sseis destes animais e, atrav√©s da observa√ß√£o das rochas, ser√° demonstrado como podemos conhecer o ambiente em que viveram.

Itinerário: Forte de Paimogo - Praia de Paimogo - Praia do Caniçal - Forte de Paimogo

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Entidade Parceira: Museu da Lourinh√£

Ponto de encontro: Parque de estacionamento no sopé da arriba do Forte de Paimogo Hora: 10h

Como chegar: A partir da Praia da Areia Branca, seguir para Norte pela Estrada do Paimogo, até ao final da estrada.

Coordenadas GPS: 39.28762055392, -9.3411682786254

Localidade: Forte de Paimogo (Praia da Areia Branca, Lourinh√£)

Concelho: LOURINHÃ

Distrito: LISBOA

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

21-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

672. Pés nas Poças da Praia da Luz

Vamos molhar os pés nas poças! e descobrir todos os organismos que habitam nestes locais tão particulares da zona costeira.
Desvendem connosco os segredos de como é viver numa casa assim à beira mar!

Itiner√°rio: N/A

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos

Ponto de encontro: Miradouro junto à Fortaleza Hora: Hora marcada para início da sessão

Como chegar: Siga sempre as indica√ß√Ķes em dire√ß√£o a Vila do Bispo, pela N125. Depois de atravessar Lagos, s√£o cerca de 8Km at√© encontrar o cruzamento com indica√ß√£o para a Praia da Luz, √† esquerda. Seguindo por essa estrada, encontra um estacionamento √† sua direita. Recomendamos que estacione e que fa√ßa o resto do percurso a p√©. Des√ßa sempre na mesma dire√ß√£o at√© ao miradouro, perto da Igreja da Nossa Senhora da Luz e perto da Fortaleza.

Mais informa√ß√Ķes: https://lagos.cienciaviva.pt/3477/turismo-cientifico

26-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

905. Pradarias marinhas: vamos reflorestar o mar?

Seja bem-vindo ao estu√°rio do Sado, um estu√°rio rico em vida marinha! √Č nesta paisagem entre o rio e o mar que a Ocean Alive se une √† comunidade local para proteger e restaurar um habitat chave do oceano: as pradarias de ervas marinhas. Queremos dar-vos a conhecer estas florestas do fundo do mar, e o que podemos fazer para que possam prosperar.
Nesta atividade os participantes s√£o convidados a conhecer as pradarias marinhas ao vivo. Acompanhe-nos at√© √† praia em Tr√≥ia, vamos p√īr os p√©s de molho (com √°gua at√© aos joelhos) e observar as ervas que ficam a descoberto na mar√© baixa. Poder√° conhecer quem aqui se esconde e encontra abrigo: este √© um ber√ß√°rio onde o choco p√Ķe os ovos e as estrelas-do-mar encontram alimento
Guiados por uma pescadora Guardi√£ do Mar e uma bi√≥loga, saiba como o nosso bem-estar est√° diretamente ligado a estas florestas marinhas: da qualidade da √°gua ao combate √†s altera√ß√Ķes clim√°ticas, da gastronomia ao lazer, as pradarias marinhas s√£o as nossas grandes aliadas.
Outrora mais abundantes, sofreram um declínio acentuado em todo o mundo, e o Sado não foi exceção. Mas hoje sabemos que podem recuperar. Reflorestar o mar significa, em primeiro lugar, preservar as florestas marinhas que ainda existem. Antes de plantar ou semear é preciso limpar as ameaças às pradarias marinhas.
Venha connosco. Juntos podemos reflorestar o mar!)

Itiner√°rio: Tr√≥ia (Casino) ‚Äď Praia de Tr√≥ia-mar (Ponta do Adoxe)

Entidade Parceira: Ocean Alive

Ponto de encontro: Em frente ao Casino de Tróia Hora: 9.30

Como chegar: O acesso ao ponto de encontro poder√° ser feito de transportes p√ļblicos (autocarro, para quem vem da zona sul, e de catamaran para quem vem de Set√ļbal) ou em viatura pr√≥pria (existe estacionamento pago nas imedia√ß√Ķes). O trajeto entre o Casino de Tr√≥ia e a praia de Tr√≥ia-Mar ser√° feito a p√©.

Localidade: Tróia

Concelho: GR√āNDOLA

Distrito: SETUBAL

A atividade decorrerá na praia de Tróia-Mar, uma praia com bandeira de praia acessível. O percurso entre o ponto de encontro e a praia (500 m) é feito sobre passadiços de madeira. Poderá existir alguma dificuldade no acesso de pessoas com mobilidade condicionada entre o areal e a linha de maré baixa, onde será feita a observação das pradarias marinhas.
Mais informa√ß√Ķes no guia de turismo acess√≠vel ‚ÄúBa√≠a de Set√ļbal para todos‚ÄĚ dispon√≠vel em https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2021/04/GUIA-DE-TURISMO-ACESSIVEL.pdf.

Mais informa√ß√Ķes: http://www.ocean-alive.org

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 09:45 - Acção já em curso / terminada

731. Que lixo esconde a nossa praia?

A deposi√ß√£o e acumula√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos no meio marinho ‚Äď lixo marinho ‚Äď eŐĀ um problema emergente com significativos impactes ambientais, sociais e econ√≥micos. De acordo com um relat√≥rio recente, √© expect√°vel que o oceano possua mais pl√°stico (por peso) que peixe em 2050. Atendendo √† dimens√£o do problema, diversas medidas podem ser adotadas para minimizar a acumula√ß√£o de detritos marinhos. Dentro destas, a√ß√Ķes de consciencializa√ß√£o e educa√ß√£o s√£o cientificamente reconhecidas como primordiais para ultrapassar a problem√°tica, dada a capacidade destas em promover a ado√ß√£o de comportamentos pro-ambientais.
Atrav√©s de uma recolha e identifica√ß√£o de macro-res√≠duos na Praia Formosa (Ilha da Madeira), a atividade ‚ÄúQue lixo esconde a nossa praia?‚ÄĚ pretende consciencializar a popula√ß√£o sobre a tem√°tica. A atividade enquadra-se ainda nos objetivos da ‚ÄúAgenda 2030 para o Desenvolvimento Sustent√°vel‚ÄĚ, em particular no ODS14 - Conserva√ß√£o e uso sustent√°vel dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustent√°vel, numa tese de doutoramento e d√° seguimento √†s monitoriza√ß√Ķes de lixo marinho que t√™m vindo a ser realizadas por investigadores regionais. Parcipantes particiar√£o na recolha do lixo, separa√ß√£o e identifica√ß√£o, seguindo o protocolo da OSPAR.

Itiner√°rio: Areal da Praia Formosa

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Praia Formosa, junto ao posto do nadador salvador. Hora: 09h00

Como chegar: Transporte p√ļblico: linha 1 ou 2 dos Hor√°rios do Funchal
Transporte particular: seguir as dire√ß√Ķes da Praia Formosa.

Localidade: Praia Formosa (Funchal, Madeira)

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

Atividade n√£o indicada para pessoas com mobilidade reduzida.

14-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

647. Sapal e Dunas

O Parque Natural da Ria Formosa, zona h√ļmida de elevada import√Ęncia, apresenta uma enorme riqueza de ecossistemas. Estes ecossistemas oferecem-nos um conjunto de servi√ßos que s√£o fulcrais para o bem estar das popula√ß√Ķes que dele dependem. Neste percurso vamos dar destaque ao sistema das ilhas barreira e ao Sapal que constitui a Ria Formosa, explorar e analisar as diferentes esp√©cies que nela habitam, compreender as din√Ęmicas que a influencia e quais os perigos, atuais e futuros, que afetam esta zona h√ļmida de beleza e riqueza enorme. Esta atividade √© dinamizada em parceria com o aldeamento Pedras d'El Rei.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Acesso à praia do Barril - Percurso pedonal para a Praia do Barril - Praia do Barril

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Ponto de encontro: Caminho anterior à ponte que dá acesso ao comboio turístico para a praia do Barril Hora: 9:30

Localidade: Santa L√ļzia

Concelho: TAVIRA

Mais informa√ß√Ķes: https://tavira.cienciaviva.pt/

18-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

815. Uma Bio e Geo Aventura em Lavadores

Atrav√©s de um percurso pedestre pelo litoral de Gaia, com in√≠cio na praia de Lavadores, os participantes ser√£o convidados a conhecer o contexto geol√≥gico e biol√≥gico da √°rea envolvente e a compreender a intera√ß√£o existente entre biosfera, atmosfera, geosfera e hidrosfera e de que forma o ser humano interv√©m nesta rela√ß√£o. Pretende-se que os participantes distingam o tipo de rochas existentes na Praia de Lavadores (g√©nese, textura e composi√ß√£o) e compreendam a intera√ß√£o entre a paisagem geol√≥gica de Lavadores e os seus agentes modeladores, para al√©m de identificarem os impactos vis√≠veis nesta zona litoral resultantes de a√ß√Ķes antr√≥picas.

Itiner√°rio: PERCURSO LITORAL EM LAVADORES, VILA NOVA DE GAIA

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Praia de Lavadores, 4400-382 Vila Nova de Gaia (em frente ao restaurante Casa Branca) Hora: 9:45

Como chegar: 41.13079189335375, -8.669072572888972

Localidade: Vila Nova de Gaia

Concelho: VILA NOVA DE GAIA

Distrito: PORTO

Mais informa√ß√Ķes: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-em-rede-2021

28-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

808. Visita √† F√°brica de √Āgua de S. Martinho do Porto

Sabia que a F√°brica de √Āgua de S. Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da √°gua da ba√≠a de S. Martinho, e consequentemente na atribui√ß√£o do galard√£o Bandeira Azul dessa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte dos Municípios de Alcobaça e S. Martinho do Porto e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita √© apresentar a principal esta√ß√£o de tratamento de √°guas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da √°gua das praias de S. Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as √°guas residuais urbanas de parte dos munic√≠pios de Alcoba√ßa e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condi√ß√Ķes ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de S. Martinho do Porto est√° dimensionado para tratar o efluente de 35.000 habitantes, com um caudal m√°ximo de 5.400m3/dia. Para al√©m da F√°brica de √Āgua, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma esta√ß√£o elevat√≥ria e um pequeno emiss√°rio submarino.

Esta actividade decorre na √°rea protegida n.a.

Itiner√°rio: A atividade consiste na visita √† F√°brica de √Āgua (ETAR) de S. Martinho do Porto.

Entidade Parceira: √Āguas do Tejo Atl√Ęntico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho do Porto. Hora: 10h15

Como chegar: Na EN 242, direção Alfeizerão - S. Martinho do Porto, virar á esquerda junto à residencial O Amável, em direção a Salir do Porto. na rotunda, sair na segunda saída em direção à estrada sem saída. seguir até ao final da rua.
Coordenadas: 39.49752292725409, -9.134472678867676

Localidade: Rua Pinhal Manso
S. Martinho do Porto

Concelho: ALCOBAÇA

Distrito: LEIRIA

Quase toda a visita é acessível, havendo dois locais facultativos com acesso por escada

Mais informa√ß√Ķes: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/sao-martinho-do-porto

23-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

818. Visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Esta visita dar√° a conhecer o patrim√≥nio natural e o sistema dunar bem preservado da Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto. Os participantes ser√£o acompanhados por Bi√≥logos que os guiar√£o a desfrutar de momentos √ļnicos no Laborat√≥rio da Natureza e a conhecer a sua biodiversidade.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Reserva Natural das Dunas de S√£o Jacinto

Itiner√°rio: Cerca de 5 km de caminhada.

Ponto de encontro: Entrada da Reserva de S√£o Jacinto Hora: 9h

Como chegar: A1 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.
A25 com saída no nó de Estarreja.
Seguir na direcção de Estarreja, Murtosa, Torreira e S. Jacinto.

40¬į40_14.8_N 8¬į43_29.1_W