A Ciência Viva nasceu em Portugal em 1996 por iniciativa de José Mariano Gago, então Ministro da Ciência e da Tecnologia, como um programa governamental dedicado à promoção da educação e da cultura cientÃfica.
Em 1998 transformou-se numa associação de instituições cientÃficas, adoptou a designação Ciência Viva –Agência Nacional para a Cultura CientÃfica e Tecnológica e iniciou uma expansão que a transformou naquilo que é hoje: uma organização implantada à escala nacional, com uma rede de 21 Centros de Ciência espalhados por todo o território, que alimenta um movimento social em prol da ciência e da cultura cientÃfica que envolve centenas de milhares de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.
A Ciência Viva constituiu-se desde o inÃcio como um programa aberto e promotor de alianças entre diferentes sectores da sociedade portuguesa, das universidades à s escolas do ensino básico, das empresas aos laboratórios de investigação, das autarquias à s associações privadas e à s organizações profissionais.
Ao longo de mais de duas décadas de existência tem posto em prática uma estratégia bem sucedida de capacitação dos principais agentes de educação cientÃfica, de envolvimento activo do público na ciência e de diálogo entre a ciência e a sociedade, sendo internacionalmente reconhecida nas suas áreas de intervenção.
A Ciência Viva conta entre os seus associados com os principais laboratórios de investigação nacionais. É ainda membro do ECSITE, uma rede europeia que reúne mais de 350 centros e museus de ciência. Através desta rede europeia, integra o consórcio que organiza o EMME (Euro Mediterranean and Middle East Summer School of Science Communication), liderado pelo ECSITE e pela Names, rede de instituições norte-africanas e do Médio Oriente.
A Ciência Viva é também membro e integra o Board do ASTEC – Association of Science – Technology Centers, do International Council of Museums (ICOM)e da European Science Events Association (EUSEA). Entre as organizações internacionais com as quais trabalha regularmente destacam-se o CERN, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Agência Europeia de Segurança MarÃtima (EMSA), a King Baudouin Foundation, o European Brain Councila, a La Caixa Foundation e a Biogen.