Bruno Navarro

1977-2021

"Bruno, só saberemos escrever estas palavras como um bilhete que queremos só teu, para o leres devagar, nesse tempo eterno por onde entras agora.

O grande reconstrutor do Vale do Côa, o amigo do fazer, de criar obra que vai perdurar naquele lugar de milhões de anos de História. Porque as pessoas eram o mais importante para ti. Um amigo exigente no trabalho e tolerante na amizade. O convite para a Ciência Viva foi aceite com a alegria do abraço a novas causas, mas com a condição do tempo para não abandonar compromissos: e o grande Vale do Côa espraiava-se na tua vida, nos teus sonhos, na admiração pelo trabalho dos teus colegas.

Todos contavam para ti. 

Estavas na Direção da Ciência Viva, eleito formalmente desde setembro, mas eras um dos nossos há muito tempo. Ainda na sexta feira, véspera da tua partida para sempre, estivemos numa reunião de Direção, distribuímos pelouros, rimos, dissemos que o essencial era partilharmos as decisões sobre os projetos e iluminaste o futuro, agora tão difícil, com a tua alegria. Falámos de como iríamos celebrar um dia destes com um bom vinho do teu Douro.

A cadela Faia que deixaste no Museu do Côa vai ser a guardiã dos teus sonhos, linda e afável que é com todos e o gato Paco que deixaste em Lisboa vai acompanhar os teus filhos para lá de qualquer tempo. E nós, na Rede de Centros Ciência Viva e no Pavilhão do Conhecimento, muito especialmente, não vamos esquecer isso. Estamos gratos pela tua sabedoria, pela amizade, pela tua alegria. Foste uma pessoa boa e um grande profissional. Já não tiveste tempo de conhecer a grande família Ecsite como tanto querias, no teu entusiasmo pelos museus e centros de ciência internacionais. Bruno Navarro, és nosso para sempre".

Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento

Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva

em nome de toda a Equipa Ciência Viva

 

___________________________

 

Nascido em 1977, tinha assumido a presidência da fundação que gere o Museu e o Parque do Côa em Junho de 2017. O Museu do Côa é membro da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Morreu no sábado, 30 de janeiro, em Lisboa, de doença súbita. Historiador, doutorado e investigador e docente em várias universidades.