PaleoMoz: Viagem às nossas origens mais remotas

Quarta-feira, 23 de novembro, 18:30 – 20:00 | Auditório José Mariano Gago

Durante a Semana da Ciência e Tecnologia 2022, apresentamos o Projeto PaleoMoz, que vem revelar segredos sobre Moçambique e sobre as nossas origens.

O documentário de Sebastian Crocco, “Projecto PaleoMoz: Moçambique, uma história por descobrir”, é só o início de um fim de tarde com muita conversa à mistura. A entrada é gratuita.

PROGRAMA

 

A maior floresta fóssil do mundo foi descoberta pelo Projeto PaleoMoz, assim como alguns fósseis-chave que ajudam a compreender a origem dos mamíferos. Isto aconteceu na remota Província do Niassa, no norte de Moçambique. Neste documentário acompanhamos o quotidiano de uma equipa de exploradores, geólogos e paleontólogos durante uma expedição em que são descobertos fósseis únicos que ajudarão a desvendar as nossas próprias origens.

Viaje connosco a um passado de 250 milhões de anos e descubra a história e o património único envoltos em muita ciência.

Exibição do documentário “Projecto PaleoMoz: Moçambique, uma história por descobrir” (Sebastian Crocco, 38’) e conversa com:

  • Ricardo Araújo  - paleontólogo, escritor e produtor do documentário - Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear
  • Sebastian Crocco - realizador do documentário
  • António Rendas - Aga Khan University Trustee

Documentário

 

Moçambique contém um legado histórico que desvenda a vida dos nossos antepassados ​​e o mundo em que viveram. As rochas e fósseis relatam extinções em massa de proporções cataclísmicas, todas semelhantes aos mecanismos que levam hoje às alterações climáticas que vivemos. Este documentário conta ainda como está a ser formada a primeira geração de paleontólogos moçambicanos e como estão a ser lançadas as bases para que a ciência seja uma atração turística em Moçambique.

O documentário foi apoiado pela Fundação Aga Khan e pela FCT e galardoado com o Silver Award no International Tourism Film Festival 2022; esteve na selecção Oficial do Wildlife Vaasa Film Festival (Finlândia); foi nomeado para o Sibersalz Science & Media Awards (Alemanha); e recebeu uma Menção Honrosa no festival Sci-On! (EUA).

ORADORES

Ricardo Araújo

Ricardo Araújo é paleontólogo de vertebrados e actualmente investigador no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico. Formou-se em Engenharia Geológica e obteve o seu doutoramento na Southern Methodist University (Dallas, EUA). Ricardo iniciou o seu pós-doutoramento no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, em colaboração com o Museum für Naturkunde (Berlim, Alemanha), com o objetivo de estudar a modularidade craniana em ancestrais mamíferos. Publicou 47 artigos revistos por pares e 3 capítulos de livros e recebeu várias bolsas da Fundação FCT/Aga Khan, National Geographic Society, European Synchrotron Radiation Facility ou Fundo Nacional de Investigação (Moçambique).

Sebastian Crocco

Sebastián Crocco licenciou-se em Comunicação Audiovisual em 2003 na Universidade do Chile, especializando-se em montagem cinematográfica. Realizou projetos de televisão e cinema e trabalhou como freelancer em marketing e eventos sociais. Adquiriu vasta experiência documental através de vários projetos na Ilha de Páscoa e em várias regiões chilenas. Sebastián começou a trabalhar na Europa, nomeadamente em Portugal, em 2014, e agora é editor e realizador a tempo inteiro. Foi em 2018 que foi convidado a fazer um documentário de assinatura sobre o Projeto PaleoMoz em Moçambique.

António Rendas

António Manuel Bensabat Rendas licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e doutorou-se em Patologia Experimental pelo Cardiothoracic Institute, Universidade de Londres em 1977. De 1974 a 1978 foi investigador na Universidade de Londres e na Harvard Medical School. Em 1979 regressou a Portugal onde iniciou a carreira académica que mantém até hoje na NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas, agora como Professor Emérito. Na Universidade NOVA desempenhou as funções de Reitor do Instituto Português de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas, entre outros cargos. Foi Reitor da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) de 2007 a 2017 e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas de 2010 a 2014. É autor ou co-autor de mais de 200 publicações entre comunicações, artigos científicos, livros e capítulos de livros e em 2017 juntou-se ao Conselho de Administração da Universidade Aga Khan.

Entidades participantes: