Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Estudar a distribuição geográfica das colorações de mustela nivalis (doninha-anã), e as características ambientais que a determinam.

ID: 2554

Workshop, dinamizado por Dr. João Marques, investigador do CIBIO (entidade parceira do CCVnE - ESRT). Este workshop irá dar a conhecer o projeto de investigação que se irá desenvolver no ano letivo de 2022-23, com o objetivo de formar a equipa de alunos que irá desenvolvê-lo. Este projeto, relaciona bioinformática com alterações climáticas e evolução das espécies e tem por objetivo estudar como a variação sazonal da cor da pelagem na doninha-anã se distribui ao longo da sua área de distribuição. Em particular, estudar os dois traits de coloração que distinguem as nossas subespécies de estudo (nivalis/vulgaris) – cor de inverno e linha dorso-ventral – em separado e tentar perceber se existem diferenças claras na sua distribuição biogeográfica.

Metodologia: palestra introdutória com todos os interessados no mesmo espaço, seguida de divisão em 2 grandes grupos (de preferência em espaços independentes e com possibilidade de trabalho em mini-equipas de aprox. 3/4 elementos) + sessão final de discussão de resultados com todas as mini-equipas juntas!

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Clube Ciência Viva na Escola – ESRT, Escola Secundária de Rio Tinto

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: Rio Tinto

Concelho: GONDOMAR

Distrito: PORTO

Data:

25-11-2022 15:00