Veja a sessão

Bits e qubits: À conversa sobre o futuro da computação

Sexta-feira, 25 de novembro, 15.00 - 17.00

Auditório José Mariano Gago | Pavilhão do Conhecimento

 

A computação quântica constitui uma ferramenta para a resolução de problemas específicos – aqueles que têm muitas variáveis e vários resultados potenciais –, mobilizando determinadas propriedades das partículas subatómicas. Mesmo que não vá substituir os computadores normais tão cedo, é ideal para problemas relacionados com criptografia, otimização (identificar a melhor solução entre muitas variáveis, opções e obstáculos), algoritmos de pesquisa, ou, naturalmente, a própria natureza do mundo quântico.
 
Mas o que é a computação quântica? O que é um quantum bit e como é que a física quântica nos permite fazer cáculos de complexidade inimaginável? Que possibilidades e desafios se apresentam e que trabalho está a ser feito em Portugal nesta área? 
 
Junte-se à conversa com especialistas para esclarecer estas dúvidas quânticas.

Programa

15.00 - Abertura da Sessão

Ana Noronha -  Ciência Viva

 

15.10 - À conversa com:

Intervenções:

  • Luís Paulo Peixoto Santos - INESC TEC e DIUM
  • Yasser Omar - IST e PQI
  • Rui Soares Barbosa   - INL

Moderação: Ana Noronha -  Ciência Viva

 


Oradores

Luís Paulo Peixoto Santos

Luís Paulo Peixoto dos Santos é Professor Auxiliar do Departamento de Informática/Escola de Engenharia, Universidade do Minho e investigador do CSIG, INESC-TEC. A sua área de investigação é a Iluminação Global, com especial ênfase no desempenho dos algortimos e o recurso à computação paralela heterogénea para diminuir o tempo de convergência para soluções perceptualmente corretas.

Yasser Omar

É doutorado em Física pela Universidade de Oxford. Actualmente é professor do Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas, e presidente do PQI – Portuguese Quantum Institute (PQI). Os seus interesses de investigação centram-se na computação quântica, nas redes quânticas, e na teoria da informação quântica, tendo ganho 15 projectos europeus nestes domínios nos últimos 20 anos. É diretor do Programa de Doutoramento em Física e Matemática da Informação, e coordenador do Minor em Ciência e Tecnologias Quânticas, ambos no IST. E é o fundador do Dia Mundial Quântico – 14 de Abril , uma iniciativa com representantes em mais de 70 países.

Rui Soares Barbosa

Investigador no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga, é membro do grupo de investigação sobre Computação Quântica e Linear-Optica. É doutorado em Computer Science pela Universidade de Oxford. Tem trabalho de pós-doutoramento também na Universidade de Oxford e na Universidade de Edimburgo, e foi bolseiro de investigação no Instituto Simons, UC Berkeley.


Entidades participantes