Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Frederico e a Planta Maravilhosa

ID: 1330

“Frederico e a planta maravilhosa” é um conto infantil destinado a crianças entre os 6 e 10 anos em que se revela o encontro entre o naturalista Frederico Welwitsch e Tumboa, uma planta do deserto do Namibe em Angola, África, que mais tarde foi denominada de Welwitschia.
O conto infantil explora as características da planta maravilhosa - Welwitschia - que sobrevive desde o tempo dos dinossauros, vive em condições extremas, mas que se conseguiu adaptar ao clima do deserto do Namibe.
Para além de revelar o encontro do naturalista e da planta, o livro também explora o tema da amizade e como por vezes precisamos de um outro olhar para nos mostrar o que está à frente dos nossos olhos.
Os autores do livro respeitam e são sensíveis à riqueza de histórias de Angola, e que envolvam particularmente a planta do deserto - Welwitschia. No entanto, neste projeto, optou-se por escrever uma história em que se evidenciasse as características da planta bem como o vislumbre do encontro com o naturalista que teve lugar a 3 de setembro de 1859.
A planta Welwitschia tem um património imenso relativamente a nomes locais, mas nesta história o nome Tumbo destaca-se pois foi o nome encontrado nas notas originais do naturalista. Nestas notas, descreve-se a planta do deserto pela primeira vez, onde é proposto o nome de Tumboa, pois segundo os escritos, Tumbo ou N_Tumbo eram os nomes dado pelas populações locais no século XIX.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Universidade de Évora

Coordenador(a) do Programa: Marco Cardoso

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Localidade: Ludoteca. Parque Infantil Dr. Almeida Margiochi

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Imagens:

Data:

23-11-2021 11:00