Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Poluição atmosférica e mortalidade em Portugal: avaliação quantitativa da carga de doença associada ao ambiente usando um modelo da OMS

ID: 1322

O número crescente de mortes prematuras tem sido associado à poluição atmosférica, responsável por mais de 5000 mortes por todas as causas, por ano, em Portugal. Esta consciencialização levou à inclusão do ambiente saudável como uma das 3 dimensões do desenvolvimento sustentável na Agenda das Nações Unidas (ONU) para 2030. Países e partes interessadas comprometeram-se a trabalhar para a plena implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das 169 metas associadas e para a comunicação atempada do seu progresso. No entanto, os esforços para alcançar os ODS até à data foram insuficientes e desiguais entre os países, nomeadamente quanto à prontidão da resposta, qualidade e desagregação dos dados exigida pela avaliação dos progressos da implementação dos ODS a nível nacional.
Em Portugal, a mais recente publicação do INE sobre a monitorização estatística da Agenda 2030 a nível nacional para o período 2010 - 2019 não reporta dados sobre o indicador 3.9.1 _Taxa de mortalidade atribuída à poluição doméstica e do ar ambiente_, devido à escassez e irregularidade das séries de dados disponíveis, mas conclui que a evolução do indicador 11.6.2 _Níveis médios anuais de partículas finas (por exemplo, PM2.5 e PM10) nas cidades_ ocorreu no sentido desejado, abaixo do valor limite de 25 μg/m3, com base nos níveis médios anuais observados de PM na gama 8 μg/m3 - 16 μg/m3. Contudo, tal visão não se enquadra no paradigma seguido pelas autoridades internacionais nos modelos concebidos para calcular a magnitude do impacto desses poluentes na saúde, uma vez que estes consideram o cut-off de 10 μg/m3 para as PM2.5 para o início dos efeitos na saúde excedido em muitos municípios em Portugal.
Nesta apresentação, será demonstrado o contributo da investigação desenvolvida pela Área Temática em Saúde Ambiental do Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz, cujos resultados poderão ser utilizados pelas autoridades nacionais na conceção, implementação, e comunicação atempada, de políticas eficazes para promover um ambiente saudável, contribuindo, assim, para o esforço nacional para atingir os ODS de forma integrada. A palestra centra-se na análise da evolução temporal da concentração atmosférica de poluentes como o NO2, PM2.5 e O3 e da mortalidade por todas as causas em populações de risco, em Portugal no período 2010 – 2019, assim como na distribuição geográfica dos níveis de poluição e mortalidade associada em todas as zonas e aglomerações de monitorização obrigatória imposta por Diretivas da União Europeia. Os resultados permitem responder às seguintes questões: onde se morre mais e menos em Portugal devido à exposição à poluição? Quantas vidas se podem salvar por ano em Portugal caso os atuais níveis de poluição atmosférica associada ao tráfego automóvel e atividade industrial sejam reduzidos a valores realistas?

Duração: 1.00 Horas

Observações: A inscrição deve ser efetuada até dia 22 de novembro para o email inesgomes.ciiem@egasmoniz.edu.pt
com indicação de:
Nome completo
Email e contacto telefónico
Sessão em que se inscreve
Identificar se é estudante e de que ciclo
A palestra decorrerá no Auditório 5 da Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Instituição: Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Coordenador(a) do Programa: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Localidade: Monte de Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Data:

25-11-2021 16:00