Repositório Ciência Viva

Arquivo Vivo

Repositório Ciência Viva

O Arquivo Vivo é um repositório que torna acessíveis a todos os públicos as publicações sobre a Ciência Viva. Esta plataforma reúne teses académicas, artigos científicos, apresentações em conferências, relatórios, e todo o tipo de trabalhos ou publicações relacionadas com a Ciência Viva ou publicadas com a sua colaboração.

Consulte o Repositório

Filtros

CoAstro: @N Astronomy Condo - Teachers Attitudes and Epistemological Beliefs towards Science in a Citizen Science Project

Costa, Ilídio André; et al.
2021 Ciências Naturais e Exactas Capítulo de livro

CoAstro: um Condomínio de Astronomi@ - Práticas de Divulgação Científica pelos Astrónomos

Costa, Ilídio André; et al.
2019 Comunicação de Ciência Resumo em Conferência

CoAstro: @n Astronomy Condo - Development of Teachers´ Knowledge of Astronomy Trough a Citizen Science Project

Costa, Ilídio André; et al.
2020 Ciências da Educação Artigo em Conferência

CoAstro: @n Astronomy Condo - a new citizen science proposal for communicating astronomy with the public

Costa, Ilídio André; et al.
2021 Comunicação de Ciência Artigo em Conferência

CoAstro Citizen Science Project: contributions to teaching practices, attitudes, and beliefs towards science

Costa, Ilídio André; et al.
2022 Ciências da Educação Artigo em Conferência

Ciência cidadã em contexto escolar: de uma técnica investigativa a um método de ensino e comunicação de ciência - um exemplo nacional

Costa, Ilídio André; et al.
A comunicação de ciência (SC) é apontada, quer pelos cientistas, quer pelos gestores dos projetos, como um dos propósitos centrais da ciência cidadã (CC). Por outro lado, sabemos que o sinergismo entre ensino e SC, nomeadamente através de CC, ajuda a fluir resultados e processos científicos para audiências não especializadas. É numa CC que congrega objetivos científicos e objetivos de ensino e de SC que o projeto ?CoAstro: um Condomínio de Astronomi@? emerge. O CoAstro foi organizado em duas grandes etapas: o envolvimento dos professores com a investigação em astronomia e a promoção de atividades de ensino e de SC. Em ambas, foi realizada uma investigação qualitativa, com recolha de dados através de entrevistas, questionários, observações participantes e documentos de trabalho produzidos pelos professores. Tais dados foram analisados utilizando estatística descritiva e análise de conteúdo. A CC, como técnica investigativa no CoAstro, gerou contributos que conduziram à: i) determinação da composição de 57000 estrelas e caraterização das suas luminosidades; ii) validação e consequente publicação, da primeira descoberta e caraterização de um planeta, pelo ?Planet Hunters TESS?. Para os astrónomos e comunicadores de ciência verificamos que o CoAstro influenciou a investigação e a SC, bem como a forma de as estruturar. Por outro lado, o CoAstro reforçou, nestes participantes, a sua perceção quanto à importância e propósitos da SC e a relevância de a associar à educação. No caso dos professores verificaram-se, alterações nas suas atitudes em relação à astronomia e aumento do conhecimento conceptual desta ciência. Tal conduziu a alterações nas suas práticas letivas e no trabalho colaborativo com os seus pares. Assim, torna-se possível afirmar a CC do CoAstro também como um método de SC e o ensino como uma forma de, pela CC, fluir resultados e processos científicos para audiências que espontaneamente não se envolveriam com a astronomia.
2021 Comunicação de Ciência Resumo em Conferência

A ciência cidadã como método de comunicação de ciência: o caso do projeto CoAstro

Costa, Ilídio André; et al.
A ciência cidadã (CC) refere-se ao envolvimento direto de público nos processos científicos. Contudo, cientistas e gestores de projetos defendem que à CC devem corresponder igualmente objetivos de comunicação de ciência (SC). É neste contexto que emerge o projeto de CC "CoAstro: um Condomínio de Astronomi@". Envolvendo professores, astrónomos e comunicadores de ciência, o projeto levou a astronomia a mais de 980 participantes (alunos, pais e membros da comunidade escolar). O projeto foi estruturado em torno de duas grandes etapas: o envolvimento dos professores com a investigação em astronomia e a promoção de atividades de SC. Foi realizada uma investigação qualitativa, com recolha de dados através de entrevistas, questionários, observações participantes e documentos de trabalho produzidos pelos professores. Tais dados foram analisados utilizando estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados verificamos o contributo científico dos professores para a: i) determinação da composição de 57000 estrelas e caraterização das suas luminosidades; ii) validação e consequente publicação, da primeira descoberta e caraterização de um planeta, pelo "Planet Hunters TESS". No caso dos professores, os resultados também revelam alterações nas suas atitudes e crenças em relação à astronomia, ganhos em termos de conhecimento substantivo e processual e melhorias na qualidade das práticas de SC na sua comunidade educativa. Para os astrónomos e comunicadores de ciência verificamos que o CoAstro influenciou a investigação e a SC, bem como a forma de as estruturar. Por outro lado, o CoAstro reforçou, nestes participantes, a sua perceção quanto à importância e propósitos da SC e a relevância de a associar à educação. Assim, o CoAstro demonstrou que a CC é, também, um método de excelência para a SC e que as escolas são ambientes propícios para promover o fluxo de resultados e processos científicos, alcançando audiências que, de outra forma, não se envolveriam com a astronomia.
2021 Ciência Cidadã Resumo em Conferência