Repositório Ciência Viva

Arquivo Vivo

Repositório Ciência Viva

O Arquivo Vivo é um repositório que torna acessíveis a todos os públicos as publicações sobre a Ciência Viva. Esta plataforma reúne teses académicas, artigos científicos, apresentações em conferências, relatórios, e todo o tipo de trabalhos ou publicações relacionadas com a Ciência Viva ou publicadas com a sua colaboração.

Consulte o Repositório

Filtros

Experiências de visita a um centro de ciência: o caso do público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Coelho, Ana Rita
Os centros de ciência, criados no âmbito do Programa Ciência Viva, constituem-se como um dos novos contextos de divulgação de ciência e de promoção da cultura científica. Como contributo para um conhecimento mais aprofundado dos públicos destes museus interactivos de ciência e tecnologia e do seu relacionamento com estes espaços, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter qualitativo, centrada no público não-escolar do pólo dinamizador da rede de centros Ciência Viva - o Pavilhão do Conhecimento. O objectivo principal desta pesquisa, que contemplou entrevistas a visitantes, foi identificar e interpretar diferentes experiências e estilos de visita entre o público não-escolar. Procurouse perceber de que forma o contexto da visita, mas também outros factores relacionados com as trajectórias biográficas, influenciam essas experiências. O presente working paper apresenta os principais resultados e conclusões da investigação.
2009 Comunicação de Ciência Artigo

Experiências de visita a um centro de ciência: Um estudo qualitativo sobre o público não-escolar do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Coelho, Ana Rita
A problemática central em que se baseia esta investigação relaciona-se com a denominada cultura científica. A ciência e a tecnologia ocupam um papel cada vez mais importante e decisivo nas sociedades contemporâneas. Todavia, têm-se registado défices assinaláveis de cultura científica na sociedade portuguesa, perante o que têm surgido novos contextos de divulgação de ciência. Os centros de ciência, criados no âmbito do programa Ciência Viva, são um deles. Estes são museus interactivos de ciência e tecnologia e representam um novo conceito de museologia. Importa pois perceber como está a ser recepcionada esta modalidade de divulgação de ciência. Como contributo para um conhecimento mais aprofundado dos públicos dos centros de ciência e do seu relacionamento com estes espaços, foi desenvolvida uma pesquisa de carácter qualitativo, centrada no público não-escolar do pólo dinamizador da rede de centros Ciência Viva - o Pavilhão do Conhecimento. O objectivo principal desta pesquisa, que passou por entrevistas a monitores e visitantes, foi identificar e interpretar diferentes experiências e estilos de visita entre o público nãoescolar. Procurou-se perceber de que forma o contexto da visita, mas também outros factores relacionados com as trajectórias biográficas, influenciam essas experiências. Captaram-se pontos em comum entre os visitantes, mas reteve-se também a sua heterogeneidade. Diferentes motivações, diferentes formas de actuar e de viver a visita, de apreciar e retirar proveitos daquele espaço, relacionadas com factores como a formação, a profissão, o interesse pela ciência, a composição do grupo de visita. Explicitou-se também a atractividade do centro de ciência para públicos menos típicos.
2009 Ciências Sociais e do Comportamento Tese de Mestrado