Repositório Ciência Viva

Arquivo Vivo

Repositório Ciência Viva

O Arquivo Vivo é um repositório que torna acessíveis a todos os públicos as publicações sobre a Ciência Viva. Esta plataforma reúne teses académicas, artigos científicos, apresentações em conferências, relatórios, e todo o tipo de trabalhos ou publicações relacionadas com a Ciência Viva ou publicadas com a sua colaboração.

Consulte o Repositório

Filtros

Da interação ao engajamento: um estudo da experiência de visita de adolescentes à exposição 'Explora' no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa

Massarani, Luisa; et al.
Neste estudo, tivemos como objetivo compreender como os adolescentes interagem e se engajam em uma exposição interativa de ciências e as experiências de aprendizagem proporcionadas pela visita. Participaram do estudo cinco grupos de adolescentes entre 14 e 17 anos, em visita, fora do contexto escolar, à exposição de longa duração ?Explora?, do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa (Portugal). A investigação se caracteriza por um estudo de caso aliado a uma abordagem quanti-qualitativa. Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visita a centros de ciências. Os resultados indicam que as interações e o engajamento estiveram presentes, principalmente em episódios em que os adolescentes interagem ativamente com a exposição, uns com os outros, e quando conversam sobre como a exposição funciona. Observa-se também que existem condições iniciais de interação, que incentivaram o engajamento cognitivo dos jovens ao apoiar a construção de significado ou a formação de algum tipo de conexão com os conteúdos abordados na exposição.
2022 Museologia Artigo em Revista

Análise das interações e conversas familiares em visita à exposição 'Água - Uma exposição sem filtro'

Massarani, Luisa; et al.
A água é essencial à sobrevivência humana, mas enfrentamos desafios de escassez, desperdício e acesso equitativo. Gerir o uso sustentável é uma exigência urgente para equilibrar as necessidades das comunidades com os recursos hídricos. Neste estudo qualitativo e exploratório, analisamos conversas e interações familiares durante uma visita à exposição "Água -Uma Exposição sem Filtro" do Pavilhão do Conhecimento -Centro Ciência Viva em Lisboa (Portugal). Tivemos por objetivo entender que aspectos da exposição impactam a interação familiar e como as conversas familiares abordam a temática expositiva. Cinco famílias, totalizando 16 pessoas (sete adultos e nove crianças), participaram no estudo, tendo as suas visitas sido gravadas com uma câmera subjetiva. O material audiovisual foi posteriormente codificado com um protocolo de pesquisa que associa uma análise dedutiva e indutiva e está centrado nas interações e tipos de conversas, com apoio do software Dedoose. Os resultados indicam que os recursos interativos, a interação social entre adultos e crianças e a leitura foram elementos que influenciaram a experiência familiar e as conversas. As conversas centraram-se no funcionamento dos aparatos, em sintonia com a natureza interativa da exposição. As conversas sobre temas de ciência tiveram menor ocorrência, mas mostraram-se como perspectivas para reflexões sobre os aspectos ambientais do direito e uso da água, com algumas conversas que abordaram questões éticas e sociais do uso e acesso à água.
2023 Museologia Artigo em Revista