DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E RAPARIGAS NA CIÊNCIA

11 fevereiro, 10:00 – 19:00

O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído a 11 de fevereiro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa incentivar e promover o acesso de todas as raparigas e mulheres à formação e educação na área das ciências. Celebrámos este dia e demos a conhecer as mulheres que, ao longo de várias gerações, fizeram – e continuam a fazer – história no mundo da ciência.

PROGRAMA

• Átrio

Cabine de fotos científicas

Cientista espacial? Virologista? Escolha os seus adereços favoritos, prepare a câmara do telemóvel e sorria na pele de um/a cientista!

Exposição “E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência”

Exposição da Universidade do Porto em homenagem a doze mulheres portuguesas, que marcaram as ciências e nos deixaram um importante legado, muitas vezes esquecido. Além de contar a narrativa destas figuras históricas, a mostra fala sobre a atitude rebelde e os desafios de ultrapassar os limites culturais associados ao sexo. Mais informações sobre a exposição, aqui.

Com o apoio de:

10h00 > 19h00

• Laboratório

Marias do laboratório

Vista a bata e descubra algumas das experiências laboratoriais desenvolvidas por mulheres cientistas.

10:00 > 13:00

• Átrio

Quiz “Mulheres que mudaram o mundo”

Participe neste jogo interativo que desafia os seus conhecimentos sobre os feitos das mulheres cientistas ao longo dos tempos. Pode ser jogado em equipa, com 5 elementos no máximo.

14:00 | 15:00

16:00 | 17:00

• Auditório José Mariano Gago

Mesa redonda “Pergunta-me o que é ser cientista”

Investigadoras e jovens universitárias de diferentes áreas das ciências (engenharia, informática, física e matemática), são convidadas a falar do que é ser “mulher cientista” em cada um dos seus domínios. Os participantes são convidados a intervir, colocando questões às intervenientes.

Moderação:

Ana Noronha (Ciência Viva)

Intervenções:

Sonia Antón (CFisUC)