Pela primeira vez, a Ciência Viva convida investigadores de matemática especialistas em várias áreas para darem palestras a escolas do país.
As palestras irão decorrer de 14 a 31 de março destinam-se a vários níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário
Os eventos meteorológicos antes considerados extremos, ou seja de baixa frequência e grandes impactos, do tipo de chuvas torrenciais que provocam inundações destrutivas estão a ocorrer com maior frequência e com consequências cada vez mais graves.
Os riscos de tais eventos para o património --- imobiliário, automóvel , etc --- dos particulares podiam no passado ser segurados em companhias de seguros, ou seja, as eventuais perdas poderiam ser mutualizadas conseguindo-se assim reduzir muito substancialmente os custos, para cada segurado, de uma protecção parcial ou total. Uma questão latente de grande importância é a de saber em que condições continuará a ser possível a protecção contra os riscos de fenómenos meteorológicos extremos ou mesmo catastróficos por via de seguros. Numa primeira fase daremos contexto para uma versão simplificada do problema e numa segunda fase descreveremos modelos matemáticos que darão indicações de resposta à questão colocada.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências e Tecnologia | NOVA FCT
Investigador(a): Manuel L. Esquível
Disponibilidade Geográfica: Margem sul do Tejo Distritos de Beja, Évora, Faro
Datas:
23-03-2025 11:00 | Presencial | Acção já em curso / terminada
30-03-2025 11:00 | Presencial | Acção já em curso / terminada