COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

À conversa com Fabiola Gianotti, diretora-geral do CERN

08-09-2023



No próximo dia 15 de setembro, sexta-feira, a partir das 18.00, o Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, recebe Fabiola Gianotti, diretora-geral do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, para uma palestra intitulada “O Bosão de Higgs e as nossas vidas”. Fabiola Gianotti vai abordar os desafios do CERN para as próximas décadas, da investigação do Universo ao nível mais fundamental à forma como esta impulsiona a inovação tecnológica e social. À diretora-geral do maior laboratório de Física do mundo juntam-se uma jornalista, um representante da indústria e um jovem estudante de doutoramento, para um debate sobre o impacto da Física de Partículas na sociedade.


Profissionais de ciência, de engenharia e de tecnologia em geral têm vindo a desenvolver soluções inovadoras com aplicações em domínios que vão muito além da Física de Partículas. Diagnóstico médico e imagiologia, tecnologias e instalações capazes de resistir aos ambientes extremos do Espaço, fabrico de chips para computadores ou sensores de monitorização de poluição… são alguns dos exemplos do know-how resultante da Física de Partículas. O CERN, em parceria com a indústria, tem gerado conhecimentos especializados e proporcionado oportunidades de formação, permitindo que estas tecnologias cheguem rapidamente à sociedade para benefício de todos.


É disto que nos fala Fabiola Gianotti, bem como dos principais desafios do CERN para as próximas décadas. Num segundo momento, juntam-se à diretora-geral do laboratório Ricardo Barrué, doutorando do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e Rodrigo Pascoal, da Critical Software, para um debate moderado por Sara Sá, jornalista da Exame Informática.


Sessão coorganizada pela Ciência Viva e pelo LIP.


Programa detalhado e mais informações em www.cienciaviva.pt/divulgacao-cientifica/o-bosao-de-higgs-e-as-nossas-vidas


Sobre o CERN


Fundado em 1954, o laboratório do CERN – localizado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra – dispõe do maior acelerador de partículas do mundo, designado de Large Hadron Collider (LHC). Este poderoso acelerador é utilizado para estudar as bases constituintes da matéria, as partículas fundamentais. O CERN foi um dos primeiros empreendimentos conjuntos da Europa e tem, atualmente, 23 Estados-membros, incluindo Portugal.


Fabiola Gianotti (BIO)



Doutorada em Física Experimental de Partículas pela Universidade de Milão, Fabiola Gianotti é, desde 1994, investigadora do CERN. Em 2012, apresentou os resultados de ATLAS no seminário organizado no CERN em que foi anunciada a descoberta do bosão de Higgs pelas experiências ATLAS e CMS. A 1 de janeiro de 2016 tornou-se na primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral do CERN. É autora e coautora de mais de 500 publicações em revistas científicas e integrou os rankings “100 mulheres mais inspiradoras” pelo jornal The Guardian, “Personalidade do Ano” pela revista Time e “100 mulheres mais influentes” pela Forbes.